Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo Cogumelo Selvagem

Diário de cultivo completo.

Exemplo:

Metodo: Técnica "Bolo PF"
Raça/Strain: Cogumelo Selvagem
Fornecedor: Um amigo


Bom pessoal, após alguns bem sucedidos cultivos com a Strain GT resolví cultivar outras raças; conversando com um amigo ele me disse que tinha um print de um cogumelo selvagem e se eu queria experimentar o cultivo, eu disse que sim e após uns dias ele me mandou dois prints enormes (quase 8 cm).
Na época eu estava com alguns problemas e resolví guardar os prints em uma vasilha fechada contendo sílica azul para evitar umidade.
O print ficou guardado por um ano e meio até que finalmente a uns dois meses resolví tentar o cultivo; estava um pouco descrente pois sabia que as chances do print estar contaminado eram muito grandes e caso desse sorte e não contaminassem será que frutificariam?
Bom, ferví um pouco de água (da torneira) e suguei fervendo com uma seringa ( mais ou menos 5 ml). Enrolei a seringa com papel alumínio e guardei em um armário.
No outro dia esquentei o forno do fogão, tomei um banho, coloquei uma máscara contra pó, lavei as mãos com álcool, aspergí álcool no ar; na tampa do forno quente servindo de bancada peguei o print e raspei 1/4 para dentro de um copo de pinga (tem o fundo curvo facilitando para sugar). Depois coloquei a água da seringa dentro do copo e suguei novamente repetindo a operação por três veses. Dentro da seringa ficou um líquido cheio de esporos, embrulhei novamente a seringa com papel alumínio e guardei por dois dias.
Obs: A agulha que uso é uma agulha veterinária bem grande e grossa para evitar entupimento.

Após dois dias repetí os procedimentos de higiene e misturei um copo de arroz integral em pó (batido no liquidificador), um de água e dois de vermiculita (copos de whisky). Misturei bem e os enchí (copos de Whisky) da seguinte forma:
1 - Uma camada fina de vermiculita no fundo do copo (para que após retirado do copo em cima do bolo fique uma camada de vermiculita onde nascerão os pins).
2 - Coloquei em cima o substrato (mistura) sem compactar.
3 - Uma camada de vermiculita por cima de tudo formando o selo.
Obs: A mistura deu pra cinco copos.
Coloquei a tampa de papel alumínio e levei ao fogo em uma panela de pressão por uma hora. Deixei esfriar, retirei os copos, coloquei as ligas de borracha nas tampas para lacrar e guardei até o dia seguinte.
No outro dia repetí os procedimentos de higiene e na tampa do forno quente fiz quatro furos opostos na tampa do copo e inoculei os esporos com cuidado, lacrando os buracos com a fita (procedimentos PF Tec).

Entre cinco a sete dias percebí os primeiros sinais do micélio que se desenvolveu nos próximos 15 dias e deu uma parada. percebendo que por cima o bolo havia colonizado retirei a fita e coloquei espaladrapo microporo para entrada de ar e virei os copos. Após cinco dias depois todos os bolos estavam colonizados e sem contaminantes.
Como meu terrário é um aquário pequeno e não caberiam cinco copos, coloquei somente quatro e enterrei o bolo que "sobrou" em um vaso de planta no jardim fora de casa.

Obs. Em um cultivo anterior com o GT coloquei os bolos saturados no jardim e tive um último flush com cogus bem grandes. Na época coloquei os bolos em cima da terra e com o tempo a chuva forte desmanchou os bolos. Desta vez enterrei os bolos deixando somente a cabecinha de fora (+ ou - meio centímetro). Está chovendo e o tempo está muito úmido.

