Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultura spawn em arroz

mokiax

Cogumelo maduro
Cadastrado
08/02/2010
20
47
52
Alguém me poderia ajudar,é que eu n sei o pq mas os meus frascos depois de estrelizados os grãos fico num unico só acho que é devido ao excesso de agua. Alguém sabe a quantidade de agua e de arroz para frascos de 1000g e 500g?

Muito obrigado

sim arroz com casca biologico

meto num frasco de vidro estrelizo mas ele n fica solto para depois eu poder abanar para espalhar o micélio o que eu estou querendo saber é a quantidade de agua e arroz para ele ficar solto
eu amanha posto aqui as fotos dos frascos que inoculei para a produção em casing mas que o arroz ficou "empapado" devido ao excesso de agua

Derrame na porção de agua ferveno no arroz e deixe esfriar em lugar sem ventilação
ao mesmo tempo vai enxaguando, quando notar q não estar tão molhado e sem pingar coloque nos potes
vc tem q notar o ponto ideal do arroz, pra isso tem q praticar muito como eu q me viro sem vermiculita.

Pode deixar o arroz esfriano no escorredo logo apos a enxurrada de agua fervendo entendeu quando não pinga mais
eo ponto certo de colocar nos potes e lacralos

secalhar terei que fazer isso,porque eu estou a fazer directamente a estrelização do arroz em frascos,se vosse me poder ajudar tenho outra questão,vosse já fez cultivo da espécie Pollock?

depois de fazer tudo isso e meter nos frascos lacrados meto esterilizar ?

Não amigo, mas podera ajudar muito algumas fotos desse experimento eu vo poder opinar com mais precisão,
e mais atenção na hora de tc amigo isso atrapalha leitura dos demais amigos, ou não tem q ser um grande tradutor como eu, leiu ate receita de medico a garranchada.

depois de fazer tudo isso e meter nos frascos lacrados meto esterilizar ?

isso em panela de pressão com pouca agua dentro no maximo 2 dedos d agua.

Sim bolo eu vou fazer isso,amanha eu posto aqui as fotos,vosse tento ajudar me e agradeço e em ultimo caso vou seguir os seus passos,pois o que eu queria mesmo era meter tudo diretamente nos frascos,assim como num saco micro filtrado em que estava a pensar fazer uma coisa maior com 1kilo de arroz mas estou com medo se fazer ate achar a proporção adequada,amanha te dou novidades : )

mokiax, isso está muito confuso. Que receita você está seguindo? Qual o objetivo? Bolo PF para posterior Bulk?

E acho q vc exagerou mesmo na agua parece ta bem umido mas ja vejo sinais de micelio espera pra ver
acolonização por completo, outra coisa a coloração do micelio ta extranha mas vam ver no q da.

sim arroz com casca biologico
meto num frasco de vidro estrelizo mas ele n fica solto para depois eu poder abanar para espalhar o micélio o que eu estou querendo saber é a quantidade de agua e arroz para ele ficar solto
eu amanha posto aqui as fotos dos frascos que inoculei para a produção em casing mas que o arroz ficou "empapado" devido ao excesso de agua

O arroz não irá ficar "solto", se é o que entendi, até ai normal.
"Abanar" para espalhar o micélio? Pode explicar melhor esse teu intento?

Arroz com casca não fica solto, tupy?

Eu já usei para fazer bolos PF e depois de cozido eu acho que se eu secasse a umidade externa ele ficaria solto sim.

"Abanar" para espalhar o micélio? Pode explicar melhor esse teu intento?
A minha intenção ao ter o arroz solto é inocular outras jarros,já percebeu a minha intenção?
secalhar foi mesmo exagero na agua eu usei 125g de arroz para 90 ml de agua num jarro de 500g

A minha intenção ao ter o arroz solto é inocular outras jarros,já percebeu a minha intenção?
secalhar foi mesmo exagero na agua eu usei 125g de arroz para 90 ml de agua num jarro de 500g

entendi, tudo certo.

Arroz com casca não fica solto, tupy?

Eu já usei para fazer bolos PF e depois de cozido eu acho que se eu secasse a umidade externa ele ficaria solto sim.

Foi mal, não vi que era arroz com casca, nas fotos, dentro do vidro parece arroz branco.
Quanto a isso não vou opinar, nunca trabalhei com arroz com casca.

não vi que era arroz com casca, nas fotos, dentro do vidro parece arroz branco.

Hum, é que está muito cozido. Alguns grãos parece que abriram quase que por inteiro.

Pode ser que assim não fique solto mesmo.

Só mesmo menos água ou um método diferente, acho.

Então será que me pode dizer um método diferente nem que seja com outro tipo de grão para ir inoculando varios frascos sff

Já pensou em dar uma leve cozinhada no arroz com casca numa panela normal, por uns quinze a vinte minutos, depois espalhar para secar e aí esterilizar sem colocar água nenhuma?

Nunca fiz não. É só sugestão, mas foi o que pensei agora.

Já pensou em dar uma leve cozinhada no arroz com casca numa panela normal, por uns quinze a vinte minutos, depois espalhar para secar e aí esterilizar sem colocar água nenhuma?

Nunca fiz não. É só sugestão, mas foi o que pensei agora.

Concordo,quando eu faço o substratato usando so arroz é dessa forma que eu faço.

Cozinho ele antes em uma panela por uns 15 minutos ate a água ferver,depois coloco em uma peneira e jogo pra cima umas duas vezes pra tirar o excesso da água,em seguida coloco nos copos para ir pa PP.Se fizer do jeito certo eles ja vão com a umidade adequada.

mokiax
Usar so arroz integral sem vermiculita da certo,mas pra acertar a umidade certa nos copos é meio complicado,não é igual ao milho não.E ainda mas usando esses copos grandes que voçe esta pensando em usar.

Sim estou vendo que é isso que vou ter que fazer,deixo quanto tempo na PP?
Alguém faz com centeio ou outro grao directamente nos frascos?

Back