Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo em milho - PESA

Diário de cultivo completo.
Depois de muito tempo lendo cultivos de outras pessoas, estava ficando meio deprimido, triste,....eu não tinha o meu, buááááá
Agora o papo é outro comecei o meu 1º cultivo de cubensis( aêêêhhhhhh!!!!).
Claro que foi difícil chegar até aqui mas com força de vontade e paciência conseguimos quase tudo, o resto agente corre atrás.
Metodo: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/, idêntico ao descrito neste tópico

Raça/Strain: Pesa

Fornecedor: Um maluco aê

Início do cultivo: 28 de junho de 2007

Substrato: milho de pipoca, vermiculita expandida, com cascas processadas e enriquecidas, perlita expandida, turfa processada e expandida (caso alguém me pergunte onde eu consegui isso, digo lá no Carrefour tem isso tudo, é um saco de 10kg, custando R$5,00, acho que foi isso)
Strains: Pesa

Estação: Inverno, temp média 29º C

Procedimentos:

Preparo do substrato: milho
Esterelização: A esterilização foi normal como todo mundo, (utilizei muita assepcia, limpei a mão com Lysol, a bancada, os copos de Wiskeyforam esterilizados antes e tudo o mais )....., em panela de pressão , eram três, sobraram dois (1 quebrou e resolvi deixar ele separado, e não vingou , joguei fora, fiquei com medo de contaminar os outros quando estivessem no casing)

Inoculação: Cada pote foi inoculado com 4 furos equidistantes, ou mais,rentes a parede do copo , e como eu tinha um carimbo pretinho, deu pra fazer a metade nessa brincadeira e guardei o resto pro futuro, quem sabe com a técnica mais desenvolvida, coloco em prática.

Colonização: Os copos ficarão em caixa de papelão, no escuro, na primeira semana. depois achei que o negócio não tava indo e arrumei uma nova casa pros copos, era uma antiga estufa de papel de xerox, foi perfeita, pois consegui através dela manter a temperatura constante em 29º, já faz um mês que os meus filhos estão lá progredindo, quando estiverem 100% colonizados continuarei com esse cultivo, falta bem pouco. Acredito que estão 98%, aguardarei.
Enquanto isso estou pensando no casing, no terrário e aguardo as boas vibrações pra tudo correr bem.
Espero a ajuda de todos pra continuar.
Segue as fotos de 22/07/07

Não consegui colocar mais fotos por causa desta máquina de merda, mas logo logo atualizo a bagaçeira.
Um abraço a todos.

Só pra clarificar, vc está fazendo capsulas de COGUMELOS.
e pra que fazer chá blue^??
se tem eles frescos come frescos cara que vc nao perde NADA dos ativos.:pos:
e nao desanima nao dos cultivos.
deixa eu ser bem chato ; O MICELIO NAO TEM NADA A VER COM SUAS CAGADAS.
:pos:
boa sorte.
AH, e os cogumelos que vc tá carimbando, nao está comendo eles nao ?
pode secar normalmente o chapeu e os talos e comer.
Então Alien, é que eu temei de que tinha de experimentar de todas as formas, daí eu já comi fresco, batido com maracujá....já fiz capirinha de wihskey com limão e frescos...coloquei tb em cápsulas, comi secos...putz diversas formas...Era uma tentativa de encontrar a melhor maneira, não a melhor maneira, mas o que tinha um efeito melhor, o resultado positivo....Consegui encontrar nas cápsulas a melhor maneira de consumir, essa é minha predileta. O chá vai ser pra terminar com todos os frescos que ainda tenho, vai ser de uma vez, é que ainda não fiz. agora frescos me dá enjôo, sei lá o borrachudo não desce, o fato dele estar seco me anima pq não sinto o gosto...achei melhor por isso...não é pelo efeito ser mais potente...
Me desanimei não foi com o cultivo em si, foi com aquela situação chata, nem queria ver o negócio ter descambado pra esse lado...mas foi naquele momento inevitável. Mas agora estou tranquilo, continuo com o cultivo, e o 3º flush, vai dar uns cogumelões lindos....

