Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida - recipiente para casing

MoKsha

Primórdia
Membro Ativo
24/10/2012
118
31
31
O que vocês acham desse recipiente para fazer casing?

2012-10-24 10.59.16.jpg
Estes são, na verdade, bulbos de proteção de lâmpadas incandescentes (na foto abaixo dá pra entender bem):
2012-10-24 10.54.03.jpg

Pra ter uma noção de perspectiva: 2012-10-24 10.59.32.jpg

Na parte de cima eu colocaria um filtro de café preso com atilhos. Será que o vidro aguenta a temperatura de 120 graus? Se não aguentar, existe algum outro modo eficiente de esterilização? (com uso de álcool e cloro ativo de forma combinada, por exemplo)2012-10-24 10.59.06.jpg
 
Última edição por um moderador:
Complicado hein, ainda mais qndo não tem experiência! Parece que ele não fica em pé sozinho, e deixa passar luz nas laterais. Eu sei que a gente se leva pela imaginação no começo mas vá de simples, deixe pra inventar mais pra frente. Com alcool e cloro vc vai desinfectar o recipiente e não esterilizar, já pensou qual tek vai usar? Esse recipiente daria pra fazer um terrário, mas não muito funcional tbm! Compra um balde, é 5 conto e já tá mais que testado! Valeu rapaz
 
nao vai dar certo, pois o recipiente eh transparente, e voce nao teria como apoia'lo dentro do terrario para frutificaçao.
utilize potes de margarina.
 
Potes, pode-se usar os mais variados potes, de preferência aos de cor mais escura. Se for transparente, passe fita isolante preta neles. Os potes não podem permitir passagem de luz!
Procure por potes com área maior, potes pequenos, superfície pequena = menos frutos.
RECICLE! Reutilize! Reduza! Pense verde!


pote para casing 01_600x480.jpg pote para casing 02_640x480.jpg pote para casing 03_640x480.jpg pote para casing 04_640x480.jpg pote para casing 05_640x480.jpg pote para casing 06_640x426.jpg pote para casing 07_640x480.jpg
 
Um adendo ao que o Tupy falou, recomendo que use potes que tenham no mínimo de 5 cm de altura.

Procure por potes com área maior, potes pequenos, superfície pequena = menos frutos.
 
Acho que não ficou bem claro o que eu tinha pensando...

A ideia seria usar esse globão justamente pra não precisar de terrário. O ambiente é grande o suficiente pra permitir o crescimento dos cogumelos dentro dele mesmo. Como é circular, o volume de substrato que cabe é enorme: posso colocar menos da metade - deixando um baita espaço pro crescimento dos cogumelos - e mesmo assim ainda vou ter muito espaço pra substrato.

Sobre ficar em pé: acabei não postando, mas tem uma foto de como ele tá agora: apoiado num bacia. Fica parado e posicionado certinho sem problemas. Em anexo a foto.

Sobre a luz: tá beleza, posso passar uma fita isolante.

Sobre a experiência: realmente, nunca cultivei cogumelos, mas tenho pesquisado e lido muito sobre o assunto. Também sou estudante de ciências naturais e já cursei algumas disciplinas como química orgânica, biofísica e microbiologia, então não sou um completo leigo.
2012-10-24 11.05.17.jpg
 
Última edição:
Não é impossível você conseguir frutos nesse globo, o problema como já foi dito acima, é que não serão produzidos muitos frutos.

Recomendo que continue lendo mais sobre como cultivar, pesquise no fórum, olhe o glosário, leia alguns diários. Enfim, ache uma técnica e a utilize, não tente inventar uma pois como você é novato no assunto dificilmente vai dar certo, um abraço.


Da uma olhada:

https://teonanacatl.org/threads/montando-um-terrário.7736/

https://teonanacatl.org/threads/pc-corumbá-garrafa-pet-como-terrário-2.6494/
 
É, o projeto principal é cultivar com garrafas PET como terrário. A ideia do globo, justamente por nunca ter sido feita, é experimental... Mas, talvez, menos trabalhosa (mesmo com uma eficiência menor, 4 ou 5 globos teriam o substrato de dezenas de copos) e mais produtiva.
 
Experenciar é experimentar :p

Acho que dá pra conduzir os dois ao mesmo tempo... Mas em relação à ideia, alguma sugestão, crítica, dúvida?
 
Uma ultima crítica, esta muito cedo para inventar moda. Se você tivesse lido o forum teria conseguido tirar todas suas dúvidas sem precisar ficar perguntando nesse tópico, e ao invez de estar querendo tudo de mão beijada, já estaria fazendo seu próprio cultivo.
Amigo, toda a informação que você precisa esta nesse forum, já que você quer experimentar coisas novas terá que tirar suas próprias conclusões.
 
Cara... Trabalho em um laboratório de fisiologia vegetal, estou na metade da graduação e passei os últimos 15 dias lendo pelo menos uma hora por dia esse fórum.

Não quero tudo de mão beijada e muito menos acho que todas dúvidas que eu poderia ter já estão respondidas. Só estou tentando elaborar um método, me baseando nos métodos atuais, que foram testados e funcionam, que se adapte às minhas necessidades e esteja de acordo com os materiais a que tenho acesso.

Amanhã, depois de pelo menos 30 horas de leitura sobre o assunto (além de conhecimentos gerais da faculdade, como biofísica, química orgânica e microbiologia), vou iniciar o meu cultivo.
 
