Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultura liquida

• Criador do tópico Criador do tópico Nilindo
  • Data de início Data de início

Nilindo

Esporo
Cadastrado
11/12/2023
18
3
22
Ontem fiz a esterelização da base da cultura líquida(Água + mel), fervi a água por 10 minutos e fiz os devidos processos de forma minuciosa, por fim, deixei esfriar e quando abrir hoje pela manhã, a base estava assim, o que é esses fiapos? Será que é confiável injetar o micélio?

Anexos

• IMG_20250523_125735029.jpg
    IMG_20250523_125735029.jpg
    915.1 KB · Visualizações: 10
  • IMG_20250523_125721001_HDR.jpg
    IMG_20250523_125721001_HDR.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 10
  • IMG_20250523_125724827_HDR.jpg
    IMG_20250523_125724827_HDR.jpg
    1,012 KB · Visualizações: 9
  • IMG_20250523_125709224.jpg
    IMG_20250523_125709224.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 10
Boa noite, amigo! Queria tirar uma dúvida... Depois de colocar o spawm de milho com o substrato(fibra de coco + vermiculita) espero em torno de quantos dias para colocar pra frutificar? Já que fui instruído a não abrir pra ver pois pode quebrar o micélio e por conta de contaminação
Boa noite companheiro tudo bem com tu? Sobre a tua duvida, dependendo a strain e a proporção de spawn e substrato eu deixo de 7 a 14 dias, cepas como b+ e golden teacher numa proporção de 1/2 de spawn e substrato eu deixo uns 7 dias antes de levar ao terrario, cepas como penis envy em proporções de 1/3 ou 1/4 de spawn e substrato deixo pelo menos 14 dias. Tudo isso pensando em uma incubadora com aquecedor na casa de 27 a 28 graus.

Na verdade não, na teoria pode fazer bastante sentido, mas na verdade a luz não induz a frutificação, ela serve apenas como um guia mostrando a direção que os cogumelos devem crescer, ou seja, não foi a causa desse fenômeno; como eu disse deve ser por conta da alta umidade

Irmão, já tive literalmente o mesmo problema que você, essa ferrugem não contamina a CL, no entanto é mt incômoda e pode prejudicar o micélio na teoria.

Consegui resolver esse problema utilizando durepóxi, coloquei nas partes onde a ferrugem estava surgindo e nunca mais tive problemas.
O outro que contaminou já passei VTR juntamente com outros potes de metal, só que restou essa outra CL, visualmente será que dá pra arriscar inocular? Já estou com o milho pronta para fazer a esterelização, levando em conta que faço em fogo a lenha(tem dado certo) e o único gasto que terei será o milho.

Anexos

• IMG_20250704_012002_976.webp
    IMG_20250704_012002_976.webp
    285.5 KB · Visualizações: 4
  • IMG_20250704_011817_467.webp
    IMG_20250704_011817_467.webp
    281.8 KB · Visualizações: 4
  • IMG_20250704_011801_752.webp
    IMG_20250704_011801_752.webp
    285.1 KB · Visualizações: 4
O outro que contaminou já passei VTR juntamente com outros potes de metal, só que restou essa outra CL, visualmente será que dá pra arriscar inocular? Já estou com o milho pronta para fazer a esterelização, levando em conta que faço em fogo a lenha(tem dado certo) e o único gasto que terei será o milho.
Irmão, vou ser sincero, dá para inocular sim, pode dar certo, mas olhando para suas CL's, elas estão bem turvas (caracteristica típica do ingrediente q vc utilizou, mas está realmente bemm mais turva que o padrão), se vc realmente só vai ter gasto com o milho, acho que vale a pena sim testar, provalmente dará certo pois n estou vendo nenhum sinal incontestável de contaminação.

Mas realmente só daria para ter certeza da qualidade da CL por meio de uma placa de ágar. (te aconselho a investir nisso mais pra frente).

