Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo PESa primeira vez

Diário de cultivo completo.
Fala galera, tudo tranquilo?


Hoje (sábado) passei o dia todo correndo atrás do meu cultivo, após um esporro bem dado do morta, resolvi parar de procurar por alternativas e meter a mão no bolso logo. Fui no supermercado e comprei 14 copos de whisky, sendo que já tinha 2 aqui em casa e outras coisinhas que faltavam pra iniciar meu cultivo. O print eu consegui com um parceiro.


Comecei preparando o substrato, dobrei a receita que o morta tinha me passado. Ficou assim:

6 copos de vermiculita seca
3 copos de farinha de arroz integral (moída por mim no liqüidificador)
fiz um cafezinho com 5 colheres de café e pus a borra na mistura
5 colheres de sopa de calcário
4 colheres de sopa de cremogema
3 copos de água mineral



Misturei tudo em uma vasilha, parte seca antes e depois coloquei água. Em outra vasilha pus vermiculita seca. Preparei 16 copos colocando 1cm de vermiculita no fundo, a mistura até deixar um dedo antes da borda e completei com vermiculita seca. Cobri os copos com filtro de café e duas lâminas de papel alumínio e envolvi com fita isolante. Separei 4 e mandei pra panela de pressão e foi aí que comecei a apanhar. Pra começar minha panela de pressão tá uma droga e tive que fazer altas gambiarras nela pra pegar pressão (vide foto abaixo :D:eek:). Depois de muita luta, consegui deixar eles lá por 25 minutos e resolvi abrir pra ver se estava dando certo. Quando abri tinha 2 abertas e 2 estufadas. Me vieram a cabeça várias dúvidas aí subi aqui pro meu quarto (moro em casa) e fiquei umas 2 horas lendo o fórum procurando saná-las :eek:. Descobri que tinha me precipitado, lembrei do esporro do morta (foi útil!) e resolvi fazer com categoria. Desfiz todos os 16 copos, lavei-os, passei álcool em todos e refiz, dessa vez colocando 0,5cm de vermiculita seca embaixo, a mistura até chegar 3cm antes da borda e 0,5cm de vermiculita seca por cima (selo). Antes de por o selo, limpei a parte de dentro e de fora da borda do copo com álcool e um pano. Coloquei um filtro inteiro de papel e uma lâmina de papel alumínio com 4 furos eqüidistantes e lacrei com fita isolante. Coloquei 4 pra esterilizar na panela de pressão, pus um pano de prato no fundo da panela, os potes em cima e enchi água até eles boiarem e mais um pouco (deu a metade da panela). Levei ao fogo alto sem a válvula, com 10 minutos já estava saindo vapor, com 15min coloquei a válvula, com 20min deixei em fogo baixo e só desliguei o fogo com 80 minutos.


Aproveitei que tinha "acabado" o processo, peguei a máquina e comecei a tirar foto das coisinhas pra fazer um diário :D.

Segue abaixo algumas fotos:

indisp.png

Vou fazer a seringa de esporos agora porque vou inocular amanhã de manhã, tem que esperar esfriar a panela e esterilizar mais aqueles 12 potes. Com mais progresso, atualizarei.


Agora algumas dúvidas:
- Quando eu for inocular, vou ter que furar o filtro de papel e isso meio que vai inutilizar a função dele, porque vou ter que cobrir o buraco com alguma coisa, correto? Dessa forma, por onde haverá a troca gasosa?
- Eu fiz muitos potes, porém só tenho uma panela de pressão que comporta 4 potes. Como faço para manter os outros potes "conservados" para futuras esterelizações? Acredito que há essa necessidade, já que aquilo é um excelente meio de cultura para o nosso amiguinho cubensis, logo deve ser para uma galera.


Valeu aí galera pelo conhecimento e oportunidade, eu tô há 14h mexendo só com isso, tinha até esquecido de comer, fui lembrar disso agora :eek:
Abraços!
 
Fala @egoless

Já na fase de frutificação, foi rápido.

Vai levar uns 10 dias para os 1º pins romperem a superfície.

Mantenha todos os parametros dentro dos limites.

E coloque fotos.



Não é pouca coisa logo no 1º cultivo chegar a essa fase.

Parabéns !!!!!
 
Última edição por um moderador:
pesa é guerreiro!
até agora foi a raça mais voraz que conheci.
elee se dá muito bem com um dunk gelado, essa aguinha extra rende frrutos generosos depois. nao esqueça essa parte do processo :)
tá QUAAAAASE lá! :)
best pin explosivation vibes:

\/\/\/\/\/\/\/\/\/\
\/\/\/\/\/\/\/\/\/
\/\/\/\/\/\/\/\/\/\
:neg::eek::pos: !
 
fala @egoless

novidades?

e as fotos? tem?

estamos curiosos

best vibes ever
 
Última edição por um moderador:
Fala galera, tranquilo?

Pois é, depois de 14 dias, já no desespero e preparado para fazer mudanças no terrário, vi alguns pins em um dos bolos. Eu ia tirar foto pra mandar pro morta, pra ver se ele via alguma primórdia pelo menos e acabei vendo um pinzão.

