Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo verdadeiramente xuxa

Mind Trip

Cogumelo maduro
Cadastrado
24/01/2007
21
68
Ae galera, sou membro relativamente antigo do forum, tive duas experiencias com os mágicos e atualmente estou fazendo um programa de trabalho voluntário e estou morando no interior da Zâmbia ( África subsahariana ), uns 2 meses depois que cheguei aqui encomendei uns spores in vitro por um site holandes, e os mesmos chegaram ( 2 meses depois, ja tinha perdido as experanças ).

Pois vamos ao que interessa, aqui onde moro é MUITO precário, não tem absolutamente nada e eu estou lendo bastante e tentando pensar em como vou me virar nos 30 pra fazer esses cogus vingarem.

Usei a tecnica do milho, estou com dois potes parcialmente colonizados pelo micélio e até onde vejo estão indo bem e sem contaminação, porém essa é a parte fácil e decidi pedir ajuda para fazer o casing/terrário.

Li algumas coisas, minha internet é uma merda e não é sempre que funciona, então vou postar minha idéia e vcs me falam se funcionaria ou me dão outras opniões.

A primeira coisa é que não quero fazer um casing e um terrário separados, quero fazer juntos e pra isso pensei em usar uma daquelas caixas multi-uso de plastico com tampa, as que vendem aqui são opacas, funcionaria fazer tudo nesse container?

Como ja disse, aqui não tem nada, então nada de vermiculita, pó de ostra, casca de coco e outras coisas do primeiro mundo. O que tenho disponivel aqui são grãos básicos e casca de ovo, também tem bastante fertilizante de coco de galinha, mas acho que isso contaminaria fácil.

Então minha idéia é simplismente usar arroz triturado e milho moido no casing, funcionaria? Para deixar o recipiente úmido a alternativa que pensei é usar aqueles negocios que espirram água que nossas mães usam para humidecer a roupa quando estão passando, sabem? fazer um furo na caixa e vedar a ponta desse negocio e espirrar.

Gostaria da opnião de vcs como proceder e aceito novas sugestões.

Em breve coloco fotos do cultivo.

Abraços.
 
Tipo um balde? O ideal é que tivesse uma entrada de luz e ar.

Não aconselho a fazer um casing com nutrientes. A chance de contaminar é grande. Talvez seja melhor tentar frutificar direto os grãos colonizados dos potes. Ou em um casing com terra e folhas pasteurizadas ou mesmo em um outdoor.
 
Eu tentaria um bulk/monotube com balde ou caixa plástica grande. Usando milho/outros grãos disponíveis para os bolos (esterelização fracionada) e para o composto talvez palha ou esterco de algum ruminante africano + pó de coco (composto pasteurizado). O pó de coco voce pode fabricar artesanalmente se encontrar coco à venda.

Pesquise os cultivos em balde e bulks no forum.
 
Um cara da shroomery conseguiu resultados usando 5% 10% esterco de galinha processado em seu composto: http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/10513351

Mas é um esterco comercial, desidratado e esterelizado.

Talvez dê pra processar em casa, cozinhando o esterco e deixando compostar com palha por uns dias. Mas é bem incerto.

Sei que em cultivo de comestíveis dá pra usar em compostos, mas em proporcões bem pequenas.
 
Um cara da shroomery conseguiu resultados usando 5% 10% esterco de galinha processado em seu composto: http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/10513351

Mas é um esterco comercial, desidratado e esterelizado.

Talvez dê pra processar em casa, cozinhando o esterco e deixando compostar com palha por uns dias. Mas é bem incerto.

Sei que em cultivo de comestíveis dá pra usar em compostos, mas em proporcões bem pequenas.
Esterco de galinha é acido pra KCT a não ser que seja processado pela compostagem.
 
Bom, fico feliz com tantas respostas no tópico logo no primeiro dia, isso mostra a força dessa comunidade.

