Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo verdadeiramente xuxa

Mind Trip

Cogumelo maduro
Cadastrado
24/01/2007
21
68
Ae galera, sou membro relativamente antigo do forum, tive duas experiencias com os mágicos e atualmente estou fazendo um programa de trabalho voluntário e estou morando no interior da Zâmbia ( África subsahariana ), uns 2 meses depois que cheguei aqui encomendei uns spores in vitro por um site holandes, e os mesmos chegaram ( 2 meses depois, ja tinha perdido as experanças ).

Pois vamos ao que interessa, aqui onde moro é MUITO precário, não tem absolutamente nada e eu estou lendo bastante e tentando pensar em como vou me virar nos 30 pra fazer esses cogus vingarem.

Usei a tecnica do milho, estou com dois potes parcialmente colonizados pelo micélio e até onde vejo estão indo bem e sem contaminação, porém essa é a parte fácil e decidi pedir ajuda para fazer o casing/terrário.

Li algumas coisas, minha internet é uma merda e não é sempre que funciona, então vou postar minha idéia e vcs me falam se funcionaria ou me dão outras opniões.

A primeira coisa é que não quero fazer um casing e um terrário separados, quero fazer juntos e pra isso pensei em usar uma daquelas caixas multi-uso de plastico com tampa, as que vendem aqui são opacas, funcionaria fazer tudo nesse container?

Como ja disse, aqui não tem nada, então nada de vermiculita, pó de ostra, casca de coco e outras coisas do primeiro mundo. O que tenho disponivel aqui são grãos básicos e casca de ovo, também tem bastante fertilizante de coco de galinha, mas acho que isso contaminaria fácil.

Então minha idéia é simplismente usar arroz triturado e milho moido no casing, funcionaria? Para deixar o recipiente úmido a alternativa que pensei é usar aqueles negocios que espirram água que nossas mães usam para humidecer a roupa quando estão passando, sabem? fazer um furo na caixa e vedar a ponta desse negocio e espirrar.

Gostaria da opnião de vcs como proceder e aceito novas sugestões.

Em breve coloco fotos do cultivo.

Abraços.
 
Então galera, coloquei meus meninos cobertos e dei uma mexida de leve como recomendaram, e tenho uma noticia que acredito ser boa, hj caminhando por ai encontrei uns pinhais e colhi algumas pinhas, li que são uma boa para ser usada no casing, isso é correto? Poderia então usar tipo 45% de pinha triturada, 45 de palha triturada, 7,5 % do composto de galinha e 2,5 de casca de ovo?

Estou pensando em comprar 2 baldes medios, daqueles que geralmente tem nas cozinhas de casa ou banheiros e colocar cada um dos potes de milho para fertilizar em um deles, o que vcs acham?

Minha casa está batendo o sol dentro dela a tarde, deixei os potes enrolados com o cobertor emcima da cama onde bate o sol diretamente, posso fazer isso? Como falei a temperatura de fora nao passa dos 30 graus.

Abraços.

O pessoal recomenda adicionar ao composto 1% de carbonato de cálcio mas cada caso é um caso a parte pois para sabermos qual a quantidade adequada é necessário medir o pH do composto.

Em relação a pinha não possuo experiencia com a mesma vamos esperar alguém que ja tenha usado manifestar-se.

Tira esses potes do sol rápido vai cozinhar a cultura, cuidado com isso que você fez a temperatura adequada para a colonização é de 27° ate 30° como eu havia citado antes: nas horas frias do dia cobra com o cobertor e coloque dentro de uma caixa de isopor ou papelão.

Caso seja esta a pinha que você refere-se olha ai uma referencia de uso na camada de casing: https://teonanacatl.org/threads/cul...sando-e-experimentando.5397/page-2#post-80402
 
Então, to lendo bastante e estou botando fé que vai dar certo. Porém tenho mais 2 dúvidas.

A primeira é a seguinte, estamos produzindo algumas carteiras escolares para uma escola comunitária e hj fui ver como anda o projeto e pensei que talvez pudesse usar as lascas das madeiras q eles estão utilizando no casing. São lascas de Eucaliptus, coloquei a foto, vcs acham que isso triturado seria uma boa?

A segunda é mais uma questsão de "não tenho muita escolha mas tenho que ver o que vou fazer", daqui a exatamente 2 semanas eu vou ter q ir pra outra cidade visitar outro projeto. Meus potes só estão colonizados pela metade portanto acho que talvez mais uma semana para terminar de colonizar e depois queria fazer o casing, porém só terei uma semana aqui e não sei como proceder, talvez alguem aqui possa me dar uma luz?

Dia 1 de julho viajarei para longe e ficaria no minimo 1 e 1/2 semana fora no maximo duas. Eu poderia adiar fazer o casing e deixar o micélio no pote com os milhos todo esse tempo ou coisa assim? Fazer algo auto-sustentavel na minha situação seria impossivel né?

Abraços.
IMG_1560.JPG
 
vc poderia deixar os micelios nos potes mesmo ou na gaveta de verduras da geladeira (o crescimento/metabolismo dele vai diminuir bastante, mas não é prejudicial)... se não estiver muito quente onde vc mora, deixa eles assim mesmo guardados fora da geladeira que eu acho que eles aguentam...
 
A primeira é a seguinte, estamos produzindo algumas carteiras escolares para uma escola comunitária e hj fui ver como anda o projeto e pensei que talvez pudesse usar as lascas das madeiras q eles estão utilizando no casing. São lascas de Eucaliptus, coloquei a foto, vcs acham que isso triturado seria uma boa?

A segunda é mais uma questsão de "não tenho muita escolha mas tenho que ver o que vou fazer", daqui a exatamente 2 semanas eu vou ter q ir pra outra cidade visitar outro projeto. Meus potes só estão colonizados pela metade portanto acho que talvez mais uma semana para terminar de colonizar e depois queria fazer o casing, porém só terei uma semana aqui e não sei como proceder, talvez alguem aqui possa me dar uma luz?

Dia 1 de julho viajarei para longe e ficaria no minimo 1 e 1/2 semana fora no maximo duas. Eu poderia adiar fazer o casing e deixar o micélio no pote com os milhos todo esse tempo ou coisa assim? Fazer algo auto-sustentavel na minha situação seria impossivel né?

Abraços.
1°-Não, creio que não possui as mesmas funções que os componentes usados na camada de casing.

2°- você pode fazer que nem o colega mountainee citou mas pode ser que o micélio não volte com o vigor de antes.
 
Galera, vim para dar um update e pedir mais dicas.
Quando voltei um dos potes estava bonitao, todo branco e perfeito, o outro parece que o milho apodreceu e o micelio parou de crescer e eu joguei fora.

Agora fiz o esquema do balde com ( palha + terra + pinha moida + um pouco de composto de galinha ) coloquei tudo no forno pra matar as bacterias, esperei esfriar, tirei o micelio do pote e "quebrei" em pequenos pedaços, coloquei no fundo do balde e coloquei o substrato por cima.

Atualmente o balde está ficando completamente tampado, estou jogando um pouco de agua a cada 1 ou 2 dias e abrindo pra ventilar umas 3x por dia, a uns 4 dias já fiz isso.

Agora quero saber se estou fazendo certo, e como fazer pra "pinar" nessa situação? Devo deixar o balde tampado msm? E a luz do sol, precisa?
 
Back
Top