Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivos Tapy Kala 1

Diário de cultivo problemático.
Raça: Tasmaniano
Região: Pantanal,
Estação do ano: Inverno.
Temperatura média: varia de 6 a 40ºC.
Substrato: farinha de arroz integral, alpiste, painço, trigo para quibe, substrato para mudas
Obs.: fiz a farinha batendo o arroz integral no liquidificador até ficar bem fininha.
Misturei 1/3 de alpiste, 1/3 de painço e 1/3 de trigo para quibe,fervi por 20 minutos e deixer escorrer, o interessante é que o trigo de quibe fica muito inchada, conferindo uma textura muito molhada o mix de cereais, mas, quando misturado ao substrato e a farinha o resultado final é ionteressante, não precisei adicionar mais água e o trigo misturado ajuda a espalhar uniformemente a umidade por todo o copo. O substrato para mudas usei no lugar da vermicultita ( não encontro por aqui), sua composição é: vermicultita, turfa e cascas processadas (vou usar como casing também).
Para encher os copos coloquei primeiro uma fina camada desse substrato, depois adicionei a mistura até 1cm da boca, completei com substrato.
Origem dos esporos: devem ser da Tasmânia, hehehehe:D
Tipo de inoculação: seringa, quatro furos com 0,25cc cada.
Data da inoculação:: 14/08/2006.
Data da germinação: 16/08/2006.
Temperatura de incubação: deixei os frascos numa caixa de isopor, mas do dia 14 até hoje a temperatura da cidade variou de 9 a 38ºC.
Só consegui anexar uma foto por ela tem 1,98mb, as outras que iria postar (fotos dos quatro copos e do isopor, que ficaram mais nítidas) não excedem os 2,0mb e não podem ser anexadas.
a foto foi tirada ontem 28/08, isto é, 14 dias após a inoculação. hoje vou tirar os durex dos furos, pois o topo do copo está colonizado.

A partir daqui tenho algumas dúvidas: na seção de cultivos básicos recomenda-se colocar os frascos por 10 dias sob a presença de luz, após a colonização total. Mas, acredito ser interessante proceder o "choque frio" e/ou o "afogamento". O que faço após a colonização total, que deve ocorrer na próxima quinta-feira.
Abraço a todos.:pos:

Faltou comentar sobre a esterilização: panela de pressão por uma hora!
 
Última edição por um moderador:
Os Tasmanianos são bons colonizadores, gostei muito de cultivar essa raça.

Espere uns dias até que o bolo de uma diminuida pela degradação nomal do micélio, quando isso acontecer você pode proceder tanto com o choque térmico como com o afogamento, faça os dois ao mesmo tempo.

Há colegas que esperam a formação de primórdias in vitro para passar os bolos pro terrário, mas ainda não há evidencias que haja vantagens milagrosas nisso.

Expor os bolos à luz é exatamente para isso, para formar primordias antes do aniversário, e ai aniversariar, para o bolo já ir frutificando para o terrário.

Como vai ser o terrário?

Parabens pelo cultivo, desde já desejo uma boa frutificação :pos:
 
Valeu Psilo, então, se eu entendi direito, não é necessário expor à luz antes do terrário. Pelo que vc viu na foto e de acordo com sua experiência, será que lá pra terça da semana que vem já posso dar o "banho frio" nos meus filhos?

O terrário vai ser num aquário, vou usar uma bombinha (também de aquário) para manter a umidade (só isso é suficiente?), não vou usar aquecedor, a partir de setembro onde moro só faz calor, talvez tenha de usar gelo em alguns dias, pois a temperatura aqui chega fácil aos 40ºC.
 
eu deixo 4 dias após a aparente colonizaçao 100% - se nao for o suficiente para preencher o miolinho do bolo, pelo menos ele terá uma capa protetora segura contra possiveis contaminaçaoes. deposi dos 4 dias eu faço a tecnica do mauricio de injetar agua nos bolos :

injete agua destilada nos bolos até eles ficarem cheios de agua até a metade do vidro, coloque-os por 24 horas dentro da geladeira e em seguida tire-o de dentro do vidro e escorra essa agua que sobrar(apesar de aqui eles semrpe absorverem QUASE tudo sempre sobra um pouquinho).
obbtive a pinagem com 5 dias de terrario, e a partir disso eles nao pararam mais de frutificar. essa tecnica eh uma boa, pois permite que vc dê algumas " vaciladas" no terrario, até se ajeitar e acertar a umidade exata. o bolo forma uma reserva interna de agua o que ajuda o mesmo a se desenvolver legal. os ultimos flushes aqui tem dado cogumelos MUITO grandes, com tamanho se aproximando do cogumelo selvagem in natura.:pos:
boa sorte e que esse seu cultivo lhe renda MUITA alegria :)