Nesse post minha idéia é postar algumas fotos pra vcs terem uma idéia melhor da situação e para que possamos chegar a uma idéia mais acertada da melhor maneira de proceder.

Na primeira foto estão os meus 2 potes parcialmente colonizados, já fazem umas duas semanas que comecei o cultivo, o que vcs podem me dizer sobre o timming da colonização? Está muito lento?

Também coloquei algumas fotos dos materias que tenho disponivel aqui, segundo li talvez seria uma boa utizar estrume de galinha envelhecido, e é exatamente isso que eu tenho aqui, fiz algumas hortas com vegetais nos meus projetos e usei isso como fertilizante mas sobrou muito, já fazem cerca de dois meses que está parado.

Terra também tem bastante como podem ver em outra foto, e também muita palha, tanto grossa quanto fina. Postei também uma foto do tipo de balde que estou pensando em usar junto à um composto que fiz utilizando sobras de vegetais ( acho que nao daria certo pois tem bastante atividade de micro organismos lá ). Enfim basicamente é isso, não preciso que seja um flush fenomenal, mas se crescerem alguns de maneira segura eu ficaria muito feliz.

Então se puderem dar mais opnioes baseado no que postei agora agradeço muito !!

Obrigado desde já.
IMG_1557.JPGIMG_1550.JPGIMG_1552.JPGIMG_1553.JPGIMG_1555.JPG
 
CAraio! que cultivo heróico.
tenta um outdoor irmao. uma cama outdoor com certeza vai frutificar.
usa palha, esterco de galinha vc pasteuriza e acrescenta calcario na medida certa.
a colonizaçao parece-me um pouco demorada, agite os copos levemente pra acelerar a colonizacao.
Aí vc vai cavar uma cova rasa e colocar o micelio todo colonizado lá dentro e vai cobrir com um a camada de esterco de galinha pasteurizado com palha, tudo pasteurizado.

Boa sorte! e compartilha conosco sua aventura aí na africa, trabalho voluntario é só para os grandes!

tem estrume? se tiver estrume esqueça o esterco de galinha. ansioso pra ver no que vai dar.
 
Não faça outdoor ate certificar-se de que as condições ambientais dai são adequadas caso contrario você ira perder todo o seu trabalho.

Ta Bonitão esse micélio fungando o milho ai ahsuahsuhasuhasuh:D

Mind Trip estes potes estão bem vedados?? particularmente prefiro usar fita isolante para vedar os potes pois a durex é mais difícil de trabalhar.

Você pode agitar levemente o pote para acelerar a colonização procure na biblioteca que tem mais detalhes.

Se o cheiro do adubo estiver fermentando não esta no ponto mas caso esteja envelhecido que nem você citou pode usar.

Usa a bucha de coco triturada na camada de casing ou bulk que é uma boa alternativa na falta da vermiculita.
 
CAraio! que cultivo heróico.
tenta um outdoor irmao. uma cama outdoor com certeza vai frutificar.
usa palha, esterco de galinha vc pasteuriza e acrescenta calcario na medida certa.
a colonizaçao parece-me um pouco demorada, agite os copos levemente pra acelerar a colonizacao.
Aí vc vai cavar uma cova rasa e colocar o micelio todo colonizado lá dentro e vai cobrir com um a camada de esterco de galinha pasteurizado com palha, tudo pasteurizado.

Boa sorte! e compartilha conosco sua aventura aí na africa, trabalho voluntario é só para os grandes!

tem estrume? se tiver estrume esqueça o esterco de galinha. ansioso pra ver no que vai dar.

Ae maninho, valeu as dicas, seguinte. O processo de pasteurização pelo que li é somente aquecer para matar os microorganismos certo? Eu poderia fazer isso pegando o material que vou utilizar, por exemplo, palha, terra, o estrume e colocar em um recipiente no forno por um tempo, seria isso?

Hj a noite vou agitar um pouquinho os potes entao pra ver se da uma acelerada. Estrume aqui nao tem porque essa parte da Zambia eles não tem gado, somente galinha mesmo.

