Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo Florida White - Chateado.

Diário de cultivo problemático.
Olá, pessoas.

Andei meio afastado do fórum por N motivos, mas sempre que era possível acessava para adquirir mais conhecimento.

Bom, eu pessoalmente, não gosto muito de criar Diário de Cultivo, tirar dúvidas, essas coisas, pois já temos aqui tanto e tanto conhecimento e informações que parece redundante ficar perguntando as mesmas coisas, por mais que tenha inúmeras respostas que não acho pelo fórum. Mas sinto estar incomodando (mesmo que o intuito do fórum seja esse), enfim. Vamos lá:

Depois de 1 ano do meu ultimo cultivo quis passar novamente pela experiência que até o momento foi classificada como uma das melhores da minha vida, que são os ensinamentos desses mágicos, pois bem, o meu ultimo cultivo, como esse atual, não seguiram rigorosos procedimentos de higiene, digo isso pelos fatos que vou descrever mais detalhadamente, mas adianto que minha casa esta (ou sempre foi) muito contaminada.

A minha casa é antiga e não terminada, por essa razão acumula muita umidade, que na minha cabeça se torna um ambiente hostil para o cultivo de cogumelos, mas blza, acho que eu piorei muito a situação de um ano para cá. O meu ultimo cultivo, em seu terceiro flush, foi esquecido por mim, pois já tinha passado por experiências intensas e achava que não iria mais fazer aquilo, deixei meu terrario com meu cassing em minha área de serviço, sem cuidados, realmente esqueci de descarta-lo, depois de um tempo, foi encontrado pela minha mae e ela disse “tem uns cogumelos nascendo lá no seu negocio”, ai eu – “wtf??”, quando fui ver realmente tinha cogumelos, 3, um bem grande, colhi e coloquei para tirar uns prints, e ai começa as coisas um pouco esquisitas, coloquei os 3 chapéus dentro de um prato, encima de papeis alumínios limpos, tudo certinho, conforme manda o figurino, e fechei com outro prato por cima, mais uma vez, esqueci lá kk, me perdoe, minha memoria estava péssima, mas agora esta melhorando, talvez por eu ter começado a estudar bastante e a tocar violão, ou talvez por causa das coisas que os magicos me mostraram, mas realmente minha memoria era horrível, uma semana depois lembrei, quando fui pegar os pratos com os prints, eles haviam sumido, não só os cogumelos, mas TUDO, os pratos, os cogumelo, os papeis tudo tinha sumido, peguntei para minha mae e ela não tinha mexido nem visto isso ali, meu irmão a mesma coisa, logo, ninguém mais poderia ter mexido, (agora que falei da minha memoria fiquei meio preocupado pq me veio a cabeça, será que eu mexi e não lembro?), pois bem, sumiu meu carimbo e dois pratos da minha casa, vai entender.... MEDO rs

Agora sim os problemas: Nesse meu ultimo cultivo que deu certo ficou um copo com substrato (FAI e vermiculita) esterilizado e vedado, sobre um armário, faltou esporos para inocular. Eu resolvi guardar para ver se a esterilização aguentava muito tempo, e realmente aguentou, ficou mais de 6 meses intacto, e depois, novamente, o esqueci... Porem antes de ontem eu o achei, para minha enorme tristeza, um dos meus gatos, derrubou ele no chão a uns meses atrás do armário, o copo trincou e pensem no que aconteceu?!?! Todo e qualquer tipo de esporos se aproveitou da parada, meus deuses, nunca vi um negocio tão feio na minha vida, quando eu achei o copo fiquei muito “bravo”, questionei a minha mae pq ela não havia me avisado (ela que achou atrás do armário e colocou de volta no lugar, só que longe de fácil visão), o substrato estava TOTALMENTE PRETO, parecia um buraco negro assustador, nem quis sentir o cheiro (fiquei com medo de morrer kkk), e tinha umas rifas brancas como a neve no meio, bem forte, mas o preto dominava, era realmente muito feio, fiquei realmente assustado. Pois bem, minha casa se não estava contaminada, agora tava, e muito, mas o problema foi que esse copo eu achei depois de iniciar um novo cultivo.




O cultivo atual:

Stains – Florida White
Meio – Seringas de esporos, comprada pronta :/ , não achei muita opção e o preço dos esporos estavam altos para minha atual situação.
Substrato – FAI + Vermiculita.


Dia 27/05/2016 – Preparei o substrato à noite, baseado na receita padrão de PF Tek e esterilizai na panela de pressão. Foram 5 copos, 3 americanos (clássico) e 2 copos grandes.

