*Este diário será atualizado apenas para constar as colheitas.
Depois do bem-sucedido cultivo da Cultura Negligente #1, em que os micélios foram inoculados e colhidos dentro de potes de palmito, resolvi dar um passo além e ficar mais fiel ainda à mycro tek - a in vitro tek original, e cultivar diretamente em copos de requeijão. Algumas das razões:
- O espaço acima do substrato nos potes de palmito são desnecessários, então lidar com os copos de requeijão, que são menores e mais pesados, fica melhor desde a panela de pressão;
- Os potes de requeijão possuem bocas largas, então é possível tirar os bolos para manipular na hora da colheita, e é opcional também para fazer dunk.
Substrato e Inoculação
Substrato feito com a receita tradicional PF Tek.
Inoculação realizada no dia 02/12/2016, na boca do fogão, usando uma seringa ME (multiesporos).
Incubação e Colonização
Na geladeira-incubadora, demorou muito, muito mesmo. Apenas para concluir os 100%, foi mais de um mês. Quando achei que já tinha consolidado, ainda demorou muito até frutificar.
--> 1 mês e cinco dias sem sinal de pinagem, há mais de uma semana consolidados.
Frutificação
Aconteceu primeiro em um dos copos em torno do dia 25/01/2017, quase 2 meses depois de inocular. Como o cultivo é in vitro, não há aniversário entre a incubação/colonização e a frutificação. Mas, como não frutificava depois de muito tempo da consolidação, acabei "aniversariando" para os colocar em dunk / cold shock por 48 horas.
--> frutificação quase 2 meses depois da inoculação.
Após as 48 horas coloquei de volta nos copos e coloquei na boca dos copos as tampinhas, aquelas que tem um furo no meio. E assim aguardei por em torno de uma semana, até frutificar.
Colheita
E finalmente, 2 meses depois, a primeira colheita.
--> eis os 3 copos deste cultivo. Apenas os dois da esquerda foram colhidos na primeira colheita...
--> ... pois peguei apenas os cogumelos maduros e os abortos, deixando nos bolos os demais. Nesta foto, o da direita foi pra dunk de 24 horas dentro do próprio copo.
--> E finalmente a colheita de
Isso sem eu ter feito esforço nenhum... Enquanto colonizava viajei, fiquei fora, mal abria a geladeira, só coloquei no dunk quando ficou muito demorado frutificar, e durante a frutificação não ventilei nem umidifiquei, eles só ficaram ali, no canto do armário.
E definitivamente o fato dos bolos saírem dos copos para a colheita é um fator 1000% favorável ao uso dos copos.
Observações Finais
Agora só irei voltar pra relatar o resultado das colheitas - em geral, ou de algumas em algumas - e fazer observações sobre esta modalidade de cultivo que possibilita colocar um bolo na mochila e rodar o mundo, ou cultivar dentro de um armário. Caso haja algo legal de relatar, irei contar.
Eu fiquei surpreso com esta primeira colheita, e olha que foi apenas de um bolo e meio.
Quem tiver perguntas, fique à vontade.
Última edição: