Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cozinha Psicodélica do Moe! Prato do dia: Cubensis Brasileiro no Bolo PF.

Diário de cultivo completo.
Senhores e senhoras,

é com infinita satisfação que anúncio o mais novo prato da cozinha do bar do Moe, Cubensis Brasileiro no Bolo PF. Apesar de ser novato, tenho uma simpatia especial por esta strain, pelo que vi é um micélio extremamente agressivo e grande frutificador. Material separado, assepsia total no ambiente, rootbox limpa, instrumentos esterilizados, mão na massa.

1- Seringa

Utilizei uma seringa 20ml nova. Com todo o material dentro da rootbox, limpei o carimbo e abri o mesmo. Ao contrário do carimbo do tksss que era uma tinta, este era mais claro e menor. Fiz a raspagem com uma colher de chá esterilizada, utilizei em torno de 1/6 do carimbo, a raspagem não foi das mais fáceis, mas vi esporos dentro do copo com certeza. Apertei a seringa que já estava com 20ml de água mineral fervida com força dentro do copinho. Como não tinha uma grande quantia de esporos dentro do copo fiz este processo várias vezes para misturar bem. Uma preocupação que tive é que misturei tão bem, que a seringa ficou límpida, mesmo depois de 12 horas de descanso não consegui visualizar nada dentro dela, apenas h2o. Como estudei que era assim mesmo que deveria ser a seringa, acabei utilizando ela desta forma mesmo estando preocupado, pois vi pequena quantia de esporos no copo antes de misturar com água.


2- Bolos

Esta semana em um passeio pelo mercado topei com copos de whisky pela bagatela de 2,40, acabei adquirindo 4 para por os estudos em prática mais uma vez. Utilizei a receita PF clássica, sem nenhum aditivo. Ao contrário da primeira vez, onde não consegui moer direito o arroz, desta vez a farinha ficou relativamente fina, portanto tomei cuidado extra para deixar o substrato bem aerado. Repetindo o primeiro cultivo, coloquei camada de vermiculita úmida no fundo dos copos e seca em cima. Usei duas camadas de papel alumínio devidamente higienizadas para tampar os copos, fiz 4 furos em cada com um palito de dente e coloquei na panela de pressão com um pano no fundo por uma hora e quinze minutos.


3- Inoculação 01/06 - 15:00

Após higienizar o ambiente com álcool 70 e lysol, cortei zilhões de pedacinhos de durex para tampar os furos pré e pós inoculação. Uma dica para quem for cortar durex: não cortem pedaço a pedaço, cortem um pedaço grande e prendam em um ponto, para após isso cortar este pedaço grande em menores de baixo pra cima. Tirei calmamente os copos da panela de pressão, tampei todos os furos com durex e os coloquei em cima do balcão onde viria a ocorrer a inoculação. Após tirar os copos da panela, fechei os furos no papel alumínio com durex. Passei durex em volta dos copos também e cortei a sobra de alumínio com um estilete para poder ver melhor a inoculação. Dica: Colar o durex na parte mais alta possível para facilitar sua visão. Passei um guardanapo com álcool 70 na seringa entre cada ponto de inoculação. Inoculei os 4 copos rente ao vidro, não fiquei contando quantos ml estavam sendo inseridos por furo, mas coloquei apenas até ver escorrer até o selo úmido de vermiculita. Usei 10ml no total para os 4 copos e 2 copos de CL.


4- Incubação

Minha incubadora que ficava em pé era pequena e já estava lotada, portanto passei em uma loja de embalagens e adquiri uma caixa de isopor de 26L alta. Estou ainda em fase de ajustes de temperatura pois acabei de fazer a troca de caixa, mas manterei em torno de 29º. Como coloquei mais de uma cultura junta, desta vez fui mais caprichoso e fiz etiquetas com fita crepe e caneta, também numerei os copos.

-----

Segunda-feira posto fotos para ilustrar. Obrigado por acompanharem!

Keep on Blessing Jah Jah! :fumar:
 
O bar do Moe! tá em alta hein!
Que coisa fantástica esse flush ai cara, parabéns!

Com relação a umidade, então não tem jeito mesmo, micélio bem 'preso' ao substrato.. Você está pensando em dunkar entre os flushs?

Abraço!

