Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivando Koh-Samui

Diário de cultivo problemático.
Dados do cultivo:
Raça: Koh-Samui
Substrato:Grãos de trigo e Maizena
Tipo e tempo de esterilização: Aproximadamente 1h
Origem dos esporos: Foi Deus que mandou
Tipo de inoculação: Seringa multiesporos


SERINGA:

Tenho que admitir que a assepssia não foi das melhores.

Não utilizei luvas e utilizei uma blusa como mascara.
Enchi as seringas com agua fervente, re-encapsulei e deixei esfriar enquanto esterilizava um daqueles copinhos(hotshot).
Acendi o forno do fogão. cobri a tampa do fogão com papel aluminio e o limpei com alcool.
coloquei o copo sobre o papel aluminio com a boca pra baixo. quando o copo estava frio, peguei meu print de koh-samui que já tem mais de um ano e provavelmente deve estar contaminado, raspei 1/4 dentro do copo, fiz duas seringas, embrulhei com papel aluminio e pus na geladeira.

SUBSTRATO:

1kg de grãos de trigo mais uma colher de Maizena.

Pus o trigo dentro de um recipiente, coloquei uma colher de maizena (não sei responder pq fiz isso) e enchi com água.

PARA DESENVOLVIMENTO DO MICELIO:

Providenciei recipientes com a tampa furada. embaixo da tampa pus um selo de tyvek.
serão incubados no meu terrario, onde a temperatura interna é fixa em 29 graus.

Quando chegar em casa postarei algumas fotos.

Rezem, Meditem, respirem, orem, mandando boas vibrações pra esse cultivo.

Comentem.
 
Irmão Zalinsk, os copos já estão inoculados e nada de goticulas. Não consigo entender por que... Minhas experiencias com arroz nunca resultaram em tal ausencia de agua... Rejeitei durante algum tempo a ideia de injetar agua nos potes,mas creio q seja minha unica opção para tentar salvar minha cria.

Abraços
 
A dica é cobrir o Tyvek com papel alumínio, o filtro faz perder umidade mais rápido. Descubra somente quando sentir que a colonização deu uma estagnada.

O importante é que haja água nos grãos, se tiver o micélio vai crescer tranquilo.

Esses copos que vc aproveitou sem esterilizar vão contaminar em breve. :(
 
Esses copos que vc aproveitou sem esterilizar vão contaminar em breve. :(

Pois é, Neuro... Mas eu tinha que me divertir com eles tb hehehehehe... :p

Obrigado pelo coment, cara. to precisando do maximo de ajuda nesse cultivo!

Paz!
 
Fala Alemdocorpo

O que pode impedir a colonização dos copos é que estão recebendo muito oxigênio.

Coloque papel alumínio na boca dos copos e passe fita durex.

A colonização acontece na ausência de oxigênio e no escuro.

Os copos vedados retém a umidade também.

Pouca água no substrato não impede a colonização, basta os grãos estarem úmidos.
 
brother pelo que já li amigos que cultivaram com trigo, é melhor ficar com cara de seco do que encharcado, os graos estando umidos já coloniza legal, tb colonizando a tendencia é ir formando as goticulas no vidro, coloque uma cobertura de aluminio e deixa eles quetinhos no escuro encubados como dito, relax man agora é esperar
sorte!
 
Talvez eu tenha exagerado, mas foi apenas um teste.

Peguei uma seringa de esporos que estava na minha geladeira e inseri 7ml do conteudo num pote medio do meu cultivo. a fim de hidratar e acelerar o processo de colonização. Caso ele funcione bem, utilizarei o micelio dele para preparar outros potes.
Dessa vez ele ficou molhadinho, mas vou seguir a ideia do Neuro, de que o filtro deixa fugir um pouco da humidade. acho q esse vai bem...

Abraços a todos que tem acompanhado esse cultivo
 
Acompanhando atrás do toco aprendendo bastante ,, infelixmente minha experiencia ainda não é o suficiente para colaborar com muita coisa ,, mas estou mandando boas vibrações a todo momento !!! :D :D :D
 
Irmão Soboro, tua presença aqui já é de grande valia. Aprendemos todos juntos!
 
