Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultura Negligente #2 - In Vitro Tek no Copo de Requeijão - TKSSS - 12º Cultivo

Diário de cultivo completo.
*Este diário será atualizado apenas para constar as colheitas.​

Depois do bem-sucedido cultivo da Cultura Negligente #1, em que os micélios foram inoculados e colhidos dentro de potes de palmito, resolvi dar um passo além e ficar mais fiel ainda à mycro tek - a in vitro tek original, e cultivar diretamente em copos de requeijão. Algumas das razões:
  1. O espaço acima do substrato nos potes de palmito são desnecessários, então lidar com os copos de requeijão, que são menores e mais pesados, fica melhor desde a panela de pressão;
  2. Os potes de requeijão possuem bocas largas, então é possível tirar os bolos para manipular na hora da colheita, e é opcional também para fazer dunk.
Bem, aos dados do cultivo:

:teo_seta_direita: Substrato e Inoculação
Substrato feito com a receita tradicional PF Tek.
Inoculação realizada no dia 02/12/2016, na boca do fogão, usando uma seringa ME (multiesporos).

:teo_seta_direita: Incubação e Colonização
Na geladeira-incubadora, demorou muito, muito mesmo. Apenas para concluir os 100%, foi mais de um mês. Quando achei que já tinha consolidado, ainda demorou muito até frutificar.
1b - 1 mês e 5 dias.jpg --> 1 mês e cinco dias sem sinal de pinagem, há mais de uma semana consolidados.

:teo_seta_direita: Frutificação
Aconteceu primeiro em um dos copos em torno do dia 25/01/2017, quase 2 meses depois de inocular. Como o cultivo é in vitro, não há aniversário entre a incubação/colonização e a frutificação. Mas, como não frutificava depois de muito tempo da consolidação, acabei "aniversariando" para os colocar em dunk / cold shock por 48 horas.
2 - frutificação quase 2 meses depois da inoculação, com um dunk cold shock.jpg --> frutificação quase 2 meses depois da inoculação.

Após as 48 horas coloquei de volta nos copos e coloquei na boca dos copos as tampinhas, aquelas que tem um furo no meio. E assim aguardei por em torno de uma semana, até frutificar.

:teo_seta_direita: Colheita
E finalmente, 2 meses depois, a primeira colheita.
3a - frutificação1.jpg 3b - frutificação2.jpg 3c - frutificação3.jpg --> eis os 3 copos deste cultivo. Apenas os dois da esquerda foram colhidos na primeira colheita...
4a - na colheita retirei abortos e maduros apenas.jpg4b - pote volta com alguns cogumelos - outro foi pra dunk cold shock.jpg --> ... pois peguei apenas os cogumelos maduros e os abortos, deixando nos bolos os demais. Nesta foto, o da direita foi pra
dunk de 24 horas dentro do próprio copo.
5 - primeira colheita - de apenas 2 bolos.jpg --> E finalmente a colheita de 27,1 gramas de cogumelos frescos! (
edit: o cogumelo rachado já estava com boa massa seca na hora da colheita, então esta pesagem não corresponde ao peso fresco total)

Isso sem eu ter feito esforço nenhum... Enquanto colonizava viajei, fiquei fora, mal abria a geladeira, só coloquei no dunk quando ficou muito demorado frutificar, e durante a frutificação não ventilei nem umidifiquei, eles só ficaram ali, no canto do armário. :teo_ninja:

E definitivamente o fato dos bolos saírem dos copos para a colheita é um fator 1000% favorável ao uso dos copos.

:teo_seta_direita: Observações Finais
Agora só irei voltar pra relatar o resultado das colheitas - em geral, ou de algumas em algumas - e fazer observações sobre esta modalidade de cultivo que possibilita colocar um bolo na mochila e rodar o mundo, ou cultivar dentro de um armário. Caso haja algo legal de relatar, irei contar.

Eu fiquei surpreso com esta primeira colheita, e olha que foi apenas de um bolo e meio.

Quem tiver perguntas, fique à vontade. :bigode:

Última edição:
Hmmm, obrigado pela informação. :)

Eu tô usando antes de pinar... :atrapalhado: dei uma olhada rápida lá, só vi as imagens e nada li. :LOL:

Mas os micélios absorvem, bem devagar, mas muito muito devagar. Talvez na pinagem absorvam mais rápido...

Eu tive uma ideia que pode ser mais eficaz em estimular pinagem nos in vitro que seria tapar os bolos em camada de vermiculita após um novo dunk - ou seja, um casing no in vitro direto nos copos. :bigode:

Mas primeiro testei a ideia mais simples... tudo em nome de reduzir mais e mais a complexidade dos cultivos rudimentares que já faço. :p

Vale ressaltar que nunca tinha visto usarem essa técnica em bolos PFTEK antes da pinagem, e o motivo? Quando os bolos estão 100% colonizados ( com a semana de consolidação) vão para o dunk justamente para serem hidratados.

