Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de Ecuador

Diário de cultivo completo.
Strain:Ecuador
Fornecedor:Tiwanaku
Tek colonização: milho de pipoca
Tek de frutificação:casing

Dia pessoar, estou abrindo mais um diário de cultivo com a strain Ecuador, no ultimo cultivo da Strain Texas, obtive bons resultados utilizando húmus + fibra de coco + calcário, misturados ao milho, e será essa mesma tek que utilizarei, dessa vez apenas acrescentei o dobro de fibra de coco e menos húmus para manter uma troca gasosa e o micélio ter um bom espaço para colonizar de forma mais rápida. No cultivo passado demorou 14 dias para pinagem colhendo muitos cogus de primeiro flash mas com pequeno porte, nos outros flash, colhi cogus maiores mas em menos quantidade, cada casing rendeu 9 fluxos, não ocorreu problemas com contaminações e o casing se manteve fértil por 2 meses, muito legal cultivar os texanos, por essa razão aplicarei o mesmo método e recomendo.

Esterilização do milho

O milho(2 Kg) foi colocado em uma vasilha e deixado de molho 24 Hrs, a água foi trocada 2 vezes( recomendo escolher o milho antes de fazer esse procedimento, tive problemas por causa de milhos que já estavam estragados)

O milho foi escorrido, colocado em uma panela e cozido por 30 min., desligado a panela, colocado a tampa e deixado de molho por 12 horas com adição de água sanitária mais ou menos 2 colheres de sopa

Após 12 Hrs foi escorrido, lavado e colocado na panela novamente com a adição de calcário, uma colher de sopa não muito cheia acrescentado água e mais 12 Hrs de repouso
Lava-se o milho escorre bem pra tirar o que sobrou de calcário, e reserve-o dentro da panela e tampe

Os potes de colonização

Foram utilizados 4 copos de suco(maiores que os de requeijão) e 3 feitos com garrafa de pinga 51, cortados com tek já mostradas no fórum, foram previamente borrifado com lysoform e no fundo adicionado uma camada de meio centímetro de vermiculita( a vermiculita foi adicionada devido a água que se acumula no fundo dos copos causando contaminação certa, perdi a mesma quantidade de copos na inoculação anterior também de ecuador, todos os copos contaminaram)

O milho foi adicionado nos copos deixando uma sobra de 2 cm para reserva de ar, colocado duas folhas de alumínio para tampar a boca dos copos e colocados na panela de pressão por 1 hora, após esse tempo desligo a panela e deixo resfriar ate o outro dia, abro a panela adiciono um pouco de agua e mais 30 min(essa segunda etapa é opcional)

Após tudo frio, lacro o alumínio com fita isolante

Seringa

Foi utilizado copinho de coleta de material para exames(copinho de fezes mesmo), o copo já veio estéril

1 bisturi previamente umedecido em álcool 70%
4 seringas 10 ml cada
E um quadrado feito de acrílico do tamanho de uma bolacha água e sal(opcional)
1 Carimbo Ecuador

Foi fervido agua e colocado 40 ml dentro do copo de exames, após esfriado foi colocado com todo material dentro da glovebox e tudo foi borrifado com bastante lysoform, e deixado em descanso por 15 min.

O carimbo foi aberto e colocado em cima da placa de acrílico( a placa serve de apoio para a raspagem do carimbo) foi aberto então o pote de exames e raspado todo print para dentro, foi fechado e sacudido para dissipação homogênea dos esporos na agua. Após esse procedimento foi sugado para dentro das seringas. As seringas foram acondicionadas dentro de sacos ziplock e colocadas na geladeira ate o outro dia para hidratação dos esporos.

