Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultura Negligente #1 - In Vitro Tek - MDK no Bolo PF - 10º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Finalmente resolvi mudar um pouco meus cultivos, mas desta vez pra reduzir ainda mais a complexidade do mesmo. :p E nada melhor pra isso do que entrar de cara na chamada Neglect Tek (técnica negligente) ou In Vitro Tek (técnica in vitro), em que se corta a fase do terrário, com a frutificação diretamente nos recipientes em que foram feitas as colonizações.

Foi a primeira vez em mais de um ano desde que me registrei que fui buscar informações fora do CM sobre cultivo. :ler: Quem sabe ao fim dos meus experimentos neste e nos próximos cultivos in vitro possa trazer aqui pra comunidade um novo tutorial completo sobre este tipo de cultura, que possui muitas informações detalhadas por aí.

Antes de iniciar a descrição do cultivo, vou colar aqui um trecho do texto "Cronologia dos Métodos de Cultivo" referente à primeira manifestação sobre cultivo in vitro por seu primeiro desenvolvedor, que a chamava de Mycro-tek:

Eu descobri que é possível conseguir colheitas decentes de cogumelos de alta potência sem terrário, sem perlita, sem borrifar, sem ventilação, nada. “O que é mycro-tek?”, você pergunta. É essencialmente PF TEK pela metade. Bolos são feitos e inoculados como na PF TEK. Ao invés de incubar/colonizar no escuro, os frascos são expostos a luz durante todo o processo de colonização. Isto estimula a pinagem in vitro, normalmente quando o fresco já está completamente colonizado. Não existe o “aniversário”. Ao invés de ser aniversariado, e frutificado em terrário úmidos, os bolos são deixados nos frascos, expostos à luz, e mantidos aquecidos. Os pins continuarão a crescer tomando o formato do frasco. O fruto consegue crescer até que os chapéus comecem a abrir ou até que apareça algum sinal de danos aos pins. Então a tampa é removida, o bolo sacudido para fora, pins/cogumelos colhidos e os bolos retornam para os frascos para flushes adicionais. [http://mycotopia.net/archives/discus/messages/5/11718.html]

Por última ressalva, espero me tornar o cultivador mais preguiçoso dessa nossa geração :sleep: e chegar assim numa simplificação ainda maior, se isso for possível. :LOL:

Agora ao cultivo...

Preparo do Substrato

Substrato padrão PF
:teo_seta_direita: 2 volumes de vermiculita para 1 volume de água mineral e um volume de farinha de arroz integral (FAI). Primeiro se mistura a vermiculita com a água, e depois se adiciona a FAI. Depois preenchem-se os potes.

Potes utilizados :teo_seta_direita: daqueles de palmito, que possuem 500 ml de volume interno, deixando a metade ou um pouco mais de espaço livre após uma fina camada de vermiculita.

Esterilização em Panela de Pressão
:teo_seta_direita: dois potes por PP, por 50 minutos após começar a apitar.

00 - preparo do substrato 1.jpg 00 - preparo do substrato 2.jpg --> os quatro potes antes de irem pra PP. Na foto da direita, a fina camada de vermiculita que foi feita fina pra não prejudicar a pinagem.
00 - preparo do substrato 3.jpg --> manda pra PP. Dois potes pra cada PP, devido a serem leves e o nível da água não poder ficar muito alto, já que não tenho nada que adapte como suporte pra usar nas PP.

Inoculação

Local :teo_seta_direita: na boca do fogão.

Data :teo_seta_direita: 16/06/2016.

Strain :teo_seta_direita: Mexican Dutch King (MDK).

Seringa :teo_seta_direita: a mesma do Cultivo da Esperança #2, agora contando com 9 meses de vida. Foi totalmente utilizada.

01 - inoculação - preparação 1.jpg --> todo o material que foi utilizado...
01 - inoculação - preparação 2.jpg ... com exceção do álcool 70% com que umedeci o pano que se passa na PP antes de abri-la, longe da boca do fogão, claro.