Bom, os bolos do terrário deram cogus enormes que precisaram ser escorados para não cairem e fiz com eles belíssimos prints limpos.
O bolo do jardim no primeiro flush dei um cogumelo enorme (vejam a foto). Nos outros flushs deram gogus menores que o primeiro mas ainda grandes e em maior quantidade ( um grande e dois ou tres menores).
vejam a foto:

View attachment 4210

Conclusão: Os cugus dos bolos enterrados são maiores e ao cortar para secagem notei que o azul da psilocibina é bem mais escuro que o dos cogumelos do terrário chegando a ficar um azul tão escuro que quase fica preto, isso ao meu ver é uma maior concentração de psilocibina.
Não sei se a diferença se deve ao sol, a chuva ou ao sereno a que o cogu fica exposto estando ao ar livre. Não notei até agora nehum sinal de contaminação, ao que parece o micélio saldavel é bem resistente a contaminação após a total colonização do substrato (se não fosse assim estariam extintos na natureza, não é ? :cool: )
Não contente com isso resolví fazer uma experiência: Peguei uma vasilha maior que o bolo, fiz um furinho embaixo, coloquei areia lavada no fundo (areia branca de construção), coloquei um bolo, coloquei areia nos lados enterrando o bolo deixando a cabeça de fora (1/2 cm), coloquei um copo cobrindo a cabeça do bolo e molhei a areia bastante. Deixei a água escorrer e retirei o copo (o copo é pra proteger a cabeça do bolo senão a água leva areia pra cima do bolo, outra coisa, retire o copo somente após a água escorrer pelo furinho embaixo caso contrário cria sucção dentro do copo e a água leva areia pra cima do bolo).
Mais uma coisa, deixe o bolo um pouco abaixo da borda da vasília pois como os cogus geralmente são muito grandes se "cairem" a borda da vasilha escora os "bichinhos" e eles não se desprendem da base abortando o cogus antes do seu desenvolvimento máximo.
Coloquei dois bolos na areia, um deixei do lado de fora (na sombra de uma árvore pegando chuva e sereno) e outro dentro do terrário.
Ambos frutificaram e deram cogus grandes mas os do terrário eram menores e mais finos que o que ficou ao relento e a psilocibina com um azul menos intenso. Aparentemente (Já que a areia lavada é estéril) a luz solar, a chuva, a humidade e o sereno (ambiente natural) fazem os cogos se desenvolverem muito mais.
Outra coisa, no bolo "tradicional" nascem dezenas de pins nos lados e na base que não se desenvolvem e abortam exaurindo o bolo mais rapidamente sem maior proveito. Já na areia além de manter a humidade do bolo, só nascem pins em cima (já que a base está enterrada) e o nº de abortos é quase nulo. :D
Nos próximos cultivos usarei o método da areia com os bolos ao ar livre e no terrário somente para tirar prints limpos de contaminações.
Mais uma coisa, durante este cultivo deu uma estiagem e o tempo ficou muito seco o que me levou a molhar a areia constantemente e borrifar o bolo com água diretamente. Os pins não foram prejudicados com a borrifagem. :p:

Olha pessoal, gostaria de mandar fotos mas estou sem câmera e o meu micro queimou a placa mãe. Como estou um pouco liso o conserto vai demorar um pouco. Estou tc de uma Lan House. Caso tenham alguma pergunta ou comentário responderei no próximo sábado (hoje é segunda 11/12/2006). :pos:

Obs: :p: Acho que dei muita sorte dos prints dos cogus selvagens não contaminarem. Acho que meu amigo teve muito cuidado e o tempo do print na sílica pode ter eliminado bactérias e outros contaminantes preservando os esporos do cubensis que é muito resistente. Esta é uma teoria que somente outras experiências podem comprovar :rolleyes: . Esta experiência no entanto mostrou que:
1 - Cogus selvagens podem ser cultivados e "domesticados".
2 - O bolo colonizado é surper resistente a contaminantes.
3 - Cogus cultivados ao ar livre, semi-enterrados, na sombra e exposto a chuva, sereno e luz solar se desenvolvem mais e com níveis de psilocibina mais elevados.
4 - O bolo enterrado na areia fina e lavada (branca de construção) e húmida mantém a humidade do bolo (dispensando o Dunk) e produzem cogum maiores.
5 - O bolo enterrado na areia ao ar livre produz cogus maiores e em maior quantidade que o que é conservado no terrário.
6 - A borda da vasilha do bolo enterrado na areia "escora" o cogu muito grande e pesado impedindo seu despreendimento da base e garantindo seu completo desenvolvimento.
7 - O bolo colonizado é altamente resistente a contaminantes (é claro que não se pode jogar porcarias e sujeiras em cima dele :rolleyes: )

