Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo da Strain Burma

Diário de cultivo completo.
Olá a todos!
depois de um bom tempo longe do cultivo, estou de volta com a minha strain preferida Burma.;
Adquiri uma seringa pela internet, ela veio com quase 12 ml... nao tao escura.. esperava um pouco mais... mas mesmo assim dá pra dar um diluída.;)

Usei:
1 seringa comprada nos gringo da especie Burma;
1 seringa descartável "zerada"
1 pote coletor esperil "zerado" tbm
Agua esterelizada

Esterelizei a agua e capturei-a em uma seringa de 10ml que tinha acabado de abrir.
Abri um Pote Coletor Esteril e depejei 3 ml da esporos em solução da seringa comprada. Logo a seguir, lacrei a seringa comprada e a guardei
Joguei mais 3 ml de agua esterelizada e fria no pote, fiz a misturança e puxei tudo de volta para a minha seringa, resultando em 6 ml de esporos. Seringa pronta e sem necessidade de esperar 12 hs...

Hora do substrato!

Usei:
2 partes de vermiculita
1 parte de farinha de arroz integral FAI
1 parte de agua

preenchi 5 potes (+/- 210 ml) com a mistura, apliquei a camada de 1cm de vermiculita seca em cada pote, lacrei com folhas duplas de papel aluminio e botei o trem todo pra esterelizar na panela de pressão durante 1 hora
O segredo, na minha opinião, para nao se ter vidro quebrado durante a esterelização em panela de pressão é manter o fogo sempre brando.. nao muito alto... assim vc nao precisa se preocupar em colocar nada embaixo dos potes de vidors que vão à panela.
Esperei a panela esfriar e inoculei com 3 furos equidistantes (só tres??? sim... os potes sao pequenos) cada.

Essa farra toda foi feita na quinta feira da semana passada, dia 20 a tarde

Tirei umas fotos hoje para ver como estão as coisas... a coisa parece meio seca...
00000001.jpg00000002.jpg
 
Última edição por um moderador:
Fala Hurungo

Agora no terrário são importantes 3 itens:

1 - Umidade - mantenha a umidade elevada.

A superfície dos bolos não deve secar senão o micélio morre, forma uma camada dura (overlay) e os pins não conseguem atravessar.

Achei interessante uma técnica do Psi que pegou um pedaço de bolo e envolveu em pó de coco e pinha. A superfície fica protegida e úmida, parece um casing.

2 - Temperatura - Deve ficar no máximo em 28º C. Ideal 26º C.

Tive problemas com temperatura elevada nessa estação.
Deixava o terrário dentro do meu quarto durante o dia.
A temperatura estava amena, pois o ar condicionado ficara ligado durante a noite toda.
A noite a temperatura baixava, então levava o terrário para a varanda.

3 - Aeração - Nessa fase o oxigênio induz a formação dos pins.

Deve haver troca de ar dentro do terrário.
No seu caso, deve abrir e ventilar, para tirar o CO2 e injetar O2.
 
Legal, Mauricio...
Realmente, sempre que envolvi os bolos em vermiculita pura ou mesmo com algum outro componente, o bolo durava muito mais... Desta vez eu peguei um potinho, enchi de vermiculita molhada, coloquei o bolo sobre a vermiculita, e fiz uma camada de vermiculita molhada sobre o bolo. Sempre mantenho esta vermiculita bem umida...
Qto à temperatura e umidade acho q meu terrario esta ok. Umidade bem alta e a temp ficou na casa dos 27 de dia. Agora esta marcando 25 e deve cair mais um pouco no decorrer da noite.
O problema reside na aeracao:eek: !!!

Seria o certo levantar a tampa folha de plastico e ventilar com tampa ou algo parecido... simples.... nao! o problema é que o Terrario está na varanda, a 2 metros do chao, em uma prateleira, com duas janelas gigantes à distância de 1 metro dele. e eu moro perto de uma avenida agitada, só o pó! Entao a coisa deve ser feita com muita caltela para nao sair contaminando tudo, o que ja me aconteceu algumas vezes aqui, devido a este probelma.
O que fiz neste setting foi adicionar uma folha de perfex (o braco direito da dona de casa) logo abaixo da folha de plastico. Assim ela funcionaria como um filtro de ar, e ainda serviria para impedir ou conter as gotas que ficam na tampa de plastico para nao cairem sobre os bolos. Sei que tenho que manter este perfex sempre muito bem limpo, senao o tiro sai pela culatra.
Os outros bolos vao esperar um setting melhor para frutificarem.