Como disse, os métodos de limpeza foram básicos, mas houve sim um preocupação com isso, nem tanto no preparo do substrato, mas até que bastante na inoculação, porem não tenho uma gloverbox e nenhum ambiente livre da suposta bomba de contaminação que é minha casa.

Um dos copos americanos ficou com o arroz inchado, creio que entrou agua dentro, inoculei mesmo assim, mas não vingou nada, descartei dias depois.


Dia 28/07/2016 – Inoculei todos os 5 copos, e coloquei dentro de um guarda roupa.

Moro em SP e aqui esta muito, mas tipo, muito frio, e nada de micélio aparecer, 4, 5 dias e nada, então eu peguei a minha incubadora improvisada, que estava evitando usar, pois meu termo-higrometro esta com defeito e a lâmpada esquenta muito, passado de 50°C dentro da incubadora. Essa temperatura é controlada por meio de um Dimmer que controla e intensidade da lâmpada, consequentemente, controlando a temperatura.

Eu tentei consertar o meu termo-higrometro, pois estava com um fiozinho quebrado, um amigo meu soldou o fio para mim, mas não funcionou de imediato, então ativei minha incubadora com a lâmpada em potencia mínima (sem nada dentro), mas sabia que não tava resolvendo, e de repente para minha surpresa o termo-higrometro começa a dar sinal de vida e me falar que a temperatura dentro da caixa estava em 20°C e estabilizado (a temperatura ambiente estava por volta de uns 12°C dentro da minha casa. Então fui aumentando a temperatura aos pouco, até chegar a 27,5°C e estabilizou, então coloquei os copos dentro da incubadora e a temperatura caiu para 23°C e ficou, tive que aumentar um pouquinho e demorou, por volta de 10 horas para temperatura chegar a 28°C, obvio os copos estavam gelados e a troca de calor foi lenta, e eu olhei e anotei a temperatura a cada 10 minutos rs. Para minha felicidade consegui estabilizar a temperatura em 28°C, e ai o termo-higronometro que veio só me salvar morreu de novo. Então a partir desse momento confie somente na marcação que fiz no dimmer, e vem funcionando, mesmo com a temperatura aqui caindo para 5°C eu preferi não mexer no dimmer, pois não tenho certeza do grau de influencia que a temperatura ambiente tem em relação ao interior da incubadora, então deixei lá sem mexer, alias, melhor uma temperatura mais baixa do que uma muito alta rs.

Passou 2 dias e apareceu os primeiro sinais de micélio, fiquei muito feliz, esperei mais dois dias para olhar de nv e fiquei triste, todos os copos apresentaram algum sinal de contaminação, os grandes de forma mais severa e os americanos mais sutil, fique chateado, mas não descartei nenhum (até agora, exceto aquele que o arroz inchou), os grandes estão fora da incubadora, e continuam se desenvolvendo rápido, mesmo com esse frio de congelar, já os americanos com contaminação mais sutil, os micélio meio que isolou a contaminação então preferi deixar ele se desenvolvendo dentro da incubadora.


Dia 09/06/2016 – eu resolvi usar as outras 5ml da seringa que tinha sobrado, já achando que a contaminação estava na seringa, eis a minha primeira pergunta, um seringa pode esta contaminada e não mostrar nenhum sinal em seu liquido? Pois bem, dia 08/06 preparei mais substrato e coloquei em 5 copos de whisky (aquele baixo e largo). Dessa vez resolvi fazer todo o procedimento em um ambiente mais limpo e com zero circulação de ar (o que eu não consigo na minha casa), então fiz na casa de um amigo. Dia 09 voltei lá na casa do meu amigo e inoculei os copos, tomando muito cuidado, o máximo que podia, com a higiene e a esterilização do ambiente e os trouxe de volta para casa, para colocar na minha incubadora, onde, lembrando, já tinha dois copos americanos contaminados lá. Eu esterilizei a incubadora e limpei os copos que já estava lá e coloquei todo mundo junto, pedindo paz e harmonia, e que ninguém tretasse lá dentro, todos eram amiguinhos.

