Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo, do cultivador - 2ª temporada - carimbo próprio (B+), CL, milho, G2G, o terrário é o limite

Diário de cultivo completo.
Namastê :)

Iniciando hoje a 2ª temporada do Cultivo do Cultivador, a sua série favorita de cultivo! Onde o objetivo é errar, e os cogumelos são conseqüência :D

Dando continuidade à primeira temporada de cultivo, nesta vou usar um ou mais carimbos de produção própria, retirado(s) do meu cultivo anterior. Assim provando se estão viáveis e limpos, tornando o cultivo sustentável. E por enquanto mantendo a mesma strain (B+), afim de comparar os resultados obtidos.

O objetivo é pôr à prova as técnicas já utilizadas (seringa > PF > confecção de carimbo), além de acrescentar técnicas novas:
  • Novas receitas de bolos PF
  • Cultura líquida
  • Casing
  • G2G
  • Bulk, monotub e o que mais der (ou não)
A princípio, usei 1 dos meus carimbos, de 5 meses, para fazer 3 seringas e 1 copo de CL. Então usei 2 das seringas, para inocular outros 2 copos de solução para CL (os pequenos, abaixo).
CL_1019.jpg

Preparei 3 bolos PF, que serão inoculados com as seringas de esporos. Os bolos seguem a receita e medidas anteriores (padrão PF), com a única diferença de além de arroz, terem também a adição de Cremogema, 2 colheres de sopa para 1 copo de arroz. Mais tarde irei preparar outros bolos, que serão inoculados com a CL.

Também estou tindalizando milho, para o qual farei transferência de grãos, a partir de milho que já tenho colonizado, do primeiro cultivo.

Longa vida ao micélio! :D
 
Caro amigo Salaam, depois de fazer alguns experimentos (CL)modificando a composição do substrato, cheguei a conclusão que o micélio gosta mesmo é de arroz, estou incubando ao mesmo tempo milho, arroz misturado com floco de milho, floco de milho puro e já fiz experiencias com aveia, arroz em casca e alpiste, entre todas essas tentativas o arroz triturado ou inteiro tem a maior velocidade de colonização, acho relevante frisar que também é muito relativo, desconfio que a strain, umidade e temperatura tem um peso muito importante na velocidade de colonização.
 
Última edição:
Caro amigo Salaam, depois de fazer alguns experimentos (CL)modificando a composição do substrato, cheguei a conclusão que o micélio gosta mesmo é de arroz,

Meus dois potinhos de milho que já estão colonizados, também demoraram muito mais tempo para "fechar" do que os bolos de arroz. Acho que se explica por ser um "bolo" menos compacto. Mas uma vez que estejam 100% colonizados, creio que o micélio no milho seja mais duradouro, pela abundância de nutrientes. Quanto à frutificação, veremos :)

Eai @Salaam`aleik qual foi a proporção que vc usou de glicose (se for glicose) em relação á água?
2 g de glucose para 250 ml de água mineral, conforme o Tutorial Cultura Líquida do @tupy.

Coloquei os 2 g de glucose e água (nesta ordem) num copo, que aqueci no microondas, para dissolver a glucose. Distribuí o conteúdo em 3 potes previamente limpos, e fiz tampas de alumínio. Com as tampas apenas encaixadas, não lacradas (como num bolo PF) fervi os potes por 15 min. na PP.
Após a fervura tirei da PP e esperei esfriar, para então inocular um dos copos em glove box (através da raspagem de esporos diretamente do carimbo), e outros 2 copos inoculei com seringas, que haviam sido preparadas durante o mesmo processo.


Os bolos PF estão em "quarentena" (guardados no armário, sem inoculação) e o primeiro "lote" de milho está secando na geladeira, para mais tarde ser colocado no pote e esterilizado. E as CLs já apresentam sinais de micélio, bem pequenos porém visíveis contra a luz.
 