Com a técnica de por água embaixo do bolo não se fazem dunks entre os flushes, somente o primeiro para estimular a pinagem.

No exemplo que tem no link a moça bota água assim que o bolo (que é apenas de grãos, acredito que seja de sementes de grama) está 100% e encolhe o suficiente pra água caber no pote, e não faz dunk, estamos vendo aqui no Teo como é hidratar um pftek da mesma forma nesse diário, bom é que já vai sanar algumas de minhas dúvidas.

EDIT:

Tinha esquecido de mencionar que, ela retira a água se o bolo parece não absorver mais água após 3 ou 4 dias depois de um flush e só volta a por água quando pins aparecem.

Tradução livre:
"Se um bolo não puxou a água parada em uns 3 ou 4 dias apos um flush é colhido, eu muitas vezes removo a água até que a próxima rodada de pins esteja crescendo, pois geralmente é um sinal de que o bolo tem água suficiente por enquanto e não irá usar mais até que essa água seja movida para formar frutos maiores."

Post Original:
"If a cake has not drawn up lingering water b 3-4 das after a flush is harvested I often remove that water until the next round of pins is growing since this is usuall a sign that the cake has enough water for now and the will not use more until it is being moved to larger forming fruits."

EDIT 2: Só vi agora que foi feito um dunk :facewall: (minhas dúvidas sobre o primeiro dunk, permanecerão kkkk)

Última edição:
É, eu tô mais é tentando pra ver no que dá. A ideia é tentar melhorar a produção de in vitro no clima quente sem manutenção diária. :D

Apesar de que sei pela prática que a chance maior é os bolos me surpreenderem com mais um ou dois flushes razoáveis.

Como os bolos estão com aparência seca, sei que vão absorver água. Mas se demorar 4 dias sem secar tudo eu tiro o restante. Amanhã verifico quando voltar em casa.

E quando tiver a próxima pinagem eu boto de novo um cadinho de água embaixo pra ver a diferença. :bigode:

E tem uma outra diferença pra moça lá. Não tenho terrário com microclima controlado. Então também conto mais com a evaporação da água pelo copo estar totalmente destampado, que a ideia dessa água no meu caso é poder aumentar drasticamente a troca gasosa e reduzir a desidratação do bolo pro ambiente da casa, cuja umidade não é de 99%. :coffee:

Edit: gosto muito de diários pelas informações e debates que trazem na prática. :eba:

Atualização

Observando que não pinagem nem contaminavam (apesar de umas manchas vermelhas que no entanto não me parecia contaminante, ao menos outro fungo não...) nem morriam...

Dunk
- depois de um mês sem pinarem, fiz um dunk de 48 horas, dividido em dois momentos. Primeiro 24 horas, e a água estava bem amarelada de secreção dos lutadores, então as troquei. Após mais 24 horas, tirei do dunk de vez, e água amarelada, mas menos opaca.

Selo de Vermiculita - meus copos viraram um casing in vitro meio nas coxas mesmo, com um resto de vermiculita. A ideia é reter mais a umidade, devido a...

Colocação de Toucas Cirúrgicas na Boca dos Copos - visando justamente o aumento da troca gasosa, sem precisar fazer manutenção diária.

E agora vamos ver se os micélios resolvem voltar a produzir. :D

fr_325_size880.jpg

Caro @ExPoro me apaixonei na simplicidade desta técnica, sem brincadeira!!

Com certeza vou experimenta-la após aniversariar pela PF-Tek os bolos que já tenho guardados, na incubadora.
Vou ver se acho uns copos, ou potes maiores para tentar aumentar o rendimento.

Gratidão eterna por me mostrar uma maneira mais simples e bem menos trabalhosa de se cultivar os cogumelos!!! :):):)

Nossa cara me amarrei nessa tek aí. Deu muita vontade de tentar isso na meu próximo cultivo. Eu diria se tratar de mini bulks.
e o mais daora é que da pra usar o arroz integral mesmo, só cuidar na preparação pra não deixar muito cozido como ele fala

bom mesmo seria aquela semente de capim mas os preços que vi por aqui tão um assalto

Que isso que técnica maluca, adorei :)

Da pra fazer em espaços pequenos, com ctza tentarei em um futuro próximo...