OBS: Eu resolvi esterilizar de forma diferente os copos de whisky. Sempre vejo o pessoal aqui no fórum esterilizando os copos com o tampão de alumínio (para quem faz com tampão de alumínio, obvio) somente encaixado sobre o copo, para que o vapor passe por dentro do substrato, andei pensando um pouco e cheguei a conclusão (na minha cabeça, deixo claro, e baseado em algumas pesquisas que fiz) que não é bem o vapor que esteriliza o substrato, mas sim a alta temperatura (se eu estiver errado fiquem a vontade para falarem), que dentro da panela de pressão chega a 120°C ou mais, pois com o aumento da pressão a agua só entra em ebulição a essa temperatura ai. Logo eu não deixei o tampão apenas encaixado, eu o vedei, passei fita isolante em volta e não fiz furo nenhum, e pronto, foram para a panela por 1:30. Bom, já vi outra pessoas fazerem assim e não tiveram problemas, eu também não, alias acho até melhor, pois quando a pressão de dentro da panela sai a pressão atmosférica entra, levando junto todo e qualquer esporo do ar.

Hoje 14/06/2016 – Os copos americanos estão quase todo colonizado, parece um micélio bem fraco, não é tão forte e grosso como o do meu cultivo anterior, mas esta quase todo colonizado, falta só um pouquinho do fundo do copo, e a contaminação continua lá, não se desenvolveu, e não sei o que fazer, não sei se posso aniversariar um bolo contaminado para se nascer alguns cogumelos eu tirar print ou até mesmo ingeri-los, ou raspar a contaminação, ou descata-los. Me ajudem nisso, se puderem, seguem as fotos.

DSCF4265.JPG DSCF4267.JPG DSCF4269.JPG

Os copos de whisky estão indo bem, parece que também estão contaminados (sim, isso para mim é ir bem, fazer o que né :( ), o micélio surgiu depois de 3 dias e hj, depois de 5 dias tem uns copos que estão mais de 50% colonizados, ou seja, se não fosse a contaminação, estariam ótimos... Mas julguem vocês, por favor. Muita coisa que eu acho que seja contaminação, nas fotos pareceram apenas o brilho da vermiculita, pois essa vermiculita que comprei veio meio grossa, eu até triturei um pouco, mas não tudo.

DSCF4272.JPG DSCF4273.JPG DSCF4282.JPG DSCF4285.JPG DSCF4286.JPG

Minha principais dúvidas:

1) Os copos americanos, que apresentaram contaminação podem ser aniversariados e deles tirar print ou até mesmo consumi-los. Lembrando que todas as contaminações, tirando a do copo grande (contaminação amarela), são pretas (escuras).

2) Caso eu seja teimoso, pois já que por aqui que as tolerâncias são zero com contaminação, e desses copos frutificarem cogumelos aparentemente bonito e saudáveis, quais perigos ele pode trazer para minha saúde caso eu consuma-os?

3) Continuando com minha teimosia, lembrando, o copo grande, de contaminação amarelada, NÃO SERÁ aniversariado, então tudo que eu falar, é referente aos outros copos. Se eu colocar todos no mesmo terrario, essa contaminação escura, mesmo com o micélio já 100% colonizado pode contaminar mais ainda outros bolos?

4) Na mesma linha de pensamento da pergunta 3, se eu aniversariar os bolos aqui na minha casa, que como disse, esta provavelmente muito contaminada, os bolos, 100% colonizados, podem ser afetados?


Eu já agradeço as pessoas que vierem aqui me ajudar, e aceito qualquer dica e conselho.


Paz à todos !
 