No geral, dá pra arriscar, e na verdade vale a pena pois vc praticamente não terá custos (como vc havia dito), e se der certo terá spawns prontos para serem utilizados. Mas meu maior conselho é q pare de utilizar ingredientes que deixam o meio turvo e com resíduos no fundo da CL (Creio que dextrose é o melhor investimento que vc poderia fazer).

Por sinal, se não quiser arriscar sem antes ter um pouco mais de certeza, te aconselho a sugar um pouco da sua CL com uma seringa (seguindo os cuidados assepticos necessarios), e depois jogar um pouco em um local onde vc consiga sentir o cheiro dela.

Caso tenha um cheiro ruim, descarte, alguns dos cheiros q vc pode sentir:
Vinagre : Descarte
Leve aroma de vinho : Descarte (fermentação)
Cheiro muito doce : Depende muito do cheiro pois algumas contaminações deixam a CL com o aroma muito doce (dá sim para diferenciar o doce normal da CL do cheiro de uma CL contaminada).
Cerveja : Descarte
Terroso : Bom
Cheiro de cogumelo fresco : Bom (não é muito comum mas pode ocorrer).

No geral, sua CL não deve ter um cheiro mt diferente do de quando vc estava preparando ela (ela deve ter o cheiro dos ingredientes dos quais ela foi feita, qualquer coisa diferente disso é algo ruim a se observar)

Irmão, vou ser sincero, dá para inocular sim, pode dar certo, mas olhando para suas CL's, elas estão bem turvas (caracteristica típica do ingrediente q vc utilizou, mas está realmente bemm mais turva que o padrão), se vc realmente só vai ter gasto com o milho, acho que vale a pena sim testar, provalmente dará certo pois n estou vendo nenhum sinal incontestável de contaminação.

Mas realmente só daria para ter certeza da qualidade da CL por meio de uma placa de ágar. (te aconselho a investir nisso mais pra frente).

No geral, dá pra arriscar, e na verdade vale a pena pois vc praticamente não terá custos (como vc havia dito), e se der certo terá spawns prontos para serem utilizados. Mas meu maior conselho é q pare de utilizar ingredientes que deixam o meio turvo e com resíduos no fundo da CL (Creio que dextrose é o melhor investimento que vc poderia fazer).

Por sinal, se não quiser arriscar sem antes ter um pouco mais de certeza, te aconselho a sugar um pouco da sua CL com uma seringa (seguindo os cuidados assepticos necessarios), e depois jogar um pouco em um local onde vc consiga sentir o cheiro dela.

Cheiro muito doce : Depende muito do cheiro pois algumas contaminações deixam a CL com o aroma muito doce (dá sim para diferenciar o doce normal da CL do cheiro de uma CL contaminada).

No geral, sua CL não deve ter um cheiro mt diferente do de quando vc estava preparando ela (ela deve ter o cheiro dos ingredientes dos quais ela foi feita, qualquer coisa diferente disso é algo ruim a se observar)
Se não for abusar e se tiver, você pode me mandar uma foto de uma cultura liquida saudável?

Pronta para esterelizar, coloquei um tanto grande rezando pra tudo certo e também com auxílio do meu grande pai kkkkkk

Anexos

• IMG_20250704_204203_114.webp
    IMG_20250704_204203_114.webp
    1 MB · Visualizações: 2
  • IMG_20250704_205715_163.webp
    IMG_20250704_205715_163.webp
    583.2 KB · Visualizações: 2
Se não for abusar e se tiver, você pode me mandar uma foto de uma cultura liquida saudável?
No momento eu tenho apenas seringas de CL de TAT (True Albino Teacher), tenho certeza que estão puras pois testei em placas de agar, segue fotos que acabei de tirar:

cogu33.jpg
Lembrando que o aspecto dos micélios variam conforme strain, mas o certo é estar parecido com isso.
Segue a placa inoculada com a cultura liquida:
cogu34.jpg
Como pode ser observado na placa, não há crescimento de contaminantes, confirmando oque visualmente já podia ser observado (a maior parte das contaminações podem ser observadas a olho nu na CL)

Pronta para esterelizar, coloquei um tanto grande rezando pra tudo certo e também com auxílio do meu grande pai kkkkkk
vai dar certo sim, fica tranquilo, tô mandando boas energias.