As fotos explicam meu sistema de refrigeração. Fiz o molde antes de por dentro da caixa, prendendo as mangueiras uma nas outras com fita crepe. Para prender o conjunto de mangueiras à caixa de isopor, usei fio de solda e em seguida passei silicone por fora, para vedar.
A caixa ao lado é o reservatório. Uso 2 garrafas pets, uma bolsa térmica e 2 copos do mc donalds (para urgências) para realizar o resfriamento. A noite fica a garrafa pet e a bolsa térmica junta, mantém a temperatura estável por até 8 horas.

ai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0755.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0756.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0757.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0758.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0759.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0760.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0761.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0762.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0765.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0767.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0769.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0772.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0773.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0805.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0829.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0830.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0831.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0832.jpgai5.photobucket.com_albums_y197_kiqstar_cultivo_20pesa_20211006_DSCF0833.jpg

As fotos até 14 foram tiradas semana passada.
De 14 em diante, foram tiradas hoje.

Abraços!!!
 
Fala @egoless


Depois do pin, fica tudo mais calmo.

A umidade dentro do terrário está legal ?

Porque a água que encharga a argila deve está gelada.

Fora do tubo de refrigeração condensa água.

A água condensada está fria e junta-se a água que encharga a argila.

A argila fica resfriada e evapora menos água.

A umidade diminui no interior.
 
Acho que a umidade não estava tão boa, a parede não estava muito úmida. Diminui o volume de água e passei as bombinhas para dois copos. Agora a água só toca uma pequena beirada da argila expandida que fica no fundo, e na parte mais elevada do terrário quase não chega a ter água. Vamos ver se a assim a argila trabalha melhor a umidade.

Abraços.
 
Fala @egoless


Notei poucas esferas de argila no terrário.

Você pode colocar mais um pouco, aumentaria a evaporação,

Você tem como medir a temperatura da água que encharga a argila no fundo do terrário ?
 
E aí Maurício.

Tranquilo então, ainda bem que comprei mais hoje, vou lotar de argila.

Tenho como medir a temperatura da água sim, mas vou fazê-lo depois do primeiro flush, quando os bolos estiverem fora do terrário no dunk. Vou aproveitar e fazer também um buraco com filtro para saída de ar, não to achando legal ter que ficar abrindo o terrário pra troca de gases.

Ando pensando em fazer outro terrário mais simples pra deixar no meu quarto. Algo como um recipiente de plástico (assim daria pra resfriar o sistema por fora usando o ar condicionado), perlita (parece ser mais eficiente e não precisa de bombinhas de ar) e um coler bem pequeno e silencioso para a injeção de oxigênio. O complicado vai ser a perlita, vou ter que comprar aquele sacão que vende lá naquela loja importadora da argentina no RS.

Abraços.
 
Citação:

perlita (parece ser mais eficiente e não precisa de bombinhas de ar) e um coler bem pequeno e silencioso para a injeção de oxigênio. O complicado vai ser a perlita, vou ter que comprar aquele sacão que vende lá naquela loja importadora da argentina no RS.


Utilizo perlita desde meu 1º cultivo


Comprei esse sacão no RS.

Tenho muita ainda.

O manuseio gera uma nuvem de pó finíssimo.

Tem que lavar, esterilizar.

Certa fez caiu substrato sobre a perlita e gerou um fungo verde , contaminou todo terrário.

Umidifica bem, mas tem que usar muita quantidade.



Vou comprar um umidicador igual ao do MindStates

https://teonanacatl.org/threads/1º-...-de-pipocas-e-arroz-com-casca.999/#post-13693

Instalou e pronto.

Esse do MindStates até refrigera com eficiência.

É um bom investimento se você pretende continuar cultivando.
 
Tenho minhas dúvidas se o umidificador realmente resfria com eficiência, se consegue promover uma variação de 15ºC na temperatura. Mas se realmente for perfeito assim, não pensarei duas vezes em juntar uma grana e comprá-lo. Vou usá-lo tanto para meu quarto quanto para o cultivo.

Ah, acho que você postou o link errado, hehe.
Abraços.
 
Tenho minhas dúvidas se o umidificador realmente resfria com eficiência, se consegue promover uma variação de 15ºC na temperatura. Mas se realmente for perfeito assim, não pensarei duas vezes em juntar uma grana e comprá-lo. Vou usá-lo tanto para meu quarto quanto para o cultivo.

Ah, acho que você postou o link errado, hehe.
Abraços.

Fala @egoless


Vamos pressionar o MindStates, ele acaba falando.

O link estava errado, valeu.
 
Última edição por um moderador:
Fala @egoless


Vamos pressionar o MindStates, ele acaba falando.

O link estava errado, valeu.

É Mauricio, o link que vc postou foi o do seu preparo de milho, o meu é este
https://teonanacatl.org/threads/1º-cultivo-golden-teacher-no-milho-de-pipocas-e-arroz-com-casca.999/

Não esqueci de ver um umidificador com preço bom pra vc, é que não estou achando mais barato mesmo.

Agora sobre os parametros do terrario, com umidifcador ligado a temperatura cai muito, acho q sera necessario um aquecedor...

Estes testes foram feitos com terrario vazio e fechado, vou testar com os bolos assim que estiverem 100%.
:) :) :) :) :) :)
 
Última edição por um moderador:
Fala Maurício.

Após o primeiro flush, fiz um buraco do lado do terrário , tampei com alguns filtros de papel (não achei acrilon em lugar nenhum), adicionei mais 3 litros de argila expandida ao terrário e pus água até metade. Aproveitei e coloquei mais 2 bolos pra frutificarem, um já entrou cheio de pin, tinha pinado dentro da geladeira, no cold shock.
Agora mantenho a temperatura entre 21-25 graus.

Abraços.
 
Fala @egoless


Você encontra acrilon em loja de tecido.

É o material que se usa para forro de ededron.

Tem diversas espessuras.

Eu utilizo um de 0.5 cm de espessura e dobro em 4 camadas.

Muitos cogumelos novos em 2007.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top