Anexos

  • DSCF4244.JPG
    DSCF4244.JPG
    53.8 KB · Visualizações: 40
  • DSCF4249.JPG
    DSCF4249.JPG
    56.3 KB · Visualizações: 46
  • DSCF4250.JPG
    DSCF4250.JPG
    61.3 KB · Visualizações: 43
  • DSCF4274.JPG
    DSCF4274.JPG
    89.6 KB · Visualizações: 41
  • DSCF4277.JPG
    DSCF4277.JPG
    102.4 KB · Visualizações: 38
  • DSCF4278.JPG
    DSCF4278.JPG
    113.7 KB · Visualizações: 39
  • DSCF4279.JPG
    DSCF4279.JPG
    97.8 KB · Visualizações: 38
  • DSCF4280.JPG
    DSCF4280.JPG
    85.2 KB · Visualizações: 33
  • DSCF4281.JPG
    DSCF4281.JPG
    104.5 KB · Visualizações: 34
  • DSCF4283.JPG
    DSCF4283.JPG
    85.3 KB · Visualizações: 34
  • DSCF4284.JPG
    DSCF4284.JPG
    108.7 KB · Visualizações: 32
  • DSCF4287.JPG
    DSCF4287.JPG
    78.4 KB · Visualizações: 31
porem não tenho uma gloverbox e nenhum ambiente livre da suposta bomba de contaminação que é minha casa
Use o método da boca do forno: https://teonanacatl.org/threads/o-que-é-a-técnica-do-forno-oven-tek.99/
um seringa pode esta contaminada e não mostrar nenhum sinal em seu liquido?
Com certeza, seringas são feitas de água, não são um meio não nutritivo, então os esporos não germinam estão em estado dormente e por isso não tem como 'mostrar nada', imagine que eles são como sementes microscópicas esperando um ambiente nutritivo para se desenvolverem.
ão sei se posso aniversariar um bolo contaminado para se nascer alguns cogumelos
A parte preta do bolor que contaminou seu bolo são os esporos dele, o que significa que o ambiente em que colocar esse bolo automaticamente ficará cheio de esporos do contaminante. Você quer isso? Normalmente o que se faz é jogar fora ou tentar um out enterrando num jardim. Mas você pode tentar um cultivo separado in vitro ou numa garrafa, por exemplo, se acha que vale a pena o risco. Neste caso se funcionasse você até poderia consumir os frutos, mas obviamente não deveria tirar nenhum print. ideial seria você esperar e ver se o micélio de cubensis não vai avançar sobre a contaminação.
quais perigos ele pode trazer para minha saúde caso eu consuma-o
Não sei responder a isso, mas se for consumir, dê preferência a chás.
contaminação amarelada, NÃO SERÁ aniversariado
Se for amarela bacteriana e não bolor amarelo, eu acho menos preocupante. O micélio costuma metabolizar bem bactérias.
os bolos, 100% colonizados, podem ser afetados?
A carga de esporos no ambiente tem sua influência, sim. Mas como eu já disse muito pelo fórum, para mim a principal forma de evitar contaminações é propiciar um ambiente pouco propício para o desenvolvimento de contaminantes e mais propício para o desenvolvimento de cubensis, de forma que este se mantenha com uma boa saúde. Ou seja: bastante troca gasosa, agitar o ar do terrário evitando pontos de ar estagnado, evitar calor excessivo.
 
Em relação ao consumo de cogumelos de cultivos contaminados, temos um tópico que trata disso, em especial este post. :)

Há contaminantes que basta fazer chá pra não dar problema, tem outros que basta secar. Tem cultivadores que descartam qualquer contaminação, o que acho a melhor escolha pra quem tenha uma boa produção, mas quem como eu produz pouco tem que ir com o que vem. Na dúvida, então, seque e faça chá. :coffee:
 
Nossa, @Malahov, muito obrigado por ser tao prestativo, esclareceu muito as minhas dúvidas e sem duvida farei esse tecnica do forno das proxima vez, otima dica.

ideial seria você esperar e ver se o micélio de cubensis não vai avançar sobre a contaminação

Se isso acontecer, o micélio avançar sobre a contaminaçao, ela vai sumir? Nunca vi nenhum exemplo disso, entao nao faço ideia de como será a aparecia dele caso isso aconteça.

@ExPoro, obrigado. E realmente não posso descartar tudo, nao no momento, tenho que tentar de tudo para conseguir algum print para continuar o cultivo. Valeu pela dicas sobre consumo, vou fazer desse jeito ai.
 
Se isso acontecer, o micélio avançar sobre a contaminaçao, ela vai sumir? Nunca vi nenhum exemplo disso, entao nao faço ideia de como será a aparecia dele caso isso aconteça.
Ela não vai sumir, mas vai ser coberta pelo micélio. Mesmo assim eu não colocaria junto com outros bolos, mas se ela cobrisse, seriam maiores as chances de sucesso do bolo, entende? Talvez o @ExPoro possa te ajudar, porque eu lembro de ele ter em algum diário uma foto de uma contaminação que foi vencida pelo micélio.
 
tenho que tentar de tudo para conseguir algum print para continuar o cultivo

A obtenção de carimbos é bem tranquila hoje em dia. Dá uma olhada na nossa seção de Banco de Esporos no Repositório. Achará lá 3 bancos internacionais sem fins lucrativos e um banco comercial brasileiro que se encaixa nas regras do CM. E também em breve você estará se encaixando nos requisitos para participar do fórum Compartilhando & Trocando. Apenas continue atualizando o diário. :)


Talvez o @ExPoro possa te ajudar, porque eu lembro de ele ter em algum diário uma foto de uma contaminação que foi vencida pelo micélio.