Tendo em vista o furo central nas tampas dos potes, utilizei-o para inocular:
02 - inoculação - angulando a seringa 1.jpg 02 - inoculação - angulando a seringa 2.jpg 02 - inoculação - angulando a seringa 3.jpg --> no detalhe das fotos se vê o líquido da seringa descer pela beira do substrato. Em casos de furo central, basta inclinar a seringa e a pressão projetará a água em direção à parede dos potes. Em cultivo futuros pretendo pressionar a seringa enquanto giro o pote, para acelerar ainda mais a colonização.
03 - inoculação - potes inoculados 1.jpg --> os potes inoculados. Coloquei uma quantidade de micropore na lateral de cada um para diferenciá-los de 1 a 4. O furo central ficou tapado apenas com um micropore de textura mais de pano, menos plástico - o que acho que é a melhor opção quando se usa micropore para respiro.
03 - inoculação - potes inoculados 2.jpg 03 - inoculação - potes inoculados 3.jpg --> finalmente pra incubadora com o resto da galera do cultivo anterior (Diário Completo #1), ainda em andamento.

Colonização

Como esperado destes MDK envenenados, a colonização se deu muito rapidamente. Eis como estavam apenas 5 dias depois:
04 - inicio da colonização pote 1.jpg 04 - inicio da colonização pote 2.jpg 04 - inicio da colonização pote 3.jpg 04 - inicio da colonização pote 4.jpg

E na data de 03/07/2016, apenas 18 dias depois, já tinham todos alcançado os 100% e alguns já quase consolidavam:
05 - fim da colonização Ab.jpg 05 - fim da colonização Ba.jpg


Retirada da Incubadora

Deixei mais 3 dias, e em 06/07/2016 dois dos potes já tinham pinado. O problema é que a luz da incubadora vem debaixo, então eles cresceram pra baixo. Meu plano era incentivar a frutificação pra cima, escurecendo os lados, o que inclusive não faz parte da In Vitro Tek original. De certa forma, isso me deixou feliz, porque então eu iria ter em dois potes a total experiência negligente do inventor da In Vitro Tek. Com isto, resolvi que dois dos potes ficariam sem qualquer escurecimento nas laterais, enquanto os outros dois teriam as laterais escurecidas pra incentivar a pinagem apenas por cima:
06b - os dois que ficaram sem escurecimento.jpg 06c - os dois escurecidos do lado.jpg --> na esquerda os que pinaram na incubadora e ficarão sem escurecimento das laterais até o fim. Na direita, os que escureci as laterais.
06a - retirados da incubadora.jpg --> os quatro potes após saíram da incubadora.

--------------------------------------------------------------------------------------------

E assim finalizou a primeira fase do cultivo negligente.

Como podem ver, as diferenças para a PF Tek são apenas duas até este momento:
  1. Deixar um bom espaço no pote acima do nível do substrato pra dar espaço pros cogumelos - este é um adendo à Mycro-tek (a primeira Tek In Vitro), pois nesta os cogumelos crescem apertados entre o substrato e a parede do pote;
  2. Os bolos não são aniversariados após o fim da colonização, pois frutificação dentro dos potes.

Bem, a primeira colheita já ocorreu, e vou publicar na próxima postagem, em alguns minutos, o que se pode chamar de "linchamento de bolos" que pinaram contra o vidro e pra baixo... :LOL:
 
Última edição:
Haha, @ExPoro! Esse cultivo está uma maravilha ein!
Belos cogus e uma super quantidade de colheitas!
Vai q Vai! :)
 
Atualização
10ª Colheita :eba:
Hoje colhi um cogumelo bem jovem, me pergunto se não teria sido melhor esperar até romper o véu, pois acho que podia ainda ganhar mais massa, mas só me liguei depois de colhido:
décima colheita - 7,1 g frescas.jpg --> total de 7,1 gramas frescas de um cogumelo.

E vou submergir agora o pote #4 por cerca de 24 horas.


Teste dos Cogumelos Colhidos em Tempos Diferentes (1 recém rompido véu e 3 após esporularem)
Hoje terminei a secagem deles, eis os resultados das comparações:
1 - comparação - término da secagem .jpg --> os cogumelos colhidos após esporularem perderam muito volume na secagem, enquanto cogumelo recém-rompido véu não.
2 - comparação - cogumelo unico.jpg comparação - cogumelos.jpg --> no primeiro cogumelo isolado, o fim da secagem revelou 5,20% de relação com o peso fresco (inesperado); enquanto no segundo (dos três cogumelos) o percentual foi de 9,19% (esperado).


