Nem percebi que deixei totalmente sem detalhes de como fiz o processo kkkkk, peço desculpas.
Então, fiz a receita simples PF, 2 medidas de vermicuta, 1 de farinha de arroz integral e 1 de água. Aqui é meio difícil de conseguir a farinha de arroz, então eu trituro até cansar no liquidificador.
Eu percebi nos meus cultivos anteriores que é bem mais fácil trabalhar com as marmitinhas de alumínio, então comprei 10 unidades de 500ml cada com tampa de papel e alumínio e as enchi completamente com a mistura....
Inicialmente eu coloquei a tampa acreditando que estava tudo certo e coloquei na panela de pressão como padrão.
Contudo, a pressão fez a tampa "extravasar" expondo o substrato a água da panela então não fiquei confiante em seguir e achei uma solução kkkkkkk, improvisada é claro kkkkkk.
Foi bem simples, eu peguei um esparadrapo, aqueles brancos mesmo, de 5 cm de largura e recortei 4 pedaços, vedando completamente as bordas para ficarem fechadas a força eeeeew, já pensando na inoculação e morrendo de medo por conta da contaminação que tive da última vez já coloquei 2 quadradinhos na tampa no local que iria inserir a agulha.... daí pra pressão! 1 hora e 30 min, na minha panela coube 1 marmita vazia de boca pra baixo com furos na lateral e encima para extravasar as bolhas de fervura e para servir de apoio para as outras 2 marmitas cheias e mantê-las longe da água da panela, repeti o processo 2 vezes, totalizando 4 marmitas. Sucesso!
Após isso, inoculei elas com 6 ml de cultura líquida em cada dividida em 2 aplicações e esqueci delas por 3 semanas no meu armario mesmo, nao coloquei na mushroom ainda kkkkkkkkkkkkkkkkk.
Assim que deu o tempo, eu retirei a vedação e fui surpreendido com um micelio saudável e lindo. Aaaaa, lembrando, usei luvas de procedimento, máscara e já deixei a mushroom bag que eu ia usar de terrario preparadas.... eu não confio muito no
álcool 70, é claro que ele funciona, mas eu sempre uso clorexidina alcoólica, aí mata tudo kkkkkk, passo na bancada que vou usar, nas luvas e na própria marmita antes de abrir, pra ela entrar "estéril" na mushroom.
Voltando, micelio lindo e saudável, coloquei na bag e dei algumas borrifadas com
água mineral que estava lacrada após "passar" clorexidina pelo borrifador, deixar alguns minutos e depois passar exaustivamente água mineral para retirar tudo, uma vez que esse produto mata real nosso querido kkkkkkkkk.
Dali pra frente foi deixar perto da janela e esperar, levou cerca de 12 dias para
pinar e 6 dias para romper o véu, data que fiz a colheita muito felizzzzz. As primeiras 2 marmitas que aniversariei renderam 26 gramas no final, uma colheita que me deixou feliz demaaaais, e muito surpreso confesso kkkkkkkkkk.
Já repeti o processo com mais 6 casings que já estão com micelio tomando conta, segunda feira trago mais atualizações e fotos de como eles estão!!!!!!!