Parabéns pela criatividade!

e o mais daora é que da pra usar o arroz integral mesmo, só cuidar na preparação pra não deixar muito cozido como ele fala

bom mesmo seria aquela semente de capim mas os preços que vi por aqui tão um assalto
O arroz integral acho uma boa ideia, mas eu pensei em usar painço ou alpiste para aves. Ou até mesmo um mix dos 3.

As idéias vem a milhão
hqdefault.jpg

O arroz integral acho uma boa ideia, mas eu pensei em usar painço ou alpiste para aves. Ou até mesmo um mix dos 3.

As idéias vem a milhão
View attachment 99335

ele diz ali que prefere esses 2 e na sequencia o painço, eu vou usar ambos ja que da pra fazer em varios containers

comprei esses potes aqi pra fazer é quase de mesma largura que os da tek

Pote Plástico 500ml C/ Tampa Rosca- Caixa Com 12 Peças - R$ 34,08

maior bonus é não gastar com coco/verm que sai mais caro que os grãos se for ver e pular o spawn run pasteurização e essas poha toda

Exporo ce ja deu uma olhada nessa tek do violet?? é quase um invitro tirando a parte de frutificação, eu to pensando em fazer um teste seguindo ela a risca pra testar uns isolates e o rendimento parece muito bom(uns 200g por pote de 450ml)

Legal! :eba:

Isso confirma que os in vitro podem ser feitos totalmente destampados, mas é bom ter uma camada de vermiculita por cima. :bigode:

Meu sonho é chegar num procedimento que o bolo não precise nem de casing, só tirar do recipiente de colonização e deixar em cima de uma mesa a céu aberto. Tem que aceitar perder uns flushes e muito de produção, ao menos nas primeiras genéticas. :coffee:

----------------------------------

Atualização

Os bolos não morrem nem contaminam mas também não frutificam pro terceiro flush (em média). Acredito que o problema maior seja a strain desfavorável para esta forma de cultivo. Conforme já li, algumas strains se adaptam melhor ao in vitro. Talvez eu tente com uma inoculação ME de MDK ainda antes do inverno, problema é que uma melhoria na temperatura neste período irá prejudicar a comparação. Em média, dura de 1 a 2 meses pra colonizar, e aí já será fim de Maio...

Acho que vou acabar enterrando-os para mais uma tentativa de outdoor incidental e dar este diário por encerrado. :p Aguardem pelas próximas atualizações, cogupanheiros.

comprei esses potes aqi pra fazer é quase de mesma largura que os da tek

Pote Plástico 500ml C/ Tampa Rosca- Caixa Com 12 Peças - R$ 34,08
Esses potes são PP5? Ou pretende esterilizar as sementes em outro recipiente e depois passar para os potes???

Acho que vou acabar enterrando-os para mais uma tentativa de outdoor incidental e dar este diário por encerrado. :p Aguardem pelas próximas atualizações, cogupanheiros.
Aguardando. Fiz isso com meus últimos bolos, estou dando umas olhadas de vez em quando, mas nada ainda.

Esses potes são PP5? Ou pretende esterilizar as sementes em outro recipiente e depois passar para os potes???

Aguardando. Fiz isso com meus últimos bolos, estou dando umas olhadas de vez em quando, mas nada ainda.

o anuncio diz que sim, recebi os de 150mL e parecem bem resistentes

:teo_seta_direita: Encerramento do Cultivo In Vitro

Bem, como desde antes do carnaval os micélios não pinam (quase 2 meses), e após algumas tentativas de mudanças no setting sem resultados de frutificação mas apenas melhoria do aspecto dos micélios, resolvi finalmente terminar o cultivo e declarar finalizado este diário, apesar dos micélios ainda estarem vivos e sem contaminação. :p

Com isto quebrei os 3 bolos e coloquei numa jardineira para ver se nas condições de outdoor incidental finalmente (finalmente?!?!?) terei minha primeira frutificação outdoor - eis que já perdi as contas de quantos descartes para outdoor tentei que nenhum deu certo... :LOL: Mas pelas condições boas dos bolos na hora que quebrei, acho que tem boas chances.

Deixei-os em local que em tese terá pouco sol e alguma água da chuva.

:teo_seta_direita: Considerações sobre a Produtividade deste Cultivo

Totais do Cultivo:

• Colheitas: 6.
  • Peso seco: 9,01 g (4,98 g + 4,32 g + 2,29 g + 0,72 g + 0,54 g + 0,48 g).

O lado pra baixo. Bem, dois flushes por bolo é um número menor que a minha média geral, de 3 a 5 ondas, mas não é algo ruim. Devo também considerar que as condições deste cultivo foram as mais extremas até o momento de todos meus cultivos, pois foi em pleno calor de verão e fim deste, além do meu tradicional não-cuidado diário com umidificação ou troca gasosa, que aplico em todos os cultivos, mas agora dentro de um copo de requeijão.

