Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo Golden Teacher, PF Tek

Diário de cultivo completo.
Tarde, caros! Mês passado comecei meu primeiro cultivo, e depois de até então buscar informações ao redor do fórum para sanar minhas dúvidas resolvo fazer desde tópico um diário de cultivo, ainda que comece já na frutificação.

Inoculei 10 copos de 250ml, usando farinha de arroz integral, vermiculita e água no substrato. Construí uma glovebox simples para inoculação, mas sempre pensando na esterilidade. A seringa veio de um revendedor online. Cometi um erro após a esterilização do substrato: inoculei com os copos ainda quentes, só esperei esfriarem o bastante para poder segurá-los. Isso me custou sete dos dez copos. Três deles sobreviveram e após 28 ou 29 dias estava colonizados (28-30ºC). Sei que é um tanto mais quente do que devia, mas é difícil lidar com o calor daqui.

Enfim, fiz o dunk and roll (24h na geladeira) e coloquei no terrário. O preparei com uma caixa organizadora, repleta de furos em todos os lados, exceto em baixo, onde coloquei argila expandida e água. O terrário fica em um quarto relativamente arejado, com luz solar indireta, que naturalmente ocupa 12h do dia fortalezense. Os bolos então nasceram na última sexta-feira, dia 14/11/2014, às 10h. Seguem algumas fotos dos bolos hoje, no terrário há cinco dias.

Bolo mais produtivo
HluFeud.jpgeI8vkc5.jpg

Segundo bolo (só três pins, grandinhos)
YPkJ4fV.jpg

Bolo menos produtivo (pequenos pins, um mais desenvolvido que cresceu durante a colonização, pra baixo)
RJPtsFZ.jpggOulFvQ.jpg

A temperatura no terrário varia entre 26 e 28ºC. Tenho borrifado as paredes (devo fazê-lo por dentro ou por fora?) com água gelada para ajudar na temperatura. Também ventilo manualmente algumas vezes por dia, abanando com uma tampa. Segue uma foto do terrário.

t6P1s88.jpg

Penso em como posso melhorar a produtividade, principalmente, dos dois últimos bolos. Parte da vermiculita acabou não se fixando depois do roll, acho que pode ter prejudicado.

Última edição:
O termostato pode ajudar a diminuir a temperatura? Ou só funciona como aquecedor?

Termostato != Aquecedor

O que é Termostato? :ler:
Instrumento capaz de manter a temperatura dentro de estreitos limites pré-determinados, ligando ou desligando algum dispositivo variador de temperatura assim que os limites máximo ou mínimo forem atingidos. :teo_seta_direita: https://pt.wikipedia.org/wiki/Termostato

Ou seja, o termostato em si não define se é para esfriar ou aquecer. Tanto é que os termostatos são usados em geladeiras, ar condicionados, aquecedores, ferro de passar roupa, etc. Capiche?!

PS: Esse post ficou praticamente pronto para um novo verbete do glossário. :D

Lucas, eu também estou no meu primeiro cultivo. Para conseguir manter a umidade dentro dos padrões vedei toda a parte superior da caixa organizadora, e tapei metade dos furos com filme PVC, além de que eu tenho bem menos furos que você e todos são cobertos com micropore. Além disso uso borbulhador e borrifo. Então eu acho que o Cosmik está certo e você precisa minimizar a perda de umidade.

PS: Esse post ficou praticamente pronto para um novo verbete do glossário. :D

Ficou demais haha
Valeu!

Lucas, eu também estou no meu primeiro cultivo. Para conseguir manter a umidade dentro dos padrões vedei toda a parte superior da caixa organizadora, e tapei metade dos furos com filme PVC, além de que eu tenho bem menos furos que você e todos são cobertos com micropore. Além disso uso borbulhador e borrifo. Então eu acho que o Cosmik está certo e você precisa minimizar a perda de umidade.

Tô usando a tampa da minha glovebox (que fiz de uma caixa organizadora igual), que não tem nenhum furo. Furei desse tanto por causa dos vídeos do RR :cabecada:
Vou dar uma fechada na caixa então, passar filme e micropore. Mantenho os furos de cima ou de baixo com micropore?

Os coguzinhos que não colhi estagnaram :(

Gratidão!

uma foto dos que sobraram

zCbWCBx.jpg

Última edição por um moderador:
Tô usando a tampa da minha glovebox (que fiz de uma caixa organizadora igual), que não tem nenhum furo. Furei desse tanto por causa dos vídeos do RR :cabecada:
Vou dar uma fechada na caixa então, passar filme e micropore. Mantenho os furos de cima ou de baixo com micropore?