galera, pecebi que além dos cogus enormes que tinha, notei contaminação, por descuido meu deixei entrar água por debaixo da quentinha, ela já estava toda amasssada, daí entrou e deixei quieto...não deu nem dois dias, apareceu esse duende verde...
De boa não me estressei, retirei com o bisturi e olhei no outro microscópio que chegou pra mim, esse é bem melhor que o outro, dá pra ver pedaços maiores...dêem uma olhada nesse outro tópico que abri..(https://teonanacatl.org/threads/tudo-no-microscópio.1815/page-3#post-29534) lá relato com clareza, o que vi, e o que fiz...
Portanto apesar de ter aparentemente contaminado retirei um pedaço que além de ruim estava com pedaços sadios...

Notem o esverdeamento na 3ª foto, e a 4ªfoto olhem que lindo o micélio sadio e com duende, percebam a diferença...lindo né
Deixei o casing contaminado no balde terrário...manterei lá pra ver no que vai virar, se perceber que está contaminado tudo, daí ou jogo fora, ou enterro no jardim....mas para o aprendizado valeu e muito..
Isso não é nem 10% do que vi aqui no micro...cara eu vi coisa pra caramba, com muita mas muita nitidez....adorei ver isso...tb não erro mais...
quentinhas :neg::neg::neg:são pésimas para terrários pequenos, para grandes podem até ser melhor, mas para pequenos...uma merda...eles amassam muito, o próximo será tapeware...e um balde com boca mais larga.

Esse outro terrário não está produzindo muito, tem agora 2 pins, um maior e outro menor...acho que foi a temperatura alta que interferiu quando vi estava quente a água e pela metade...:eek::eek: entrei em choque...mas já arrumei tudo...o do balde eu não me preocupo...fica constante, mas o do aquário eu não posso sumir nem 2 dias que ele já precisa de mim....esse filho não larga o pai....é manha só pode ser...o outro filho fica sem mim de boa....não precisa de nada...porém contaminação apareceu pq não tive como acompanhar eles...paciência

esses finais de semana não estão dando pra acompanhar a parada de perto, daí deu tudo isso, contaminação, problemas...mas o resultado já foi benéfico, tive muitos cogumelos de tão pouco milho...apenas 2 copos, e já tirei umas 150 gramas deles...eles secaram uns eu comi....outros estão na geladeira frescos, que virarão chá logo mais.

Tirei esses 2 cogus do balde, antes de extirpar o contaminado, eles estavam em lados opostos..ainda bem

lindos né...e grandes gorduchinhos...

Uma coisa pude peceber nesse cultivo uma vez contaminado sempre contaminado...não sei se foi acidente entende o que quero dizer...pode ser que já era da natureza dele contaminar...estava lá quieto o duende, daí eu saí um pouco do padrão de assepcia e pronto ele apreceu..
Conclusão vc pode até não jogar fora o cultivo contaminado, ele pode até vingar uns cogumelos bonitos....se vc retirar a parte contaminada a tempo...porém se vc atrasar já era...e ela não pode ser uma contaminação grande daí niguém segura, só em casos pequenos..como esse, mas o casing contaminado vinga sim...mas em separado dos outros...
isso foi o que conclui, pq vi que a contaminação era pequena e insignificante...tenho micro pra ver, mas na duvida...descarte, comece outro...é o meu conselho. Eu dei sorte, agi no tempo certo, e soube controlar o progresso da contaminação...abri até o meio do casing, onde cortei o pedaço contaminado e vi o milho em ótimo estado..por isso continuei...

Última edição por um moderador:
entao blue...

Quando voce nota a parte verde(esporos de Trichoderma) é porque o MICELIO DE CUBENSIS ja está todo consumido naquele local.

Pela facilidade e rapidez do processo, nao existe necessidade de se levar adiante , por NENHUM MOTIVO, um cultivo com trichoderma.
lembra dos esporos que viu no microscopio(d ecubensis) tinham cerca de 0,8 UM cada um deles.

Pra se tornarem visivela a olho nu, é neessario um aglutinamento de (pasmem) 13 MILHOES de esporos.

