Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivando Koh-Samui

Diário de cultivo problemático.
Dados do cultivo:
Raça: Koh-Samui
Substrato:Grãos de trigo e Maizena
Tipo e tempo de esterilização: Aproximadamente 1h
Origem dos esporos: Foi Deus que mandou
Tipo de inoculação: Seringa multiesporos


SERINGA:

Tenho que admitir que a assepssia não foi das melhores.

Não utilizei luvas e utilizei uma blusa como mascara.
Enchi as seringas com agua fervente, re-encapsulei e deixei esfriar enquanto esterilizava um daqueles copinhos(hotshot).
Acendi o forno do fogão. cobri a tampa do fogão com papel aluminio e o limpei com alcool.
coloquei o copo sobre o papel aluminio com a boca pra baixo. quando o copo estava frio, peguei meu print de koh-samui que já tem mais de um ano e provavelmente deve estar contaminado, raspei 1/4 dentro do copo, fiz duas seringas, embrulhei com papel aluminio e pus na geladeira.

SUBSTRATO:

1kg de grãos de trigo mais uma colher de Maizena.

Pus o trigo dentro de um recipiente, coloquei uma colher de maizena (não sei responder pq fiz isso) e enchi com água.

PARA DESENVOLVIMENTO DO MICELIO:

Providenciei recipientes com a tampa furada. embaixo da tampa pus um selo de tyvek.
serão incubados no meu terrario, onde a temperatura interna é fixa em 29 graus.

Quando chegar em casa postarei algumas fotos.

Rezem, Meditem, respirem, orem, mandando boas vibrações pra esse cultivo.

Comentem.
 
Fala Alemdocorpo

Está meio difícil de entender os procedimentos.

Você moeu o trigo ou colocou inteiro ?

A água que adicionou era mineral ou tratada ?

O substrato trigo + maizena ficou úmido ou com água sobrando ?
 
Mauricio,
utilizei grãos inteiros e água mineral.
O substrato ainda não está pronto. está hidratando lá em casa. só amanhã esterilizarei.
 
Fala Alemdocorpo

Foi o que eu havia imaginado.

Escorra bem a água antes de esterelizar.

Coloque o selo de vermiculita depois que encher os potes com substrato.

O selo ajuda muito não contaminar enquanto coloniza.

Faça poucos furos (4 no máximo), para inocular, já que você não está tão confiante quanto a qualidade dos esporos.

Feche os furos (depois que inocular) com durex, não é necessário troca de ar na fase de colonização.

Se não tiver vermiculita faça potes só com milho., pois não necessita vermiculita.

Sinta firmeza que você terá sucesso.
 
Marcio, eu não vou fazer PFs. tenho uma certa experiencia com cultivos, só não tinha ainda experiencia com o trigo, mas o Psilo me fez acreditar ser uma boa escolha. vou produzir uns dois potes e tentar um bulk...
To pensando tb em fazer uma tentativa ridicula de usar cereal matinal como substrato. hehehe...
 
Cereal matinal? de milho? cuidado com o açucar, contaminaçoes adoram!
 
Cereal matinal? de milho? cuidado com o açucar, contaminaçoes adoram!

Eu sei, Dena. Mas existem cereais sem açucar... É algum desses que pretendo utilizar.
 
off topic ==
Reza a lenda que o PSilocibec colheu cogus em PF achocolatado também :)
isso ha seeeeculos atrás!:pos:
fim do off==

Evite ao maximo gorduras e coisas que grudem no vidro.
Em todos os cultivos em que exagerei na agua ou na compactaçao(coisas grudadas nos vidros) tive contaminaçoes de alguma forma.
 
Eu vi esse cultivo do Psilo, usando achocolatado... Os bolos ficaram bem feios. Se eu não me engano, contaminou...
 
Acho que o ceral vai vingar, se não tiver açucar, mais dá uma moida neles antes só uma quebrada pra ficar mais compactado um pouco dai junta com vermiculita, já pensou em usar aqueles vitaminados e com sais minerais! deve ficar turbo! uahuahauhauh se for de Tazmanianos acho que vai fiz com milho de pipoca aqui e eles comem bem apezar de que um amigo aqui do forum fez com trigo e vermi e também ficou legal.

good vibes for espores union!:pos:
 
Acho q nunca tive tanta dificuldade em vedar um copo qto estou tendo hj. Não sei nem como vou ver o micelio crescendo em alguns. tive que pôr esparadrapo, fita crepe e silver tape... senão o filtro ficava caindo. e não tenho ligas de borracha.
se alguem tiver alguma dica, manda logo pq ainda é tempo de resolver isso!
 
elastico para roupas numero 10.
uma volta , um laço e um nó marinheiro apertando. ficha show, eu prendo elles 2 cms pra baixo da borda do copo.
 
Eu não tenho mais elasticos... sempre utilizei ligas mesmo.

Tirei alguns das minhas calças! hahahahaha!

Porra, vou ter q usar agua da torneira(fervida) pra lavar os grãos de trigo...
 
Não sei se tem alguem acompanhando esse cultivo, mas estou aqui novamente.
Perdi 3 potes por causa de uma panela de pressão com a borracha de vedação ruim. tudo derreteu!
Uma dica: Não usem silver tape nunca.
Fiquei com 4 potes esterilizados:

1 grande com trigo
2 medios com trigo
1 pequeno com corn flakes

e dois potes que não pude esterilizar, pois não havia espaço nas panelas. decidi utiliza-los assim mesmo.

É a primeira vez que utilizo trigo e estou passando por problemas:

1-Nos potes, mesmo vedados sinto um cheiro de trigo cozido
2-Estou achando o conteúdo dos potes muito seco

O que fazer?

Seguem fotos dos potes
trigo 001.jpgtrigo 004.jpgtrigo 005.jpgtrigo 008.jpgtrigo 002.jpg
 
Eu uso fita isolante (3M) pra prender o aluminio e os filtros! nao tenho problemas! já com esparadrapo e silver tape tive problemas pois a temperatura da esterilização amolece a cola e solta tudo!
 
Dena, o silver tape derreteu qse q totalmente... Eu estou usando Tyvek ao invés de papel aluminio.

Gostaria que alguem me falasse sobre o problema da umidade dentro dos potes. Estou achando realmente muito secos.
 
Me Ajudem!!!!!!!!!!!


Um rio há de brotar de meus olhos tristes. Fui abandonado. Será que hei de umedecer grãos com agua e sal, frutos de minha tristeza desamparada?
que hei de fazer?
estou só.

=p
 
Dena, o silver tape derreteu qse q totalmente... Eu estou usando Tyvek ao invés de papel aluminio.

Gostaria que alguem me falasse sobre o problema da umidade dentro dos potes. Estou achando realmente muito secos.

Veja se está formando alguma gotícula de água no vidro, se perceber que está tudo seco mesmo injeta um pouco de Agua destilada 10ml, e depois veda com papel alumínio pois eles não precisan de ar na faze de colização, sendo que já coberto com tyvek não var ter problemas, faz um teste em um dos copos e veja no dia seguinte se o micélio gostou se ele ficar branquinho e estender os bracinhos pra pegar mais comida está tudo certo :cool:

Se você ainda não inoculou os potes veda novamente com fita isolante ajusta a umidade da mistura e estereliza novamente, só vai fazer bem, veda fita isolante, vedei aqui em casa com uma marca chula e mesmo assim segurou bem firme deixe a fita entrar em contato direto com o vidro, Ex: metade da fita no papel Alumino/Tyvek e metade no vidro, use uma faca pra cortar o papel alumínio depois dele enrolado no vidro.

Boa sorte!
 
Back
Top