Não entendi... Achei que o cogumelo colhido assim que rompido o véu teria uma relação maior de 10% em relação ao peso fresco ao final da secagem... :unsure: Vou tentar algo assim novamente. Múltiplos fatores podem ter interferido num único resultado.

Por outro lado, :teo_seta_direita: o peso final de um único cogumelo recém-rompido o véu e seco correspondeu à pouco menos da metade do peso de 3 cogumelos secos já esporulando, o que indica a maior potência do cogumelo jovem individualmente. :bigode: Só não entendi o percentual tão radicalmente baixo de pouco mais de 5%...


-------------------------------------------------------
Totais do Cultivo até o Momento
Colheitas: 10
Peso Fresco: 229,6 gramas (48,7 + 22,1 + 20,4 + 10,7 + 7,5 + 48,0 + 9 +34,4 + 21,7 + 7,1)
Ondas: 15 (pote #1 = 4; pote #2 = 3; pote #4 = 3; pote #4 = 4)
 
Última edição:
Atualização
Um dos bolos finalmente contaminou:
bolo 3 contaminado.jpg --> pote #3 com duende verde (mofo verde).

Os ouros três seguem tranquilos, com pinagem em dois deles:
bolos restantes.jpg --> potes #2 e #1 com pinos, este com um cogumelo quase jovem :).
 
Atualização
11ª Colheita
:eba:
Anteontem fiz a colheita dos cogumelos do pote #2, além dos dois abortos do pote #1:
2a - pote 1 - 2 abortos b - cogu através do vidro.JPG 2a - pote 1 - 2 abortos a.JPG --> Pote #1 pré-colheita. Triste ver que abortaram quando achei que já eram cogumelos bem jovens! :bigode:
1a - pote 2 pré-colheita c - cogu através do vidro 1.JPG 1b - pote 2 pré-colheita b - o debaixo veio pra cima.JPG 1c - pote 2 pré-colheita d - cogu através do vidro 1 - sem close.JPG 1d - pote 2 pré-colheita a.JPG --> Pote #2 pré-colheita. As duas primeiras fotos são candidatas ao CMF do mês que vem! :fotogenico:
3a - colheita de 22-8-16 a.JPG 3b - colheita de 22-8-16 b - 14 gramas de cogumelos.JPG --> Total da colheita de 14,0 gramas cogumelos frescos com dois abortos. :fome:

1f - pote 2 - bolo após a colheita ficou de lado pra ajudar os pinos.JPG --> Após colhido o pote #2, deixei seu bolo de lado pra facilitar o crescimento dos pinos. Até hoje, 2 dias depois, nada de desenvolverem, nem ficarem com chapéu escuro (abortarem).
3c - colheita de 22-8-16 c - 600 miligramas foram só de 2 pinos.JPG --> Por curiosidade pesei os abortos isolados, resultando em 0,6 g frescas só de abortos. :huh:


Submergir (dunk) ou não submergir?
4 - pote 1 - dunk mais cold shock após a colheita por pelo menos 24 horas.JPG --> Pote #1 ficou em dunk / cold shock por 48 horas - acabei de retirá-lo da geladeira e drenar a água.
5a - pote 4 - não foi pro dunk a.JPG 5b - pote 4 - não foi pro dunk b - porque parece que tem um monte de pino pra nascer.JPG --> O pote #4 quase que foi pro dunk, mas observei esse monte de branquinhos do que me pareceria que vivariam pinos, mas até hoje nada de colorir a ponta da

-------------------------------------------------------
Totais do Cultivo até o Momento
Colheitas: 11
Peso Fresco: 243,6 gramas (48,7 + 22,1 + 20,4 + 10,7 + 7,5 + 48,0 + 9 +34,4 + 21,7 + 7,1 + 14)
Ondas: 16 (pote #1 = 4; pote #2 = 4; pote #3 = 3; pote #4 = 4)
 
Atualização
12ª Colheita :eba:
É muito bom poder ter os cogumelos crescendo no quarto, sempre os vejo e já peguei o hábito de ventilar 3 vezes ao dia. Eis como estavam eles hoje:
1a - os 3 potes antes de colheita.JPG 1b - apenas o cogumelo grandão do pote #2 da direita foi colhido .JPG --> o da esquerda tem dezenas de abortos, o do meio desenvolveu mas ainda tem chance de abortar em, e o da direita tem um já pra rasgar o véu e mais uns pinos por aí.