Verdade, teve um bolo meu que venceu sim. :teo_ninja:

@VitMello, olha este, este e este post, referentes à contaminação 2/2. Resolvi fazer um outdoor, mas só porque nenhum que tinha feito tinha dado certo até então. Mas acho que podia ter posto em um dos meus terrários pet que ia render e esse tipo de contaminante bacteriano acho que não pega em bolo já consolidado, então acho que até num terrário normal poderia ter sido posto sem maiores problemas. Como pode ver, foi uma contaminação facilmente vencida, que ficou bem tapada mesmo. :coffee:
 
Mesmo assim eu não colocaria junto com outros bolos

@Malahov, eu não pretendo colocar todos no mesmo terrário, justamente para ter esse controle ai.

@ExPoro, olhei suas batalhas entre micélio e contaminação, bacana, curti, mas o meu micélio não está dando sinal de que vai cobrir a contaminação como ele fez com o seu, porque estava muito colado com o vidro do copo e muito ralo, mas hj eu dei umas batidinhas nele para ele descolar e coloquei ele de cabeça para baixo no terrário, para ver se o micélio 'engrossa' mais.

Também já vou aproveitar seu conhecimento em terrários com PETs que vi que possui para montar os meus. Percebo que o maior problema é a troca de ar dentro desse tipo de terrário. Vou procurar em seus posts o projeto "GT" que deu mais certo, mas caso queira ser solidário, me mostra o link rs :brincalhao:


E também em breve você estará se encaixando nos requisitos para participar do fórum Compartilhando & Trocando. Apenas continue atualizando o diário.

Nem tinha percebido isso, li esses requisitos quando entrei no forum, e parecia tão longe rs, que bom que to chegando perto, mas também vou olhar esses outros bancos de esporos que citou, conheço um na Holanda, mas esse brasileiro ai nunca ouvi falar.

Muito obrigado por me ajudarem até aqui. Conforme as coisas forem se desenvolvendo eu vou atualizando o diário.

Paz e luz !
 
:)

Em relação às pets, pode seguir o tutorial principal que dá certo - e tem um passo a passo complementar meu no Diário. Se for pensar em adaptações do que lá está escrito, no tutorial, seria apenas adicionar (1) furos na parte inferior e (2) substituir a tampa por polyfill (lã acrílica) ou micropore. Se observar, no cultivo 3 as pets foram excelentes e estavam dentro do padrão do tutorial, com mais os furos embaixo.

A questão da pet é que é um tipo de terrário sem controle de temperatura, então acho que a época do ano influi muito. O que hoje eu procuro é uma configuração que favoreça a troca de gás em temperaturas menos favoráveis. :bigode:

Mas pretendo fazer um tutorial quando conseguir acertar tudo. :geek:

Este cultivo que você viu foi o que mais tive problemas com troca de ar, o que foi solucionado retirando as pets de dentro da caixa de papelão. :coffee:
 
Atualização...

Bom dia, pessoas !

Os meus copos seguem otimistas (acho que cabe até alterar o titulo do diário se for possível, se alguém souber como faz, eu farei isso, caso gere alguns frutos :)), tirei algumas fotos e fiz algumas observações, segue:

Copos 1 e 2 - Inoculados dia 28/05/2016, apresentam colonização quase completa, estou pensando em esperar completar 30 dias para aniversaria-los em PETs.
Ambos apresentam essa coloração laranja/amarela, parece que é justamente onde o arroz compactou junto do copo, mas também parece ser excremento micelial, né?? Não notei a contaminação escura de antes, acho que o micélio venceu, o que explicaria, talvez, a urina pelo estresse na competição.
DSCF4325.JPG DSCF4326.JPG

Copos 3, 4 e 7 - Inoculados dia 09/06/2016, apresenta colonização boa e rápida, 8 dias e já esta bem avançado, sem sinais de contaminação.
DSCF4330.JPG DSCF4331.JPG DSCF4333.JPG DSCF4345.JPG DSCF4346.JPG DSCF4347.JPG

Copo 5 - Inoculado dia 09/06/2016, também apresenta colonização rápida, porem mostra os mesmos pontos alaranjado/amarelados que os copos 1 e 2 (mais antigos), não apresenta contaminação, tirando essas manchas.
DSCF4334.JPG DSCF4335.JPG DSCF4337.JPG

Copos 6 - Inoculado dia 09/06/2016, colonização muito avançada, quase 100%, porém esse apresenta a mesma contaminação escura que tinha nos copos 1 e 2 e que aparentemente foi vencida pelo micélio. Já que só tem 8 dias, vou esperar um bom tempinho ainda para ver se o micélio passa por cima dessa contaminação ai.
DSCF4343.JPG DSCF4344.JPG

