Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo Florida White - Chateado.

Diário de cultivo problemático.
Olá, pessoas.

Andei meio afastado do fórum por N motivos, mas sempre que era possível acessava para adquirir mais conhecimento.

Bom, eu pessoalmente, não gosto muito de criar Diário de Cultivo, tirar dúvidas, essas coisas, pois já temos aqui tanto e tanto conhecimento e informações que parece redundante ficar perguntando as mesmas coisas, por mais que tenha inúmeras respostas que não acho pelo fórum. Mas sinto estar incomodando (mesmo que o intuito do fórum seja esse), enfim. Vamos lá:

Depois de 1 ano do meu ultimo cultivo quis passar novamente pela experiência que até o momento foi classificada como uma das melhores da minha vida, que são os ensinamentos desses mágicos, pois bem, o meu ultimo cultivo, como esse atual, não seguiram rigorosos procedimentos de higiene, digo isso pelos fatos que vou descrever mais detalhadamente, mas adianto que minha casa esta (ou sempre foi) muito contaminada.

A minha casa é antiga e não terminada, por essa razão acumula muita umidade, que na minha cabeça se torna um ambiente hostil para o cultivo de cogumelos, mas blza, acho que eu piorei muito a situação de um ano para cá. O meu ultimo cultivo, em seu terceiro flush, foi esquecido por mim, pois já tinha passado por experiências intensas e achava que não iria mais fazer aquilo, deixei meu terrario com meu cassing em minha área de serviço, sem cuidados, realmente esqueci de descarta-lo, depois de um tempo, foi encontrado pela minha mae e ela disse “tem uns cogumelos nascendo lá no seu negocio”, ai eu – “wtf??”, quando fui ver realmente tinha cogumelos, 3, um bem grande, colhi e coloquei para tirar uns prints, e ai começa as coisas um pouco esquisitas, coloquei os 3 chapéus dentro de um prato, encima de papeis alumínios limpos, tudo certinho, conforme manda o figurino, e fechei com outro prato por cima, mais uma vez, esqueci lá kk, me perdoe, minha memoria estava péssima, mas agora esta melhorando, talvez por eu ter começado a estudar bastante e a tocar violão, ou talvez por causa das coisas que os magicos me mostraram, mas realmente minha memoria era horrível, uma semana depois lembrei, quando fui pegar os pratos com os prints, eles haviam sumido, não só os cogumelos, mas TUDO, os pratos, os cogumelo, os papeis tudo tinha sumido, peguntei para minha mae e ela não tinha mexido nem visto isso ali, meu irmão a mesma coisa, logo, ninguém mais poderia ter mexido, (agora que falei da minha memoria fiquei meio preocupado pq me veio a cabeça, será que eu mexi e não lembro?), pois bem, sumiu meu carimbo e dois pratos da minha casa, vai entender.... MEDO rs

Agora sim os problemas: Nesse meu ultimo cultivo que deu certo ficou um copo com substrato (FAI e vermiculita) esterilizado e vedado, sobre um armário, faltou esporos para inocular. Eu resolvi guardar para ver se a esterilização aguentava muito tempo, e realmente aguentou, ficou mais de 6 meses intacto, e depois, novamente, o esqueci... Porem antes de ontem eu o achei, para minha enorme tristeza, um dos meus gatos, derrubou ele no chão a uns meses atrás do armário, o copo trincou e pensem no que aconteceu?!?! Todo e qualquer tipo de esporos se aproveitou da parada, meus deuses, nunca vi um negocio tão feio na minha vida, quando eu achei o copo fiquei muito “bravo”, questionei a minha mae pq ela não havia me avisado (ela que achou atrás do armário e colocou de volta no lugar, só que longe de fácil visão), o substrato estava TOTALMENTE PRETO, parecia um buraco negro assustador, nem quis sentir o cheiro (fiquei com medo de morrer kkk), e tinha umas rifas brancas como a neve no meio, bem forte, mas o preto dominava, era realmente muito feio, fiquei realmente assustado. Pois bem, minha casa se não estava contaminada, agora tava, e muito, mas o problema foi que esse copo eu achei depois de iniciar um novo cultivo.