Issae, povo... valeu!
 
seguem as fotos que acabei de tirar... micélio forte... vigoroso.. bunito que só vendo...
reparem no que eu tinha dito que estava s/ espaço para up grade do squema...
out_of_space.jpgterrario.jpgterrarioCakes.jpg
 
Fala Hurungo

A foto mostra bolos bem tratados.

Seria legal colocar um borbulhador de aquário dentro de um pote com água no interior do terrário

Como o plástico do terrário não está preso, o ar que sair do borbulhador empurraria o plástico e promoveria a troca de ar necessária.Com o cuidado de não respingar água nos bolos.

Cuidado para não entrar insetos.

O cheiro dos bolos é agradável para mosquinhas.
 
Lindos bolos! muito bonitos. estamos na reta de chegadda! nos dois fazendo cultivos ao mesmo tempo !
o meu eh pesa e o seu Burma. mas com algo em comum !:cool:
legal mesmo!
Best good vibe givin away
/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\:eek:
 
kraaaa

q bolos lindossss

da vontade de mete os dente no micelio logo de kra

heheheheh

parabens :pos: :pos:

good vibes ae para uma OTIMA frutificacao ;)
 
mortandelo disse:
Lindos bolos! muito bonitos. estamos na reta de chegadda! nos dois fazendo cultivos ao mesmo tempo !
o meu eh pesa e o seu Burma. mas com algo em comum !:cool:
legal mesmo!
Best good vibe givin away \/\/\:eek:


E ae Morta! Somos três então que estão na fase final do cultivo.

Só não esquecendo o último item do cultivo descente:

Custa menos de R$ 1 enviar pelo menos um carimbo para o fsre ou fsrc. :luz:

E ai hurungo, blz?

Gostei do seu esquema da primeira foto. Um camuflador de terrário com claras evidências de aquário! Olha que bom!

Como Mauricio disse, um borbulador de aquário cairia muito bem :pos:
 
Última edição por um moderador:
Valeu as energias positivas rapaziada!!!

Pois é... estamos na reta final... bom saber que a galera tá afinada no cultivo. Assim as energias ficam ainda melhor

Boa dica Mauricio! Vou arrumar um borbulhador sim... desta forma vai melhorar bastante a troca de ar no interior do terrario... muito boa ideia...

Viridis, excelentemente bem observado... vamos ajudar a manter a rede e trazer novos adéptos ao cultivo.

Valeu galera! Até as proximas news!
 
há umas tres semanas, peguei uma sobra de um arroz integral 7 cereais para fazer um PF big cake:p: .
Para fazer o substrato, usei o arroz e vermiculita, misturados a olho, (vide foto da mistura final em anexo). Fiz uma base molhada de vermiculita, e selei com 1,5cm de vermiculita seca... esterelizei por quase duas horas em fogo brando (o arroz era cheio de sementes e graos... vai saber...) Inoculei com 2ml da seringa comprada.
O micelio apareceu com quase 6 dias da inoculacao, ma já tomou conta do copo todo, crescendo, inclusive, na base, onde tinha somente vermiculita molhada... acho que deve ter escorrido um caldinho nutritivo la pra baixo e o micelio sentiu seu cheiro:D
Seguem as fotos da mistura.. (achei interesante postar), do copo antes de esterilização, e uma foto atual do bolo colonizado.
Mais um bolo que está esperando um Setting mais honesto para frutificar...
Abraços!
colonizado.jpgMistura.jpgPre_esterilizacao.jpg

Resumindo entao a situação:
2 bolos no terraio, iniciando a formação de primordias.
3 bolos 180ml colonizados.
1 bolo 350 ml colonizado.

;) tsc!
 
Última edição por um moderador:
É isso ai! Parabéns :pos:

Os caminhos estão certos. Só ter paciência :)

Na minha opinião você colocou substrato demais dentro dos copos e faltou o selo de vermiculita. Boa sorte!
 
Um terrário simples, sem sofisticação, mas eficiente.

Os bolos estão com aparência ótima.

Em breve surgiram os pins.

