Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo TAZ – Milho de Pipoca :D

Diário de cultivo completo.
Caros amigos, após muito tempo a chatiar a vossa cabeça penso que foi desta :D descobri finalmente o porquê de os meus cultivos nunca darem certo...o micélio ser sempre fraco e não crescer rapidamente!

Raça: TAZ
Região, estação do ano e temperatura média: Inverno Variação de 10-18°C
Substrato: Milho de Pipoca
Tipo e tempo de esterilização: Cozinhado por 30 mins antes de panela de pressão, 60 minutos
Origem dos esporos: Senhor X :D
Tipo de inoculação: Seringa com esporos, quatro pontos equidistantes
Data da inoculação: 28/02/2007
Data da germinação: 02/02/2007 aproximadamente
Temperatura de incubação: 27ºC constante
Data da colonização total: ?
Data do aniversário: ?
Observações: Todos os meus cultivos deram errados e porquê ? se vocês se lembram....o meu terrario ele tem um termoestacto para manter a temperatura sempre a 27ºC (penso que seja uma boa técnica) mas esse termoestacto liga e desliga conforme a temperatura da agua que aquece a caixa que está em cima (onde estão os potes). Quando o termoestato liga (que são varias vezes por dia ) ele acende uma luzinha vermelha a indicar que está ligado ! È esse o problema (penso eu! ).

Forrei toda a incobadora com papel aluminio para resolver! A inoculação foi feita no dia 28 de Fevereiro, hj dei uma checkada nos potes e estão cerca de 50% colonizados (5 dias) :D Como podem imaginar estou super contente por ter descoberto a fonte de todos os meus problemas(e era um problema bem facil :S eu devo ser burro mesmo) e vamos ver se continua a correr tudo tão bem agora que descobri :D Desde já obrigado a todos por me terem ajudado vezes sem conta e keimado alguns neuronios a aturar-me ! eu vou postando a evolução de todo o cultivo...por favor Stand-By :D Abraço do outro lado do Atlantico :D

Peço desculpa por ter posto a Origem dos esporos tão explicita :S
 
Legal, deixe de 12 a 16 horas, use duas sacolas para lacrar, para que não entre nenhum contaminante, tipo assim, tampa o casing com aluminio, põe uma sacola e dá ujm nol bem apertado, depois outra sacola e outro nol apertado. Deixe descansar na geladeira e depois arranque as sacolas e leve ao terrário. De 8 a 15 dias eles estarão aí.
 
Hmm acho 12 horas pouco, ainda mais pq está fazendo calor ...

Uns amigos do meu ex sempre faziam o choque térmico por 24 horas, falavam também que não era interessante deixar tão lacrado (eles fizeram teste com ziplocks) pois aumenta muito a taxa de co2 e diminui a de oxigenio ...

Eles estavam testando um esquema de colocar o casing em uma tapeware ou vasilha maior com tampa, e deixar na geladeira, pra ter espaço pra mais oxigenio e assim acelerar o aparecimento de pins ... parece q depois do choque eles ainda tinham que sofrer uma oxigenação maior no terrário até começarem a dar as caras, esse esquema economizava (apenas um pouco) tempo e acelerava o aparecimento das primórdias.

Desculpe se vc já falou acima, mas colocou algum regulador de ph?

Beijos :) (estou esperando um smille de beijinho hein meninos, dar beijinho com sorrisinho é estranho rsrs)
 
Geralmente os reguladores de PH tem CALCIO em sua composiçao - o que promove FRUTOS MAIORES e mais FIBROSOS.
 
Boas :D enquanto o casing está a fazer cold shock aproveito para vos explicar como é o meu terrário :)

è uma caixa de arrumação, forrada com sacos de papel e pelicula de filme(não, não é rolo de filme :p eh um tipo de papel selofane), Dentro dele Tem um garrafão de 5 litros cortado no topo...detro desse garrafão tem agua, uma pedra de oxigénio e um termoestato a 22Cº, isto me dará humidade e temperatura, o solo é perlita humidificada. Na tomada que liga a fixa do termoestato e da pedra de oxigénio tem um temporizador programado para de 2 em 2 horas ligar o termoestato e a pedra de oxigénio durante 30 minutos :) E claro um termometro e um medidor de humidade daqueles que se vende para os aquarios dos repteis :) e é assim o meu terrário

Questão: A Perlita pode ser reutilizada?