Os coguzinhos que não colhi estagnaram :(

Gratidão!
Bom, você pode cobrir todos os furos com micropore, pois o micropore permite troca de ar ao mesmo tempo que evita a entrada de insetos e contaminantes. Só que a troca de ar vai ser mais lenta, e por isso, melhor pra sua umidade. Já que você tem muitos furos, você pode tampar uma parte deles com o filme, até que você conclua que está conseguindo segurar uma quantidade boa de umidade. Lembre-se que você vai precisar abanar algumas vezes ao dia. Eu tirei uma foto de como está meu terrário pra você tem uma ideia das gambiarras que eu fiz:
IMG_3660.JPG
Então tem uma faixa de filme que cobre os furos superiores e outra que cobre a fresta da tampa, que eu tiro e ponho toda vez que abro. A umidade lá dentro está bem alta nessa foto porque choveu muito ontem e a temperatura está bem amena. Se fosse assim sempre, eu nem precisaria tapar os furos superiores. Resumindo, você precisa descobrir com tentativa e erro a melhor configuração pra você.
Sobre seu cogumelo que estagnou, ele é um aborto e você tem que remover ele.

Última edição:
Bom, você pode cobrir todos os furos com micropore, pois o micropore permite troca de ar ao mesmo tempo que evita a entrada de insetos e contaminantes. Só que a troca de ar vai ser mais lenta, e por isso, melhor pra sua umidade. Já que você tem muitos furos, você pode tampar uma parte deles com o filme, até que você conclua que está conseguindo segurar uma quantidade boa de umidade. Lembre-se que você vai precisar abanar algumas vezes ao dia. Eu tirei uma foto de como está meu terrário pra você tem uma ideia das gambiarras que eu fiz:
View attachment 75451
Então tem uma faixa de filme que cobre os furos superiores e outra que cobre a fresta da tampa, que eu tiro e ponho toda vez que abro. A umidade lá dentro está bem alta nessa foto porque choveu muito ontem e a temperatura está bem amena. Se fosse assim sempre, eu nem precisaria tapar os furos superiores. Resumindo, você precisa descobrir com tentativa e erro a melhor configuração pra você.
Sobre seu cogumelo que estagnou, ele é um aborto e você tem que remover ele.

Massa, gratidão por compartilhar! Cobri os furos de baixo com micropore e fechei todos os de cima com PVC. Acho que vai segurar melhor agora.

Pensei que aborto era só quando empretejava

Pensei que aborto era só quando empretejava

No final o aborto fica preto, porque está começando a apodrecer.

Mas com a prática dá para perceber antes quais se tornarão abortos e inclusive colhê-los quando ainda estão aproveitáveis.

No final o aborto fica preto, porque está começando a apodrecer.

Mas com a prática dá para perceber antes quais se tornarão abortos e inclusive colhê-los quando ainda estão aproveitáveis.

Então posso colher né? Ainda dá pra aproveitá-lo? Acho que logo vou prosseguir pro próximo flush então... só tem um crescendo ainda:

K9rPcFP.jpg

Outro que estagnou:

sIn5Q21.jpg

Sim, o cogumelo tem um crescimento muito rápido, se parou é porque abortou mesmo. Acho que não há problema algum em colher e consumir, a não ser que você espere ele ficar preto e nesse caso é melhor jogar fora.

Tirei esse carimbo dia desses. Tá bem minúsculo e ralo. Quero usá-lo pra fazer uma cultura liquida, expandir o cultivo ano que vem (viajo janeiro todo).

ct8KKwG.jpg

O que acham?

Está bom demais. É suficiente para vários cultivos, principalmente se for a partir de uma CL. Pesquise o fórum para saber como armazená-los e assim possam continuar ativos por muito tempo.

Dunk feito! Segundo flush vem logo, e o primeiro de um quarto bolo.

Perguntinha besta: qual a diferença entre aniversariar os bolos de dia e a noite? É bom que o bolos sejam expostos à luz ou ao escuro primeiro?

Tirei esse carimbo dia desses. Tá bem minúsculo e ralo. Quero usá-lo pra fazer uma cultura liquida, expandir o cultivo ano que vem (viajo janeiro todo).
O que acham?

Acho que deveria retirar mais alguns tomando os devidos cuidados pra garantir as próximas gerações.

Pinagem bem mais lenta desta vez, mas enfim acontecendo! (74h no terrário)

2Q3N4fB.jpg
IloZW99.jpg
uKIOSMm.jpg
V8juRaP.jpg

As fotos foram tiradas ontem à noite, estão maiores e apareceram outros. Parece que o flush será melhor, mas ainda pequenos.

Esse aqui ainda não começou a pinar... tá bem branco e algodoado, até meio "enraizado" na vermiculita de baixo. Primeiro flush dele :(

6gYilce.jpg

Esse pote tá colonizando, e tá bem estranho. A colonização tava rolando de vários lugares diferentes, e o micélio tava irregular de uma pra outra. Antes de 80% da colonização já está cheio de pins, um deles bem grande e com um chapeuzinho e outros escuros. O pote colonizou o tempo todo no escuro.

Syxn21e.jpg
QFcDXiS.jpg
KF2rDta.jpg
5KQTbOh.jpg
5yAetK9.jpg

Contaminado certeza né?

Back