O cultivo atual:

Stains – Florida White
Meio – Seringas de esporos, comprada pronta :/ , não achei muita opção e o preço dos esporos estavam altos para minha atual situação.
Substrato – FAI + Vermiculita.


Dia 27/05/2016 – Preparei o substrato à noite, baseado na receita padrão de PF Tek e esterilizai na panela de pressão. Foram 5 copos, 3 americanos (clássico) e 2 copos grandes.

Como disse, os métodos de limpeza foram básicos, mas houve sim um preocupação com isso, nem tanto no preparo do substrato, mas até que bastante na inoculação, porem não tenho uma gloverbox e nenhum ambiente livre da suposta bomba de contaminação que é minha casa.

Um dos copos americanos ficou com o arroz inchado, creio que entrou agua dentro, inoculei mesmo assim, mas não vingou nada, descartei dias depois.


Dia 28/07/2016 – Inoculei todos os 5 copos, e coloquei dentro de um guarda roupa.

Moro em SP e aqui esta muito, mas tipo, muito frio, e nada de micélio aparecer, 4, 5 dias e nada, então eu peguei a minha incubadora improvisada, que estava evitando usar, pois meu termo-higrometro esta com defeito e a lâmpada esquenta muito, passado de 50°C dentro da incubadora. Essa temperatura é controlada por meio de um Dimmer que controla e intensidade da lâmpada, consequentemente, controlando a temperatura.

Eu tentei consertar o meu termo-higrometro, pois estava com um fiozinho quebrado, um amigo meu soldou o fio para mim, mas não funcionou de imediato, então ativei minha incubadora com a lâmpada em potencia mínima (sem nada dentro), mas sabia que não tava resolvendo, e de repente para minha surpresa o termo-higrometro começa a dar sinal de vida e me falar que a temperatura dentro da caixa estava em 20°C e estabilizado (a temperatura ambiente estava por volta de uns 12°C dentro da minha casa. Então fui aumentando a temperatura aos pouco, até chegar a 27,5°C e estabilizou, então coloquei os copos dentro da incubadora e a temperatura caiu para 23°C e ficou, tive que aumentar um pouquinho e demorou, por volta de 10 horas para temperatura chegar a 28°C, obvio os copos estavam gelados e a troca de calor foi lenta, e eu olhei e anotei a temperatura a cada 10 minutos rs. Para minha felicidade consegui estabilizar a temperatura em 28°C, e ai o termo-higronometro que veio só me salvar morreu de novo. Então a partir desse momento confie somente na marcação que fiz no dimmer, e vem funcionando, mesmo com a temperatura aqui caindo para 5°C eu preferi não mexer no dimmer, pois não tenho certeza do grau de influencia que a temperatura ambiente tem em relação ao interior da incubadora, então deixei lá sem mexer, alias, melhor uma temperatura mais baixa do que uma muito alta rs.

Passou 2 dias e apareceu os primeiro sinais de micélio, fiquei muito feliz, esperei mais dois dias para olhar de nv e fiquei triste, todos os copos apresentaram algum sinal de contaminação, os grandes de forma mais severa e os americanos mais sutil, fique chateado, mas não descartei nenhum (até agora, exceto aquele que o arroz inchou), os grandes estão fora da incubadora, e continuam se desenvolvendo rápido, mesmo com esse frio de congelar, já os americanos com contaminação mais sutil, os micélio meio que isolou a contaminação então preferi deixar ele se desenvolvendo dentro da incubadora.