Colhi o grandão:
2 - rendeu 7 gramas frescas, foi pro tunel de vento.JPG --> total de 7 gramas frescas. É bom saber que por ter sido colhido jovem, será mais consistente em sua conservação. :fome:


-------------------------------------------------------
Totais do Cultivo até o Momento
Colheitas: 12
Peso Fresco: 250,6 gramas (48,7 + 22,1 + 20,4 + 10,7 + 7,5 + 48,0 + 9 +34,4 + 21,7 + 7,1 + 14 + 7)
Ondas: 17 (pote #1 = 4; pote #2 = 5; pote #3 = 3; pote #4 = 4)​
 
Valeu, @Gteach, @Jowker, é muito bom sentir essa força positiva . :)

Atualização
13ª Colheita :eba:

Primeiro vamos falar da colheita, que foi exclusivamente de abortos:
Pote #1 a.JPG Pote #1 b.JPG Pote #2 a.JPG Pote #2 b.JPG Pote #4 a.JPG Pote #4 b.JPG --> como vêem, uns 40 abortos no total.
Colheita apenas de pinos.JPG --> eis a colheita...
colheita de 13,9 gramas frescas de abortos.JPG --> ...que rendeu 13,9 gramas frescas exclusivamente de abortos. :huh:


Foram pro chá.

:teo_seta_direita: O Abortado grandão
Pois é, fica aí pra galera que tá começando também. Ocorreu mais de uma vez neste cultivo de eu achar que já se tratava de cogumelo jovem, e de repente o (futuro) chapéu ficou preto. Vejam abaixo a comparação do que a gente imagina o tamanho máximo de um aborto e até que ponto pode chegar (e além):
Comparação abortos.JPG --> à esquerda, o que eu esperava que ainda abortasse. À direita, tinha achado que já era cogumelo, mas abortou. :bigode:


:teo_seta_direita: O último Dunk / Cold Shock
Devido ao fato dos bolos estarem abortando 100% dos pinos, fiquei em dúvida entre fazer a colheita e mandar os bolos pra outdoor ou então ainda fazer uma última reidratação dos bolos e aguardar pra ver se continuam produzindo. Verdade é que no entanto os bolos já deram muitos frutos e estou plenamente satisfeito com os resultados deste cultivo. :feliz:

Eles ficarão por 48 horas e então aguardarei pela última leva (flush) de cogumelos dos bolos. :)

-------------------------------------------------------
Totais do Cultivo até o Momento
Colheitas: 13
Peso Fresco: 264,5 gramas (48,7 + 22,1 + 20,4 + 10,7 + 7,5 + 48,0 + 9 +34,4 + 21,7 + 7,1 + 14 + 7 + 13,9)
Ondas: 17 (pote #1 = 4; pote #2 = 5; pote #3 = 3; pote #4 = 4) - houve uma colheita apenas de abortos​
 
Atualização
14ª Colheita :eba:
Fiquei surpreso quando cheguei em casa e vi que o bolo #2 ainda rendeu um flush com belo cogumelo de tamanho médio: :contente:
14ª colheita bolo #2.JPG --> na esquerda, nada; no meio, o cogumelo e mais uns pins; e na esquerda dois aboprtos gigantes que não colhi a tempo de não estragarem.
pesagem de 7,1 gramas frescas.JPG --> e a última colheita indoor rendeu 7,1 gramas frescas! :fome:

Hora do outdoor
Como os bolos não estavam produzindo mais muito, e surpreso com o fato de nenhum dos três terem contaminado neste tempo, :teo_ninja: resolvi tentar novamente um outdoor de improviso com meus bolos e, quem sabe desta vez não rendam.

