Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo Golden Teacher, PF Tek

Diário de cultivo completo.
Tarde, caros! Mês passado comecei meu primeiro cultivo, e depois de até então buscar informações ao redor do fórum para sanar minhas dúvidas resolvo fazer desde tópico um diário de cultivo, ainda que comece já na frutificação.

Inoculei 10 copos de 250ml, usando farinha de arroz integral, vermiculita e água no substrato. Construí uma glovebox simples para inoculação, mas sempre pensando na esterilidade. A seringa veio de um revendedor online. Cometi um erro após a esterilização do substrato: inoculei com os copos ainda quentes, só esperei esfriarem o bastante para poder segurá-los. Isso me custou sete dos dez copos. Três deles sobreviveram e após 28 ou 29 dias estava colonizados (28-30ºC). Sei que é um tanto mais quente do que devia, mas é difícil lidar com o calor daqui.

Enfim, fiz o dunk and roll (24h na geladeira) e coloquei no terrário. O preparei com uma caixa organizadora, repleta de furos em todos os lados, exceto em baixo, onde coloquei argila expandida e água. O terrário fica em um quarto relativamente arejado, com luz solar indireta, que naturalmente ocupa 12h do dia fortalezense. Os bolos então nasceram na última sexta-feira, dia 14/11/2014, às 10h. Seguem algumas fotos dos bolos hoje, no terrário há cinco dias.

Bolo mais produtivo
HluFeud.jpgeI8vkc5.jpg

Segundo bolo (só três pins, grandinhos)
YPkJ4fV.jpg

Bolo menos produtivo (pequenos pins, um mais desenvolvido que cresceu durante a colonização, pra baixo)
RJPtsFZ.jpggOulFvQ.jpg

A temperatura no terrário varia entre 26 e 28ºC. Tenho borrifado as paredes (devo fazê-lo por dentro ou por fora?) com água gelada para ajudar na temperatura. Também ventilo manualmente algumas vezes por dia, abanando com uma tampa. Segue uma foto do terrário.

t6P1s88.jpg

Penso em como posso melhorar a produtividade, principalmente, dos dois últimos bolos. Parte da vermiculita acabou não se fixando depois do roll, acho que pode ter prejudicado.

Última edição:
Faça um novo dunk and roll após o flush. Tenho a impressão de ter visto áreas meio esverdeadas nos bolos. Podem estar ressecando. Mantenha essa camada superior de vermiculita úmida. E sugiro colocar também uma camada de vermiculita úmida na base dos bolos.

Posso borrifar direto na vermiculita? Ou adiciono mais, já umedecida? Colocarei sob os bolos também.

PS: Fui editar o post pra tirar os links de anexo e aparecerem as miniaturas, mas ao fim as imagens estavam muito grandes (?)

Atualizando! Bolos no terrário há uma semana:

Vg3cp3j.jpgtw0DSJf.jpg

Alguns cogumelos nos bolos mais produtivos já abriram. Devia colhê-los, ainda que tão pequenos? Um deles rasgou o véu agorinha.

dhYIdPL.jpg7uzZ5se.jpg

Esse bolo ainda só nos pins... alguns deles meio escurinhos...

VIgjbjd.jpghy90aiH.jpg

E aí, o que acham?

Amigo , pulverizar mas agua, os cogumelos são 90 por cento de agua. Quanto mais agua ,mais eles crescem. Aconselho cada 3 hs dar uma borifada

Não vai resolver em nada.

Sim, é uma temperatura alta, nos proximos flushs tente reduzir para a casa do 25ºC.

Pois é... tô pensando em mudar meu terrário, comprar um isopor... pra esse a única coisa que acho que pode ajudar na temperatura é colocar na frente da janela, já que aqui venta bastante. Mas aí a corrente de ar pode ser forte demais, não? Ou só usar um termostato mesmo?

Tô pensando nisso pros próximos flushes e pra esse bolo, que tá finalizando a colonização. Inoculado com os mesmos esporos dos outros, 27/10

JofBCCi.jpg

Esse foi inoculado no mesmo dia, acho que tá contaminado

XEvgv7b.jpg
Ezn1DAV.jpg

Última edição:
Minha intuição ainda diz que o seu problema é umidade baixa e temperatura um pouco alta. Por que digo isso?! Porque esse tipo de caixa organizadora que você usou como terrário, não veda muito bem na parte superior e somando o excesso de furos, não vejo como a umidade ficar ideal para os bolos. Os bolos em comparação aos casings/bulks são mais sensíveis a umidade baixa.

Veda um pouco mais da metade desses furos e joga algumas pedras de gelo ou pode ser uma garrafa com água congelada, mas prepare-se que essa prática também diminui a umidade relativa. Recomendo usar somente quando a temperatura estiver muito alta.

Mas aí a corrente de ar pode ser forte demais, não? Ou só usar um termostato mesmo?

Sua pergunta é muito vaga. Termostato é apenas um dispositivo/controlador, sozinho ele não vai ter utilidade alguma no seu cultivo.

Back