Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento Cultivo Pf Tek com Penis Envy Plus (07) caseiro.

Diário para relatar nova experiência após fracasso anterior.
Diário de cultivo em andamento.
@AfonsoDm que linda colheita!!!

Cara, vc se importaria em compartilhar um pouco mais detalhes sobre a técnica que você fez? Eu já fiz dois cultivos com bolos de PF Tek que eu coloquei num terrário, mas achei lindo esse seu cultivo nas bags. Como você fez? Receita padrão de PF Tek nas marmitinhas colonizando dentro das bags e depois colocou pra frutificar dentro da própria bag usando ela como terrário? Realmente demais cara!
 
@AfonsoDm que linda colheita!!!

Cara, vc se importaria em compartilhar um pouco mais detalhes sobre a técnica que você fez? Eu já fiz dois cultivos com bolos de PF Tek que eu coloquei num terrário, mas achei lindo esse seu cultivo nas bags. Como você fez? Receita padrão de PF Tek nas marmitinhas colonizando dentro das bags e depois colocou pra frutificar dentro da própria bag usando ela como terrário? Realmente demais cara!
Pôôô cara, claroooo!!!!!, desculpa a falta de detalhes kkkkkk.
Então, fiz a receita simples PF, 2 medidas de vermicuta, 1 de farinha de arroz integral e 1 de água. Aqui é meio difícil de conseguir a farinha de arroz, então eu trituro até cansar no liquidificador.
Eu percebi nos meus cultivos anteriores que é bem mais fácil trabalhar com as marmitinhas de alumínio, então comprei 10 unidades de 500ml cada com tampa de papel e alumínio e as enchi completamente com a mistura....
Inicialmente eu coloquei a tampa acreditando que estava tudo certo e coloquei na panela de pressão como padrão. Contudo, a pressão fez a tampa "extravasar" expondo o substrato a água da panela então não fiquei confiante em seguir e achei uma solução kkkkkkk, improvisada é claro kkkkkk.
Foi bem simples, eu peguei um esparadrapo, aqueles brancos mesmo, de 5 cm de largura e recortei 4 pedaços, vedando completamente as bordas para ficarem fechadas a força eeeeew, já pensando na inoculação e morrendo de medo por conta da contaminação que tive da última vez já coloquei 2 quadradinhos na tampa no local que iria inserir a agulha.... daí pra pressão! 1 hora e 30 min, na minha panela coube 1 marmita vazia de boca pra baixo com furos na lateral e encima para extravasar as bolhas de fervura e para servir de apoio para as outras 2 marmitas cheias e mantê-las longe da água da panela, repeti o processo 2 vezes, totalizando 4 marmitas. Sucesso!
Após isso, inoculei elas com 6 ml de cultura líquida em cada dividida em 2 aplicações e esqueci delas por 3 semanas no meu armario mesmo, nao coloquei na mushroom ainda kkkkkkkkkkkkkkkkk.
Assim que deu o tempo, eu retirei a vedação e fui surpreendido com um micelio saudável e lindo. Aaaaa, lembrando, usei luvas de procedimento, máscara e já deixei a mushroom bag que eu ia usar de terrario preparadas.... eu não confio muito no álcool 70, é claro que ele funciona, mas eu sempre uso clorexidina alcoólica, aí mata tudo kkkkkk, passo na bancada que vou usar, nas luvas e na própria marmita antes de abrir, pra ela entrar "estéril" na mushroom.
Voltando, micelio lindo e saudável, coloquei na bag e dei algumas borrifadas com água mineral que estava lacrada após "passar" clorexidina pelo borrifador, deixar alguns minutos e depois passar exaustivamente água mineral para retirar tudo, uma vez que esse produto mata real nosso querido kkkkkkkkk.
Dali pra frente foi deixar perto da janela e esperar, levou cerca de 12 dias para pinar e 6 dias para romper o véu, data que fiz a colheita muito felizzzzz. As primeiras 2 marmitas que aniversariei renderam 26 gramas no final, uma colheita que me deixou feliz demaaaais, e muito surpreso confesso kkkkkkkkkk.