Amanhã ou depois tirarei a foto do local deles, em que podem pegar as chuvas deste período e não pegam sol diretamente. Os três ficaram enterrados num mesmo vasinho com terra bem fértil e fofa. Agora é torcer pra eu ter meu primeiro cogumelo outdoor. :)

-------------------------------------------------------
Totais Finais do Cultivo In Vitro (Indoor)

Colheitas: 14
Peso Fresco: 271,6 gramas (48,7 + 22,1 + 20,4 + 10,7 + 7,5 + 48,0 + 9 +34,4 + 21,7 + 7,1 + 14 + 7 + 13,9 + 7,1) - aproximadamente 27 gramas secas
Ondas: 18 (pote #1 = 4; pote #2 = 6; pote #3 = 3; pote #4 = 4) - houve uma colheita apenas de abortos
 
Última edição:
As 14 colheitas forom em que tempo total ?
Blz:cool: ?

A primeira foi por volta do dia 10/06/16, um pouco depois, então... Foi um total de pouco mais de 3 meses de colheitas deste cultivo! :eek:

Nem eu mesmo tinha reparado... :D

Pensando em retrospectiva, estes cogumelos no meu quarto testemunharam muitas coisas. :LOL:

Valeu a pergunta. :)
 
Última edição:
na esquerda, nada; no meio, o cogumelo e mais uns pins; e na esquerda dois aboprtos gigantes que não colhi a tempo de não estragarem.
Interessante que você tem duas esquerdas :D

Seu período de colheitas foi bem prolongado se comparado aos diários que já li.
Espero que o outdoor dê certo.

Paz.
 
Rápida Atualização
Eis a imagem de onde estão os três bolos:
104.jpg --> pega chuva mas não pega sol diretamente.

Vou aguardar um tempo pra ver se frutifica, se não, vou finalmente dar como encerrado este diário que, de longe, foi muito produtivo. :contente:

O cultivo in vitro é prático e produz muito bem. Começo a me perguntar sobre a retirada até mesmo do terrário in vitro: colocar os bolos pra frutificar em ambiente caseiro mesmo, tipo em cima de uma mesa, em contato direto sobre argilas expandidas com água numa simples prateleira, sem qualquer recipiente que o isole do meio (nem terrário, nem in vitro). :bigode:

Mas meu próximo cultivo (já quase finalizando a colonização) será no balde terrário xuxa. :)
 
Diário Completo - Resultados e Considerações

É isso ae galerinha fúngica que acompanhou as altas aventuras desde cultivo muito louco! :brincalhao:

Chegou ao fim mais um dos meus cultivos, e novamente meus outdoors não renderam nada. :) :LOL: :facepalm:

Fui olhar hoje e só vi vermiculita onde deveria ter micélio visível, indicando o falecimento, desfazimento e reabsorção do fungo pela terra dos vasos. :bigode:

Dá-se por concluído o diário. :)


:teo_seta_direita: Resultados
Totais Finais do Cultivo In Vitro:
  • Colheitas: 14
  • Peso Fresco: 271,6 gramas (48,7 + 22,1 + 20,4 + 10,7 + 7,5 + 48,0 + 9 +34,4 + 21,7 + 7,1 + 14 + 7 + 13,9 + 7,1) - aproximadamente 27 gramas secas
  • Ondas: 18 (pote #1 = 4; pote #2 = 6; pote #3 = 3; pote #4 = 4) - houve uma colheita apenas de abortos
:teo_seta_direita: Considerações

(A) Meu interesse em fazer esse diário era dar um exemplo de cultivo in vitro, em especial para ser de utilidade a quem:
  1. não tem espaço para terrário; ou
  2. pretende cultivar dentro de um armário ou o mais discretamente; ou
  3. Quer reduzir o trabalho ao máximo; ou
  4. Deseja uma máxima redução de custos.
(B) É possível se simplificar ainda mais este tipo de cultivo, mas escolhi fazer em potes grandes com espaço pros cogumelos crescerem em cima. Mas neste cultivo que finalizo pode se destacar em relação a uma PF Tek básica as seguinte simplificações:
  1. ausência de terrários;
  2. dispensa do uso de perlita ou argila expandida (uma opção a quem não conseguir tais materiais);
  3. Imersão (dunk) dos bolos no próprio recipiente.
(C) Tendo em vista a excelente produtividade obtida, a quem não se interessar pela boa aparência dos cogumelos, vê-se que é uma opção muito viável de cultivo. Mas, ressalte-se, esses MDK advém de um ótimo isolamento. Contudo, nem em garrafas pet tive tão boa produção.