Os esporos de TRICHODERMA tem no MAXIMO 0,13 Um cada.
entao aquela MINUSCULA moitinha verde que apareceu em seu cultivo (que tivesse 3 cms de raio) tinha +-....02374623648723648192346 milhoes de esporos.

pensa MICRO.

se sao aparentes TAMANHAs concentraçoes de micelio, quer dizer que o AR a volta do seu cultivo está SATURADO desses micro - esporos, em quantidades ABSURDAS.

só o fato de manusear uma contaminaçao dessas pela casa como fez (em ambiente aberto) ja esparrama a maldiçao verde por um BOM tempo na sua casa toda.
;)

Quando avistarem, qualquer que seja o tamanho da contaminaçao, o CORRETO é o seguinte:

Pegar um saco plastico, estereliza-lo com alcool ou agua oxigenada,
enfia a mao no saco, pega o casing ou bolo e vira o mesmo do avesso.

Se tiver um local seguro e LONGE da casa, pode tenta arriscar um outdoor, mas mesmo assim TRICHODERMA NAO È COMBATIVEL EM BOLOS DE FARINHA OU MESMO EM GRAOS.

Até conseguimos resultados em palha de capim, utilizando alvejamento direto com cloro puro.

Mas isso é pra volumes maiores do que 10-15 kg de substrato .
Pra BOLO nao vale a pena nem pra casing.

entao blue...

Quando voce nota a parte verde(esporos de Trichoderma) é porque o MICELIO DE CUBENSIS ja está todo consumido naquele local.

Pela facilidade e rapidez do processo, nao existe necessidade de se levar adiante , por NENHUM MOTIVO, um cultivo com trichoderma.
lembra dos esporos que viu no microscopio(d ecubensis) tinham cerca de 0,8 UM cada um deles.

Pra se tornarem visivela a olho nu, é neessario um aglutinamento de (pasmem) 13 MILHOES de esporos.

Os esporos de TRICHODERMA tem no MAXIMO 0,13 Um cada.
entao aquela MINUSCULA moitinha verde que apareceu em seu cultivo (que tivesse 3 cms de raio) tinha +-....02374623648723648192346 milhoes de esporos.

pensa MICRO.

se sao aparentes TAMANHAs concentraçoes de micelio, quer dizer que o AR a volta do seu cultivo está SATURADO desses micro - esporos, em quantidades ABSURDAS.

só o fato de manusear uma contaminaçao dessas pela casa como fez (em ambiente aberto) ja esparrama a maldiçao verde por um BOM tempo na sua casa toda.
;)

Quando avistarem, qualquer que seja o tamanho da contaminaçao, o CORRETO é o seguinte:

Pegar um saco plastico, estereliza-lo com alcool ou agua oxigenada,
enfia a mao no saco, pega o casing ou bolo e vira o mesmo do avesso.

Se tiver um local seguro e LONGE da casa, pode tenta arriscar um outdoor, mas mesmo assim TRICHODERMA NAO È COMBATIVEL EM BOLOS DE FARINHA OU MESMO EM GRAOS.

Até conseguimos resultados em palha de capim, utilizando alvejamento direto com cloro puro.

Mas isso é pra volumes maiores do que 10-15 kg de substrato .
Pra BOLO nao vale a pena nem pra casing.
Vc sempre com essas respostas cabeludas, mas eu adoro...vc está certo não se deve seguir adiante...mas nesse caso, eu deixei o bagulho rolar...queria ver se aprecia contaminação novamente...dito e feito, resolvi tirar aquele pedaço, então abri o casing, daquela parte de onde tirei e vi, que nada aparentava...se no fim perceber que contaminou mais jogo tudo, e tb não consumirei os cogus desta etapa mais...daqui pra frente só pra análise no micro entendeu...valeu mesmo pelos cálculos..pirei nas contas...quanto a contaminações no ar...cara isso existe mesmo, mas deixo sempre tampado o terrário, e aqui está super limpo o ambiente todo sem exceção....isso já existia essa contaminação desde o começo, porém tomou forma com um descuido...antes ela era ridícula, um pontinho verde em um milho...daí com a água apareceu maior....mas não era 3cm de raio, era 1 cm de raio....não se preocupe, não vou consumir mais...tudo bem.
abraços

iupiiiii, muito bom blues! Parabéns! Também to muito feliz com o meu primeiro cultivo e ansioso pra começar o próximo!