Se vc quiser saber um pouquinho mais do que eu to fazendo aqui tem meu blog, tem umas fotos e uns videos e textos q escrevi, nao da pra eu postar muita coisa pq a internet aqui eh mtoooo ruim, mas pelo menos tem né, o link é http://www.goingforth.com.br

Abraços.

Não faça outdoor ate certificar-se de que as condições ambientais dai são adequadas caso contrario você ira perder todo o seu trabalho.

Ta Bonitão esse micélio fungando o milho ai ahsuahsuhasuhasuh:D

Mind Trip estes potes estão bem vedados?? particularmente prefiro usar fita isolante para vedar os potes pois a durex é mais difícil de trabalhar.

Você pode agitar levemente o pote para acelerar a colonização procure na biblioteca que tem mais detalhes.

Se o cheiro do adubo estiver fermentando não esta no ponto mas caso esteja envelhecido que nem você citou pode usar.

Usa a bucha de coco triturada na camada de casing ou bulk que é uma boa alternativa na falta da vermiculita.

E ae Mario, seguinte, aqui agora é epoca de seca, não chove nem fudendo e a terra parece areia, nao sei ao certo como se dá a contaminação nos cogus, mas acredito que tenham bastantes contaminantes por aqui, muitos insetos etc.

Os potes eu vedei com durex pois nao achei outra coisa por aqui, como disse nao tem NADA, mas acho que estão bem vedados sim, a tampa de plastico protege bem e só tem 4 furinhos bem pequenos q foi por onde inoculei e cobri com 3 camadas de durex.

Então esse adubo seria util né? Acho que ele foi feito com casca de arroz ou alpiste misturado com o estrume de galinha, vcs acham melhor eu colocar na cama outdoor ou tentar no balde? Aqui faz um solzão do caralho como vcs devem imaginar, seria uma boa deixar ele indiretamente exposto né? tipo dentro do meu quarto.

Flw e vlw
 
Os insetos são as piores pragas devoradoras de outdoors. Pelo que você falou não vale a pena fazer outdoor é jogar tempo e dinheiro fora.
Descarte a possibilidade de outdoor, o balde pode ser ate que role mas onde você esta sera difícil manter as condições adequadas para a frutificação pois não disponibiliza de utensílios tecnológicos.

Quem sabe você encomendando os equipamentos do exterior para montar um terrário obterá sucesso.
Ou
Mantendo a temperatura adequada com garrafas pet com agua fria mas você vai precisar obrigatoriamente de um termômetro ou outro instrumento para medir a temperatura.

A temperatura adequada para que o fungo P. cubensis reproduza de forma sexuada formando nos hifais e pins é de 23° ate 26°.
 
Se esse esterco de galinha seco que voce tem aí não estiver muito ácido dá pra usar.
Tenta medir o pH no método do repolho roxo, caso exista aí pra comprar. http://www.cannabiscafe.net/foros/showthread.php/74600-Medidor-de-pH-de-Repolho-Roxo

Dependendo da temperatura da casa, dá pra tentar um bulk no balde com esterco de galinha (5-10%) + palha triturada. Com um bulk bem feito, não é preciso mexer em nada (umidade, ventilação, etc), desde que tenha um ambiente com a temperatura certa para deixá-lo. Ideal seria adicionar pó de côco. Não vende côco na feira daí não?

Montando numa proporção boa pra esse tanto de inóculo que voce tem, é capaz que frutifique num quarto com até 27°. Talvez 3 partes de composto pra 1 de inóculo. Voce pode medir isso usando um pote igual ao do inóculo.
 
Qual sera a temperatura ambiente do lugar?/?