Segue os lindos separados em saquinhos de 1 g com sílica atoxica

Vou adicionar essa resposta como um relato kkkkk, assim fica mais detalhado, semana que vem já trago mais fotos dos novos casings que estão mostrando sinais de vida 🙏🙏🙏🙏🙏

AfonsoDm postou uma nova atualização de item Passo a passo da caminhada até hoje no Diário Cultivo Pf Tek com Penis Envy Plus (07) caseiro.[/plain ][/url]
 

Anexos

  • IMG-20240502-WA0040.jpg
    IMG-20240502-WA0040.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 7
bahh que coisa linda cara

fiz alguns pf tek de FAI com um carimbo que tirei de um cogu que deu no kit facil, um dos copos tá colonizando bem bonito (são 4), acho que até o fim do mes, vou ter uma colheita boa :p
 
carai que chique essa marmita com a tampa de plástico, nunca tinha visto, se der tudo certo vou tentar fazer assim a próxima vez, achei interessante a ideia
 
carai que chique essa marmita com a tampa de plástico, nunca tinha visto, se der tudo certo vou tentar fazer assim a próxima vez, achei interessante a ideia
Entãoooo irmão, eu achei legal demaaais, vc consegue ver o progresso da colonização! Ajuda bastante pra saber a hora certa. Mas meu objetivo era comprar igual da última vez, tampa de alumínio com papel, como já tinha feito a compra kkkkk não ia jogar fora né kkkkkk.

Coooontudo, tem um problema, essa tampa é plástico do tipo 1 ou seja, derreteria na esterilizacao, então a alteração que tive que fazer do meu processo de costume e descrito antes foi cobrir com 2 camadas de paper alumínio dai colocar na panela de pressão. Depois de tirar peguei as tampas de plástico que limpei exaustivamente com clorexidina alcoólica coloquei neles e fechei. Graças a Deus deu tudo certo, mas é uma brecha pra contaminação se não fizer direitinho kkkkkkkk. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏

Irmãos, eu tenho uma dúvida que surgiu do cultivo que mandei foto retroativo, talvez seja uma particularidade dessa strain ou algo assim, não sei....., queria saber se vcs tem alguma informação ou se algum de vcs já passou por isso.

Eu fiz 4 bolos PF Tek de PEP com minha cultura líquida em marmitas de 500 ml certo? O que aconteceu.... como foi meu primeiro cultivo com essa strain e eu estava com medo de contaminação, eu abri as primeiras 2 bandejas 3 semanas após inocular, e o micelio ainda não tinha preenchido todo o bolo, estava cerca de 60%.... como eu já tinha aberto e morro de medo de contaminação, já coloquei na mushroom e dali pra frente só rezei pra não atrasar muito a minha colheita por ter "atrapalhado" o desenvolvimento dele.

Para minha surpresa reallllll, ele se desenvolveu extremamente rápido, preenchendo o espaço faltante em questão de dias e logo nos locais onde ele "faltava" foram os lugares com os cogus de 30-40 gramas CADA kkkk em comparação ao restante.

Somado a isso, como eu sempre aprendi que devemos esperar completa colonização, dei aí para os 2 bolos restantes mais cerca de 2 semanas, e para bugar mais ainda meu cérebro, eles estão com um desenvolvimento 3x mais lento, quando abri, estavam 100% colonizados, fiz o mesmo processo, e só agora eles estão pinando, 3 semanas depois da abertura......

ALEM DISSO, kkkkkkkk, os novos bolos que fiz, esses da tampa transparente que mostrei na atualização, estão fazendo 9 dias se não me engano, ou seja, um pouco mais que 1 semana, e JÁ ESTAO muito próximos ao nível de colonização dos 2 primeiros que abri incompletos, e a unica diferenca é que eles possuem tampa transparente enquanto os outros era tampa opaca mesmokkkkkk

Então ficam minhas perguntas após esse relato:

1° - será que por ter aniversariado com uma colonização incompleta, o micelio que ainda estava se espalhando aproveitou essa "energia" extra de nova da claridade e umidade para se desenvolver mais rápido e já frutificar ?

2° - será que ao atingir 100% de colonização, o micelio entra em estado estacionario e essa seria a causa da "demora" de pinagem?

3° - a transparência da tampa de plástico permitiu que o micelio aproveitasse a Luz direta, por mais que breve, ao eu checar o progresso dele e a luz indireta que deve adentrar no meu armário para se desenvolver mais rapido? Kkkkkkk

Sei que parece loucura, mas tive essas impressões e teorias, sempre gosto de estudar sobre os assuntos, e o cultivo é estimulante demaaais kkkkkk, adoro fazer experiências.
E a questão que mais me atormenta kakakakakakakakakaka, eu retiro os bolos antes da colonização completa novamente para confirmar??????????????? Kakakakakakakaka, seria um cultivo MUITO rápido, colhendo frutos em menos de 1 mês kkkkkkkk.

Desculpa se divaguei demais, agradeço qualquer opinião e ajuda.
 
Entãoooo irmão, eu achei legal demaaais, vc consegue ver o progresso da colonização! Ajuda bastante pra saber a hora certa. Mas meu objetivo era comprar igual da última vez, tampa de alumínio com papel, como já tinha feito a compra kkkkk não ia jogar fora né kkkkkk.