Arroz integral é uma delícia, ótima fonte de nutrientes. Eu, particularmente, acredito que tenha mais nutrientes que a pipoca, mas não tenho certeza. O único motivo pelo qual os bulks/casings de pipoca frutificam bastante é porque vão vários copos, e o bulk em si conta como substrato, então ajuda na colheita.
Mas a parte mais importante é a água. 50% da receita é água, e 25% é um mineral, que tecnicamente não tem muitos nutrientes, mas li em algum lugar que o micélio come a vermiculita também. Mas talvez pela proporção da receita eles colonizem mais rápido, já que só 25% é grão.

Boa sorte. Mas tenho certeza que seu cultivo será um sucesso.
 
De volta à ativa!

Milho, G2G, cultura líquida, bolos PF, casing... Não necessariamente nessa ordem!
tudo_1024.jpg

1) Culturas líquidas
Este é o aspecto das culturas, após quase 1 mês da inoculação.
CL_1111.jpg
O pote da esquerda, inoculado por sernga, se mostrou o mais promissor. Nos outros 2 o micélio parece fraco (ou, não é cubensis). E no da direita a colonização mal se desenvolveu. Este tenho quase certeza que é/está contaminado, pois a água havia ficado turva, antes de ser possível ver o micélio.

2) Mais Milhos
O milho foi tindalizado em 3 dias, 4 fervuras e seco em geladeira. Depois colocado em potes e esterilizado em PP por 1 hora.

2.1) Inoculação convencional
Parte do milho foi colocada num copo pequeno, e inoculado com seringa. Este copo foi inoculado para gerar spawn, e não em quantidade para frutificar.

1 mês depois:
B+231014m_1111.jpg B+231014m_170x_1.jpg
A colonização está com uma cor estranha, não branca, parece um micélio fraco (ou contaminação). Mas a velocidade de colonização está dentro do esperado, e no microscópio parece cubensis.

Meus primeiros copos de milho também pareciam contaminação, no começo... Então apenas chacoalhei o copo, e coloquei de volta na incubação. Seja o que for, irei estudar ;)

2.2) G2G
A maior parte do milho foi colocada em um pote de polipropileno, esse sim para gerar micélio em quantidade (embora ainda não muita).

Para transferência de grão, usei um dos primeiros potes de milho que fiz, já no armário havia meses.
View attachment 75058

Milho, propileno e G2G, este pote para mim é pura novidade! E a melhor delas:
B+231014mpp_1024.jpg B+231014mpp_1111.jpg
:teo_seta_direita: G2G coloniza muito mais rápido! Apenas 2 ou 3 grãos colonizados, dentro de um pote de milho bem maior - e em menos de 20 dias, o micélio já se espalhou pelo pote inteiro. Já é a minha técnica favorita!

Acho que ficou muita umidade dentro do pote, mas parece não estar sendo um problema para o micélio.
O pote era de doce de leite, e não precisa ser vedado - a própria tampa basta.

3) Casing(s)
Com o milho dos potinhos já colonizados, e após a transferência de grãos, fiz 2 casings.
Nos 2 coloquei vermiculita no fundo, espalhei o milho, e cobri com mais vermiculita. Umedeci a vermiculita com borrifador.
Em um usei a própria tampa da quentinha, e noutro tampei com filme de PVC.
View attachment 75059
Coloquei de volta na incubação.

Após esses quase 20 dias:
casings_1111.jpg
O resultado ficou bastante parecido. O do filme de PVC ficou parecendo um pouco mais seco (pois o substrato encolheu).
Então coloquei esse num dunk até amanhã, e o outro já está no terrário.
View attachment 75060
Parece que eu acertei no tamanho das quentinhas (de 500 ml). Acho que irão caber até 4 no meu terrário (caixa organizadora 20 litros).

4) PF
Como não poderiam faltar!
B+231014pf_1111.jpg
Tudo certo com os bolos, que foram inoculados a partir das mesmas seringas das culturas líquidas.

Daqui tiro as seguintes conclusões:

As seringas estão viáveis e limpas, logo

O carimbo que utilizei estava bom, logo

Minha técnica de carimbos funciona, logo

O projeto Manhattan é um sucesso, e

Posso mandar carimbos para a PróFungos, e ajudar a espalhar a felicidade :contente::):D

Além disso, se as CLs não estiverem boas, já saberei que não terá sido por causa das seringas. ;)

O próximo passo

Será preparar bolos PF para testar as CLs, e também tentar algo novo - inocular um bolo PF por transferência de grão.

