Encerramento do Cultivo In Vitro
Bem, como desde antes do carnaval os micélios não pinam (quase 2 meses), e após algumas tentativas de mudanças no
setting sem resultados de
frutificação mas apenas melhoria do aspecto dos micélios, resolvi finalmente terminar o cultivo e declarar finalizado este diário, apesar dos micélios ainda estarem vivos e sem contaminação.
Com isto quebrei os 3
bolos e coloquei numa jardineira para ver se nas condições de
outdoor incidental finalmente (finalmente?!?!?) terei minha primeira frutificação
outdoor - eis que já perdi as contas de quantos descartes para
outdoor tentei que nenhum deu certo...

Mas pelas condições boas dos bolos na hora que quebrei, acho que tem boas chances.
Deixei-os em local que em tese terá pouco sol e alguma água da chuva.
Considerações sobre a Produtividade deste Cultivo
Totais do Cultivo:
- Colheitas: 6.
- Peso seco: 9,01 g (4,98 g + 4,32 g + 2,29 g + 0,72 g + 0,54 g + 0,48 g).
O lado pra baixo. Bem, dois
flushes por bolo é um número menor que a minha média geral, de 3 a 5 ondas, mas não é algo ruim. Devo também considerar que as condições deste cultivo foram as mais extremas até o momento de todos meus cultivos, pois foi em pleno calor de verão e fim deste, além do meu tradicional não-cuidado diário com umidificação ou troca gasosa, que aplico em todos os cultivos, mas agora dentro de um copo de requeijão.
O lado pra cima. Essa produção supostamente baixa é o suficiente pra uma viagem heroica/suicida de 9 gramas, 2 viagens semi-heroica de 4,5 gramas, 3 viagens fortíssimas de 3 gramas, mais de 4 viagens fortes de 2 gramas, e até 9 viagens "normais" de 1 grama. Produzi bem mais do que consumi desde que começou a frutificação desde Fevereiro, que foi de zero gramas, e acima da minha demanda nesse começo de ano - que foi de praticamente zero. É aquilo, produção mais que suficiente pra apenas um psiconauta, e isso em condições extremas "negativas" de cultivo.
Se eu tivesse tomando cogumelos regularmente de 15 em 15 dias, teria me mantido pelo período que durou o cultivo a contar da frutificação (2 meses e meio) - que é quando faz diferença ser in vitro ou não, pois a colonização em nada muda.
E isso também porque não estou com pressa em produzir nada, já que tenho os cultivos anteriores, que vão se acumulando devagar. Eu prezo mais constância sem trabalho a ter muito trabalho de cuidado numa só produção. Mas, mesmo assim, como visto, a produção só deste cultivo já é suficiente, assim como no começo de 2016 eu me mantive só com baixas produções, sem ter estoque.
Finalização sobre esta In Vitro
- Satisfeito com a produção suficiente para a demanda de um psiconauta não-homérico nem super-frenético, em especial em face à demanda de trabalho de cuidado.
- Em condições melhores do ano, deverão produzir mais. Mas tava calor demais.
- Talvez TKSSS não seja adequado para cultivos in vitro, então posso tentar outra strain no próximo verão. De fato, algumas strains se adaptam melhor a produzir em copos e jarros, sem terrários propriamente.
- Mas incrível que os micélios ainda estejam vivos e sem contaminação por tanto período, esperando sabe-se-lá-o-quê para frutificarem... No entanto, cansei de ficar olhando pra eles por quase dois meses, e foram então pro outdoor, então espero que agora voltem a soltar uns carnudinhos.

- Ou seja, há chance de que ainda teriam um ou dois flushes cada bolo para colheitas futuras, pois não esperei os micélios morrerem nem contaminarem, apenas cansei de esperar e quis partir pra outra, porque não sei o quanto iriam demorar até resolverem "ih, tá na hora", ou sei lá que cuidado esperavam de mim. Mas esta é uma aposta que preferi investir em colocar outdoor a esperar a terceira frutificação mais que tardia.
Bem... lembrando que cultivos
in vitro costumam ser bem mais produtivos, pois as condições deste cultivo foram extremas em todos os sentidos...
Obrigado a todos e até o próximo diário da série Cultura Negligente - ou, como cultivar seus cogumelos com sucesso e com o menor trabalho possível!
---------------------------
E agora? O que fazer no seu Primeiro Cultivo?
O cultivo
in vitro é uma opção útil, mas visa principalmente quem deseja cultivos discretos, ou falta de espaço, ou ainda cultivar viajando, ou realmente quem quer ter zero de trabalho. Mas uma excelente opção de cultivo muito simplificado que demanda quase zero cuidado diário na frutificação (ao custo de uma queda na produção, mas que continua bem alta para bolos), é com o uso de garrafas Pet, pois elas possuem uma troca gasosa natural devido ao seu formato e a
umidade pode ser bem mantida com perlite ou argila expandida no fundo. Eu até recomendo para primeiro cultivo simples usar uma Pet, ao invés de
in vitro logo de cara, apesar do
in vitro dar certo e também render o suficiente.
:!: Para mais detalhes sobre cultivo nas Pets, veja meu
Diário Completo #1, ou então simplesmente una o conteúdo do guia de
Cultivo Básico e Simples com o tutorial sobre
Terrário de Garrafa Pet.
:!: Para outra opção de cultivo
in vitro, em potes de palmito, veja o diário da
Cultura Negligente #1.
E agora sim... Abraços a todos!