Um grande abraço aos colegas e amigos de cultivo. Espero ter contribuido para o aprimoramento de alternativas de cultivo ao compartilhar minhas experiências como fizeram comigo me ensinando a cultivar e praticar este hoby mágico.
Obrigado a todos. :pos:





 

Anexos

  • Cogu01.jpg
    Cogu01.jpg
    43.6 KB · Visualizações: 466


1 - Cogus selvagens podem ser cultivados e "domesticados".
- bem, nao é tao facil quanto parece, nao esqueça que sua frutificaçao foi OUTDOOR, portanto, quem frutificou o bolo foi a bnatureza, nao vc.


2 - O bolo colonizado é surper resistente a contaminantes.
- certissimo, concordo.

3 - Cogus cultivados ao ar livre, semi-enterrados, na sombra e exposto a chuva, sereno e luz solar se desenvolvem mais e com níveis de psilocibina mais elevados.
- também concordo, e ainda observei a mesma coisa em meus outdoors.

4 - O bolo enterrado na areia fina e lavada (branca de construção) e húmida mantém a humidade do bolo (dispensando o Dunk) e produzem cogum maiores.
-SAC(pergunte pro mauricio o que quer dizer a sigla)

5 - O bolo enterrado na areia ao ar livre produz cogus maiores e em maior quantidade que o que é conservado no terrário.
Maiores sim, em maior quantidade nao. geralmente saem 1 ou 2 cogus somente ao utilizar-se de bolos inteiros.

6 - A borda da vasilha do bolo enterrado na areia "escora" o cogu muito grande e pesado impedindo seu despreendimento da base e garantindo seu completo desenvolvimento.
- ????? nao tendi, ele ficou torto assim porque? teve algum motivo?

7 - O bolo colonizado é altamente resistente a contaminantes (é claro que não se pode jogar porcarias e sujeiras em cima dele :rolleyes: )
é é ME-AW, mas é assim mesmo principalmente com selvagens.



Otima explanaçao de tecnicas empregadas, apesar de ter algumas coisas que eu nao concorde, é um otimo manual de cultivo selvagem.
Acredite, em algumas partes do processo você teve mais sorte que o normal. como a parte em que o carimbo nao estava contaminado (um carimbo selvagem LIMPO??? caramba! ganhou na loto amigo.)
esse carimbo proveniente do sue cogu de outdoor teoricamente é selvagem, comno o que veio do estrume. carimbos limpos OU sao feitos a partir de cogus de " poveta"(terrario com microclima isolado do ambiente) ou quando o cogu é colhido ainda com o chapéu fechado, e parts de suas lamelas cheias de esporos sao retiradas e desidratadas.
ademais, boaq sorte conitune com seus experimentos. quem sabe nao temos uma raça nova ae apareccendo em suas maos :) ???

 
Fala Andretuc


Andou sumido, mas volta com o cultivo dos meus sonhos.

Li seu diário, e fiquei feliz pelo sucesso das suas experiências.

SAC (Sacou Além do Comum)
 

1 - Cogus selvagens podem ser cultivados e "domesticados".
- bem, nao é tao facil quanto parece, nao esqueça que sua frutificaçao foi OUTDOOR, portanto, quem frutificou o bolo foi a bnatureza, nao vc.

R - Os bolos no terrário Frutificaram também (só que os cogus eram bem menores e finos), destes tirei prints "limpos".


4 - O bolo enterrado na areia fina e lavada (branca de construção) e húmida mantém a humidade do bolo (dispensando o Dunk) e produzem cogum maiores.
-SAC(pergunte pro mauricio o que quer dizer a sigla)

R - :confused:

5 - O bolo enterrado na areia ao ar livre produz cogus maiores e em maior quantidade que o que é conservado no terrário.
Maiores sim, em maior quantidade nao. geralmente saem 1 ou 2 cogus somente ao utilizar-se de bolos inteiros.

