Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo PESA

Diário de cultivo completo.
Salve

Hoje começo meu cultivo.

Segui à risca a receita :


3 partes de vermiculita seca
1 1/2 partes de farinha de arroz integral)
(idealmente moer arroz integral no liquidificador ou em um
moedor de café)
1 1/2 partes de água mineral - sem gás
(homogeinize a mistura com um garfo até ficar bem soltinha)
2 colheres de chá de CREMOGEMA
1 colher de chá de calcário (dolomítico) agrícola (gesso, giz,
ou qualquer outro corretor de ph)

Mas por descuido, em todos os copos só coloquei o selo de vermiculita inferior.

Já começo com uma dúvida.

A panela já tá no fogo pra esterelizar os bolos, páro tudo e coloco a vermiculita superior? ou dá pra ir em frente sem?

Foi descuido mesmo, o foda é que são 6 copos.
 
Na verdade, eh necessario apenas em cima.
Essa historia de fica mais facil de soltar nao tem nada a ver com o metodo.
Na verdade voce fugiu a tecnica - padrao, e como eh um metodo que a gente usa ja a pelo enos 5 anos nao tem porque mudar.
na proxima se atenha mais a tecnic,a pois

O MICELIO NAO É SEU ESCRAVO (ass. neuro,grande chefe)
easy there, soldier ...
hehhe

não mudei a técnica, eu esqueci mesmo ...
eu ia aplicar vermiculita na parte de cima e de baixo, mas houve um lapso ... hahaha

valeu pelo conselho

abraço!

klyphos? brother?
 
uuou eu também estou fugindo da técnica, não falem pra ela tá? :eek::p:
 
40-60% de colonizaçãos nos frascos, sem sinal de contaminação ... continuem mandando energias positivas para cá ... a familia fungica agradece =D

assim que der 100% de colonização mandarei novas fotos

grato a todos pelo suporte

Ps.: ae vini, lí no seu cultivo q vc montou a box com perlon pra fazer filtro, onde posso achar isso mesmo?
 
acabei comprando aquele tnt, non-woven, acho que vai quebrar um galhão.

montando a grow box, yeaaaaaaaaaaaaaaah

YEAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHH
 
Opa;
to acompanhando seu cultivo tbm estou cultivando essa strain, é uma linda espécie, desde já envio minhas positive vibes.
Aquele abraço. Paz e luz!
 
Opa;
to acompanhando seu cultivo tbm estou cultivando essa strain, é uma linda espécie, desde já envio minhas positive vibes.
Aquele abraço. Paz e luz!
valeu pelas energias, bhrama!

hj, uma semana sem ver como estavam, colonização excelente, sem contaminações.

legal é que graças a dica do morta deu pra usar um pequeno carimbo de pesa pra colonizar 9 copos. number 9 number 9 number 9 =D

mais uns dias e já vai pra growbox

grande abraço
 
e ae jonzjonz !

terminou o terrário? deu certo o esquema do tnt?

cara a dica do morta te permite inocular até uns 900 copos (ok exagero mas dá bastante), é só ir completando a seringa com água destilada em ampolas...

boa sorte, manda umas fotos doidas da colonização ae :p::pos:
 
Saaaaaaaalve!


Ainda não fiz o terrário, essa semana foi corrida aqui e tive q deixar pra depois.

Ainda nessa fim de semana fica pronto.

Agora, vamos aos fatos. As fotos em anexo mostram o estágio de colonização.

Depois de uma semana sem abrir, ví que estava indo bem, acho q mais uma semana, duas no máximo e já posso fazer o dunk e colocar pra frutificar, certo?

Agora, vamos às dúvidas. Em um dos copos apareceu um tipo de espuma ( foto 0153 ) ... O que seria isso? não vedei direito o copo? é contaminação?

E novamente, os fatos. QUE CHEIRO BOM! Cara, fiquei espantado com o bom cheiro que saiu da caixa no momento que abrí. Um cheiro parecido com o Yakut, mas mais doce. Fiquei pasmo.

E é isso.

Fotos em anexo.

Dúvidas sobre a espuminha ansiosamente aguardando uma solução.

Abraço!
Foto-0147.jpgFoto-0148.jpgFoto-0149.jpgFoto-0150.jpgFoto-0153.jpg
 
O micélio tem mesmo um cheiro adocicado e levemente azedo.

Eu acho bem agradável.


O que está saindo do copo é micélio, mas é difícil saber do quê, ainda mais com essas fotos :p:

Pode ser contaminante ou pode ser o próprio cubensis. Da próxima vez vede com fita crepe ao invés de amarrar a tampa.
 
pela descrição, o morta alertou que era cobweb, ainda mais por ter faltado o selo superior de vermiculita.

fiz uma limpeza com uma solução de agua e cloro em todos os copos, fiz um outdoor do copo contaminado, e isolei todos copos sadios em embalagens plásticas individuais, além de limpar a caixa q os armazenava.

e qto ao cheiro, qse nada de azedo, apenas um aroma doce mesmo.

é fodaaaaço.

enfim, vamos ver o q acontece.
 