Então, no meu primeiro cultivo notei este mesmo problema dos bolos teoricamente secos demais, vários abortos que eu acredito serem por isso. Pretendo agora borrifar água na camada de vermiculita pelo menos a cada 2 ou 3 dias. Vou fazer dunk sim entre os flushes, de 24hrs. Um abraço obrigado por acompanhar.
 
Então, no meu primeiro cultivo notei este mesmo problema dos bolos teoricamente secos demais, vários abortos que eu acredito serem por isso. Pretendo agora borrifar água na camada de vermiculita pelo menos a cada 2 ou 3 dias. Vou fazer dunk sim entre os flushes, de 24hrs. Um abraço obrigado por acompanhar.
nao deixa de fazer uma boa manicure antes do dunk viu moe, senao risca contaminar tudo.
 
Que lindo, Moe!

Quanto a injetar água neles, tenta a tek do reservatório de vermiculita - na hora de colocar o substrato nos copos, faz um furo no meio com uma caneta ou cabo de colher de pau, enche com vermiculita seca... aí a cada flush injeta 10ml de água lá!!!!!

Paz, good vibes, belos frutos!!!
 
Moe!

Lindissimos frutos!! Belo flush para um pf =)

Que lindo, Moe!
faz um furo no meio com uma caneta ou cabo de colher de pau, enche com vermiculita seca... aí a cada flush injeta 10ml de água lá!!

Poderia me dizer se existe alguma diferença notavel em utilizar essa tek? Compensa realmente trocar um pedaço de massa micelial(o que poderia aumentar a produçao de frutos) pra ter uma reserva de vermiculita/agua?

Ja fez uns quantos experimentos pra se certificar?

Grato
 
Na verdade, uma tek bem antiga, original do Professor Fanaticus!!!! Já vi gente fazendo isso em diários por aqui, só não sei dizer qual...

http://www.fanaticus.com/resevoir.htm

Pelo que parece, é muito eficiente... Uma maneira de hidratar seus bolos entre flushes (e até no meio de um) sem arriscar as contaminações através de um dunk.

Lindos PFs no link. A téc. me parece válida, eu pessoalmente tenho notado dificuldade com hidratação, pretendo testar mais pra frente essa tek. Obrigado por compartilhar.
 
Na verdade, uma tek bem antiga, original do Professor Fanaticus!!!! Já vi gente fazendo isso em diários por aqui, só não sei dizer qual...

http://www.fanaticus.com/resevoir.htm

Pelo que parece, é muito eficiente... Uma maneira de hidratar seus bolos entre flushes (e até no meio de um) sem arriscar as contaminações através de um dunk.


Legal pgmr ! Parece interessante mesmo a tek.

Só toma em conta que quanto mais agua você der ao micelio, maior a necessidade de transpiracao dos frutos. Em outras palavras, se você der muita agua ao fungo, você precisa dar muita ventilaçao tambem, caso contrario vc pode aumentar o numero de abortos por exemplo, ou cogumelos que amadurecem(rompem o veu e esporulam) antes de alcançar o tamanho adulto.
 
Na verdade, uma tek bem antiga, original do Professor Fanaticus!!!!


Então só faltou escrever um pouco mais e colocar direitinho a fonte, referências etc...
 
Salve, e salve Mr. Moe! parabéns!

Fazia tempo que não passava aqui...
Pelo visto vai de vento em popa a empreitada com os brasileños:cool:

Abs,
Thug
 
To sem camera aqui, arrumei um celular pra tirar essa. Flush 1 de um bolo, de mais ou menos uma semana atrás.


1.jpg
 
Fotos de um casing que fiz com o mesmo carimbo, como não abri diário resolvi postar por aqui mesmo!

Usei centeio colonizado apenas com vermiculita por cima.

casing.jpgcasing2.jpg
 
Outro casing direto de centeio com vermiculita:




Este fruto achei que fosse outro com Rosecomb, mas me parece que ele foi abrindo e ficou apenas com um lado grudado na estipe.

DSCN4560.JPG


O casing está sendo "dunkado" na geladeira, amanhã volta pra fazer companhia pros colegas. Totalizou 17.3g fresco.

Um abraço!
DSCN4557.JPG
 
Parabéns Moe!, esses do pote verde estão com uma aparência irada , parece que estão curtndo uma trip!:alien: :D

Paz e Luz!
 
Back
Top