Talvez eu use meu pequeno experimento:
G2CL_1111.jpg
Transferência de grão para cultura líquida.

:D
 
É cobweb.
G2g funciona bem com pf. Ja vi até utilizarem papelão colonizado. Não sei bem como funciona a técnica, mas o micélio come papelão.
 
O mesmo copo, 1 mês depois:
milho_cont_1213.jpg
Agora está inteiro branquinho... Nesse meio tempo ficou mesmo uma cor esquisita, o copo inteiro um cinza meio rosado. Depois, parece que os esporos de cubensis germinaram e o cubensis tomou conta. Nunca desista do micélio! ;) Com esse vou fazer um out.

O milho do G2G está cada vez mais branquinho...
milho_g2g_1213.jpg

Um dos copos PF está 100%, em outro a colonização estagnou. Talvez devido ao calor infernal que tem feito.
pf_1213_2,3.jpg

pf_1213_1.jpg
Este está 100% ou quase, mas acho que ficou esquisito, micélio pouco uniforme. Desconfio que haja mais de um micélio no copo (contaminação), mas não achei nada diferente no microscópio, só vi que não está nada rizomórfico.
pf_1213_1_170x (1).jpg pf_1213_1_170x (2).jpg pf_1213_1_170x (3).jpg

Os casings ainda não pinaram. Deixei eles no terrário, mas não estou em casa para cuidar... Então sem trocas de ar, temperatura e ciclos de luz adequados, continuam colonizando.
casing_1213.jpg casing_1228.jpg

E por enquanto é só :rolleyes:
 
Aaaatualizando!

Precisei parar o cultivo por algumas semanas e com isso desmontar o terrário, então tive que me desfazer dos casings. A princípio tentei deixá-los "estocados" dentro de sacos zip lock, já que ainda não haviam pinado, mas acabaram ficando secos e rachados.

Com os dois copos suspeitos fiz out, mas até então não pinaram, e acho que nem vão. Anteontem aniversariei os outros 2 bolos e o milho, que aniversariei como se fosse um bolo (rolado em vermiculita), pois achei que seria pouco milho para fazer um casing. Nos PFs de arroz, fiz o dunk+cold shock.

pf_216.jpg

pf1_218_pin.jpg
1, 2, pin? Um dos bolos (o da foto), com 2 dias de aniversário já está com uns 5 agrupamentos ao redor do bolo. Parece que vai frutificar!

Também tenho mais 3 bolos prontos e ainda não inoculados, que devo inocular em breve, talvez usando as culturas líquidas. As CLs estão aparentemente saudáveis, e continuam na geladeira. Antes de usar preciso transferi-las para seringas, mas ainda vou estudar o assunto.

Depois das CLs vou fazer mais bolos com as seringas "padrão" e também trabalhar mais com o milho, quem sabe fazer um monotub. O terrário está ficando pequeno, e o tempo curto, então estou pensando em montar um maior, de isopor, e com troca de ar automática... O inverno também eventualmente chegará, então talvez eu já inclua um controle de temperatura. Vários projetos para 2015 :)
 
Até parece que compramos esses pratinhos no mesmo lugar meu caro Salaam, são práticos e muito bom para manter o terrário limpo, a única diferença em relação aos teus, é que os meus bolos estão no auge de uma super colheita, espero que tenha uma grande e bela produção amigo.
 
Na verdade são tampas de potes. Acabaram os pratinhos descartáveis, então improvisei ;)

Ainda vou trocá-los por bandejas quadradas de isopor, como usei da outra vez, que usam melhor o espaço e permitem mais bolos no mesmo terrário.
 
Os meus são muito parecidos no tamanho e na cor, só que são de plástico rígido e bem resistentes, já tinha usado alguns descartáveis, mas sempre me davam problemas na hora de fazer o rodízio que faço todos os dias nos bolos pra melhorar distribuição da névoa do umidificador.
 
Achei que estava demorando, que tinha sido alarme falso, então hoje tive uma agradável surpresa...

pf1_226.jpg pf1_226_2.jpg
Os primeiros cogumelos já se manifestando!