Vc sempre com essas respostas cabeludas, mas eu adoro...vc está certo não se deve seguir adiante...mas nesse caso, eu deixei o bagulho rolar...queria ver se aprecia contaminação novamente...dito e feito, resolvi tirar aquele pedaço, então abri o casing, daquela parte de onde tirei e vi, que nada aparentava...se no fim perceber que contaminou mais jogo tudo, e tb não consumirei os cogus desta etapa mais...daqui pra frente só pra análise no micro entendeu...valeu mesmo pelos cálculos..pirei nas contas...quanto a contaminações no ar...cara isso existe mesmo, mas deixo sempre tampado o terrário, e aqui está super limpo o ambiente todo sem exceção....isso já existia essa contaminação desde o começo, porém tomou forma com um descuido...antes ela era ridícula, um pontinho verde em um milho...daí com a água apareceu maior....mas não era 3cm de raio, era 1 cm de raio....não se preocupe, não vou consumir mais...tudo bem.
abraços
entendeu nada né...
ahuehuaeh
eu disse só o seguinte:
Quando esporulam (nao importa se é um ou 3 ou 100 cms) e essa esporulaçao ja se torna VISIVEL A OLHO NÙ, quer dizer que você já perdeu a briga.
só isso.
nada alem disso.
até que eu me contradiza novamente.
eu ja consumi cogus com trichoderma, na forma de chá, mas nao aconselho nao.
aqui na minah regiao ele só aparece no verão, na epoca das chuvas.

iupiiiii, muito bom rodrigo! Parabéns! Também to muito feliz com o meu primeiro cultivo e ansioso pra começar o próximo!

Opa acho que nosso amigo deixou escapar sua identidade? hehehe

Oia a marcada galera.......é só brincadeira...hehehe

Paz Luz e chuta esse duende verde dai que é Macumba :eek: ....!

iupiiiii, muito bom rodrigo! Parabéns! Também to muito feliz com o meu primeiro cultivo e ansioso pra começar o próximo!
O Zed é fogo, falou meu nome...eu não ligo pra isso aqui no CM, minha preocupação é outra, TRAMPO....

O Zed é fogo, falou meu nome...eu não ligo pra isso aqui no CM, minha preocupação é outra, TRAMPO....

Claro irmão Bluesman......

Na verdade foi só para quebrar o gelo hehehehehehe, tudo tranquilo meu bom..

E sucesso total no cultivo aí blz?

Um forte abraço..

hoje verei de perto bastante esporos pelo microscópico...colocarei 3 carimbos que estão na mesma petris..para tirarem dúvidas...e darem sugestões...colocarei agua destilada na própria petris, e hidratarei os bichinhos para vê-los...
https://teonanacatl.org/threads/tudo-no-microscópio.1815/page-3#post-29535
é só clicar nesse link e acompanhar a parada de tarde que é quando farei isso....mas será hoje mesmo...aguardem

hoje verei de perto bastante esporos pelo microscópico...colocarei 3 carimbos que estão na mesma petris..para tirarem dúvidas...e darem sugestões...colocarei agua destilada na própria petris, e hidratarei os bichinhos para vê-los...
https://teonanacatl.org/threads/tudo-no-microscópio.1815/page-3#post-29535
é só clicar nesse link e acompanhar a parada de tarde que é quando farei isso....mas será hoje mesmo...aguardem

Olha não sei se vai fazer isso, mais seria bem interessante acompanhar bem de perto msm essa hidratação no microscópio, entaum assim saberiamos bem certo qual o tempo mais indicado para a hidratação.....

Gostei da iniciativa, grande jogada irmão...

Paz e Luz...

Olha não sei se vai fazer isso, mais seria bem interessante acompanhar bem de perto msm essa hidratação no microscópio, entaum assim saberiamos bem certo qual o tempo mais indicado para a hidratação.....

Gostei da iniciativa, grande jogada irmão...