OOOOOOOOHHHHHHHHHHHHMMMMMMMMMMMM
/\:eek:/\/\/\:eek:/\/\/\/:eek:\/\/\/:eek:\/\/\/\:eek:/\/\/\/:eek:\/\/\/\/\/\/\/
(CONTAMINATION FREAK OUT BEST GOOD VIBES GIVIN)
 
Vou seguir suas sugestões Mortandelo! O que achou do meu "substrato alternativo"?
Abração.
 
achei interessante, apesar de ABOMINAR experimentos :) a vermiculita por si só jah eh perfeita, barata e facil de ser encontrada.
parece ter MUITOS nutrientes. e a colonizaçao parece ser bem macissa.
vc tomou o cuidado de nao compactar o substrato certo? quanto Mais FOFO mais soltinho ficar dentro do pote, mais rapida e facil eh a colonizaçao. nesse ponto que está o seu alternative-PF eeu costumo abrir pequenos furos na tampa para maximizar a troca gasosa no bolo, acelerando em cerca de 50% o processo final :) só faça isso se a superficie estiver TODA colonizada viu?
ta tudo caminhando para o exito!
depois se precisar de algumas dicas com o terrario pergunte aqui q e dou uma força. quero descobrir se a minah maquina de chuva funcionaria tão bem pros outros como funciona pra mim :)
 
Não compactei o substrato, deixei bem fofinho! A colonização realmente foi impressionante, hoje faz 15 dias da inoculação e já tem um copo 100% colonizado, o mais lento deve estar completo lá pra quinta ou sexta. Violento o tal tasmaniano, igualzinho àquele bicho o "diabo-da-tasmânia.:D
 
good vibes, TapyKala! :D
pela quantidade de nutrientes, acho que esse vai ser melhor do q o de milho de pipoca, mas depois fala qual colonizou melhor! ;)
boa sorte

paz e luz :luz:

tem como detalhar esse substrato para mudas? pra gente saber certinho do q é composto? :)
vlw :pos:
 
Última edição por um moderador:
No saco só vem escrito: composição - vermiculita, cascas processadas (não fala que cascas e como são processadas) e turfa processada. Também não informa a proporção dos ingredientes, esse tipo de substrato é facilmente encontrado em qualquer loja de produtos agropecuários. Vou pesquisar mais sobre e tirar fotos do saco que tenho e depois posto neste tópico.
Abraços
 
Tapykala,
Muito bom o cultivo!:pos: Essas experimentaçoes são muito interessantes e contribuem muito para o conhecimento e tecnicas de cultivo.
O micelio está muito bonito, embora a foto nao esteja lá essas coisas :p: :D
15 dias e o micelio ja colonizou tudo?!?! Parece que ele ta gostando do substrato.
Daqui a pouquinho,cogus brotaram desse bolo!
BOA SORTE!
*continue atualizando com fotos (acresenta muito ao post)
 
Verdade Medusa! Tenho dificuldades para tirar fotos no vidro, sem flash elas perdem a nitidez e com flash dá reflexo. Minha máquina também não é das melhores, quando os bolos estiverem no terrário vou arrumar uma máquina melhor. Mas não dá para melhorar a resolução porque o arquivo fica pesado e não tem como axexar, se vc sobre como contornar esse problema favor postar.
Abraços
 
se tiver adobe photoshop:
com a imagem aberta aperte com o ALT SEGURADO I I (i i mesmo)
mude o ULTIMO numero pra 72 dê ok e salve o arquivo como JPG qualidade 6 :) só isso;
se nao tiver, abra o arquivo no MSPAINT e salve como JPG jah reduz bastante o tamanho final.(mesmo que o arquivo já esteja em JPG use o comando SALVAR COMO).
 
O micélio está muito bonito! Massivo, essa é a palavra. Tazmanianos são belos exemplares de cubensis :cool:

TapyKala disse:
Obs.: fiz a farinha batendo o arroz integral no liquidificador até ficar bem fininha.

O lançe é exatamente ao contrário. O arroz tem de ser batido até apenas as cascas serem quebradas para dar aquele efeito aerado no substrato facilitanto ainda mais a colonização.
 
Última edição por um moderador:
Mortandelo, vc pediu, já há algum tempo, para que eu postasse as fotos da embalagem do substrato para mudas, utilizado para produção do "Substrato Tapy Kala com trigo para quibe", lá vão.
 
Back
Top