Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo da Strain Burma

Diário de cultivo completo.
Olá a todos!
depois de um bom tempo longe do cultivo, estou de volta com a minha strain preferida Burma.;
Adquiri uma seringa pela internet, ela veio com quase 12 ml... nao tao escura.. esperava um pouco mais... mas mesmo assim dá pra dar um diluída.;)

Usei:
1 seringa comprada nos gringo da especie Burma;
1 seringa descartável "zerada"
1 pote coletor esperil "zerado" tbm
Agua esterelizada

Esterelizei a agua e capturei-a em uma seringa de 10ml que tinha acabado de abrir.
Abri um Pote Coletor Esteril e depejei 3 ml da esporos em solução da seringa comprada. Logo a seguir, lacrei a seringa comprada e a guardei
Joguei mais 3 ml de agua esterelizada e fria no pote, fiz a misturança e puxei tudo de volta para a minha seringa, resultando em 6 ml de esporos. Seringa pronta e sem necessidade de esperar 12 hs...

Hora do substrato!

Usei:
2 partes de vermiculita
1 parte de farinha de arroz integral FAI
1 parte de agua

preenchi 5 potes (+/- 210 ml) com a mistura, apliquei a camada de 1cm de vermiculita seca em cada pote, lacrei com folhas duplas de papel aluminio e botei o trem todo pra esterelizar na panela de pressão durante 1 hora
O segredo, na minha opinião, para nao se ter vidro quebrado durante a esterelização em panela de pressão é manter o fogo sempre brando.. nao muito alto... assim vc nao precisa se preocupar em colocar nada embaixo dos potes de vidors que vão à panela.
Esperei a panela esfriar e inoculei com 3 furos equidistantes (só tres??? sim... os potes sao pequenos) cada.

Essa farra toda foi feita na quinta feira da semana passada, dia 20 a tarde

Tirei umas fotos hoje para ver como estão as coisas... a coisa parece meio seca...
00000001.jpg00000002.jpg
 
Última edição por um moderador:
Soh de ja estar minimamente escura ja significa que tem muuuuuuuuuuuuuuuuitos esporos. Muito mais do que o suficiente. Ja usei seringas que pareciam pura agua e funcionou muito bem. Nao se preocupe com isso ;)
 
Ah! Achei uma foto que tinha tirado da seringa qdo ela chegou...
00000001.jpg

shroower disse:
Soh de ja estar minimamente escura ja significa que tem muuuuuuuuuuuuuuuuitos esporos. Muito mais do que o suficiente. Ja usei seringas que pareciam pura agua e funcionou muito bem. Nao se preocupe com isso ;)

podescrer!!!!
com 4 dia e o micelio ja ta tomando conta...
 
Última edição por um moderador:
É possível ver o micélio nos copos.

Mais alguns 10 dias a colonização estará concluída.

Sucesso no cultivo.
 
Pois é.. o micelio tá de vento em popa... o que me intriga são duas coisas:
- O substrato está um pouco seco.. dá pra notar nos copos... será que é o caso de injetar um pouco de agua nos bolos colonizando, ou espero para injetar apos os 100%?
- apesar de bem aerado na parte média superior do bolo, na parte inferior do substrato está um pouco compacta, o que deve tornar a colonização penosa... Qdo coloquei o substrato para esterelizar, ele estava bem disposto e aerado, mas, após o processo de esterilização, o bolo se compactou em baixo.... mas isso aconteceu em 2 bolos somente. Com estes bolos, com certeza, a frutificação nao seria algo tao facil. Entao o jeito seria esperar a colonização total externa, mais uns 5 dias para ter certeza e ai fazer um casing com eles.

O q acham?

Abraços!
 
A injeção de água destilada só deve ser feita com o bolo 100% colonizado.

Espere a colonização total, mesmo que demore.

Depois tome o caminho desejado: bolos ou casing

Pesquisei essa strain no Guia de Strain do NeuroFX, mas não encontrei referência.

Você pode descrevê-la ?
 
Mauricio disse:
A injeção de água destilada só deve ser feita com o bolo 100% colonizado.

Espere a colonização total, mesmo que demore.

Depois tome o caminho desejado: bolos ou casing

Pesquisei essa strain no Guia de Strain do NeuroFX, mas não encontrei referência.

Você pode descrevê-la ?

Valeu a dica!!! that´s what I am gonna do!!!!
e aproveito para dar os parabens pelo seu cultivo, no qual vc insere a tecnica de injetar agua nos bolos colonizados, como alternativa ao dunk... este é o diário que mais gosto de "apreciar".. belíssimos frutos!
 
hurungo disse:
Valeu a dica!!! that´s what I am gonna do!!!!
e aproveito para dar os parabens pelo seu cultivo, no qual vc insere a tecnica de injetar agua nos bolos colonizados, como alternativa ao dunk... este é o diário que mais gosto de "apreciar".. belíssimos frutos!


realmente os diarios do Mauricio sao de tira o chapeu, todo dia eu entro mesmo que nao tenha nada de novo, entro soh pra adimirar mesmo, hehehe... mas vai da certo esse tambem pelo jeito, ta tudo encaminhado pra isso, em breve william´s diario hehehehe aguardem hehehe
 
Legal!!! Burma é realmente um especie bem potente. Mas o efeito dos cogumelos tem muito a ver com o astral de cada momente e de cada um... entao fica um pouco dificil comparar especies cubensis... né?

Diário:
Seguem as fotos passada uma semana de colonização...