Peace ;)
100_0196.jpg100_0197.jpg
 
Questão: A Perlita pode ser reutilizada?

Os amigos do meu ex namorado falavam que era só ferver bem com um pouco de água sanitária que ela ficava "nova de novo" ...

O set up parece muito bom, mas e a iluminação? Como está sendo?

Beijos :)

O casing layer é só de vermiculita, não precisa regular o pH

O boca sintetizou:

Geralmente os reguladores de PH tem CALCIO em sua composiçao - o que promove FRUTOS MAIORES e mais FIBROSOS.

(os amigos do meu ex estavam estudando se a mudança de ph tbem induzia os frutos, mas não lembro se terminaram...)
 
Eu nunca dei cold shock em nenhum dos meus casings e sempre frutificaram.
Tem que tomar vários cuidados ao fazer um cold shock num casing que já tenha micélio na superfície.
Se o pote que estiver usando não estiver totalmente lacrado e sua geladeira for frost free em questão de horas o interior do casing vai secar (é assim que uma frost free funciona, retirando a umidade do interior, por isso que dá pra secar cogumelos em geladeiras frost free colocando dentro de um saco de pão e deixando lá dentro)
Se sua geladeira não for frost free ainda corre o risco com as bactérias.

Trocas de ar diárias, luz e uma temperatura entre 20oC e 25oC são suficientes pra promover uma frutificação em menos de uma semana, ou no máximo duas. Pelo menos no meu caso com várias raças.

A mais demorada levou duas semanas, mas funcionou mesmo assim.

O segredo é ver se o micélio parou de invadir em velocidade de colonização a camada de casing. Observando notei que dois ou três dias antes da formação de primórdias o micélio já para de crescer agressivamente. Começa então a se preparar pra produzir os cogumelos.

Se o micélio não estiver mais crescendo e invadindo a camada de casing não há porque ter pressa e ficar colocando na geladeira, basta esperar.

No caso dos bolos funciona bem, só colocar num pote fechado e cheio de água e fazer dunk-cold.

:pos:
 
Os amigos do meu ex namorado falavam que era só ferver bem com um pouco de água sanitária que ela ficava "nova de novo" ...

O set up parece muito bom, mas e a iluminação? Como está sendo?

Beijos :)

A iluminação será com a luz natural do sol :) a n ser que me deem uma ideia boa e barata :)

20/03/2007

O Casing após ter estado 24 hr no frigorifico foi para o terrário :)

Vamos aguardar (e rezar) :p
 
Humm,eu faria o seguinte:

1 - Verificaria a umidade da camada de casing. (olharia também se não há umidade demais, isso também prejudica a frutificação)
2 - Verificaria as trocas gasosas e a umidade do terrário (esta ultima nem precisa ser tão boa, o casing deve prover a umidade suficiente para eles frutificarem).
3 - Verificaria a temperatura do terrário.
4 - Adotaria um esquema de iluminação artificial 12/12 até ver pins ...
5 - Em ultimo e extremo caso eu mexeria no casing - tenho umas belas idéias de algumas técnicas que os amigos do meu ex usavam ...

Não se preocupe lindo, se há micélio vivo no seu casing logo ele vai frutificar e dar belos cogumelões, estou ansiosa para ver o resultado, beijocas!!

Beijos :):)
 
Humm,eu faria o seguinte:

1 - Verificaria a umidade da camada de casing. (olharia também se não há umidade demais, isso também prejudica a frutificação)
2 - Verificaria as trocas gasosas e a umidade do terrário (esta ultima nem precisa ser tão boa, o casing deve prover a umidade suficiente para eles frutificarem).
3 - Verificaria a temperatura do terrário.
4 - Adotaria um esquema de iluminação artificial 12/12 até ver pins ...mas se é...o que posso utilizar para fazer a iluminação ? qualquer luz?
5 - Em ultimo e extremo caso eu mexeria no casing - tenho umas belas idéias de algumas técnicas que os amigos do meu ex usavam ...