Pode ser contaminante ou pode ser o próprio cubensis. Da próxima vez vede com fita crepe ao invés de amarrar a tampa.

desdo meu primeiro cultivo sempre amarrei...
sei la so se ele deixou a agua entrar nos copos, sair cheia de materia organica e impregnado os barbantes, e assim a contaminacao se deu NO BARBANTE.
pela falta (oh a lei de murphy) do selo de vermiculita ela entrou pra dentro do copo...:p:
 
morta, parando pra analizar, acho q o cobweb foi justamente no barbante

apesar da leve espuma em cima do bolo, ela não chegava na borda do copo ...

e acho q essa espuma superior é do próprio micélio, não é?

enfim
 
e acho q essa espuma superior é do próprio micélio, não é?

enfim
sim, de micelio de cobweb :)
so pra desencargo de consciencia, tapone a vermiculita que voce for utilizar pra dar o roll ou que voce for fazer a cobertura e a cama dos bolos.
(receita - pra cada copo de vermiculita, uma colher de cha de calcareo (esse sim pode ser em po)
:pos:

valeu pelas energias, bhrama!

hj, uma semana sem ver como estavam, colonização excelente, sem contaminações.

legal é que graças a dica do morta deu pra usar um pequeno carimbo de pesa pra colonizar 9 copos. number 9 number 9 number 9 =D

Só pra ninguém ficar com ciumes, a dica que eu dei pra ele eh de que deve-se utilizar TODO o carimbo de esporos, sempre diluindo-o em pelo menos 200- ml de agua.
pois os esporos sao microscopicos, e em uantidade absurda.
ae essa solucao de 200 ml pode ainda ser diluida em 10 seringas de 100 ml cada...
e cada seringa dessa de 100 ml pode ainda ser diuido em mais 10 seringas de 100 mls...
e que existem TANTOS esporos em um carimbo so que daria pra fazer pelo menos 100 litros de solucao MUITO VIAVEL antes de percebermos alguma "falta de paridade" micelial por diluicao de carimbos.
(ja fiz o teste usando meio carimbo pra 46 bolos de PE6) e os resultados foram otimos.
 
Última edição por um moderador:
más notícias

apenas 3 bolos foram salvos, o restante desenvolveu cobweb ...

como estou numa fase corrida, troca de emprego e outras coisas, meu tempo para o cultivo está escasso ...

ontem à noite segui uma dica do morta e com uma seringa, injetei agua nos copos 100% colonizados ( obrigado tupy ) e mandei pra geladeira.

depois disso, o que faço?

Para o terrário, montei uma caixa arquivo transparente, com argila expandida no fundo e dois cooler de pc ( uma pra forçar entrada de ar e outro pra forçar a saida ) com TNT de filtro, e uma bombinha de aquario para bombear no fundo.

Já tiro o bolo do copo, envolvo em vermiculita ( previamente esterelizada no forno ) e mando pro terrário?

Ou tem algum processo que ajude?

Tem alguma coisa que misturo na agua pra ajudar o desenvolvimento do cogumelo ou que misture na agua da argila expandida pra evitar contaminação?
 
Copos 100% colonizados você quer dizer né?
Injetou água neles e colocou na geladeira?
Retire os copos da geladeira, saque os bolos para fora, role-os em vermiculita esterilizada, coloque sobre um refratário e vão para dentro do terrário.

Quanto aos coolers de pc, aquele que força a entrada de ar, também vai forçar a entrada de contaminantes.
Só a bombinha de aquário já é o suficiente, coloque lá acrílica na mangueirinha de ar que não tem perigo de entrar contaminantes, ou, o risco já é bem mais reduzido.

Não precisa misturar nada na água não.
 
Copos 100% colonizados você quer dizer né?
Injetou água neles e colocou na geladeira?
Retire os copos da geladeira, saque os bolos para fora, role-os em vermiculita esterilizada, coloque sobre um refratário e vão para dentro do terrário.

Quanto aos coolers de pc, aquele que força a entrada de ar, também vai forçar a entrada de contaminantes.
Só a bombinha de aquário já é o suficiente, coloque lá acrílica na mangueirinha de ar que não tem perigo de entrar contaminantes, ou, o risco já é bem mais reduzido.

Não precisa misturar nada na água não.

valeu !!!

Só mais uma pergunta ... e o tempo até a pinagem?

só pra saber se estará correndo tudo bem ...
 
Salve

fiz o terrário e coloquei os bolos devidamente cobertos com vermiculita ...

Tanto a argila expandida quanto a vermiculita foram esterilizadas no forno a 280ºG por 45 minutos ...

O terrário está inclinado em 30º, como tinha lido aqui numas dicas de cultivo.

O tubo da bomba de ar, envolvido por TNT para ajudar a filtrar o ar que entra, está no lado com mais agua.

Uma vez por dia ponho recipientes com gelo pra manter a temperatura na casa dos 25-26ºG.

E é isso, se tiverem dicas são bem vindas.
Foto-0162.jpgFoto-0163.jpgFoto-0164.jpg
 
Back
Top