Coooontudo, tem um problema, essa tampa é plástico do tipo 1 ou seja, derreteria na esterilizacao, então a alteração que tive que fazer do meu processo de costume e descrito antes foi cobrir com 2 camadas de paper alumínio dai colocar na panela de pressão. Depois de tirar peguei as tampas de plástico que limpei exaustivamente com clorexidina alcoólica coloquei neles e fechei. Graças a Deus deu tudo certo, mas é uma brecha pra contaminação se não fizer direitinho kkkkkkkk. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏
baaaaahhhh, tem esse ponto, uma chance a mais de contaminação cruzada na hora de trocar, mas tem umas bandejas de plástico assim que são de polipropileno que pode ser uma opção, deve ser uns 30 pila no mercado livre umas 30 delas de 750ml
 
Aí siiiiimmmm, maravilha Man, espero que tenha uma colheita fartaaaaa, sabe qual strain é?

AfonsoDm postou uma nova atualização de item Caramba que avanço no Diário Cultivo Pf Tek com Penis Envy Plus (07) caseiro.[/plain ][/url]
bah mano, uma dos copos deu contaminação (duende verde) em metade dele, o que eu fiz: com uma colher esterilizada removi o que vi de mofo verde e conservei o restante que já tá bem branco (cara de micélio), vou esperar mais um semana e depois aniversariar num saco de cultivo facil que tenho baixado aqui separado do restante pra isolar qq tipo de contaminação. Sobre os outros dois: um ainda nao vi nada de micelio nem contaminação, no outro copo que eu abri (é de plastico escuro) está com uma camada branca com cara de micelio, tapei os 3 copos novamente e mandei pra hibernação por mais umas duas semanas cada...
 
bah mano, uma dos copos deu contaminação (duende verde) em metade dele, o que eu fiz: com uma colher esterilizada removi o que vi de mofo verde e conservei o restante que já tá bem branco (cara de micélio), vou esperar mais um semana e depois aniversariar num saco de cultivo facil que tenho baixado aqui separado do restante pra isolar qq tipo de contaminação. Sobre os outros dois: um ainda nao vi nada de micelio nem contaminação, no outro copo que eu abri (é de plastico escuro) está com uma camada branca com cara de micelio, tapei os 3 copos novamente e mandei pra hibernação por mais umas duas semanas cada...
Pôô Irmão, aí é foda, te entendo, eu já tive problemas com ele.... assim, sou relativamente novato, mas com a minha experiência, pq na minha vez foi em um terrário de 20 litros...., fui fazendo exatamente isso, scops atrás de scops, mas seguindo o que diz na teoria, a parte que vemos do fungo( superfície e cor ) corresponde a somente 10-20% do micelio, no caso dos que não frutificam como o duende.... então no meu caso fiz esse processo umas 6 vezes até perceber que não tinha jeito
De toda forma, tô torcendo por vc e pra conseguir frutificar aiiii

Eu tenho um problema crônico com cob web kkkkkkkk, não sei se minha casa tem ele em algum lugar e eu acabo entrando em contato, mas sempre que tenho contaminação é por ele, aí o peróxido resolve.

AfonsoDm postou uma nova atualização de item Testando uma teoria. no Diário Cultivo Pf Tek com Penis Envy Plus (07) caseiro.[/plain ][/url]
 
Pôô Irmão, aí é foda, te entendo, eu já tive problemas com ele.... assim, sou relativamente novato, mas com a minha experiência, pq na minha vez foi em um terrário de 20 litros...., fui fazendo exatamente isso, scops atrás de scops, mas seguindo o que diz na teoria, a parte que vemos do fungo( superfície e cor ) corresponde a somente 10-20% do micelio, no caso dos que não frutificam como o duende.... então no meu caso fiz esse processo umas 6 vezes até perceber que não tinha jeito
De toda forma, tô torcendo por vc e pra conseguir frutificar aiiii

Eu tenho um problema crônico com cob web kkkkkkkk, não sei se minha casa tem ele em algum lugar e eu acabo entrando em contato, mas sempre que tenho contaminação é por ele, aí o peróxido resolve.

AfonsoDm postou uma nova atualização de item Testando uma teoria. no Diário Cultivo Pf Tek com Penis Envy Plus (07) caseiro.[/plain ][/url]
cob web não é micelio? tá com cara de micelio pelo que vejo nas img do fórum, tipo ele se espalha bem lentamente por todo copo...

esperei dois dias e peguei aquele copo que tinha duende verde removido, e misturei com esterco bovino curtido + fibra de coco esterilizada, abri agr pouco e tá formando micelio (acho eu) é uns bolos brancos aqui e ali junto com o FAI nessa mistura, vou esperar mais umas duas semanas e aniversariar no saco de cultivo facil pra evitar contaminação... vou postar umas foto aqui pra entender melhor kkkk