Dia 09/06/2016 – eu resolvi usar as outras 5ml da seringa que tinha sobrado, já achando que a contaminação estava na seringa, eis a minha primeira pergunta, um seringa pode esta contaminada e não mostrar nenhum sinal em seu liquido? Pois bem, dia 08/06 preparei mais substrato e coloquei em 5 copos de whisky (aquele baixo e largo). Dessa vez resolvi fazer todo o procedimento em um ambiente mais limpo e com zero circulação de ar (o que eu não consigo na minha casa), então fiz na casa de um amigo. Dia 09 voltei lá na casa do meu amigo e inoculei os copos, tomando muito cuidado, o máximo que podia, com a higiene e a esterilização do ambiente e os trouxe de volta para casa, para colocar na minha incubadora, onde, lembrando, já tinha dois copos americanos contaminados lá. Eu esterilizei a incubadora e limpei os copos que já estava lá e coloquei todo mundo junto, pedindo paz e harmonia, e que ninguém tretasse lá dentro, todos eram amiguinhos.

OBS: Eu resolvi esterilizar de forma diferente os copos de whisky. Sempre vejo o pessoal aqui no fórum esterilizando os copos com o tampão de alumínio (para quem faz com tampão de alumínio, obvio) somente encaixado sobre o copo, para que o vapor passe por dentro do substrato, andei pensando um pouco e cheguei a conclusão (na minha cabeça, deixo claro, e baseado em algumas pesquisas que fiz) que não é bem o vapor que esteriliza o substrato, mas sim a alta temperatura (se eu estiver errado fiquem a vontade para falarem), que dentro da panela de pressão chega a 120°C ou mais, pois com o aumento da pressão a agua só entra em ebulição a essa temperatura ai. Logo eu não deixei o tampão apenas encaixado, eu o vedei, passei fita isolante em volta e não fiz furo nenhum, e pronto, foram para a panela por 1:30. Bom, já vi outra pessoas fazerem assim e não tiveram problemas, eu também não, alias acho até melhor, pois quando a pressão de dentro da panela sai a pressão atmosférica entra, levando junto todo e qualquer esporo do ar.

Hoje 14/06/2016 – Os copos americanos estão quase todo colonizado, parece um micélio bem fraco, não é tão forte e grosso como o do meu cultivo anterior, mas esta quase todo colonizado, falta só um pouquinho do fundo do copo, e a contaminação continua lá, não se desenvolveu, e não sei o que fazer, não sei se posso aniversariar um bolo contaminado para se nascer alguns cogumelos eu tirar print ou até mesmo ingeri-los, ou raspar a contaminação, ou descata-los. Me ajudem nisso, se puderem, seguem as fotos.

DSCF4265.JPG DSCF4267.JPG DSCF4269.JPG

Os copos de whisky estão indo bem, parece que também estão contaminados (sim, isso para mim é ir bem, fazer o que né :( ), o micélio surgiu depois de 3 dias e hj, depois de 5 dias tem uns copos que estão mais de 50% colonizados, ou seja, se não fosse a contaminação, estariam ótimos... Mas julguem vocês, por favor. Muita coisa que eu acho que seja contaminação, nas fotos pareceram apenas o brilho da vermiculita, pois essa vermiculita que comprei veio meio grossa, eu até triturei um pouco, mas não tudo.

DSCF4272.JPG DSCF4273.JPG DSCF4282.JPG DSCF4285.JPG DSCF4286.JPG

Minha principais dúvidas:

1) Os copos americanos, que apresentaram contaminação podem ser aniversariados e deles tirar print ou até mesmo consumi-los. Lembrando que todas as contaminações, tirando a do copo grande (contaminação amarela), são pretas (escuras).

2) Caso eu seja teimoso, pois já que por aqui que as tolerâncias são zero com contaminação, e desses copos frutificarem cogumelos aparentemente bonito e saudáveis, quais perigos ele pode trazer para minha saúde caso eu consuma-os?

3) Continuando com minha teimosia, lembrando, o copo grande, de contaminação amarelada, NÃO SERÁ aniversariado, então tudo que eu falar, é referente aos outros copos. Se eu colocar todos no mesmo terrario, essa contaminação escura, mesmo com o micélio já 100% colonizado pode contaminar mais ainda outros bolos?

4) Na mesma linha de pensamento da pergunta 3, se eu aniversariar os bolos aqui na minha casa, que como disse, esta provavelmente muito contaminada, os bolos, 100% colonizados, podem ser afetados?