Segundo um site que mostra a temperatura durante o dia está na faixa dos 26 e a noite 17, dentro do meu quarto deve ser um pouco menos né? Basicamente é quente mas não insuportavel. Desculpem não poder dar detalhes exatos mas não tem medidor de temperatura aqui :p

Esses proximos dias vou a um mercado de rua grande q tem aqui ver se acho repolho roxo ou pó de coco, o repolho aqui eles usam repolho verde e repolho chines, nunca vi o roxo, e coco eu acho dificil tb, visto que estamos bastante longe do litoral onde tem os coqueiros.
 
Pra mim isso ai ta longe de ser quente ta mais pra clima ameno... quente é la em manaus que tem épocas do ano que chega a 45°.

Vai na fé que se for esta a temperatura consegue frutificar... se for exatamente essa temperatura que você citou por isso que a colonização esta lenta se poder enrole os postes em um cobertor ou casaco de frio nas horas frias e coloque dentro de uma caixa de isopor ou papelão.

Temperatura ideal para a colonização de 27° ate 30°.

Você pode fabricar a seu próprio pó de coco so precisa arrumar os cocos hehe:D
 
Se arrumar pó/fibra de côco não precisa usar o esterco de galinha, um composto com côco + palha já segura.
Tem um tópico do Maurício ensinando a fazer o pó de côco, não sei se é viável para o estágio do cultivo, em tempo e ferramentas que vai precisar. Me toquei só agora disso...

edit:
Essa mistura de casca arroz com titica tá bonita hein. Se o pH estiver bom aposto como dá um bom meio, talvez adicionado palha picada pra equilibrar. Imagino que a palha de casca ajude a segurar a umidade tbm. O problema em usá-lo seria saber a proporção de titica que vc vai estar trabalhando. Titica tem muito N e não sei se um excesso de N prejudica o cultivo.
 
Se arrumar pó/fibra de côco não precisa usar o esterco de galinha, um composto com côco + palha já segura.
Tem um tópico do Maurício ensinando a fazer o pó de côco, não sei se é viável para o estágio do cultivo, em tempo e ferramentas que vai precisar. Me toquei só agora disso...

edit:
Essa mistura de casca arroz com titica tá bonita hein. Se o pH estiver bom aposto como dá um bom meio, talvez adicionado palha picada pra equilibrar. Imagino que a palha de casca ajude a segurar a umidade tbm. O problema em usá-lo seria saber a proporção de titica que vc vai estar trabalhando. Titica tem muito N e não sei se um excesso de N prejudica o cultivo.
O interessante da bucha do coco é que contem tanino que ajuda a não desenvolver outros fungos.

A casca de arroz e a palha por serem nutritiva facilita a contaminação mas apos o micélio estiver estabelecido no substrato as únicas contaminações possíveis são as patológicas.

O estrume de galinha no máximo deve ser adicionado 10% porem ao ser adicionado a camada aumentara as chances de contaminar.

ja que no lugar onde ele encontra-se tem muita galinha é importante adicionar 1% de casca de ovos triturado sem as películas de dentro do ovo no composto.

O N não prejudica ao contrario melhora a produção. o maior problema é que em condições precárias de assepsia as chaces de contaminar é muito maior do que numa relação C/N maior principalmente por contaminação bacteriana que consome N na fermentação.
 
Então galera, coloquei meus meninos cobertos e dei uma mexida de leve como recomendaram, e tenho uma noticia que acredito ser boa, hj caminhando por ai encontrei uns pinhais e colhi algumas pinhas, li que são uma boa para ser usada no casing, isso é correto? Poderia então usar tipo 45% de pinha triturada, 45 de palha triturada, 7,5 % do composto de galinha e 2,5 de casca de ovo?

Estou pensando em comprar 2 baldes medios, daqueles que geralmente tem nas cozinhas de casa ou banheiros e colocar cada um dos potes de milho para fertilizar em um deles, o que vcs acham?

Minha casa está batendo o sol dentro dela a tarde, deixei os potes enrolados com o cobertor emcima da cama onde bate o sol diretamente, posso fazer isso? Como falei a temperatura de fora nao passa dos 30 graus.

Abraços.
 
Back
Top