Por sinal, não espere que sua CL fique como na imagem que eu anexei, são métodos de preparo diferentes com ingredientes diferentes, e tambem tem o fator da strain.
No geral, uma CL boa é uma CL que consiga nutrir bem o micélio e que vc consiga identificar possiveis contaminações; por isso te aconselho a utilizar dextrose (é oq eu utilizo), mesmo que não seja perfeito usar só dextrose (pois a dextrose em si só fornece açucar para o micélio), é bem viavel usar só ela, na seringa que anexei foi usado apenas dextrose e consegui observar um crescimento extremamente agressivo.

Se tiver mais duvidas não hesite em perguntar, e pfv nos mantenha atualizados de tudo kskskskskskks

Ps: Estou com 3 CL's na estufa pois clonei um monstro que nasceu em um dos meus recentes flushs (clonei diretamente na CL pq tô sem placa de petri pra isso :(), a Cl foi feita com dextrose e malte (odeio malte pois ele deixa o meio turvo, mas quis fazer o teste para ver se possui diferenças notáveis entre apenas dextrose e dextrose+malte). Quando eu conseguir observar um crescimento evidente nelas eu posto aquii.

Última edição:
Que lindo, pinou in vitro
Boa tarde, amigo! Olha, nasceram em dois potes e ele não estão 100% colonizados, coisa de 95%. O que devo fazer? Posso abrir o pote, retirar e tampar de novo para completar a colonização, ou retiro e já posso colocar para frutificar?(Nesse caso vai precisar de hidratar?)

Anexos

• IMG_20250706_144938116.jpg
    IMG_20250706_144938116.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 1
retirar e tampar de novo para completar a colonização
Não faça isso.
Isso irá introduzir contaminantes na parte do substrato onde ainda não está totalmente colonizado, dando chance para contaminações crescerem, ainda mais por conta do ambiente favorável da colonização (alta umidade e calor).

Espere ele terminar a colonização e dps coloque em condições de frutificação, quando começarem a abrir o chapéu colha eles e dps faça um dunk.

Ps: Em ultimo caso, dá para tirar os bolos daí e colocar direto na frutificação retirando a parte não colonizada do substrato, mas não vejo motivo de fazer isso pois pode causar estresse no micélio se cortar errado, isso também aumenta o risco de contaminações, resumindo, só faça em ultimo caso.

Boa tarde, amigo! Olha, nasceram em dois potes e ele não estão 100% colonizados, coisa de 95%. O que devo fazer? Posso abrir o pote, retirar e tampar de novo para completar a colonização, ou retiro e já posso colocar para frutificar?(Nesse caso vai precisar de hidratar?)
Por sinal, te aconselho a dar uma olhada nas condiçoes da sua colonização dps, não é normal pinar em vitro se os parametros de colonização estão corretos, acho que as principais causas desse problema seja essas q vou citar, leia e reveja se tem algo errado

-Tampa do pote mal vedada (não pode estar hermética, mas não deve ter muita troca de ar, o ambiente deve ser rico em CO2)
-Temperatura com muita oscilação (normalmente não causa esse tipo de evento, mas em tese, a queda de temperatura sinaliza que é hora de frutificar)
-Alta umidade (ela por si só não causaria isso, mas é um dos fatores pois pelo oq estou vendo tem MUITAS goticulas nas paredes dos potes com spawn, isso é bom, mas está excessivo, diria que está próximo de 99% de umidade, isso é desnecessario na colonização.
-Luz excessiva, isso não induz a frutificação, mas tente evitar.
-Ambiente muito ventilado, mesmo q não seja muito comum, um ambiente muito ventilado pode causar uma troca de ar excessiva, desencadeando a frutificação.

Ps: sempre que for fazer spawns, lembre-se que a colonização é a fase mais vulnerável do micélio.

Back