Eu já agradeço as pessoas que vierem aqui me ajudar, e aceito qualquer dica e conselho.


Paz à todos !
 

Anexos

  • DSCF4244.JPG
    DSCF4244.JPG
    53.8 KB · Visualizações: 40
  • DSCF4249.JPG
    DSCF4249.JPG
    56.3 KB · Visualizações: 46
  • DSCF4250.JPG
    DSCF4250.JPG
    61.3 KB · Visualizações: 43
  • DSCF4274.JPG
    DSCF4274.JPG
    89.6 KB · Visualizações: 41
  • DSCF4277.JPG
    DSCF4277.JPG
    102.4 KB · Visualizações: 38
  • DSCF4278.JPG
    DSCF4278.JPG
    113.7 KB · Visualizações: 39
  • DSCF4279.JPG
    DSCF4279.JPG
    97.8 KB · Visualizações: 38
  • DSCF4280.JPG
    DSCF4280.JPG
    85.2 KB · Visualizações: 33
  • DSCF4281.JPG
    DSCF4281.JPG
    104.5 KB · Visualizações: 34
  • DSCF4283.JPG
    DSCF4283.JPG
    85.3 KB · Visualizações: 34
  • DSCF4284.JPG
    DSCF4284.JPG
    108.7 KB · Visualizações: 32
  • DSCF4287.JPG
    DSCF4287.JPG
    78.4 KB · Visualizações: 31
Vou deixar o casing por mais uns 10 dias antes de aniversaria-lo.
No caso de casings a rede micelial se recupera em 2 ou 3 dias, daí já pode aniversariar.
Por isso ainda mantenho a minha pergunta, tem alguma forma de saber se o micélio morreu?
Como está em fase de colonização, é fácil: ele vai parar de crescer. Circule com caneta de retroprojetor as bordas do micélio e se em um dia ou dois não houver avanço, mal sinal.
1) Imagine que a parte de cima do bolo onde o micelio já tinha crescido sofreu sobre aquecimento acima dos 40°C, mas a parte de baixo do copo não, fazendo com que ele conclua a colonização, essa parte de cima, que talvez tenha morrido, caso positivo, irá frutificar? Ira contaminar? `
É uma pergunta difícil, porque o micélio forma uma rede interconectada, então quando se esgota, se esgota o bolo inteiro, entende? ENtão não sei como funciona um bolo meio torrado meio sadio... Quem sabe você vai descobrir pra gente :LOL:
 
Olá à todos !

No caso de casings a rede micelial se recupera em 2 ou 3 dias, daí já pode aniversariar.
Então só preciso comprar uma lampada para o meu terrário para aquecimento.

Circule com caneta de retroprojetor as bordas do micélio
Vou fazer isso, mas parece, a olho nu, que esta ainda em desenvolvimento.

É uma pergunta difícil, porque o micélio forma uma rede interconectada, então quando se esgota, se esgota o bolo inteiro, entende? ENtão não sei como funciona um bolo meio torrado meio sadio... Quem sabe você vai descobrir pra gente :LOL:
Vish, então vai ser dificil até para eu ajudar como cobaia rs, pq seguindo a sua informação se o micélio morreu, por ser uma rede interconectada todo o bolo morreu, sendo assim não vai concluir a colonização, não concluindo a colonização não será levado para frutificação, então não saberei se um micélio morto se desenvolve, por outro lado, já que os bolos não estão 100% colonizado, se o micélio morreu ele não ira colonizar mais, se não morreu ele ira colonizar, automaticamente também vai frutificar, então vai ser dificil fazer esse teste. Seria diferente se o copo já tivesse 100% colonizado e ai sim ultrapasse a temperatura limite, então daria para mesmo achando que ele morreu, coloca-lo no terrário para ver se frutificaria.

Atualização...

Hoje 21/06/2016:
OBS: Os copos seguem a mesma numeração que o post anterior.