Notei que os bolos já estavam um tanto secos, então resolvi borrifar. Quando me dei conta percebi que tinha pego o borrifador errado, borrifei o terrário com cloro, em vez de água mineral... :cabecada::cabecada::cabecada: Espero que não atrapalhe o crescimento, embora ache isso pouco provável.

Com o acidente, resolvi tirar os bolos do terrário um a um, para meio que lavá-los, borrifano com água. Então descobri manchas de verticillium no outro PF :alien:

Já que eu tinha borrifado com cloro mesmo, resolvi testar a teoria: de que os cubensis sobreviveriam ao cloro, e o verticillium não. Borrifei as partes afetadas com cloro, e seja o que Quetzacoatl quiser.

Talvez depois eu lave o bolo e refaça o roll, como já fiz com água oxigenada contra o cobweb. E pode ser uma boa idéia borrifar a vermiculita nova com peróxido...

E preparar mais bolos :cool:
 
borrifei o terrário com cloro,
Já ocorreu isso comigo, um relapso que me causou um tremendo mal, pois quando percebi já havia inalado, isso me ocorreu por ter colocado cloro para limpar o borrifador. Recomendo ao pessoal que :cartaovermelho: não borrifem quaisquer produtos para que não venham a serem inalados :morto:. Sigo acompanhando, good vibrations! :deolho:
 
Última edição:
Acho bom não respirar o que quer que se borrife no terrário, mesmo que seja água... Eu procuro sentir o cheiro dos bolos de longe toda vez que abro o terrário (deve ser "doce"), mas enquanto borrifo água, ou abano, não respiro. E ainda assim, uso touca e máscara (tanto para proteger o terrário, quanto a mim).

Afinal de conta são fungos, e além dos cubensis pode haver outros contaminantes (fungos e bactérias), que com o borrifar/abanar acabem se dispersando pelo ar. Aliás, eu devo ter espalhado verticillium para todo lado - vou ter que ser extra asséptico, nas próximas operações.

Aí sim vou usar o cloro - nas mesas, chão, paredes, glove box... Não nos bolos :amuado:
 
Alegrias :)

pf_301.jpg milhopf_301.jpg

Parece que o cloro não afetou em nada os cogumelos. Continuam crescendo, e até surgiram novos :)

Até o bolo de milho, que também foi borrifado com cloro, lançou um pin que agora é um cogumelo se desenvolvendo. Ainda é 1 só, mas considerando que o micélio ali tem quase 1 ano de idade (seringa ME -> milho -> G2G -> milho -> aniversário), é uma vitória para o micélio.

No outro bolo não há mais sinal de contaminante. Ainda estou aguardando ele pinar, o que se acontecer, deve demorar um pouco.

:!: Um esclarecimento: quando eu digo cloro estou me referindo a água sanitária (hipoclorito de sódio 2,5%) diluída na proporção 1/10 (10%, 1 parte água sanitária + 9 partes de água), em peso ou volume. Eu mantenho a mistura pronta num borrifador, para esterilizações em geral.
 
Última edição:
Colhi um pequeno flush do primeiro bolo, que já está secando. Saíram cogumelos pequenos porém bastante densos (pesados).
secagem_311.jpg
O milho deu apenas 1 cogumelo, e tem mais 1 saindo. O outro bolo ainda não pinou. Então aproveitei o entre flushes para limpar os bolos, sanitizar o terrário, e fazer um dunk no bolo que está produtivo. Na limpeza usei água oxigenada diluída a 10%, no terrário e nos bolos.

Inoculei mais três copos, que estão se desenvolvendo rápido (micélios bastante rizomórficos). Usei seringas de esporos, as mesmas que já tinha feito e utilizado nos primeiros bolos.
bolos_311.jpg
A diferença destes bolos é que usei os grãos de arroz integral inteiros, sem moer. Fica um tanto menos homogêneo, mas parece que o micélio gostou. :)

Após estes bolos devo inocular alguns com os micélios das culturas líquidas, que continuam quietinhas na geladeira. E fazer alguns experimentos com outros grãos, como lentilha e alpiste, além de milho em maiores quantidades, para montar novos casings.
 
Back
Top