A coisa ainda anda meio seca... eu achava que, com o crescimento do micelio e aumento da temperatura, a agua do substrato iria condensar nas parecedes dos copos, o que geralmente acontece com os bolos com qtde satifatoria de agua... mas nao neste meu caso... mas blz! o micelio cresce e domina o substrato. O problema será na hora de frutificar.
Para solver este problema, após a colonização total, posso fazer um comparativo entre o dunk e o metodo de aplicação de agua diretamente nos bolos via seringa. Vamos ver o que dá. Até lá muita agua ha de rolar, pois estou procurando um canto um pouco maior para morar ("hurungo jr" está a caminho) e pretendo mudar antes de aniversariar os bolos (ou casing).

Abraços!
7 dias2.jpg7 dias.jpg
 
Fala Hurungo

Parabéns!!!!!!!!!

Pelo herdeiro vindouro.

Seus bolos estão seguindo um processo de colonização rápido e tranquilo.

Talvez sua ansiedade o faça ver diferente.

A injeção de água é 100% eficaz.

Mesmo que reste água no pote após a injeção o tempo na geladeira (choque térmico) é suficiente para que seja absorvida.

Quando os bolos sairem da geladeira, estarão bem umidecidos e o mais importante, o micélio não sofreu nenhum dano.

Após 100% colonizado deixe mais uns 5 dias para colonização no interior do bolo.

Se o interior não estiver 100% colonizado a injeção ou mesmo o dunk estagniza o processo de colonização.
 
Mauricio disse:
Fala Hurungo

Parabéns!!!!!!!!!

Pelo herdeiro vindouro.

Seus bolos estão seguindo um processo de colonização rápido e tranquilo.

Talvez sua asiedade o faça ver diferente.

A injeção de água é 100% eficaz.

Mesmo que reste água no pote após a injeção o tempo na geladeira (choque térmico) é suficiente para que seja absorvida.

Quando os bolos sairem da geladeira, estarão bem umidecidos e o mais importante, o micélio não sofreu nenhum dano.

Após 100% colonizado deixe mais uns 5 dias para colonização no interior do bolo.

Se o interior não estiver 100% colonizado a injeção ou mesmo o dunk estagniza o processo de colonização.

Valeu a Dica!!! E obrigado!!!

Vc tem razão, insisti muito neste lance do substrato estar seco... pode ser a ansiedade mesmo:D :D :D.

E que dá uma ansiedade danada para ver os frutos, dá... e a gente espera que tudo saia 100% perfeito... a acaba achando defeito onde nao existe... kkkk... é o ser humano e suas peculiaridades...

esta foto são eles voltando para o berçário depois da sessão de fotos...:D
backin.jpg
 
Última edição por um moderador:
Velho, eu tbm gosto muito do diario do Mauricio, acho ele um kra bem experiente... Vale apena acompanhar o diário dele.... recomendo a todas.
 
Olá!

Agora, com 2 semanas colonizando, os bolos ja estão 100 %. Mas ainda segue uma duvida qto ao meu terrario, pois estou para mudar.

Postarei as novidades...

Abraços!
 
to na expectativa ! posta ae!!!
muito legal o esqueminah que vc montou pra manter a temperatura!
 
Hoje eu injetei 10 ml de agua esteril em cada bolo (2 bolos)...;)

Achei que foi um pouco dificil fazer a agua penetrar no bolo de PF, pois ele é muito compacto:(. Notei q um pouco de agua entrava dentro do bolo e outro pouco escorria para fora, indo parar no fundo do copo. Acho que nao tem problema deixar uma pequena poça no fundo. vamos ver o qto será absorvido pelo substrato colonizado.
Achei tbm que, se colocar na geladeira, o metabolismo ficará mais baixo e a absorção d´agua seria mais lenta, entao estou deixando 1 fora da geladeira e outro dentro, so pra ter meios de comparação.
Amanha, o bolo que ficou na geladeira vai para o terrario e o que ficou fora, vai passar a noite em cana (na geladeira) para, no dia seguinte, seguir para o terrario.
E vamos aguardar os frutos da estação...:D :D :D
 
Fala Hurungo

Chegando a reta final.

A água que escorre do bolos e fica no fundo será absorvida até amanhã.

A função do frio é fazer o metabolismo parar e indicar que é hora de frutificar.

Mais alguns dias para os primeiro pins.
 
viridis disse:
Tá chegando a hora. Tente bolar algo bem legal para acomodar os bolos. Nunca é demais investir num bom terrário. Boa sorte :pos:

poxa cara... vc tá coberto de razão... mas queria eu ter uma estrutura para poder montar um terrario digno... com nao tenho muito espaço aqui em casa, montei um esquema mixuruca para frutificar meus bolos. Funcionar funciona.. ja consegui algumas frutificações boa ali.. mas não é o ideal não.. queria espaço para montar um grande... de isopor com direito a entrada de ar protegida por filtro, com cooler ligado ao timer e o squimbal todo... mas... vamos nos virando como podemos...
Coloquei os dois bolos no terrario, nao dei o cold shock em um deles, mas os dois foram re-hidratados com injessão de 10ml de agua cada. Aparentemente, o bolo que não ficou na geladeira absorveu um pouco mais da agua q ficou no fundo do pote... não posso afirmar com certeza, mas foi a impressão.
A umidade do terrario é fornecida por um pote de agua com aquecedor de aquario dentro. O aquecedor fica ligado somente durante a noite... que é mais fresca...
O terrario é um aquario pequeno, cuja tampa é uma folha de plastico dupla.

Assim que der, posto as fotos... o trem ta buguento aqui...
Abraços
 
Back
Top