Copos 01 e 02 - Foram despedaçados e foi feito um casing com uma camada de vermiculita.
DSCF4585.JPG

Copos 03 e 04 - Continuam indo bem. Nas fotos parecem mais feios que pessoalmente. :p
DSCF4573.JPG DSCF4574.JPG DSCF4575.JPG

Copo 05 - Na atualização anterior apresentava uma especie de mancha amarelada, que a @Malahov me informou que seria a contaminação bacteriana "wet spot", mas sumiu, ou deu uma secada significativa, esta quase imperceptível.
DSCF4577.JPG DSCF4579.JPG

Copo 06 - Apresentava uma mancha escura na ultima atualização, igual a mancha dos copos 01 e 02, mas que também foi, aparentemente, coberta pelo micélio. Viva o Micélio .
DSCF4580.JPG DSCF4581.JPG

Copo 07 e 08 - Bom, agora vem os dois mais estranhos para mim, esse copo 08 ainda não havia aparecido na historia, pois ele tinha apresentado contaminação junto com o outro que eu havia separado, ele foi inoculado dia 28/05, junto com os copos 01 e 02, hj casing, ele tinha apresentado contaminação amarelada também, então só tinha deixado ele em outro lugar, alias, lugar frio (caso seja relevante), e, sei lá o que houve, tudo sumiu, ele voltou a ser só vermiculita com FAI, então, quando percebi isso, coloquei ele de volta na incubadora junto com os outros, e ele acabou desenvolvendo micélio desse jeito ai das fotos, o que também ocorreu com o copo 07. A nível de curiosidade esse copo 08 foi o copo que ficou mais perto da lampada, por ser mais alto, e foi ele que, com o termômetro encima dele, marcou 42°C.
Por que o micélio esta se desenvolvendo assim? Como se fosse uma onde estourada...
DSCF4582.JPG DSCF4583.JPG DSCF4584.JPG DSCF4571.JPG DSCF4572.JPG



*** NÃO SIGAM ESSE MÉTODO PARA CLs ***
Existem ótimos tutoriais pelo forum para cultura liquida, o que fiz foi apenas um teste irresponsável, sem catalogação de dados ou cuidados máximos com assepsia.

Essa garrafa contém água mineral fervida, acredito que uns 100ml e um colherzinha de café (daquelas de Xícaras) de mel, fervido junto com a água, e algumas gotinhas de solução de esporos que eu inoculei todos esses copos. Não é relevante, é apenas um teste, não da para ver direito, mas formou micélio, um bolinha de um pouco mais de 0,5cm de diametro. Ela foi inoculada dia 15/06.
Ela tem uns pontinhos pretos na garrafa, que eu acredito ser vermiculita que ficou na agulha.
DSCF4586.JPG DSCF4587.JPG
 
Última edição:
água mineral fervida, acredito que uns 100ml e um colherzinha de café (daquelas de Xícaras) de mel, fervido junto com a água

Tô pensando em fazer uma CL também. Essa proporção de água e mel você viu em algum tutorial pelo fórum?

Ah, em relação a esse micélio crescendo na sua CL, deve ser contaminação, conforme o tutorial de CL do @tupy diz:

Então, o certo mesmo é somente usar CLs com uma ótima aparência.
Cores diferentes dentro do copo, é contaminante: Ex: cinza, preto, rosa, etc.
Ou texturas diferentes, como na foto abaixo, é perda de tempo e produção.
 
Última edição:
Tô pensando em fazer uma CL também. Essa proporção de água e mel você viu em algum tutorial pelo fórum?
Então, @ExPoro, não segui nenhum tutorial não, eu li sim esse tutorial do Tupy sim, mas não o segui, por não ter um condição de assepsia ideal para esse tipo de cultura, foi apenas uma "brincadeira", eu vi a garrafinha e imaginei lindos micélios nascendo nela vi que tinha mel, fervi a garrafinha para limpa-la e fervi a mistura agua + mel, eu nem sei quanto de agua tinha, como eu disse "Não é relevante, é apenas um teste", não deve seguir esse meu método, eu nem seque esterilizei a mistura na panela de pressão como manda o tuto do Tupy, mas se eu for fazer levando mais a serio, farei do mesmo jeito, seguindo apenas as recomendações de dosagem, pois acho que foi pouco mel, já que o micélio só cresceu isso ai da foto e parou.