Minhas dúvidas:

1) Esses amarelos nos copos 1, 2 e 5, são excreções de micélio, se for tudo bem colocar para frutificar como vi em alguns lugares aqui, mas não consegui identificar com precisão, se alguém puder me auxiliar nisso ou já tiver passado por esse mesmo processo, agradeço. :D

2) Os copos 1 e 2 já estão quase 100%, acredito que mais uns 3 dias já fecha completamente, mas com essas manchas amarelas, estava pensando em deixar mais uns 10 dias, até completar um mês redondo, o que vocês acham?

3) Estou achando o meu micelio um pouco ralo de mais, diferente do meu outro cultivo e de vários cultivos por aqui, onde o micélio forma uma camada aparentemente mais grossa, e bem branca, da vontade até de comer aquilo :LOL:, por que disso?

Estou otimista, animado, mas preocupado rs, pois estou sem termohigrometro e para essa próxima fase eu acho que seria importante um, e não posso comprar, então vou ter que arriscar sem... :/

Agradeço, novamente, a contribuição de todos e aceito qualquer dica ou sugestão.

Paz e Luz !
 

Anexos

  • DSCF4327.JPG
    DSCF4327.JPG
    101.1 KB · Visualizações: 17
  • DSCF4328.JPG
    DSCF4328.JPG
    93.1 KB · Visualizações: 20
  • DSCF4329.JPG
    DSCF4329.JPG
    97.1 KB · Visualizações: 17
1) Esses amarelos nos copos 1, 2 e 5, são excreções de micélio
As fotos não estão muito boas e as imagens não estão muito próximas das manchas, seria melhor um close up. De qualquer forma o copo 5 apresenta claramente contaminanações bacterianas, chamadas de "wet spot": https://teonanacatl.org/wiki/wet-spot/.
2) Os copos 1 e 2 já estão quase 100%, acredito que mais uns 3 dias já fecha completamente, mas com essas manchas amarelas, estava pensando em deixar mais uns 10 dias, até completar um mês redondo, o que vocês acham?
É uma boa ideia. Por exemplo, no copo 5 onde a contaminação bacteriana é mais clara e mais avançada é bom deixar o micélio cobrir essa região se ele conseguir. A colonização não está muito avançada e a colonia bacteriana está muito grande então você tem que esperar pra ver.
3) Estou achando o meu micelio um pouco ralo de mais, diferente do meu outro cultivo e de vários cultivos por aqui, onde o micélio forma uma camada aparentemente mais grossa, e bem branca, da vontade até de comer aquilo :LOL:, por que disso?
Não sei. :) Uma questão genética, talvez?
Boa sorte, e um higrômetro é desnecessário. Um que seja útil é caríssimo e os baratinhos não servem de nada pra medir ambientes muito úmidos.
 
Obrigado pelas dicas @Malahov.


É uma boa ideia. Por exemplo, no copo 5 onde a contaminação bacteriana é mais clara e mais avançada é bom deixar o micélio cobrir essa região

Esse copo 5 ainda é novinho, tem apenas 8 dias, acredito que ele consiga, pelo menos espero... Li no link que mandou que ele não é um problema para frutificação, contando que eu não o coloque junto com outros bolos.


Uma questão genética, talvez?

É, talvez seja, não consigo ver qualquer outro motivo, a não ser que isso branco que tem nos copos não seja micélio de P. cubensis kkk, vai saber né... Só esperando frutificar para saber mesmo.


Boa sorte, e um higrômetro é desnecessário. Um que seja útil é caríssimo e os baratinhos não servem de nada pra medir ambientes muito úmidos.

Obrigado pelo desejo de sorte. Também acho que o higrômetro é desnecessário, mas para alguém mais experiente, eu ainda to na fase de testes, ainda não tenho uma ideia visual do que seria um ambiente úmido e ou ideial para frutificação. A não ser que eu faça um casing ou um roll nos bolos, para manter um boa umidade na vermiculita e desconsiderar um pouco o ambiente.
O termohigrometro que eu comprei, e tenho aqui em casa, mas ta com defeito (ou seja, to sem termômetro e sem higrômetro), eu paguei baratinho, se não me engano R$ 17,00, e me serviu bem até, media a temperatura e o umidade e parecia ser bem exato, mas parou de funcionar :/, talvez eu compre outro igual só para quebrar um galho.