Talvez eu tenha exagerado, mas foi apenas um teste.

Peguei uma seringa de esporos que estava na minha geladeira e inseri 7ml do conteudo num pote medio do meu cultivo. a fim de hidratar e acelerar o processo de colonização. Caso ele funcione bem, utilizarei o micelio dele para preparar outros potes.
Dessa vez ele ficou molhadinho, mas vou seguir a ideia do Neuro, de que o filtro deixa fugir um pouco da humidade. acho q esse vai bem...

Abraços a todos que tem acompanhado esse cultivo


Fala Alemdocorpo

Mais nada pode ser feito.

Agora é esperar.

Tive um cultivo que após 7 dias de inoculação não tinha micélio.

Dei com perdido, mas deixei na caixa de papelão que guardo os potes.

Após mais 7 dias, fui colocar novos potes na caixa.

Os potes "perdidos" estavam mais de 60% colonizados.

O fungo tem o ciclo dele, que não corre paralelo com a nossa ansiedade.


Guarde a seringa ou o carimbo que restou, para futuras inoculações.
 
Pois é, meus amigos... 7 dias e nada de micelio. em nenhum dos copos!!! nem contaminaçao tb!
Como vc fez Mauricio, tb não vou descartar os copos. vou comprar mais e começar um novo cultivo com Transkei(ao menos sei que eles se dão bem comigo). Vou deixar eles lá no escurinho e ver no que dá. Talvez qdo meu filho estiver com uns 5 anos, tenha dado em algo!

Ah, me dêem os parabens pela chegada eminente do meu pequeno garoto. que se dará no inicio de fevereiro.


Paz E Luz
 
Pois é, meus amigos... 7 dias e nada de micelio. em nenhum dos copos!!! nem contaminaçao tb!
Como vc fez Mauricio, tb não vou descartar os copos. vou comprar mais e começar um novo cultivo com Transkei(ao menos sei que eles se dão bem comigo). Vou deixar eles lá no escurinho e ver no que dá. Talvez qdo meu filho estiver com uns 5 anos, tenha dado em algo!

Ah, me dêem os parabens pela chegada eminente do meu pequeno garoto. que se dará no inicio de fevereiro.


Paz E Luz


Fala Alemdocorpo


Parabéns, pela chegada do garoto em fevereiro.

Tive essa emoção duas vezes.



Acredite, os copos vão colonizar.
 
Opa, Um filhote então papai? Q Lindo isso, Meus parabénz... Sou do inicio de fevereiro tb, pra ser mais exato nasci em uma segunda feira de carnaval, dia 10!
Se o garoto realmente nascer um aquariano, pode ter certeza que te trará muito orgulho!

Abração e Parabénz! :D :pos: :pos: :pos: :pos: :D
 
Valeu ae, Mauricio e Dena!

Como esperado, os copos não esterilizados estão parecendo pequenos pantanos(assustadoramente isso aconteceu em apenas um dia). Está cheio de fungos verdes(bolinhas), pretos(tb bolinhas como borra de café), um branco(mais bolinhas hahah) amarelos(já nem vou falar mais em bolinhas) e pasmem: Um micelio ultra combatente! o que prova que os esporos ainda são viaveis.

Ainda tenho 4ml numa seringa. vou tentar inocular em uns 200gr de milho... abraços!
 
parabens papai! descarte os frascos e siga em frente...

sorte!
 
A solução pra tudo é Fé!
Tudo dado por perdido, quando.... Um pote com milho começou a colonizar! devagar e sempre!

Obrigado pelas boas vibrações!
 
A solução pra tudo é Fé!
Tudo dado por perdido, quando.... Um pote com milho começou a colonizar! devagar e sempre!

Obrigado pelas boas vibrações!



Agora vaí !!!

Essa demora, não é tão estranho.

Muitos variáveis influenciam no processo de colonização.

Quando acontece o ajuste o micélio dispara.

Quantos dias para aparecer o micélio ?

Coloque fotos.
 
Back
Top