Ah, em relação a esse micélio crescendo na sua CL, deve ser contaminação, conforme o tutorial do @tupy diz:
Eu vi o que ele fala nesse tutorial, mas discordo de vc ao achar que é contaminação, julgou pela cor ou pelo pontinho preto dentro do vidro? A cor esta difícil de ajudar a definir algo, como o proprio @tupy disse no tópico dele ele não gosta muito de usar o mel, por deixar a cor do liquido amarronzada dificultando a visualização de alteração na cor do micélio. E o pontinho preto, como disse, já estava lá, creio ser vermiculita, pois usei a mesma água que esterilizei o meus outros copos, e a seringa estava meio entupida, como disse, não deve usar isso como base para nada, postei apenas como experimento particular, acho que cometi um erro ao postar isso, pode atrapalhar outro usuário, vou editar e colocar uma advertência.
Mas acredito que isso não seja contaminação, vou inocular um copinho com milho com ele para testar.
 
Na verdade eu só vi o pontinho preto agora. :coffee:

É que parece que tem um micélio preto e bem claro na região à direita e acima do ponto preto. :bigode: É uma mancha no pote mesmo?
 
Na verdade eu só vi o pontinho preto agora. :coffee:

É que parece que tem um micélio preto e bem claro na região à direita e acima do ponto preto. :bigode: É uma mancha no pote mesmo?

O micélio parece ser branco, @ExPoro, mas ficou com cor diferente devido a cor que ficou a água depois de colocar o mel. Fora isso que esta circulado na foto abaixo, o resto e água e mel apenas, sem nada, sem sujeira, sem mancha, só água e mel.
DSCF4587 - Cópia.JPG


Eu acho que não dá para afirmar pela foto que está distante, porque às vezes ficam alguns esporos sem germinar então ficam uns pontinhos pretos.

Os esporos foram bem dissolvidos, não tem esporos visíveis a olho nu, nem na minha seringa tinha. Não acredito que seja contaminação como disse o Exporo, mas sem duvida foi uma mistura errada, mas me mostrou que pode dar certo e eu não cheguei muito longe, basta criar um novo método ou apenas seguir um dos tutorias.

Estou tendo quase certeza que foi um erro falar disso, todo mundo focou no menos importante para o meu cultivo e ignoraram as outras informações, fiquei magoado rsrs :p
 
NOTICIA INTERESSANTE

Eu, por curiosidade, fui ver como estava a colonização / contaminação daquele copo que ainda não foi apresentado aqui (inoculado dia 28/05), apenas disse que ele tinha apresentado contaminação bem severa, tinha mais contaminação que micélio, mas não descartei, apenas coloquei ele no guarda roupa, no frio, e bota frio nisso, e taram, vejam como ele esta... Obvio, ainda contaminado rs, mas com um micélio (se isso for micélio, bem bonito, do jeito que eu queria que os outros estivessem, estou convencido de que o calor atrapalhou a colonização, por essa razão eu desliguei a minha incubadora e vou deixar a colonização concluir no frio. Como eu já vi o @Ecuador dizer aqui, é melhor colocar os bolos numa gaveta e esquece-los lá, deixa-los em paz, pelo jeito, como na maioria esmagadora das vezes, ele tava certo. (Melhor do que torrar eles ou estressa-los) :p
DSCF4589.JPG DSCF4590.JPG DSCF4591.JPG DSCF4592.JPG DSCF4593.JPG

Comparado como estava essa contaminação antes, eu diria que o micélio ta acabando com ela, fácil, não sei se ele consegue se sobrepor à ela, mas estou otimista, pois esse micélio sim, parece estar bem forte...

Vou pesquisar mais para saber que tipo de contaminação é essa ai desse copo, para ver se poderei frutifica-lo numa pet ou se é melhor (sei que é melhor) descarta-lo.

