Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dá pra salvar esse copão?

DutchQueen

Cogumelo maduro
Membro Ativo
06/07/2010
339
62
Olá Reino,

Bom eu to com um copão de vidro de palmito com trigo...
Quando estava em 90% de colonização, aproximadamente, verifiquei uma contaminação...
Fiquei P, pois nunca tenho sucesso com grãos... Deixei pra ver o que dava...
O micélio é forte, e aos poucos vem cobrindo a contaminação...
Eu já li vários relatos de membros que falam que vão deixar para ver se o micélio domina, mas não sei até onde isso é válido...
Hoje o copo está com 98%... Mas não cobriu completamente a contaminação, apesar da rizomorfia atingir as laterais da mesma...
O micélio tá lindo no copo, dá dó e muito...
Como está num vidro de palmito, e o mesmo tá lotado, nem imagino o que fazer...
Alguém se atreve a palpitar? Acham que dá pra salvar esse copão?

No aguardo dos súditos...


As 4 primeiras fotos são do copo brancão com só um espacinho pra colonizar embaixo e as 3 últimas são da contaminação... Peço desculpas pela qualidade... Foram tiradas do celular...

IMG0380A.jpgIMG0378A.jpgIMG0382A.jpgIMG0375A.jpgIMG0376A.jpgIMG0379A.jpgIMG0377A.jpg
 
Eu já vi o micélio cobrir a contaminação em bolos PF.

Quando cobre tudo eu arrisco colocar no terrário, e produz.

Mas com grãos você vai ter que fazer um casing, então não sei como a cultura vai evoluir. Talvez separando os grãos com contaminante visível funcione.
 
Upvote 0
Então, essa contaminação hoje não ultrapassa 2cm x 2cm... Quando ela iniciou tinha uns 4 x 4...
Ele vem cobrindo, mas avisto contaminação em cima, no selo que coloquei, acima desse pedacinho fotografado... Jamais conseguirei fotografar, o meu medo é que a contaminação domine de dentro pra fora e eu não esteja vendo-a, e tendo a surpresa quando abrir o pote...
Eu tirei a contaminação de um PF e to com um casing frutificando... Mas grãos... Nem imagino...
Acha que a melhor opção seria um out?
 
Upvote 0
Eliminando a parte contaminada do copo as vezes funciona...

ja consegui salvar varias contaminações dessa forma,eliminar o foco contaminado e montar o casing,quando da errado a contaminção simplismente volta a agir depois de alguns dias...

Pra garantir que o casing não contamine no terrário,é bom tirar a contaminação e esperar uns 3 dias pra ver se ela não volta,se caso ela não voltar,mete brasa pra cima e monta um casing so com esse copo, pra não ter o risco de montar um casing com outro copo 100% saudavél e um duvidoso.

Eu costumo fazer isso quando vejo que o copo se destaque e vale relamente a pena trabalhar com ele,Se não, eu o jogo fora.
 
Upvote 0
Na minha opinião o mais correto é retirar a contaminação e fazer um outdoor bem no caprixo, vc tá com uma quantia boa de micélio, vai ser sucesso.
 
Upvote 0
Essa merd!@# é verde...
Tava vendo um tópico que acho que é o que farei da Biolouka do CM...
Bulk, balde... Ela também tinha um pequeno foco de contaminação...

Vai que dá...
Como não tenho jardim, mas tenho vasos e baldes, foi minha idéia...
Pensei em casing, mas se contaminar, tenho coisas nos 2 terrários... Não vou comprometê-los!

Acham a ideia de bulk/balde ruim?
 
Upvote 0
Faz do balde sim, aqui eu fiz isso com uns que contaminou, aí retirei bem com uma margem boa, coloquei no balde-casing-out com saco de lixo e frutificou 2 sem contaminação, to esperando o segundo flush desse, estranho que uns outros copos q tinha contaminado tb qdo eu coloquei fora de casa a contaminação tomo doriu!
 
Upvote 0
Ainda pode salvar alguma coisa,

ja era pra te tirado desde do inicio q detectou

a contaminação, tira essa parte infectada e seringa água oxgenada de retirou,

e podera usufluir de alguns cogus, mas de quaquer forma boa sorte

minha cara rainha.
 
Upvote 0
Eu sou a favor e sempre serei de afogar o bolo em h2o+h2o2, pra no mínimo conseguir matar os esporos do verdinho antes de abrir totalmente o pote, assim o risco de contaminar o ambiente é bem menor e você terá só que raspar o micélio do contaminante e depois fazer o que quiser com o bolo!

Melhor fazer o lance do bande, feche ele com filme plastico e pode fazer a troca de ar colocando filtro de café no filme plástico, assim o bolo fica isolado!