(D) E por fim, em relação à garrafa pet (exceção entre os terrários para PF Tek, pois apresentam troca gasosa automática devido ao formato) apresentaram de trabalho extra ter de abrir pra agitar/trocar o ar com o uso da tampa cerca de 3 vezes ao dia. Mas assim como nas Pets, não fiz umidificação com espargimento de água em nenhuma vez, e também adaptei um polfill no furo da tampa.

----------

Bem, espero que considerem este diário útil. :ler:

E a todos os que acompanharam e apoiaram... :)
 
Última edição por um moderador:
Ótimo cultivo, com certeza é muito útil para quem quer uma economia e simplicidade no cultivo.
Parabéns.

Paz.
 
Parabéns pelo experimento e pela descrição tão precisa. :)
Estou retomando o cultivo e pretendo variar as abordagens, no momento estou com pouco espaço e tu me deu varias ideias.
Todavia estu morando no sul e vou começar tudo agora, sabendo da entrada do período mais frio do ano, será que as taxas de crescimento serão muito diminutas?
 
Feliz em ajudar. :feliz:

Todavia estu morando no sul e vou começar tudo agora, sabendo da entrada do período mais frio do ano, será que as taxas de crescimento serão muito diminutas?

Acredito que temperaturas mais frias que não sejam abaixo de 20°C favoreçam melhor frutificação do que épocas de calor acima de 29-30°C.

Já na colonização, aumentar a temperatura com algum aquecedor em regiões frias é no entanto mais fácil que reduzir a temperatura. No período de colonização isso pode ser facilmente contornado com o uso de algum termostato e uma resistência para esquentar numa incubadora. Assim, conseguir manter a temperatura de colonização na casa dos 26-29°C será fácil e ajudará na taxa de colonização. :)
 
Última edição:
Parabéns pelo experimento e pela descrição tão precisa. :)
Estou retomando o cultivo e pretendo variar as abordagens, no momento estou com pouco espaço e tu me deu varias ideias.
Todavia estu morando no sul e vou começar tudo agora, sabendo da entrada do período mais frio do ano, será que as taxas de crescimento serão muito diminutas?

Bom dia, também moro no sul.

Estou tentando frutificar numa temperatura média de 22 °C e te digo uma coisa, tem que ter paciência, mas na colonização essa faixa de temperatura foi a qual me trouxe o micélio mais rizomórfico e branco.

Comecei meu cultivo quando aqui em Caxias do Sul estava quente, alguns dias a temperatura dos meus copos foi mais alta que a ideal (os substratos chegaram a 32°C pois estava 28°C na rua) e o micélio cresceu algodoado, mijou metabolito pra tudo que é lado jogou água nas paredes do copo ou seja, não foi uma experiência boa para os coitadinhos.

O micélio sobrevive em até uns 3°C (sobrevive apenas um tempo abaixo disso), mas se quer controlar a temperatura eu recomendo uma incubadora Tub In Tub (TIT), aqui explica como se faz uma: Incubadora para Mentes simples

EDIT: Só não siga as recomendações de temperatura desse post pois 27 °C é a temperatura máxima que pode se ter no substrato, se por o termostato em 27°C ,os bolos como geram calor vai ficar de 2 a 3 graus acima, a temperatura será mais propícia para contaminantes.

Deixe o termostato em 22, ou 23 e só esperar.

Não precisa comprar termômetro, só um aquecedor de aquário com termostato que ele controla até que bem.
 
