Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de PESA (Bulk).

Diário de cultivo completo.
Bem, este não é meu primeiro cultivo. Já tive alguns outros. Mas este é meu primeiro cultivo documentado aqui no forum.
Sempre fui um ávido leitor do Forum mas nunca participei ativamente até agora, por isso só agora fiz esse diario.
Vamos lá então...

Os esporos que utilizei estavam em suspensão na geladeira desde o ano passado (2013), aproximadamente por 6 meses. Funcionaram perfeitamente bem.
O tempo de surgimento dos primeiros sinais de micélio foi normal, mas a unica diferença que notei que PODE ter alguma influencia no longo tempo de hidratação dos esporos, foi que tive um micélio bem rizo. Não tenho certeza se realmente tem alguma influencia, mas acredito que possa já que essa strain, comigo, nunca teve este aspecto tão evidente.
IMG_0910.JPG IMG_0923.JPG
Esporos inoculados, bolos 100% colonizados... Parti para a proxima fase. A confecção do bulk.
Substratos usados foram: Vermiculita + terra orgânica vegetal + Humus + Gipsita (gesso).
Veja aqui como foi feito a preparação do bulk:
Mini Estufa Pasteurizadora Elétrica.

Pasteurização: Deixei o substrato na mini estufa por 2 sessões de 1 hora a 65°C com intervalo de 1 dia em cada sessão.
IMG_0942.JPG IMG_0943.JPG
Bulk momentos antes de ser montado.
IMG_0953.JPG IMG_0954.JPG
3 dias depois.

Bulk preparado, vamos para a incubadora. Ficou na incubadora por 15 dias aprox.
No 13º dia adicionei a camada casing com uma mistura de pó de cocô com vermiculita muito bem esterilizado no microondas.

Preparei o terrário e mandei pra lá.
IMG_0971.JPG

Trarei mais informações em breve. Até mais galera. Abraço.
 

Anexos

  • IMG_0906.JPG
    IMG_0906.JPG
    217.3 KB · Visualizações: 39
  • IMG_0983.JPG
    IMG_0983.JPG
    101.6 KB · Visualizações: 35
  • IMG_0984.JPG
    IMG_0984.JPG
    102.8 KB · Visualizações: 38
pq o PESA se chama PESA?
ele e psicoativo?
da ideia ae pq acabei de comprar uma seringa de PESA
valeo !!

Que estranho cara. Sai comprando sem nem saber o que é... Ler um pouco não mata ninguem.

***Mas enfim, trago as atualizações.

Não vieram muito grande mais está vindo em uma boa quantidade.
Primeiros a subir:
IMG_0998.JPG IMG_0994.JPG IMG_1001.JPG IMG_1002.JPG IMG_1003.JPG

IMG_1011.JPG Adorei essa *__*

Atualmente esses estão crescendo :D
IMG_1012.JPG

______________________________________________________________________________________________
PS: Galera, eu fui tirar um carimbo e notei que algo estranho ocorreu. Os esporos estavam encharcados!!!
Alguem tem uma luz do que possa ter ocorrido?

IMG_1014.JPG IMG_1013.JPG
 

Anexos

  • IMG_0993.JPG
    IMG_0993.JPG
    101.9 KB · Visualizações: 39
  • IMG_0999.JPG
    IMG_0999.JPG
    110.4 KB · Visualizações: 35
  • IMG_1006.JPG
    IMG_1006.JPG
    41.1 KB · Visualizações: 36
  • IMG_1007.JPG
    IMG_1007.JPG
    72.5 KB · Visualizações: 29
  • IMG_1008.JPG
    IMG_1008.JPG
    99.1 KB · Visualizações: 32
  • IMG_1010.JPG
    IMG_1010.JPG
    92.5 KB · Visualizações: 32
PS: Galera, eu fui tirar um carimbo e notei que algo estranho ocorreu. Os esporos estavam encharcados!!!
Alguem tem uma luz do que possa ter ocorrido?

É normal ficarem encharcados, principalmente quando as lamelas tocam no papel. Prossiga deixando-os em um recipiente lacrado com sílica gel. Em pouco mais de 24 horas estarão secos.
 
É normal ficarem encharcados, principalmente quando as lamelas tocam no papel. Prossiga deixando-os em um recipiente lacrado com sílica gel. Em pouco mais de 24 horas estarão secos.

Curioso que em todas as outras vezes que tirei carimbo (e não foram poucas vezes.) isso não tinha acontecido. Claro, os esporos não ficavam sequinhos, mas tambem não encharcados. E eu já tinha levado sim pra silica. Valeu!
 
PS: Galera, eu fui tirar um carimbo e notei que algo estranho ocorreu. Os esporos estavam encharcados!!!
Alguem tem uma luz do que possa ter ocorrido?



O chapéu não estava molhado?

Qual a umidade que você está mantendo no terrário nessa fase de crescimento do cogumelo?

 
Não vieram muito grande mais está vindo em uma boa quantidade.

O volume do substrato me parece baixo. Então mesmo que genética seja boa a tendência é que os frutos venham pequenos. Para frutos maiores, claro se a genética ajudar, recomendo substratos acima de 5cm de altura.
 
O chapéu não estava molhado?

Qual a umidade que você está mantendo no terrário nessa fase de crescimento do cogumelo?

O chapeu parecia muito normal no quesito umidade. Já a umidade do terrario tá normal.. Vou removendo um pouco com uma ventoinha apontada para o lado de fora. Ai removo a umidade e o CO2. Mantenho em uns 90%.

_______________________________________
ATUALIZAÇÃO:

Agora sim heim... Deixei se desenvolverem um pouco mais. :)
OBS: Ainda estamos no primeiro flush.


IMG_1016.JPG IMG_1018.JPG IMG_1019.JPG IMG_1021.JPG
 
E ai galera. Voltei com mais noticias!!

Então, durante o dunk resolvi fazer um TESTE. Sei que recomendam não usar fertilizantes quimicos nos cultivos. Mas já vi cultivadores que se deram bem com pastilhas NPK. Minha teoria diz que os fertilizantes que devem ser evitados são os que possuem Enxofre ou Magnésio...
Então na agua do dunk misturei 10 ml de fertilizante liquido (NPK 10-10-10). Deixei por 24hrs nessa solução.

IMG_1074.JPG
Fertilizante liquido usado.

Passei o bulk para um recipiente um pouco menor e adicionei o novo casing (vermiculita + pó de coco). Deixei incubando por 4 dias. Reparei que o micélio está bem bonito. Agora vou aguardar pra ver se o fertilizante trará bons resultados :)


IMG_1075.JPG IMG_1077.JPG
 
Atualização final...

Apos o dunk veio o Flush com cogumelos muito pequenos. Depois veio um Flush melhor com cogumelos maiores, mas infelizmente não encontrei as fotos que estavam no celular. Possivelmente apaguei por engano, mas não me recordo.
IMG_1120.JPG
Nesse momento fiz mais uma camada bulk e o micélio está colonizando a camada. Mas mesmo assim pretendo encerrar o diario. Abraço a todos.
IMG_1235.JPG
 
Back
Top