O lado pra cima. Essa produção supostamente baixa é o suficiente pra uma viagem heroica/suicida de 9 gramas, 2 viagens semi-heroica de 4,5 gramas, 3 viagens fortíssimas de 3 gramas, mais de 4 viagens fortes de 2 gramas, e até 9 viagens "normais" de 1 grama. Produzi bem mais do que consumi desde que começou a frutificação desde Fevereiro, que foi de zero gramas, e acima da minha demanda nesse começo de ano - que foi de praticamente zero. É aquilo, produção mais que suficiente pra apenas um psiconauta, e isso em condições extremas "negativas" de cultivo. Se eu tivesse tomando cogumelos regularmente de 15 em 15 dias, teria me mantido pelo período que durou o cultivo a contar da frutificação (2 meses e meio) - que é quando faz diferença ser in vitro ou não, pois a colonização em nada muda.

E isso também porque não estou com pressa em produzir nada, já que tenho os cultivos anteriores, que vão se acumulando devagar. Eu prezo mais constância sem trabalho a ter muito trabalho de cuidado numa só produção. Mas, mesmo assim, como visto, a produção só deste cultivo já é suficiente, assim como no começo de 2016 eu me mantive só com baixas produções, sem ter estoque.

:teo_seta_direita: Finalização sobre esta In Vitro
  1. Satisfeito com a produção suficiente para a demanda de um psiconauta não-homérico nem super-frenético, em especial em face à demanda de trabalho de cuidado.
  2. Em condições melhores do ano, deverão produzir mais. Mas tava calor demais.
  3. Talvez TKSSS não seja adequado para cultivos in vitro, então posso tentar outra strain no próximo verão. De fato, algumas strains se adaptam melhor a produzir em copos e jarros, sem terrários propriamente.
  4. Mas incrível que os micélios ainda estejam vivos e sem contaminação por tanto período, esperando sabe-se-lá-o-quê para frutificarem... No entanto, cansei de ficar olhando pra eles por quase dois meses, e foram então pro outdoor, então espero que agora voltem a soltar uns carnudinhos. :love:
  5. Ou seja, há chance de que ainda teriam um ou dois flushes cada bolo para colheitas futuras, pois não esperei os micélios morrerem nem contaminarem, apenas cansei de esperar e quis partir pra outra, porque não sei o quanto iriam demorar até resolverem "ih, tá na hora", ou sei lá que cuidado esperavam de mim. Mas esta é uma aposta que preferi investir em colocar outdoor a esperar a terceira frutificação mais que tardia.

Bem... lembrando que cultivos in vitro costumam ser bem mais produtivos, pois as condições deste cultivo foram extremas em todos os sentidos...

Obrigado a todos e até o próximo diário da série Cultura Negligente - ou, como cultivar seus cogumelos com sucesso e com o menor trabalho possível! ;)

---------------------------

:teo_seta_direita: E agora? O que fazer no seu Primeiro Cultivo?

O cultivo in vitro é uma opção útil, mas visa principalmente quem deseja cultivos discretos, ou falta de espaço, ou ainda cultivar viajando, ou realmente quem quer ter zero de trabalho. Mas uma excelente opção de cultivo muito simplificado que demanda quase zero cuidado diário na frutificação (ao custo de uma queda na produção, mas que continua bem alta para bolos), é com o uso de garrafas Pet, pois elas possuem uma troca gasosa natural devido ao seu formato e a umidade pode ser bem mantida com perlite ou argila expandida no fundo. Eu até recomendo para primeiro cultivo simples usar uma Pet, ao invés de in vitro logo de cara, apesar do in vitro dar certo e também render o suficiente.

:!: Para mais detalhes sobre cultivo nas Pets, veja meu Diário Completo #1, ou então simplesmente una o conteúdo do guia de Cultivo Básico e Simples com o tutorial sobre Terrário de Garrafa Pet. :)

:!: Para outra opção de cultivo in vitro, em potes de palmito, veja o diário da Cultura Negligente #1. :)

E agora sim... Abraços a todos! :contente:

Última edição:
viagem heroica/suicida de 9 gramas, 2 viagens semi-heroica de 4,5 gramas, 3 viagens fortíssimas de 3 gramas, mais de 4 viagens fortes de 2 gramas, e até 9 viagens "normais" de 1 grama.

Melhor escala que 'nóis' respeita! :roflmao::roflmao::roflmao::roflmao:

Incrível diário caro @ExPoro! No aguardo do seu próximo! :love:

E boa viagem com esses 9,01g :fumar:

Back