Te desejo toda a sorte do mundo :love:, e não, não estou subestimando você, acho que me entendeu mal. Quando começar o cultivo, abra um diário, tenho certeza que todos lhe ajudarão caso você precise. Paz e Luz.
 
Experenciar é experimentar :p

Acho que dá pra conduzir os dois ao mesmo tempo... Mas em relação à ideia, alguma sugestão, crítica, dúvida?
vai dar merda, e voce vai perder tudo.
pesquise mais, leia mais e entenda o processo.
existe um PORQUE dos bolos serem feitos ate certo volume, existe um porque em se manter certa temperatura, vedaçao contra invasores e tudo mais.
e se tu ja estudaste tudo isto na sua universidade, digo - que universidade de merda cursasse.
 
vai dar merda, e voce vai perder tudo.
pesquise mais, leia mais e entenda o processo.
É o meu objetivo e também o que venho feito.

existe um PORQUE dos bolos serem feitos ate certo volume, existe um porque em se manter certa temperatura, vedaçao contra invasores e tudo mais.
Não disse em momento nenhum que não.

e se tu ja estudaste tudo isto na sua universidade, digo - que universidade de merda cursasse.
Por que? Qual é o problema do recipiente?
Sei lá, acho muito fácil criticar negativamente e não adicionar nada. Por que o recipiente é inadequado? Por que, se eu utilizar um volume adequado - ele não serviria? A partir de que evidências tu afirma isso? (Peço que tente responder objetivamente... 'Com base na minha experiência e no que eu sei' por si só, por exemplo, não é uma resposta que me ajudaria a entender a situação.
Obrigado.


E, ah... A minha ideia em fazer dessa forma vem de um outro tópico, que eu não to achando agora, em que vi que foi possível, dentro de uma garrafa de vidro funcionando como substrato E terrário, cultivar os cogus. Vou tentar achar.
 
todas as suas perguntas ja estao respondidas em outros topicos, inclusive por mim que adicionei boa parte do conteudo deste forum, caso voce gaste mesmo seu tempo com leitura.
e nao leve as criticas a mal, estou pensando no bem do fungo, nao no seu.
e sem negritos comigo. eu levo como ofensa pessoal como se eu fosse cego ou algo do tipo.
 
todas as suas perguntas ja estao respondidas em outros topicos -> Esse é o tipo de resposta que não ajuda de que eu tava falando... Mas beleza.

O negrito é só pra diferenciar. Ofensa pessoal seria se tu, por exemplo, dissesse que a universidade que eu curso é uma merda. Fica a dica ;)

Edit: Não to mais achado o que eu tinha visto antes... Mas a ideia é fazer algo parecido com esse: https://teonanacatl.org/attachments/imagem-002-jpg.6836/

(me refiro ao pote que tá pra esquerda)
 
Última edição:
Ta todo mundo tentando te ajudar, e vc continua batendo na mesma tecla! Se é assim que quer cultivar então faça assim com esses globos. Eles ocupam um espaço desnecessário, são frágeis e precisam de adaptações pra servir! Você só está complicando as coisas e aumentando a chance de dar errado fugindo do tradicional, primeiro com as seringas e segundo com o "terrário"!

Não se sinta ofendido, o que o Mortandello quis dizer é que seu estágio na fisiologia vegetal e sua graduação não valem pra nada qndo o assunto é cultivo de cogumelos mágicos (ou seja grandes merda rs), os verdadeiros professores estão aqui na CM a receita já tá prontinha e vc não está ouvindo! Esse pote que vc tá se inspirando... vc viu que ele tá num terrário? E com aluminio nas laterais? E que ele é muito menor do que o "globo"?

Todas as suas perguntas já estão respondidas em outros tópicos sim.
 
Cara... A ideia de fazer as seringas veio do próprio fórum. E não quero fugir do tradicional... Quero adaptar o tradicional às minhas necessidades e disponibilidades. Achei que eu tivesse deixado isso claro. Vou repetir de novo: não estou não dando ouvidos ao tradicional, estou tentando adaptar o tradicional às minhas necessidades e disponibilidades.

Sobre o pote... Sim, nesse mesmo tópico comentaram esse problema sobre o globo e eu já respondi que passaria uma fita isolante em volta.
Beleza, ele tá num terrário e essa é uma diferença em relação ao que eu tinha visto anteriormente. Se sem o terrário é impossível fazer eu não vou tentar, mas em nenhum momento ninguém me disse isso (e é algo do qual eu tenho motivos pra discordar, uma vez que vi um cultivo produtivo sem). Sem o terrário eu digo sem um ambiente externo pra manter a umidade e esterilidade do bolo. Essas são funções que seriam mantidas pelo próprio globo (que, realmente, é bem maior que o total de bolo que ele conterá: justamente para que os cogumelos tenham espaço pra se desenvolver). Sim, eu vi que ele é bem menor que o globo. Justamente porque o globo tem o espaço pro cogumelo se desenvolver. Por que eu não poderia utilizar um volume parecido ao do da foto, por exemplo?
 
MoKsha, se você quer tanto cultivar em monotube, mas lhe carece de espaços, então tente cultivar em balde. Pesquise o fórum (ou nos diários, há muitos cultivos em baldes). Sério, seus cogumelos ficarão todo deformados, procurando a luz em todas as direções. Ou você pretende passar fita isolante no vidro inteiro?

Já pensou como fará a troca de CO2 dentro desse vidro? Abanando? Já estudou como é o processo de respiração dos fungos? Suas necessidades? Mais uma vez, não responda, apenas questione-se!
 
Back
Top