Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultura Negligente #1 - In Vitro Tek - MDK no Bolo PF - 10º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Finalmente resolvi mudar um pouco meus cultivos, mas desta vez pra reduzir ainda mais a complexidade do mesmo. :p E nada melhor pra isso do que entrar de cara na chamada Neglect Tek (técnica negligente) ou In Vitro Tek (técnica in vitro), em que se corta a fase do terrário, com a frutificação diretamente nos recipientes em que foram feitas as colonizações.

Foi a primeira vez em mais de um ano desde que me registrei que fui buscar informações fora do CM sobre cultivo. :ler: Quem sabe ao fim dos meus experimentos neste e nos próximos cultivos in vitro possa trazer aqui pra comunidade um novo tutorial completo sobre este tipo de cultura, que possui muitas informações detalhadas por aí.

Antes de iniciar a descrição do cultivo, vou colar aqui um trecho do texto "Cronologia dos Métodos de Cultivo" referente à primeira manifestação sobre cultivo in vitro por seu primeiro desenvolvedor, que a chamava de Mycro-tek:

Eu descobri que é possível conseguir colheitas decentes de cogumelos de alta potência sem terrário, sem perlita, sem borrifar, sem ventilação, nada. “O que é mycro-tek?”, você pergunta. É essencialmente PF TEK pela metade. Bolos são feitos e inoculados como na PF TEK. Ao invés de incubar/colonizar no escuro, os frascos são expostos a luz durante todo o processo de colonização. Isto estimula a pinagem in vitro, normalmente quando o fresco já está completamente colonizado. Não existe o “aniversário”. Ao invés de ser aniversariado, e frutificado em terrário úmidos, os bolos são deixados nos frascos, expostos à luz, e mantidos aquecidos. Os pins continuarão a crescer tomando o formato do frasco. O fruto consegue crescer até que os chapéus comecem a abrir ou até que apareça algum sinal de danos aos pins. Então a tampa é removida, o bolo sacudido para fora, pins/cogumelos colhidos e os bolos retornam para os frascos para flushes adicionais. [http://mycotopia.net/archives/discus/messages/5/11718.html]

Por última ressalva, espero me tornar o cultivador mais preguiçoso dessa nossa geração :sleep: e chegar assim numa simplificação ainda maior, se isso for possível. :LOL:

Agora ao cultivo...

Preparo do Substrato

Substrato padrão PF
:teo_seta_direita: 2 volumes de vermiculita para 1 volume de água mineral e um volume de farinha de arroz integral (FAI). Primeiro se mistura a vermiculita com a água, e depois se adiciona a FAI. Depois preenchem-se os potes.

Potes utilizados :teo_seta_direita: daqueles de palmito, que possuem 500 ml de volume interno, deixando a metade ou um pouco mais de espaço livre após uma fina camada de vermiculita.

Esterilização em Panela de Pressão
:teo_seta_direita: dois potes por PP, por 50 minutos após começar a apitar.

00 - preparo do substrato 1.jpg 00 - preparo do substrato 2.jpg --> os quatro potes antes de irem pra PP. Na foto da direita, a fina camada de vermiculita que foi feita fina pra não prejudicar a pinagem.
00 - preparo do substrato 3.jpg --> manda pra PP. Dois potes pra cada PP, devido a serem leves e o nível da água não poder ficar muito alto, já que não tenho nada que adapte como suporte pra usar nas PP.

Inoculação

Local :teo_seta_direita: na boca do fogão.

Data :teo_seta_direita: 16/06/2016.

Strain :teo_seta_direita: Mexican Dutch King (MDK).

Seringa :teo_seta_direita: a mesma do Cultivo da Esperança #2, agora contando com 9 meses de vida. Foi totalmente utilizada.

01 - inoculação - preparação 1.jpg --> todo o material que foi utilizado...
01 - inoculação - preparação 2.jpg ... com exceção do álcool 70% com que umedeci o pano que se passa na PP antes de abri-la, longe da boca do fogão, claro.