R - No meu caso no 2º flush deu uma média de 4 (o da foto foi o 1º)

6 - A borda da vasilha do bolo enterrado na areia "escora" o cogu muito grande e pesado impedindo seu despreendimento da base e garantindo seu completo desenvolvimento.
- ????? nao tendi, ele ficou torto assim porque? teve algum motivo?

R - Porque era muito pesado e a base não resistiu (note que está escorado).

7 - O bolo colonizado é altamente resistente a contaminantes (é claro que não se pode jogar porcarias e sujeiras em cima dele )
é é ME-AW, mas é assim mesmo principalmente com selvagens.







Otima explanaçao de tecnicas empregadas, apesar de ter algumas coisas que eu nao concorde, é um otimo manual de cultivo selvagem.
Acredite, em algumas partes do processo você teve mais sorte que o normal. como a parte em que o carimbo nao estava contaminado (um carimbo selvagem LIMPO??? caramba! ganhou na loto amigo.)
esse carimbo proveniente do sue cogu de outdoor teoricamente é selvagem, comno o que veio do estrume. carimbos limpos OU sao feitos a partir de cogus de " poveta"(terrario com microclima isolado do ambiente) ou quando o cogu é colhido ainda com o chapéu fechado, e parts de suas lamelas cheias de esporos sao retiradas e desidratadas.

R - Não sei detalhes da confecção do print, é selvagem sim meu amigo não tem motivos para me enganar, eram dois prints um com o chapéu com quase dez centimetros de diâmetro. Dificilmente um cogu de terrário atingiria este tamanho. O tempo na sílica (um ano e meio) mais a perícia do meu amigo e uma boa dose de sorte ajudou bastante :p:

ademais, boaq sorte conitune com seus experimentos. quem sabe nao temos uma raça nova ae apareccendo em suas maos ???

R - Obrigado, quem sabe??? :rolleyes:

 
Fala Andretuc


Andou sumido, mas volta com o cultivo dos meus sonhos.

Li seu diário, e fiquei feliz pelo sucesso das suas experiências.

SAC (Sacou Além do Comum)

Obrigado amigo, talves tenha sido somente muita sorte, quem sabe outros repitam a experiência com sucesso? De qualquer forma agora não dependo mais da sorte pois tenho prints limpos dos cogus que nasceram no terrário. Mas fica o sucesso da técnica do bolo enterrado na areia no terrário (para prints limpos e ao ar livre para cogus maiores e mais potentes).

:p:

Um abração e até sábado... :pos:
 
passos para se " identificar" e catalogar uma nova strain:

1- colete esporos limpos, anote clima, local e data da coleta
2- inocule e depois isole varias sub-strains em placas de agar - papelao - milho.
3- anote caracteristicas do FENOTIPO, GENOTIPO(onde possivel)
4- cultive essa nova strain, anotando TODOS parametros utilizados em seu cultivo, bem como tecnicas empregadas, temperatura de incubaçao, receita utilizada.
5- se obtiver sucesso com uma substrain, isole micleio sadio, clone ee cultive-a, repetindo EXATAMENTE os passos 3 e 4, e see tiver sucesso colete prints dessa strain.
6- dê um nome a sua cria e distribua-a entre os amigos.

!ME-AW!
 

Em primeiro lugar agradeço ao boca as dicas e em segundo quero colocar as considerações finais deste cultivo.
1º - Estou no 6º flush, o bolo do jardim (terra) se esgotou mas não contaminou, está produzindo ainda mas os cogus são muito pequenos e não vale a pena colher, estou deixando abrir os chapeus a seguirem seu curso.
2º - O da areia (ao ar livre) apesar de exaurido produz ainda cogus médios (um por vez) e estou colhendo e secando.
3º - Um dos dois bolos com areia do terrário produziu um cogu grande e contaminou, eu descartei. O outro deu quatro pins que não se desenvolveram ficando com mais ou menos 3 cm até que coloquei ao ar livre e os pins se desenvolveram em quatro cogus médios que foram colhidos e secos. O bolo ainda está dando print e acho que vou ter mais uma colheita de um ou dois cogus.
4º - Dois dos cinco bolos não frutificaram no terrário, davam dezenas de pins que não se desenvolviam, tive que colocar ao ar livre, aí sim deram boas colheitas (não sei o motivo).
5º - Aconselho ao usar a areia que coloque antes no forno quente por uma hora para esterilizar. Os animais e algumas crianças gostam de urinar nela. :D