Estamos ansiosos para ver o aspecto do BURMA.
 
Mauricio disse:
Um terrário simples, sem sofisticação, mas eficiente.

Os bolos estão com aparência ótima.

Em breve surgiram os pins.

Estamos ansiosos para ver o aspecto do BURMA.

Issaê... com um pouco de criatividade... e muita vontade... a gente dá um jeito!

ESSAS FOTOS NAO SAO DESTE CULTIVO...
são os dois flushes (de um total de quatro) de um bolo Burma, meu segundo cultivo.
Note como sao carnudos... nesta epoca eu nao manjava nada de iluminação X fungos, e cultivava-os com luz direto...
se tivessem sido cultivados no escuros, estes seriam gigantes...
Ah só pra constar, a terra abaixo e acima do bolo era uma mistura 50 50 de turfa e vermiculita, mantida sempre bem umida...
1ºflush.jpg2ºflush.jpg
 
Fala Hurungo

O BURMA é lindo no seu aspecto.

A mistura turfa e vermiculita é esterelizada ?

A iluminação X fungo que você citou, qual é a melhor relação ?
 
Mauricio disse:
Fala Hurungo

O BURMA é lindo no seu aspecto.

A mistura turfa e vermiculita é esterelizada ?

A iluminação X fungo que você citou, qual é a melhor relação ?

Diga lá, Mauricio.

Realmente, os burma são muito bonitos... são encorpados...

A mistura turfa e vermiculita foi estertelizada sim... 50 minutos na panela de pressão, num pote de maionese aberto... 4 flushs no total daquele bolo

Com relação a Iluminação,
Ná epoca eu achava q a luz instigava os cogumelos a crescerem mais:confused: eu estava totalmente errado... hoje na minha opinião (baseada em observações), enquanto o cogumelo não encontra luz adquada, ele nao abre o chapeu e segue crescendo em direção ao ultimo ponto de luz assimilado.. quer dizer... nada é pra sempre... uma hora ele terá que abrir o chapeu... mas o escuro retarda o processo e o cogu segue crescendo...
dae pode se tirar a melhor relação... luz inicial para os pins e depois, escuro total... se quiser fazer com q os meninos sigam uma rota, é só colocar o pto de luz.

mas esta é uma opiniao baseada em observações... se alguem discordar, estamos sempre abertos ao dialogo que leve ao melhor nivel de informação para todos do site...

olha esta foto que coisa mais linda... :D

valeu!
beauty.jpg
 
Mauricio disse:
Fala Hurungo
A iluminação X fungo que você citou, qual é a melhor relação ?

Acabei de ler em:
USOS, BIOQUÍMICA E ATIVIDADE BIOLÓGICA DO PSILOCYBE SPP.
Omar Geraldo Lopes Diniz
Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos - IBEHE

"Na maturidade, estes cogumelos terão o tamanho padrão da espécie, com chapéus que variarão entre 1 e vários centímetros de diâmetro, devido às condições de crescimento. Foi verificado que estes cogumelos respondem favoravelmente à luz, e aquele ciclo de 13 horas fará com que os cogumelos tenham estípites menores e chapéus maiores do que aqueles crescidos sem iluminação especial."

Resumindo...
Na falta de iluminação, os chapeus sao menores, mas os cogus maiores e, com invervalos de 13 hs de luz/escuro, produz cogus menores com chapues maiores"
é a eterna barganha da vida...
com estes parametros, dá pra ser ter uma idea do que se tem que fazer para chegar onde se quer chegar... prints, cogusões, meso-a-meso, whatever...

tentei enviar o arquivo via anexo mas, por duas vezes, o envio falhou... vou tenatr depois... é uma leitura interessante...
 
Pow hurungo
eu bem que queria ver esse texto... soh pelo pedaço que eu li ja deu curiosidade de eler tudo... quando puder disponibiliza aew pro pessoal. Tenho certeza que não sou único!
vlw aew :D :pos:
 
hmmmmmmm
nos interessou mesmo
legal esse negócio da iluminação... dá pra fazer tipo um bolo mais pra tirar prints, outro pra ter cogumelos grandes para consumo, e por ai vai! :D mto legal
vlw hurungo! e qdo der, sobe ai pra gente o arquivo! =)


*a foto tá realmente linda! :)
 
Back
Top