Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo B+

Diário de cultivo completo.
Diário de cultivo básico B+

Utilizei milho de pipoca, fervido 30 minutos, 24hrs submerso, 24hrs com duas colheres de agua sanitaria, 24hrs com duas colheres de calcario, sequei os milhos em panos destribui nas compotas e esterelizei em panela de pressão por 1hr! Nunca havia trabalhado com bolos pfteks e resolvi fazer 3 deles.Temperatura constante de 28 graus controlada por termostato em uma caixa de isopor de 70 litros, após 4100_4714.JPG100_4705.JPG100_4706.JPG100_4707.JPG100_4708.JPG100_4709.JPG100_4710.JPG100_4711.JPG100_4712.JPG100_4713.JPG100_4714.JPG100_4705.JPG100_4706.JPG100_4707.JPG100_4708.JPG100_4709.JPG100_4711.JPG100_4711.JPG100_4712.JPG100_4713.JPG dias germinação dos esporos e sinais agressivos de micelio. Os milhos levarão cerca de 15 dias para colonizar completamente, já os bolos pfteks cerca de 20 dias.

Legal Amaral! O micélio está muito bonito!

Dica: capriche mais no alumínio, porque mesmo que a colonização tenha sido bem-sucedida, podem ocorrer contaminações!

Essa colonização foi rápida pra caramba, não sei o que está acontecendo com esses micélios da vida! Estão prevendo o fim do mundo e querem frutificar antes dele.

Vai proceder com um casing?

Parabéns!

Mistura para casing foi utilizado 5% calcario, 5% de borra de café, 40% vermiculita e 50% pó de coco, esterelizados em panela de pressão por 1hr, mais uma camada somente de vermiculita por cima de cerca de 0,5 centimetrosDSCF2937.JPGDSCF2938.JPG100_4715.JPG100_4716.JPG100_4717.JPG100_4720.JPG100_4721.JPGDSCF2933.JPGDSCF2934.JPGDSCF2935.JPGDSCF2936.JPG . Em 5 dias frutificação dos pfteks e em 9 dias dos casings.Meu terrário é uma caixa de isopor de 120litros com bomba de aquario de 300 l/hr , termostato regulado a 25graus, lâmpada fluorescente de 15 watts e furação protegida por microporo para saida de gás carbonico.

Esta indo bem pra caramba, vai ter bastante frutos pra colher. Não teve nenhuma perda?

Legal Amaral! O micélio está muito bonito!

Dica: capriche mais no alumínio, porque mesmo que a colonização tenha sido bem-sucedida, podem ocorrer contaminações!

Essa colonização foi rápida pra caramba, não sei o que está acontecendo com esses micélios da vida! Estão prevendo o fim do mundo e querem frutificar antes dele.

Vai proceder com um casing?

Parabéns!

Crtza Rain! Nessas fotos postados o micelio já estava 100% tanto no milho como nos bolos, já estava preparando as montagens de casing e retirando os bolos dos copos pra levar ao terrário. Quanto a Colonização achei rápida demais tbem, num instante desconfiei de contaminantes, aguardei a colonização completa superior de uma das compotas com milho e resolvi abrir cheirar, estava um cheiro docinho de micélio saudavel \o/. Sempre fui fã dos casings nesse cultivo resolvi exprimentar os bolos pfteks, minha conclusão foi que os casings são BEMMM superiores, pfteks são enjuados com umidade e rendem poucos flushs... pode aplica dunk choque térmico rola na vermiculita injeta agua, dificilmente passão de 4 flush! Valeu pelo parabéns.Noix!

Esta indo bem pra caramba, vai ter bastante frutos pra colher. Não teve nenhuma perda?

Ocorreu tudo como o esperado tupy, nada de contaminantes. Nas fotos as compotas e bolos estão sem vedação correta pq eu já estava manuseando pra confecção dos casing e colocando os bolos no terrário, nesse meio termo resolvi tirar as fotos!

Sobrou uma quantidade boa de micelio e resolvi desenrolar um mini bulk, nunca havia trabalhado com essa técnica e fiquei bem surpreso com os resultados. Utilezei esterco bovino pasteurizado em microondas e regulado o PH com calcario, misturei com pó de fibra de coco borra de café vermiculita esterelizados, colonização total em 8 dias no escuro em 27 graus, camada de casing e sinal de frutos em 9 dias.DSCF3611.JPGDSCF3612.JPGDSCF3613.JPGDSCF3614.JPGDSCF3615.JPG

Esqueci uma compota com um chorinho de milho colonizado dentro de uma caixa de papelão nas minhas parafernálias, quando vejo do de cara com isso ae! kkkkkk :DDSCF3580.JPGDSCF3578.JPGDSCF3579.JPG

Última edição por um moderador:
Take it easy.