Um grande abraço, se tiverem perguntas terei prazer em responder, mas tenham paciencia pois a resposta pode demorar já que estou sem computador.
:p:



 
Fala Andretuc

Os bolos ao ar livre tiveram um bom desempenho.

A natureza é sábia e provém o que é necessário.

Seu trabalho é inovador pelo fato de apresentar a areia como hidratante natural.

Parabéns !!!
 

Meus amigos este cultivo não para de me surpreender, quando achei que meus bolos estavam esgotados eles começaram a frutificar novamente na areia, acreditem ou não a foto abaixo é do 6º flush... :p: :p: :p:



Verusca 001.jpg
 

:D Ahááá... Vcs pensam q acabou por aí??? Depois da foto colhí estes gogus e pouco depois... vejam o resultado na foto abaixo... Mais um filhote solitário, Háháhá:p:
Este cultivo não para d me surpreender... o outro bolo na areia q eu achava q tinha se esgotado tá com quatro pins gordinhos ou seja... mais um flush :D .
RELEMBRANDO: Para cultivo ao ar livre proteja os pins da chuva forte com uma bobertura transparente e caso faça uma estiagem muito prolongada ( + d 2 dias) borrife o bolo e os pins com água usando aqueles borrifadores q se usa para umedecer as folhas das plantas (a água borrifada diretamente nos pins (de qualquer tamanho) no cultivo ao ar livre não faz mal aos pins, muito pelo contrário, os mantém úmidos, caso contrário podem ressecar e rachar o chapéu além de ficarem pequenos e finos ou pior... abortarem. ;)
:eek: Este é o meu 8º cultivo e nunca fiquei tão satisfeito com a quantidade e qualidade dos cogus, uma maravilha. :p: :p: :p:

Um abraço e até logo.



Verusca 036.jpg
 

Relembrando mais uma vez, notem o recipiente com areia e o bolo enterrado só com a cabecinha de fora. Vejam ainda que se os cogus forem grandes e cairem ficarão escorados na borda do recipiente permitindo seu completo desenvolvimento. Notem ainda que como a maior parte do bolo está enterrada (no escuro) os cogus nascem em cima reduzindo e até anulando a possibilidade de abortos que podem apodrecer e contaminar o bolo ou o esgotar prematuramente. Na areia os bolos frutificam muito mais com cogus de maior peso e tamanho que diminuem gradualmente a medida que o bolo se esgota.
Obs. O clima em minha cidade nesta época é quente e húmido, não sei se em climas mais amenos o resultado seja tão bom... :?:
 
Otimas observaçoes,
voto pra BIBLIOTECA.
meu amigo ISOLE sub-strains, clone os cogumelos mais bonitos.
este cultivo nao está surpreendendo só a você.
algumas das sua observaçaoes sao MUITO BOAS.
como essa:
RELEMBRANDO: Para cultivo ao ar livre proteja os pins da chuva forte com uma bobertura transparente e caso faça uma estiagem muito prolongada ( + d 2 dias) borrife o bolo e os pins com água usando aqueles borrifadores q se usa para umedecer as folhas das plantas (a água borrifada diretamente nos pins (de qualquer tamanho) no cultivo ao ar livre não faz mal aos pins, muito pelo contrário, os mantém úmidos, caso contrário podem ressecar e rachar o chapéu além de ficarem pequenos e finos ou pior... abortarem. ;)

o Unico cogumelo grande que nao raxou aqui nos meus outdoors foi um que eu borrifei ele diariamente com agua.