Tendo em vista o furo central nas tampas dos potes, utilizei-o para inocular:
02 - inoculação - angulando a seringa 1.jpg 02 - inoculação - angulando a seringa 2.jpg 02 - inoculação - angulando a seringa 3.jpg --> no detalhe das fotos se vê o líquido da seringa descer pela beira do substrato. Em casos de furo central, basta inclinar a seringa e a pressão projetará a água em direção à parede dos potes. Em cultivo futuros pretendo pressionar a seringa enquanto giro o pote, para acelerar ainda mais a colonização.
03 - inoculação - potes inoculados 1.jpg --> os potes inoculados. Coloquei uma quantidade de micropore na lateral de cada um para diferenciá-los de 1 a 4. O furo central ficou tapado apenas com um micropore de textura mais de pano, menos plástico - o que acho que é a melhor opção quando se usa micropore para respiro.
03 - inoculação - potes inoculados 2.jpg 03 - inoculação - potes inoculados 3.jpg --> finalmente pra incubadora com o resto da galera do cultivo anterior (Diário Completo #1), ainda em andamento.

Colonização

Como esperado destes MDK envenenados, a colonização se deu muito rapidamente. Eis como estavam apenas 5 dias depois:
04 - inicio da colonização pote 1.jpg 04 - inicio da colonização pote 2.jpg 04 - inicio da colonização pote 3.jpg 04 - inicio da colonização pote 4.jpg

E na data de 03/07/2016, apenas 18 dias depois, já tinham todos alcançado os 100% e alguns já quase consolidavam:
05 - fim da colonização Ab.jpg 05 - fim da colonização Ba.jpg


Retirada da Incubadora

Deixei mais 3 dias, e em 06/07/2016 dois dos potes já tinham pinado. O problema é que a luz da incubadora vem debaixo, então eles cresceram pra baixo. Meu plano era incentivar a frutificação pra cima, escurecendo os lados, o que inclusive não faz parte da In Vitro Tek original. De certa forma, isso me deixou feliz, porque então eu iria ter em dois potes a total experiência negligente do inventor da In Vitro Tek. Com isto, resolvi que dois dos potes ficariam sem qualquer escurecimento nas laterais, enquanto os outros dois teriam as laterais escurecidas pra incentivar a pinagem apenas por cima:
06b - os dois que ficaram sem escurecimento.jpg 06c - os dois escurecidos do lado.jpg --> na esquerda os que pinaram na incubadora e ficarão sem escurecimento das laterais até o fim. Na direita, os que escureci as laterais.
06a - retirados da incubadora.jpg --> os quatro potes após saíram da incubadora.

--------------------------------------------------------------------------------------------

E assim finalizou a primeira fase do cultivo negligente.

Como podem ver, as diferenças para a PF Tek são apenas duas até este momento:
  1. Deixar um bom espaço no pote acima do nível do substrato pra dar espaço pros cogumelos - este é um adendo à Mycro-tek (a primeira Tek In Vitro), pois nesta os cogumelos crescem apertados entre o substrato e a parede do pote;
  2. Os bolos não são aniversariados após o fim da colonização, pois frutificação dentro dos potes.

Bem, a primeira colheita já ocorreu, e vou publicar na próxima postagem, em alguns minutos, o que se pode chamar de "linchamento de bolos" que pinaram contra o vidro e pra baixo... :LOL:
 
Última edição:
Nossa, ótima técnica, extremamente versátil, está de parabens, fiquei chocado com os resultados, você aproveitou o máximo do máximo do micélico, sugou até a última gota kkkkkkk
abc!
 
Nossa, ótima técnica, extremamente versátil, está de parabens, fiquei chocado com os resultados, você aproveitou o máximo do máximo do micélico, sugou até a última gota kkkkkkk
abc!

Caramba kkkk nem eu lembrava que tinha um cultivo com mais de 10 colheitas! Kkk

Obrigado, amigo @joaor. :)
 
Back
Top