Última edição:
Sim, foi o que havia imaginado. Desmontei minha incubadora anterior com termostato analógico mas acho que vou fazer um projeto mais simples desta vez, aquecedor de aquário etc.

Última questão havia algo sobre a luz, geralmente deixo a incubação no escuro (não totalmente mas sem uma fonte de luz) seria interessante colocar alguma? Ou só quando quiser a pinagem mesmo?

Valeu!

Feliz em ajudar. :feliz:

Acredito que temperaturas mais frias que não sejam abaixo de 20°C favoreçam melhor frutificação do que épocas de calor acima de 29-30°C.

Já na colonização, aumentar a temperatura com algum aquecedor em regiões frias é no entanto mais fácil que reduzir a temperatura. No período de colonização isso pode ser facilmente contornado com o uso de algum termostato e uma resistência para esquentar numa incubadora. Assim, conseguir manter a temperatura de colonização na casa dos 26-29°C será fácil e ajudará na taxa de colonização. :)

Valeu pela dica! Em breve vou abrir um post sobre as minhas tentativas.

Bom dia, também moro no sul.

Estou tentando frutificar numa temperatura média de 22 °C e te digo uma coisa, tem que ter paciência, mas na colonização essa faixa de temperatura foi a qual me trouxe o micélio mais rizomórfico e branco.

Comecei meu cultivo quando aqui em Caxias do Sul estava quente, alguns dias a temperatura dos meus copos foi mais alta que a ideal (os substratos chegaram a 32°C pois estava 28°C na rua) e o micélio cresceu algodoado, mijou metabolito pra tudo que é lado jogou água nas paredes do copo ou seja, não foi uma experiência boa para os coitadinhos.

O micélio sobrevive em até uns 3°C (sobrevive apenas um tempo abaixo disso), mas se quer controlar a temperatura eu recomendo uma incubadora Tub In Tub (TIT), aqui explica como se faz uma: Incubadora para Mentes simples

EDIT: Só não siga as recomendações de temperatura desse post pois 27 °C é a temperatura máxima que pode se ter no substrato, se por o termostato em 27°C ,os bolos como geram calor vai ficar de 2 a 3 graus acima, a temperatura será mais propícia para contaminantes.

Deixe o termostato em 22, ou 23 e só esperar.

Não precisa comprar termômetro, só um aquecedor de aquário com termostato que ele controla até que bem.
 
Última edição por um moderador:
Sim, foi o que havia imaginado. Desmontei minha incubadora anterior com termostato analógico mas acho que vou fazer um projeto mais simples desta vez, aquecedor de aquário etc.
Última questão havia algo sobre a luz, geralmente deixo a incubação no escuro (não totalmente mas sem uma fonte de luz) seria interessante colocar alguma? Ou só quando quiser a pinagem mesmo?

Valeu!

A luz do sol irradiada indiretamente nos copos é benéfica, como é um fator secundário à pinagem não causa pinagem prematura.

Fica a critério esta questão de por luz na fase incubação, o @Shroomaniac que estava fazendo um estudo de qual espectro de luz que era o ideal para esse momento de desenvolvimento.

Os meus copos cresceram na luz indireta do sol, mas os que pegavam mais sol e os que pegavam menos se desenvolveram praticamente iguais.
 
Rápida Atualização
Eis a imagem de onde estão os três bolos:
View attachment 95393 --> pega chuva mas não pega sol diretamente.

Vou aguardar um tempo pra ver se frutifica, se não, vou finalmente dar como encerrado este diário que, de longe, foi muito produtivo. :contente:

O cultivo in vitro é prático e produz muito bem. Começo a me perguntar sobre a retirada até mesmo do terrário in vitro: colocar os bolos pra frutificar em ambiente caseiro mesmo, tipo em cima de uma mesa, em contato direto sobre argilas expandidas com água numa simples prateleira, sem qualquer recipiente que o isole do meio (nem terrário, nem in vitro). :bigode:

Mas meu próximo cultivo (já quase finalizando a colonização) será no balde terrário xuxa. :)
Foi Apelão mesmo no vaso kkkkkk 271,6 gramas apesar de antigo, parabens, otimo aprendizado de hoje, valeu.
 
Back
Top