Inoculação

foi recortado uma terceira camada de alumínio para cada pote de colonização, os potes foram colocados de 2 em 2 dentro da glove + seringas, tudo limpo previamente com álcool 70%, depois do material la dentro foi borrifado lysoform e esperado 15 min

foram feitos 4 furos eqüidistantes em cada copo(deve-se colocar duas folhas de alumínio pois com apenas uma folha muitas vezes rasga o alumínio fazendo buracos maiores que o necessário, a utilização de 2 folhas deixa uma firmeza muito maior na hora da penetração da agulha da seringa)após feito os furos a terceira folha de alumínio deve ser colocada, e depois lacrada com fita isolante

Incubação

todos os copos foram colocados na estufa, a temperatura constante de 30º graus

Por causa do tamanho dos copos demorou 27 dias para colonização total de 4 potes, outros dois colonizaram 98% e paralizaram em um espaço do tamanho de uma moeda de 10 centavos, o milho não colonizou, já estava estragado e foi percebido por mim após a inoculação, o milho estava podre com aparência escura e mais úmida(por isso a importância de uma previa escolha do material antes de começar o processo de esterilização, o micélio ate tentou colonizar mas ficou bem fraquinho neste ponto, e o outro pote o maior de todos parou de colonizar após 70%, não sei se umidade ou falta de trocas gasosas mas não apareceu sinal de contaminantes.

Em todos os potes a colonização foi bem rizomórfica, muito mais agressiva que o Texas e de aparência muito branca e bonita. (Todos os copos vão ser utilizados, os contaminados serão feitos bulk)

Preparando a camada de casing

Comprei uma placa de fibra de coco mas confesso que não gostei, devido ao excesso de cola e a rigidez da fibra, por isso prefiro fazer eu mesmo.

foi utilizado fibra de mais ou menos 1 coco e meio cortado em pequenos pedaços 6 a 7 cm e colocado dentro de um pote

enchi uma chaleira com agua e esperei ferver, após fervida, despejei em cima da fibra e tampei o pote, deixando ali ate esfriar, escorri a agua e novamente repeti o procedimento com agua fervida e novamente deixei esfriar

com a fibra já fria, escorri a água e fui adicionando húmus de minhoca aos poucos, não sei quanto foi, mas não pode ficar com poças de lama no fundo do pote, se isso ocorrer é sinal de muita agua, o húmus tem que ficar úmido mas bem solto no meio da mistura, sempre mexendo bem para o húmus ficar preso a fibra de coco(não precisa adicionar agua nesta etapa, visto que na pasteurização da fibra de coco ela retem agua nescessaria)

uma colher de sopa de calcário(colher rasa) também misturado de forma homogênea

Foi então acondicionado em potes grandes e colocado 1 folha de alumínio por cima, foi esterilizado por 1hora, deixado esfriar de um dia para o outro, adicionado mais agua e mais 30min na panela de pressão

Preparando os casing

foi utilizado 3 marmitas retangulares, 1 pote de polipropileno(todos com 1 kg), e um balde
1 garfo
frasco grande de micélio para cada casing feito

Todo material foi previamente limpo com lysoform e colocado dentro da glovebox, a cada vez que se tira os potes usados e casing prontos e uma nova remessa vai para glove, sempre é utilizado o mesmo procedimento, borrifando lyso toda vez que a glove for aberta

Para se fazer as marmitas foi adicionado substrato no fundo + uma camada de micélio + uma camada de húmus uns 2 cm cada camada, a primeira que fica no fundo não precisa ter muito substrato somente coloco para o micélio não ficar em contato direto com o alumínio

Fecha-se a marmita e novamente vai para a incubadora, sempre a temperatura de 30º graus constante

Todo o procedimento foi concluído na terça-feira dia 13/01/2009, essa foi a data de incubação dos casing.

Irei esperar ate domingo para dar cold chock e colocá-los no terrario, apartir desta data colocarei fotos da pinagem e desenvolvimento dos fungos.

O balde farei hoje não sei se vai funcionar devido a esses grãos que não colonizaram, mas pretendo dentro da glove despejar o micélio em um pote separar pedaços bons e tentar a tek, espero que de certo.