Sobre casing, eu já li bastante coisas aqui no forum e fiz um casing no meu cultivo anterior, um casing bem simples, nada desses muito sofisticado que eu vi por aqui, apenas usando uns 3 bolos feitos em copos americanos e vermiculita como substrato do casing, gerou frutos bem legais. Eu nunca fiz frutificar em bolos. Então ai surge a minha duvida, se alguem puder responder ou sugerir algum tópico que já trate do assunto (eu ainda tenho dificuldade para pesquisar coisas aqui dentro, na maioria as vezes da erro 404 na pesquisa da pagina quando coloco alguma palavra chave e pelo google também não acho o que procuro com exatidão, estou pedindo apenas se for fácil para alguém):

1) Um casing com 3 bolos vai e gera x gramas de frutos. Um copo vai gerar 1/3 de x gramas? É claro, é uma pergunta sem necessidade de exatidão, mas na teoria, seria assim? O que quero saber de fato é se um casing feito com 3 bolos vai gerar, na maioria dos casos, mais, menos ou a mesma quantidade de 3 bolos? Essa é uma pergunta que gostaria de saber na pratica de quem já comparou, se já existir um tópico para isso e for de fácil localização só me indicar.

Obrigado.
 
a não ser que isso branco que tem nos copos não seja micélio de P. cubensis

Eu tava pensando se não seria contaminante, mas essa foto me fez pensar que deve ser cubensis mesmo. Normalmente micélios contaminantes branquinhos claros dominam muito rapidamente a parte externa do copo do dia pra noite, enquanto nessa foto vemos os micélios indo em direção ao outro aos poucos, o que é próprio do cubensis. Não que outros contaminantes não possam ser assim, mas de micélio branco ainda não vi. :coffee:
 
O que quero saber de fato é se um casing feito com 3 bolos vai gerar, na maioria dos casos, mais, menos ou a mesma quantidade de 3 bolos?
Essa é uma pergunta sem resposta, é daquelas "depende". Usando a mesma receita de PF no bolo ou casing tem gente que tem cultivos incríveis e gente que consegue poucos frutos. Tem inúmeras variáveis que influenciam um cultivo: genética, temperatura, umidade do substrato, umidade do ambiente, luz, concentração de oxigênio... Se você acha que se sai melhor com casings e não sabe o que fazer com esses copos contaminados, que tal fazer um cultivo in vitro? O Exporo está fazendo um que se saiu muito bem, e a ideia dele da redoma de garrafa pet sobre o copo é ótima. :)
 
Opa, me parece ótimo @Malahov, só precisarei ver do que se trata cultivo in vitro, tirando a literalidade do termo, vou procurar nos cultivos do Exporo. E já esperava essa resposta subjetivo, pois já sabia que a pergunta era subjetiva, mas vai que alguém tenha uma opnião unanime baseado nas próprias experiencias, vai que né...

Se você acha que se sai melhor com casings e não sabe o que fazer com esses copos contaminados

Fazendo uma analise e compreensão do seu trecho, chego a conclusão de que o cultivo in vitro e o casing são boas opção para eu ter sucesso com os meus copos contaminados. É isso ou viajei muito longe?
 
Fazendo uma analise e compreensão do seu trecho, chego a conclusão de que o cultivo in vitro e o casing são boas opção para eu ter sucesso com os meus copos contaminados.
É que o cultivo in vitro normalmente é um casing e você parece preferir fazer um casing. O do Exporo está aqui: https://teonanacatl.org/threads/diá...ga-de-mdk-8º-cultivo.12364/page-2#post-175476 eu tenho um aqui: https://teonanacatl.org/threads/spawn-de-painço-a-albino.12201/page-4#post-174921
 
Última edição:
Bom tarde, pessoal.

Acho que o titulo do diário vai continuar como "Chateado"... :(

Eu sou um assassino de micélio, eu estava fazendo uns testes na minha incubadora, para saber uma boa temperatura para ele, levando em conta a temperatura interna dos copos, então como já esta aqui e é de conhecimento de todos eu estava tentando manter a temperatura da incubadora entre 27,5°C e 28,5°C, e estava conseguindo, até perceber uma coisa, que o fundo da incubadora, que estava no chão (não esta mais), sempre estava gelado, e o termometro ficava no fundo, resolvi colocar o termometro em cima do copo mais proximo da lampada e fui tomar banho, quando sai do banho o termometro marcava 42°C, quase chorei, fiquei pensando, matei o micélio :(

E aqui esta minha duvida, tem como saber se cometi essa crueldade pela aparência do micélio? Qual o sinal de que ele morreu por causa da alta temperatura?