;)

Pode detalhar para nós como pasteurizou o esterco bovino no microondas? e as proporções da mistura com vermiculita e pó de fibra de coco?

obrigado.

Pode detalhar para nós como pasteurizou o esterco bovino no microondas? e as proporções da mistura com vermiculita e pó de fibra de coco?

obrigado.
Pasteurização procedeu da seguinte forma, esterco dexavado em parte miudas, umedicido a ponto de poucas gotas derramadas ao apertar, enrolado e amarrado em um pano limpo, levado ao microondas em potencia média por 10 minutos 3vezes em intervalos de 30minutos (Pôtencia média=70graus) . As proporções forão de 40% do esterco, 5% borra de café, 5% calcario, 30% de pó de coco e 20% de vermiculita.

Take it easy.

;)
We some real life hustlers, playin games in the street (low-ri-der)
We got that low-ri-der, scrapin dippin on three
So pop yo' collar, give a holla, throw the dubs in the air (low-ri-der)
We tear the roof, off the mother, lady let down yo' hair
Playa do that thang, that make you feel alright (low-ri-der)
Smoke that tree, crack that brew, we gettin freaky tonight

Forma de desidratação pra conservação dos cubensis é aquela já bem conhecida e bem funcional, nunca tive perda de potência com esses procedimentos.
1 - Tunel de vento 36 horas (preferencia para locais secos, baixa umidade no ar, sem luminosidade)
2 - Silica Gel 36 horas (recipiente 100% hermético, sem luminosidade, silica sem contato cos cubensis.)

Tunel de vento utilizo um pote de sorvete, dois collers (um pra induzi o vento o outro como exaustor tornando o tunel bem funcional) um fonte de 12volts.
Silica gel levei uma boiada, encontrei pacotes que contem 10 pacotinhos de 100gramas cada por R$ 2,50 aqui no interior do paraná :D

DSCF3590.JPGDSCF3589.JPGDSCF3588.JPGDSCF3619.JPG

Vo finalizando esse diário, montei ele bem basicão mais com o intuito de pega as manhas do forum, logo postarei um diário multi-strain novo com mais detalhes. Queria tbem agradece todos da Cogumelos Mágicos e da Pró Fungos pelo amor e o respeito ao cultivo dos cubensis. Valeu!

Última edição por um moderador:
Parabéns meu caro, fez tudo nos conformes, rendeu belos frutos e experiência. (:
Obrigado por compartilhar.

Eu seco com método igual, só acho importante deixar a silica ou cloreto de cálcio sempre
junto aos cogumelos que for guardar, até quando for usá-los, evitando assim, surpresas.

Parabéns meu caro, fez tudo nos conformes, rendeu belos frutos e experiência. (:
Obrigado por compartilhar.

Eu seco com método igual, só acho importante deixar a silica ou cloreto de cálcio sempre
junto aos cogumelos que for guardar, até quando for usá-los, evitando assim, surpresas.

Valeu tup! Esqueci de comenta esse detalhe da conservação pós desidratação, utilizo uma compota com tampa hermetica com 200 gramas de silica branca e mantenho na geladeira em torno dos 10 graus, jah mantive os cubensis nessas situações por mais de 8 meses e se mantiverão com as caracteristicas mágicas :D
Obrigado você por estar somando com a familia Cogumelos Mágicos!

Fala AmaralGpuava, beleza!?

Bonito seu cultivo. Aproveito pra lhe perguntar quanto ao case. As fibras de coco que usou, como conseguiu elas? Você mesmo retirou elas dos cocos?? Eu costumo comprar muitos cocos por aqui, será que posso só "desfiar" ele pra poder usar as fibras ou tem de passar antes por outro processo?

O "pó de coco" que falou é da castanha ou da fibra?

Tenho mais dois bolos aqui quase completamente colonizados e penso em fazer case com eles ao invés de deixar no bolo... pelo que vi, rende MUITO mais!!!

Outra dúvida sobre contaminação... hoje fiquei meio triste por ter aberto o terrário para ajudar a troca de ar, e bem no momento bateu uma leve corrente de ar... isso implica em contaminação a vista? Um bolo já está no terceiro flush e o segundo entrando no segundo flush...