Não se preocupe lindo, se há micélio vivo no seu casing logo ele vai frutificar e dar belos cogumelões, estou ansiosa para ver o resultado, beijocas!!

Beijos :):)

1- A Humidade penso estar boa.
2- Dou uma abanadela todos os dias para fazer a troca de ar. terrário está sempre com cerca de 90-95% de humidade
3- a Temperatura está sempre nos 21ºC
4- Me disseram que a iluminação não era assim tão importante...era só para os cogumelos saberem para onde crescer.
5- gostaria de saber algumas dessas técnicas :)

Nota: a minha vermiculita é um tanto fina...talvez possa ser por isso ?
100_0214.jpg100_0215.jpg
 
2- Dou uma abanadela todos os dias para fazer a troca de ar. terrário está sempre com cerca de 90-95% de humidade

Se for uma só mesmo (e não força de expressão) acho pouco ...

4- Me disseram que a iluminação não era assim tão importante...era só para os cogumelos saberem para onde crescer.

Luz é um dos gatilhos para induzir a frutificação, ela não é tão importante - e ai sim servindo para guiar os cogus - depois que os pins jah apareceram mas antes se faz necessária sim ...

5- gostaria de saber algumas dessas técnicas

Ah eles faziam de tudo: Cavucar o o bolo pra entrar mais oxigenio, fazer vales pelo casing, fazer morrinhos e criar bolsoes de ar ... uma ou duas dessas dai ou um pouco de cada uma combinada ....

Mas só em ultimo caso pois essas técnicas depois de pronto o casing são bem arriscadas quanto à contaminações..

Beijos
 
4- Me disseram que a iluminação não era assim tão importante...

Existe um álbum aclamado dos "Mutantes" chamado " Tudo Foi Feito Pelo Sol " afirmando ainda mais a importância da luz.

A iluminação é primordial em um bom cultivo.

Seu casing começou a ser colonizado? ( Já se recuperou do choque?)

Boa sorte!
 
me podem entao ajudar em termos de iluminação ?

7 dias deve ser o suficiente para recuperar do shock não ?
 
Não tem segredo a iluminação. Se você consegue ver os casings é porque eles já estão recebendo iluminação suficiente, pra isso serve luz indireta do sol, a própria lâmpada do local, etc. Antes de aparecem os primeiros pins quanto mais tempo de luz melhor, depois que aparecerem a luz só vai ter papel mesmo no direcionamento dos cogumelos.
 
ver os casings ? eu vejo é alguns pontos de micélio...mas parece fraco não sei...penso q já é altura de aparecerem uns pins...coisa que não acontece.. :(

tou a ficar desmotivado :s
 
O que eu quis dizer com ver os casings é ter luz suficiente pra você enxergá-los.
Não seja impaciente. Se tem micélio, se ele está vivo e se tem umidade suficiente então logo aparecem os pins.

O micélio parou de crescer justamente porque você deu o choque térmico antes dele ter subido para a superfície. Se o crescimento dele está lento assim é porque ou saiu da fase vegetativa ou está quase morto (essa eu acho difícil).

Eu particularmente só teria dado um choque térmico depois de o micélio ter avançado sobre a camada de casing. Antes disso ele provavelmente nem deve ter se recuperado direito da quebra do bolo.

Mas enquanto não tiver contaminação, você espera, que uma hora eles aparecerem. Mantenha a umidade, trocas de ar e tudo mais e aguarde.

E eu vi você dizendo sobre usar luz do sol, tudo bem, mas NÃO use luz direta do sol, vai esquentar e matar tudo.
 
quais sao os sintomas de micélio morto ? eu sei lá...a mim me acontece de tudo

ajudem-me :S
 
PINOU :D ainda só vejo 2 pekenos pins mas que pinou pinou :p axam q apos a primeira colheita um dunk tek irá fazer bem ?

eu axo que não está a pinar mais pk essas não passa luz pela camada de casing
 
Back
Top