Em vez de ficar fazendo mexa no cabelo, coloque mais água oxigenada na mistura!!!hahahhha

abraço procê!
 
Upvote 0
Eu sou a favor e sempre serei de afogar o bolo em h2o+h2o2, pra no mínimo conseguir matar os esporos do verdinho antes de abrir totalmente o pote, assim o risco de contaminar o ambiente é bem menor e você terá só que raspar o micélio do contaminante e depois fazer o que quiser com o bolo!........

.........Em vez de ficar fazendo mexa no cabelo, coloque mais água oxigenada na mistura!!!hahahhha

Tá, mas como tá num pote de palmito, eu não conseguirei retirá-lo inteiro...
Eu retiro a contaminação, depois mergulho ele na solução, é isso? Qual a proporção? 1 pra 10?

Eu parei com as luzes nos cachos, eu tava ficando lerda demais... Aliás, mais lerda que o comum... =)

Abraços Vi!
 
Upvote 0
Não dá pra ver direito mas pelo jeito o verdinho já esporulou, pois só dá pra ver a contaminação quando ela está verde, que no caso são os esporos, pois o micélio do duende verde é branco também, ai não tem jeito tchesko logo ele espalha esporo por tudo e não para de crescer!

Então Excelentissima Rainha, esqueci que o pote tem a boca pequena e a contaminação ta em cima, a ideia de afogar o bolo é pra matar justamente estes esporos verdinho pra que eles não saiam voando pela sua casa, se raspar antes com certeza eles sairam por ai voando felizes e contentes, afoga com cantaminação e tudo, use mais agua oxigenada na mistura, não vai matar o micélio pois o tempo de afogamento é curto.

o unico jeito dessa contaminação proliferar é pelos esporos se vc acabar com eles vai diminuir bem as chances dela reaparecer, mas não esqueça de raspar bem o micélio saudavel um pouco alem da contaminação, pois se as "raizes" do contaminantes estiverem infiltradas, vai dar problemas mais pra frente!

Afogue com uma concentração maior de agua oxigenada, retire a água, raspe o suficiente pra tirar o contaminante, parta o bolo pra poder tirar de dentro do pote e depois lave ele de novo em uma nova solução!

sou exagerado nessas coisas!!!hahaha
 
Upvote 0
Desculpe minha ignorância real, mas se eu mergulho tudo numa solução líquida, eu não alastro a contaminação para as demais áreas?
 
Upvote 0
Tambem acho q sim minha rainha,
q alastrara a contaminação, procure se
informa mais sobre a informação.

Paz.
 
Upvote 0
Bom, venho dar o desfecho do "potão"...
Eu tentei salvá-lo... Usei uma solução de água+água oxigenada... Borrifei no foco de contaminação, limpei o vidro e quebrei os grãos...
Fiz um out, num balde, com substrato normal de casing, de 1/2 vermiculita e 1/2 pó de coco...
Em alguns dias, apareceu cobweb... Aquela teia de aranha maRdita...
Tentei salvá-lo por dias, todo dia eu ia lá, e tava a cob, eu tirava a contaminação, mas no dia seguinte lá estava ela...
Li sobre a contaminação, melhorei a umidade e nada...
Depois de uns 4 dias nisso, comecei a sentir um cheiro de azedo... Desisti...
Deixei o balde num canto, tampado com a touca... Uns 3 dias depois fui olhar... E ele já estava ficando verde...
Passei por alguns contratempos, e acabei deixando o balde lá...
Em alguns dias, esse bolor verde tomava conta do balde... E eu cheia de coisas no Reino para resolver, deixei mais ainda o balde esquecido...

Ontem decidi: Vou jogar esse treco fora! :mad:

:eek: E quando abro... Olhem o que eu encontrei: :eek:
Tem até um com "cabelinhos"... Tão lindo!!!

100_5628.JPG100_5627.JPGCópia de 100_5630.JPG100_5636.JPG100_5631.JPG100_5637.JPG100_5640.JPG100_5641.JPGCópia de 100_5639.JPGCópia de 100_5635.JPG

E para minha surpresa... Quase 25g!!! Limpos e lavados, e descartados os que estavam quase em fase de pré-decomposição!

100_5643.JPG


Alguma precaução para a ingestão de cogus provenientes de um balde contaminado?
Acham melhor eu enterrar esse mofo todo pra ver se futuramente isso me rende mais, ou jogo logo fora?
 
Upvote 0
comeu?
Eu não arriscaria, ainda mais que eles cresceram bem no foco da contaminação.
 
Upvote 0
Verde lindissimo, mas eu não comeria não.
 
Upvote 0
Então...

Sequei-os e moí... Estão aqui, mas ainda não consumi...
Rendeu as 2,5g previstas...

Que dó!
 
Upvote 0
Back
Top