Quando o cogumelo raxa ele perde muita umidade e para de se desenvolver.
TROFEU JOINHA!
:neg::cool::pos: (joinha-paimei dos out.)
 
Fala Andretuc

O sucesso de suas pesquisas, abre mais uma porta para o cultivo outdoor.

O fato do simples ser tão eficiente e produtivo encanta.

Excelente trabalho.




Não consigo acessar sua caixa MP.
?????

andretuc has chosen not to receive private messages or may not be allowed to receive private messages. Therefore you may not send your message to him/her.
 
Otimas observaçoes,
voto pra BIBLIOTECA.
meu amigo ISOLE sub-strains, clone os cogumelos mais bonitos.
este cultivo nao está surpreendendo só a você.
algumas das sua observaçaoes sao MUITO BOAS.
como essa:


o Unico cogumelo grande que nao raxou aqui nos meus outdoors foi um que eu borrifei ele diariamente com agua.

Quando o cogumelo raxa ele perde muita umidade e para de se desenvolver.
TROFEU JOINHA!
:neg::cool::pos: (joinha-paimei dos out.)


Obrigado, eu tirei prints dos cogumelos maiores que frutificaram no terrário (limpos) na minha experiência anterior com a strain GT coloquei um bolo exaurido no jardim e ele frutificou cogus muito maiores que os do terrário o que me deu a idéia deste último cultivo. Isto prova que todas as raças se desenvolvem mais ao ar livre e o print dos cogus no terrário é a forma mais simples e prática de ter prints de boa qualidade e livres de contaminantes.
A borrifação é muito importante pois ao ar livre o cogu exposto ao sol e ao vento perde muita umidade e pode raxar. Estou pensando em expandir minhas experiências com exterco de vaca esterilizado e ao ar livre. Se tiver sucesso compartilho com vcs.
Desculpe se demoro em responder é q estou sem computador.
Um abraço... :pos:
 

Obrigado pela força, vou ver o que é com as msg.
Estou pensando em fazer uma experiência com uma vasilha grande e transparente da seguinte forma: Um furo embaixo para escorrer a água excedente, uma camada de areia para manter a umidade e uma camada de esterco de vaca seco. A vasilha ficará em cima de um prato que conterá uma substancia esterilizante que não entrará em contato com a vasilha do substrato, para evitar que os contaminantes penetrem pelo furo.
Vou esterilizar com água quente o esterco (jogar a água em cima do esterco dentro da vasilha) e cobrir com plástico ou se der com papel alumínio, daí pra frente vou fazer como no bolo pf tec inoculando com a seringa e esperando colonizar completamente para abrir.
Se der tudo certo e colonizar sem contaminar vou colocar ao ar livre para frutificar.
Imagine se tudo correr bem imagine a quantidade de cogu de altíssima qualidade equivalente ao do pasto?
Será uma revolução no cultivo.
Quando iniciar a experiência eu abro outro diário, ok?
Um abraço... :pos:

 
A proposito, os bolos se exauriram completamente, os cogus foram ficando cada vez menores e mais finos mas os bolos não contaminaram até o fim (impressionante) acho que são os raios ultra violeta que matam os contaminantes...



 
A idéia nos parece interessante, já tentamos cultivar selvagens, porém nao obtivemos sucesso na primeira vez....

Agora com todo material de apoio necessario vamos tentar outra vez....

Paz e Luz
 
A idéia nos parece interessante, já tentamos cultivar selvagens, porém nao obtivemos sucesso na primeira vez....

Agora com todo material de apoio necessario vamos tentar outra vez....

Paz e Luz

Bem, Selvagens vem bastantes sujos mesmo... da trabalho para se ter sucesso em PF, mais se eu pudesse mostrar pra vcs oque que eu consegui...
Não é difícil, pena eu não poder abrir um tópico, ainda!
SELVAGENS O SONHO SE TORNANDO REALIDADE!

Parabéns Andretuc pela simplicidade do cultivo....Vamos continuar aperfeiçoando isso OK?
Paz e Luz:luz:
 
Back
Top