Bom; tinha espectativas de colocar os casing domingo no terrario, mas ainda o micélio não colonizou toda fuperficie do casing, fiz também um pote de PP, ja fazem 4 dias e o micélio comessou a dar sinal de recuperação ontem a tarde, o Ecuador mesmo apresentando um micélio bem rizomórfico apresenta uma demora na colonização do substrato, diferente dos texanos que tinham micélio algodoado e em 4 dias toda superficie ja estava 100% colonizada, iria fazer um balde mas não o farei, se der tudo certo na colonização dos casing farei um pote de PP para o amigo Rasta-man com o micélio restante que tenho disponivel.
Este final de semana peguei uma batida que fiz com 25 cogus médios (texas), a experiencia não foi intença mas um copo tive a mesma experiencia de tomar 1 LSD e meio, muito bom e saboroso pra quem quiser a receita ta ai:

peguei 25 cogumelos médios lavei piquei e reservei
em uma chaleira coloquei mais ou menos um litro de agua e botei para ferver(coloquei muita agua na verdade 600ml ja deve estar bom)
quando a agua ferveu, desliguei o fogo e joguei os cogus todos dentro da chaleira e coloquei um prato por cima
em um liquidificador coloquei 1 lata de leite condessado
e adicionei poupa de fruta maguary de maracuja(este item deve ser a gosto)
joguei toda a agua da chaleira ja fria + os pedaços de cogu bati tudo e foi para o freezer

A batida fica uma delicia, a experiencia é muito boa e suave comparando a potencia de um cha forte, parece doce liquido, magavilha hehe

Os casing entrarão na geladeira na quarta feira 21/01/2009 e apenas ontem tirei eles por problemas de conspiração do universo (acabou meu gas) resolvido o problema esterelizei a vermiculita com calcario, fiz varios cortes por cima dos casing e cobri com a vermiculita, os casing foram pro terrario com temperatura de 21o graus deixei a luz ligada por toda noite e agora é só esperar.
Bom agora vai comessar o drama, tenho que conseguir a maquina pra tirar foto, dessa vez tenho que conseguir uma maquina pra ficar comigo, no ultimo cultivo só bati fotos do primeiro flash, e comessou realmente a dar cogu após o 2 fluxo, cogus grandes e bonitos foi uma pena mesmo, mas vamos tentar manter atualizado com fotos valeu.

ontem chegando em casa estava lindo de ver os cogumelos estavão bem grandes e prontos para carimbar o primeiro flash ja esta por encerrado, e estou no aguardo do segundo flash, a quantidade foi inferior aos texanos mas em compensação redeu em tamanho, os ecuador tiveram uma formação mas consistente e bem definidos, sem problemas de aborto, não irei colocar agua para o segundo flash, somente após a colheita, os ecuadores demoram 10 dias para pinagem, temperatura chegando de 21 a 25o graus, e pinando após dois dias no escuro(tive que desligar a lampada pois estava esquentando muito 27o graus).

As fotos estão desatualizadas pois como não tenho maquina tive de chamar minha irmã em casa para uma janta e só assim tirei as fotos, hehe, as fotos foram da pinagem, se tivesse feito a janta ontem seria mais bonito de ver, hehe.

Salve, salve queridos amigos, estou maravilhado com este cultivo de ecuador, ontem retirei o restante de cogus do terrario e acho que pra esse primeiro flash colhi mais ou menos 1Kg de cubensis, enchi um saco ziplock cara, depois posto as fotos valeu
2.jpg3.jpg4.jpgGetAttachmen7.jpgGetAttachment.jpgGetAttachment1.jpgGetAttachment2.jpgGetAttachment3.jpgGetAttachment4.jpg

devido ao calor o terceiro flash esta bem mirradinho, ja dei por satisfeito desse cultivo tendo em vista que o primeiro e segundo flash foram muuuuito proveitosos, colhi muitos carimbos ja distribui, fiz varias garrafas de cha, muito boa a experiencia com ecuadores, estou inoculando agora uns nepal, escolhi essa strain devido nunca ter visto a galera cultivar bele
GetAttachment.jpgGetAttachment1.jpg

Back