Paz e Luz...
estou vendo eles há bastante tempo e posso garantir que pelo menos 12 horas é o correto, mas continuarei vendo, acho que um pouco mais é melhor, vou deixar até amanhã pra ver até em 24horas...e ter um parâmetro

O meu casing do aquário ontem tirei dois pins grandes, eram quase cogumelo....não está mais acelerado o negócio, está bem devagar...sei lá mas estou pensando em enterrar tudo....e acabar com esse cultivo...não sei se vai compensar eu continuar pq vai demorar muito pra frutificar agora...e estou tb meio sem tempo pra dar prosseguimento ao cultivo.
O que vcs acham de eu parar esse lance, será que compensa...enterrar tudo. Enão estão mais vindo cogumelos com aquela rapidez de antes....está paradão o negócio....a vermiculita está quase completamente branca...o micélio já avançou sobre ela....foi colocada apenas no 2 Flush, no 3 eu não pus pq ainda tinha vermiculita....

Não estou vendo contaminação alguma no outro casing, fazem 2 dias da cirurgia, parece igual a antes, já se recuperou o pedaço que cortei...ele está longe do outro terrário aquário....tenho receio de contaminar o outro...mas eles seguem bem, sem aparência de que pararão de produzir...porém num tempo mais remoto, mais demorado...

essa é do aquário...nem um cogu

essa é a mesma de outro ângulo

Esse é do balde o contaminado

o mesmo visto pelo ângulo de onde tirei o pedaço contaminado(canceroso) em cirurgia....nem sinal de contaminação......vamos ver se depois dessa quimioterapia o câncer não volta mais...está em ala isolado o paciente...hehehe

Estou notando uma aparência mais seca no substrato...será que isso pode estar influindo na frutificação abundante? E se eu fizer um Dunk, dar uma dunkada nele e por na geladeira po 24h, será que ele dá sinal de vida , e passa a frutificar novamente? me ajudem aí galera, estou meio perdido...não sei se devo investir, ou jogar fora esse cltivo, sabe

Me ajudem aí pessoal, faço uma dunkada no casing, ou não...ele está meio seco e não está pinando mais.....o que ocorreu?

Que tal uma camada de vermiculita estéril e bem úmida???

E, fornecer umidade via atmosfera, tal como borrifar nas paredes do seu terrário?

são idéias que podem lhe auxiliar.

:pos:

Nenhum sinal de pins!!!!! Nenhum sequer...acho que o micélio está durmindo...o que ocorreu, Parou porque pq parou, parou pq , pq parou!!!!!
sei lá...vou aguardar mais...e acompanhar a evolução.

Nenhum sinal de pins!!!!! Nenhum sequer...acho que o micélio está durmindo...o que ocorreu, Parou porque pq parou, parou pq , pq parou!!!!!
sei lá...vou aguardar mais...e acompanhar a evolução.

"Paciência, jovem Jedi"

Se vc colocou vermiculita úmida e estéril, agora você deve aguardar por und dias o micélio avançar nessa vermiculita, eu costumo aguardar 3 dias.

Então, vc deve promover um choque térmico, e aguardar o novo estágio de frutificação, que pode levar 5-7 dias.

É importante vc manter os parâmetros de umidade, troca de ar total e luminosidade, após o choque térmico.

O aprendizado não permite atalhos, senão lá na frente, vc vai sentir falta das técnicas básicas.

sucesso, good vibes a vc e seu cultivo.:pos:

Paciencia é o segredo do negocio,..
Paciencia amiguinho AZUL...:p:

Então estive ausente por um tempo, porém o cultivo segue a mil....o do balde segue frutificando...o do aquário parou vou colocar ele na gelada pra revigorar micélio, pra ele saber que ainda falta mais cogu, agora ele tá preguiçoso...mas chega lá

Arrumei outros carimbos, que posteriormente começarei novo cultivo.....Orissa India...
Queria saber se quando temos cogumelos secos dá pra se tirar esporos do chapéu independentemente desse fator, ele estar seco...
Tenho Panaelos aqui secos, como faço pra tirar ou esporo, ou clonagem dele, isso é possível...? pq é muito bom e muito forte o Pan Hawaii ...

Back