Antes de ontem fiz um casing, com os dois bolos que estavam concluídos, com uma colher esterilizada eu fui pegando pedaços pequenos do bolo e colocando no funco de um tapawere e por cima coloquei apenas vermiculita, e tampei com a propria tampa, então, voltou para a incubadora assassina, porem onde o casing esta, no fundo, a temperatura não passou de 30°C (imagino que quando a temperatura no fundo chegou a 30°C os bolos que estavam perto da lampada devem ter chegado uns 50°C :( ). Vou deixar o casing por mais uns 10 dias antes de aniversaria-lo.

Sem fotos, por enquanto, pq estou sem camera.

Paz !
 
Eu sou um assassino de micélio, eu estava fazendo uns testes na minha incubadora, para saber uma boa temperatura para ele, levando em conta a temperatura interna dos copos, então como já esta aqui e é de conhecimento de todos eu estava tentando manter a temperatura da incubadora entre 27,5°C e 28,5°C, e estava conseguindo, até perceber uma coisa, que o fundo da incubadora, que estava no chão (não esta mais), sempre estava gelado, e o termometro ficava no fundo, resolvi colocar o termometro em cima do copo mais proximo da lampada e fui tomar banho, quando sai do banho o termometro marcava 42°C, quase chorei, fiquei pensando, matei o micélio :(

Assim como o termômetro antes era influenciado pelo frio do chão, os copos também devem estar sendo, então não deve ter chegado a 42 ºC lá dentro. :bigode:
 
Obrigado por tentar me animar, @ExPoro , mas essa temperatura ai se deu depois que eu coloquei os bolos sobre a tapawere, os aproximando mais da lampada, ou seja, realmente, vc esta certo, estava acontecendo isso quando os bolos estavam no chão da incubadora, mas o que esta lá agora é o casing, e os bolos mais perto da lampada.

OBS: o bolo estava muito aproximo da lampada, a unica forma de não ter chegado a 42°C dentro do bolo foi se o tampão de aluminio impediu isso. Torcemos para isso...

Por isso ainda mantenho a minha pergunta, tem alguma forma de saber se o micélio morreu?
 
o bolo estava muito aproximo da lampada, a unica forma de não ter chegado a 42°C dentro do bolo foi se o tampão de aluminio impediu isso.

Pois é, outro aspecto é que a própria luz esquenta o termômetro, se você pôs perto, e o alumínio tende a refletir. Acho que não deve ter chegado a matar o micélio.

tem alguma forma de saber se o micélio morreu?

Bem, eu faria uma marca no copo com a colonização e esperaria pra ver se em alguns dias progrediria.

Alguma alteração no aspecto dele devido à morte também deverá demorar alguns dias pra acontecer, então acho que não deve ter como saber logo. :coffee:

Mas tá ai uma informação que um dos membros mais antigos podem passar se tiverem, que eu nunca vi sobre isso no fórum até agora. :bigode:
 
Pois é, outro aspecto é que a própria luz esquenta o termômetro, se você pôs perto, e o alumínio tende a refletir.

Você é o otimismo em pessoa rs, bom, tem lampada, mas não tem luz, pois a lampada esta envolvida em um pano escuro, evitando que passe luz, só passando o calor.

Mas tá ai uma informação que um dos membros mais antigos podem passar se tiverem, que eu nunca vi sobre isso no fórum até agora. :bigode:

Vdd, @ExPoro, mas acho, mera oservação minha, que a morte do micelio se dá apenas pela estagnação do crescimento e com o tempo a aparência de seco, pois não existe mais nada ali para que sirva como decompositores, então ele não irá estragar. Mas só acho.

Novamente obrigado pelo apoio, e eu também acho que não deve ter morrido não, mas vamos ver.

Mas caso aparece um membro aqui com mais experiencia em torrar micélios, tenho mais uma duvida:

1) Imagine que a parte de cima do bolo onde o micelio já tinha crescido sofreu sobre aquecimento acima dos 40°C, mas a parte de baixo do copo não, fazendo com que ele conclua a colonização, essa parte de cima, que talvez tenha morrido, caso positivo, irá frutificar? Ira contaminar? `

É uma pergunta mais em nível de conhecimento e pesquisa, já que ninguem em sã conciencia vai ficar torrando micélio por ai...

Abraços à todos.
 
Back
Top