WhatsApp Image 2024-05-10 at 20.43.46.jpeg

fiz dois tipos de pf tek com fai, um coloquei agua quente e acabou cozinhando o arroz e azedou kkkkkkkk dai joguei fora
e tem esses que eu fiz na pp, 3 copos, um deu contaminação (o do duende) e tem esse aí que postei a ft, e tem mais um outro que é de plastico escuro, eu abri e vi que tá meio esbranquiçado, daí tapei de volta e vou esperar mais uma semana antes de aniversariar, espero que tenha dado bom, esses 3

primeira vez que faço do zero o processo dos cogus, com carimbo de esporos que peguei de kit cultivo facil que comprei na net.... ainda tenho uns 3 carimbos bem formados, vou guardar pra futuramente replicar o processo e ajustar conforme aprendo com os erros que cometo com esses que fiz :)
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 20.43.33.jpeg
    WhatsApp Image 2024-05-10 at 20.43.33.jpeg
    198.4 KB · Visualizações: 3
  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 20.43.00.jpeg
    WhatsApp Image 2024-05-10 at 20.43.00.jpeg
    609.4 KB · Visualizações: 4
  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 20.42.44.jpeg
    WhatsApp Image 2024-05-10 at 20.42.44.jpeg
    233.2 KB · Visualizações: 4
  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 20.42.30.jpeg
    WhatsApp Image 2024-05-10 at 20.42.30.jpeg
    293.6 KB · Visualizações: 4
cob web não é micelio? tá com cara de micelio pelo que vejo nas img do fórum, tipo ele se espalha bem lentamente por todo copo...

esperei dois dias e peguei aquele copo que tinha duende verde removido, e misturei com esterco bovino curtido + fibra de coco esterilizada, abri agr pouco e tá formando micelio (acho eu) é uns bolos brancos aqui e ali junto com o FAI nessa mistura, vou esperar mais umas duas semanas e aniversariar no saco de cultivo facil pra evitar contaminação... vou postar umas foto aqui pra entender melhor kkkk

View attachment 213889

fiz dois tipos de pf tek com fai, um coloquei agua quente e acabou cozinhando o arroz e azedou kkkkkkkk dai joguei fora
e tem esses que eu fiz na pp, 3 copos, um deu contaminação (o do duende) e tem esse aí que postei a ft, e tem mais um outro que é de plastico escuro, eu abri e vi que tá meio esbranquiçado, daí tapei de volta e vou esperar mais uma semana antes de aniversariar, espero que tenha dado bom, esses 3

primeira vez que faço do zero o processo dos cogus, com carimbo de esporos que peguei de kit cultivo facil que comprei na net.... ainda tenho uns 3 carimbos bem formados, vou guardar pra futuramente replicar o processo e ajustar conforme aprendo com os erros que cometo com esses que fiz :)
Noiitee irmão, então vamos la, cob web é um outro organismo, fungo diferente, ele não forma corpo de frutificação. A diferença dele para o micelio do cubensis é fácil de perceber uma vez que vc coloca pra frutificar, sendo mais difícil enquanto estamos na incubação. Diferenca principal ao meu ver, o cheiro kkkkkkk, só quem já viu e teve o azar sabe que o cheiro é totalmente diferente, é azedo demaaaais, outra diferença clássica é que ele cresce rápido pra caramba, coisa que o nosso cubensis não faz quando comparamos, e a última que consigo te falar com o que sei até hoje é que ele é branco acizentado e não branco algodão como o cubesis. Ele aparece em caso de contaminação obviamente, mas preferencialmente em ambientes com pouca circulação de ar, por isso o peróxido de hidrogênio é tão eficaz em eliminar ele, já o cubensis não, ele "machuca" o micelio, mas não o mata, atrasando uns dias no cultivo, só que pelo menos elimina a contaminação.

Sobre suas fotos, parabéns irmão, pelo que consegui ver, ATE O MOMENTO DA FOTO, me parece tudo em ordem, micelio parece saudável e se multiplicando, então acho que conseguiu tirar todo o duende. Mas não se precipite, ao menor sinal dele recomendo jogar fora e recomeçar infelizmente, diferente do copo que só tinha um ponto de foco, ao despedaçar o bolo pra misturar, é impossível saber se não terá mais.... torcendo pra dar tudo certo contigoooo
Digo pra eliminar porque um amigo que fez cultivo estava frutificando e apareceu o maldito, ele consumiu mesmo assim por achou que nao tinha pegado no cogu, teve uma diarreia de uns 7 dias kkkkkkkkk.

Trarei novas notícias nos próximos diasssss, espero que boas, assim como espero ouvir notícias ótimas suassss
 
opaa bom ter um parecer de voce! eu fiz um novo post de como está os bolos... tirei as foto hoje de tarde

 
Back
Top