Valeu, paz e sorte por aí!

Fala AmaralGpuava, beleza!?

Bonito seu cultivo. Aproveito pra lhe perguntar quanto ao case. As fibras de coco que usou, como conseguiu elas? Você mesmo retirou elas dos cocos?? Eu costumo comprar muitos cocos por aqui, será que posso só "desfiar" ele pra poder usar as fibras ou tem de passar antes por outro processo?

O "pó de coco" que falou é da castanha ou da fibra?

Tenho mais dois bolos aqui quase completamente colonizados e penso em fazer case com eles ao invés de deixar no bolo... pelo que vi, rende MUITO mais!!!

Outra dúvida sobre contaminação... hoje fiquei meio triste por ter aberto o terrário para ajudar a troca de ar, e bem no momento bateu uma leve corrente de ar... isso implica em contaminação a vista? Um bolo já está no terceiro flush e o segundo entrando no segundo flush...

Valeu, paz e sorte por aí!
Falo mano Math , aqui onde moro encontro com facilidade tanto fibra de coco quanto o pó da fibra de coco em floriculturas e mercados. A respeito de preparo da fibra tem no link https://teonanacatl.org/threads/fibra-pó-de-coco-para-casing.1023/ . Eu nunca tive problemas em abrir o terrário pra oxigenação e haver facilitado contaminantes em bolos, porem em casings o cuidado tem que ser redobrado nessas oxigenaçãos, tive algumas perdas de casings com contaminações já bolos nunca contaminarão!Valeu math! Noix.

Falo mano Math , aqui onde moro encontro com facilidade tanto fibra de coco quanto o pó da fibra de coco em floriculturas e mercados. A respeito de preparo da fibra tem no link https://teonanacatl.org/threads/fibra-pó-de-coco-para-casing.1023/ . Eu nunca tive problemas em abrir o terrário pra oxigenação e haver facilitado contaminantes em bolos, porem em casings o cuidado tem que ser redobrado nessas oxigenaçãos, tive algumas perdas de casings com contaminações já bolos nunca contaminarão!Valeu

Valeu demais pelas dicas! Gostei desse tópico que sugeriu!! ;)

Espero que não venha a ter problemas mesmo.

O case fica mais suscetível à contaminação por conta de substrato né? Ele por ser proteína a disposição, sem estar colonizada... ou não?

Uma dúvida, falando em contaminação, existe algum parasita de Micélio? Por que, no caso, a contaminação não seria, vamos dizer, a divisão do substrato entre o micélio de psilocybe e de outros fungos? Ou esses fungos na verdade matam o micélio?

O case fica mais suscetível à contaminação por conta de substrato né? Ele por ser proteína a disposição, sem estar colonizada... ou não?

Casing por definição não deve ter elementos nutritivos.

Uma dúvida, falando em contaminação, existe algum parasita de Micélio? Por que, no caso, a contaminação não seria, vamos dizer, a divisão do substrato entre o micélio de psilocybe e de outros fungos? Ou esses fungos na verdade matam o micélio?

Na fase de crescimento micelial creio que os contaminantes matam o micélio colonizando antes o cogumelo, mas fora isso podem haver mecanismos específicos de competição inter-específica, como liberação de anti-fúngicos pelos contaminantes e outros.

Na fase de frutificação do P.cubensis há referências sobre parasitas. O Verticillium é um deles.

Última edição:
Casing por definição não deve ter elementos nutritivos.

Na fase de crescimento micelial creio que os contaminantes matam o micélio colonizando antes o cogumelo, mas fora isso podem haver mecanismos específicos de competição inter-específica, como liberação de anti-fúngicos pelos contaminantes e outros.

Na fase de frutificação do P.cubensis há referências sobre parasitas. O Verticillium é um deles.

O substrato do casing, por exemplo a fibra de coco, não é proteína? Esse substrato do Casing, dessa forma, server para?

Esse Verticillium faz o que? Como identificar?

Valeu!

O substrato do casing, por exemplo a fibra de coco, não é proteína? Esse substrato do Casing, dessa forma, server para?

Fibra de coco não é proteína. A maior parte da sua constituição é ... fibra.

Não se usa o termo substrato do casing. É usado camada de casing.

Já viu o nosso glossário? https://teonanacatl.org/wiki/casing/

Esse Verticillium faz o que? Como identificar?

Veja na pesquisa do fórum, Biblioteca e glossário ;)

Back