Ah, e eu aniversariei o meu casing, coloquei ele no terrário depois de 19 horas de cold-shock. Borrifei um pouco de agua mineral fervida sobre a vermiculita e coloque na geladeira. Agora esta no terrario a uma temperatura de 20.1°C.

Paz !
 
Última edição:
Me parece algum tipo de contaminação bacteriana que não compromete o cultivo, de qualquer forma frutifique-o separado dos demais.
 
Ter colonizado melhor no frio foi bem estranho.
Mas não custa nada tentar. :LOL:
 
um dos fatores relacionados a colonização rapida provavelmente é a disponibilidade de oxigenio, esse copo deve ta com mais suspiro do que os outro, isso é comum em tampões de papel alumínio.
Mas até onde eu sei a colonização se dá com um mais elevado nível de CO2 e não O2, e posso garantir que ele tem os mesmos suspiros que os outros. Não sei o que se deu para que no frio, a contaminação regredisse e a colonização progredisse, mas foi sim o frio que interferiu, os outros copos que estava na incubadora nunca a uma temperatura inferior à 25°C apresentou um micélio com características bem secas, e é a mesma seringa de inoculação.
Queria também entender o pq disso que aconteceu, desliguei o meu terrario, e deixarei assim, para ver se o micélio melhora a aparência, lembrando que esse micélio que ficou o tempo todo no frio e no escuro foi inoculado dia 18/05, ou seja, tem quase um mês. Mas não tenho duvida nenhuma que ele colonizou quase 100% sempre a temperatura inferior à 20°C.
 
Mas até onde eu sei a colonização se dá com um mais elevado nível de CO2 e não O2
Uma certa concentração de CO2 é requerida para induzir a vegetação sem frutificação, mas isso não exime o fato do fungo ser aeróbico e exigir oxigênio para o desenvolvimento. Recipiente 100% vedados estagnam em poucos dias.
e posso garantir que ele tem os mesmos suspiros que os outros
E eu posso lhe afirmar com toda certeza que não, dá pra ver evidentemente nas fotos que o papel alumínio esta passando da fita e isso sim é um ótimo suspiro, além disso pode ser que a fita não esteja muito apertada ficando assim suspiros até na parte de cima entre a fita e o papel aluminio. Eu mesmo nem costumo cobrir furos com micropore, selo os tampões moderadamente sem aperto, para que fique suspiros para o micélio.
 
Última edição:
Tem uma área com micélio de outro fungo ou estou doida ?
Difícil dizer, quando falei me referi as manchas amareladas, que inclusive ja aconteceu comigo e no meu caso acometia também os frutos parecendo verticillium. Na primeira foto tem também outro setor suspeito, DSCF4589.JPG , mas o interessante é que se fosse um fungo competidor talvez continuasse avançando, se desenvolvendo, esporulando... mas não parou por ali mesmo, acho que resta apenas esperar e se for o caso frutificar separadamente.
 
Última edição:
Então @Malahov e @Arcturus essa parte ai citadas é uma area onde o micelio não ficou tão espesso então deixa a vermiculita mais exposta. Diferente do restante do copo. Talvez essa parte estivesse mais seca, ou com menos concentração de FAI. Mas acho que ainda é o mesmo micélio.
Esta parecendo que a contaminação é ele, e o micélio esta escretando essa substancia amarelada para tentar combatelo...(Alguem me corrige se eu tiver errado)
 
Vc esta certíssimo @tupy, não quis muito acreditar no que vc disse, mas como discutir com a voz da experiencia?!

Agradeço novamente a todos os que me ajudaram, mas acho que estou impossibilitado de cultivar em casa (acho que o ambiente esta altamente contaminado), todos os meus bolos contaminaram, ou talvez tenha sido a seringa que eu comprei, que já tenha vindo contaminada, difícil saber, não tenho outros esporos para testar outro cultivo.

:(

Obrigado a todos !

Paz e Luz !
 
Back
Top