Nossa. Ninguem precisa escalar a discussao so porque alguem teve uma ideia diferente... isso eh muito perigoso pessoal!
https://teonanacatl.org/threads/cultivo-de-cogumelos-dentro-do-vidro.3052/
Tá aí o post do cultivo em que eu tinha me inspirado e nunca mais achado...
Vou aproveitar que eu to grandão de culturas líquidas (e também que já tem vários outros cultivos encaminhados) e começar a repensar essa ideia do monotub...
Eu acredito que o intuito inicial do seu topico sempre foi o de discutir a praticidade da sua ideia.. E eh claro que seguindo os passos basicos da producao, voce conseguiria cogumelos. POREM, voltando a viabilidade da ideia.
1. Em todas estas fotos que voce postou, as bases recipientes eram chatas, isto eh, a area superior (e contaminavel) era a mesma da area inferior. No seu recipiente a area superior eh maior que a inferior, que carrega os nutrientes necessarios para o crescimento dos chapeludos. Com isso a probabilidade de contaminacao aumenta, e a quantidade de flushs se reduzem (!) uma vez que um volume menor de micelio estara disponivel.
2.Uma esterilizacao do substrato dentro deste vidro me parece inviavel. Porem um outro recipiente pode ser inoculado, e o micelio posteriormente transferido para a nave/mae.
Depois voce coloca a camada inferior e superior de palha de coco +
vermiculita e mantem ele em ambiente ESCURO e com pouca oxigenacao, para ele nao
pinar antes que o micelio atinja a superficie de forma homogenea.
O maior problema eu vejo na hora de colher os frutos. Como a quantidade de agua dentro do vidro eh sempre constante, o terrario vai perder um volume de agua imenso logo no primeiro
flush, oque reduzira a humidade de forma exponencial a cada flush dos chapeludos!
Todo mundo que ja cultivou em terrario sabe que a caixa com perlita perde varios litros de agua durante o cultivo.
Portanto eu acho que a questao nao eh a praticidade, porque todo cultivo que deu frutos ja foi um cultivo de sucesso! O ponto eh que voce conseguiria uma produtividade bem maior usando tecnicas ja usadas e abusadas que existem por ai...
Mas se eu tivesse com tempo sobrando, com certeza faria uns bulbos de cogus desses e colocaria bem no meio da sala!