Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cozinha Psicodélica do Moe! Prato do dia: Cubensis Brasileiro no Bolo PF.

Diário de cultivo completo.
Senhores e senhoras,

é com infinita satisfação que anúncio o mais novo prato da cozinha do bar do Moe, Cubensis Brasileiro no Bolo PF. Apesar de ser novato, tenho uma simpatia especial por esta strain, pelo que vi é um micélio extremamente agressivo e grande frutificador. Material separado, assepsia total no ambiente, rootbox limpa, instrumentos esterilizados, mão na massa.

1- Seringa

Utilizei uma seringa 20ml nova. Com todo o material dentro da rootbox, limpei o carimbo e abri o mesmo. Ao contrário do carimbo do tksss que era uma tinta, este era mais claro e menor. Fiz a raspagem com uma colher de chá esterilizada, utilizei em torno de 1/6 do carimbo, a raspagem não foi das mais fáceis, mas vi esporos dentro do copo com certeza. Apertei a seringa que já estava com 20ml de água mineral fervida com força dentro do copinho. Como não tinha uma grande quantia de esporos dentro do copo fiz este processo várias vezes para misturar bem. Uma preocupação que tive é que misturei tão bem, que a seringa ficou límpida, mesmo depois de 12 horas de descanso não consegui visualizar nada dentro dela, apenas h2o. Como estudei que era assim mesmo que deveria ser a seringa, acabei utilizando ela desta forma mesmo estando preocupado, pois vi pequena quantia de esporos no copo antes de misturar com água.


2- Bolos

Esta semana em um passeio pelo mercado topei com copos de whisky pela bagatela de 2,40, acabei adquirindo 4 para por os estudos em prática mais uma vez. Utilizei a receita PF clássica, sem nenhum aditivo. Ao contrário da primeira vez, onde não consegui moer direito o arroz, desta vez a farinha ficou relativamente fina, portanto tomei cuidado extra para deixar o substrato bem aerado. Repetindo o primeiro cultivo, coloquei camada de vermiculita úmida no fundo dos copos e seca em cima. Usei duas camadas de papel alumínio devidamente higienizadas para tampar os copos, fiz 4 furos em cada com um palito de dente e coloquei na panela de pressão com um pano no fundo por uma hora e quinze minutos.


3- Inoculação 01/06 - 15:00

Após higienizar o ambiente com álcool 70 e lysol, cortei zilhões de pedacinhos de durex para tampar os furos pré e pós inoculação. Uma dica para quem for cortar durex: não cortem pedaço a pedaço, cortem um pedaço grande e prendam em um ponto, para após isso cortar este pedaço grande em menores de baixo pra cima. Tirei calmamente os copos da panela de pressão, tampei todos os furos com durex e os coloquei em cima do balcão onde viria a ocorrer a inoculação. Após tirar os copos da panela, fechei os furos no papel alumínio com durex. Passei durex em volta dos copos também e cortei a sobra de alumínio com um estilete para poder ver melhor a inoculação. Dica: Colar o durex na parte mais alta possível para facilitar sua visão. Passei um guardanapo com álcool 70 na seringa entre cada ponto de inoculação. Inoculei os 4 copos rente ao vidro, não fiquei contando quantos ml estavam sendo inseridos por furo, mas coloquei apenas até ver escorrer até o selo úmido de vermiculita. Usei 10ml no total para os 4 copos e 2 copos de CL.


4- Incubação

Minha incubadora que ficava em pé era pequena e já estava lotada, portanto passei em uma loja de embalagens e adquiri uma caixa de isopor de 26L alta. Estou ainda em fase de ajustes de temperatura pois acabei de fazer a troca de caixa, mas manterei em torno de 29º. Como coloquei mais de uma cultura junta, desta vez fui mais caprichoso e fiz etiquetas com fita crepe e caneta, também numerei os copos.

-----

Segunda-feira posto fotos para ilustrar. Obrigado por acompanharem!

Keep on Blessing Jah Jah! :fumar:
 
Salve e salve Mr.Moe? Na santa paz?

Já to na área para companhar essa nova empreitada com os Brasileños!



off topic mas rapaz....
Vou te falar que fiquei preocupado contigo e aquele lance do fert! o_O
Olha só o que aconteceu com Paul Karason após tomar solução de prata coloidal! Ficou igual o papai smurf!?



Sigo acompanhando a nova saga!
Abs,
Thug
 
O gran final foi a lambidinha no copo... :ROFLMAO: Conheçam o homem de ferro.

Acompanhando Moe!(!)
 
Opa, minha dúvida em relação a concentração da seringa realmente era preocupação.
Hoje pela manhã olhei em um dos copos já tinha pipocado o primeiro ponto de micélio.

Não vou tirar fotos por enquanto para deixar o micélio fazer seu trabalho em paz.

Abraços!
 
DSCN3401.jpgDSCN3403.jpgDSCN3404.jpg

Buenas, micélio extremamente rizomórfico, acho que está se desenvolvendo bem rápido.

As CL é que estão estranhas, uma delas não consegui tirar foto, mas quando pego o copo e faço o redemoinho ela forma um filamento e não se desgruda, não está se desenvolvendo rápido. A outra ao balançar ela se espalha pelo copo, essa está desenvolvendo mais, segue fotos da segunda:

cl.jpgcl2.jpgcl3.jpg

Hoje fiz uma bela limpeza na incubadora, agora é deixar o micélio continuar sua saga.

Jah Bless!
 
Última edição por um moderador:
Lindo Micelio esse vai longe.
 
Micelio nervoso moe...

parabéns pelo empenho!
 
tá colonizando bem pra caramba os copos, pode ficar tranquilo que de agora em diante, dificilmente contamina.
já as tuas CLs não renderam micélio de cubensis, nem perca mais tempo com elas.
 
As CL é que estão estranhas, uma delas não consegui tirar foto, mas quando pego o copo e faço o redemoinho ela forma um filamento e não se desgruda, não está se desenvolvendo rápido.

Esses "filamentos" (resíduos) são comuns em CLs com extrato de malte. Conforme o micélio vai crescendo eles vão comendo esses resíduos. Qual é a composição da sua CL e há quantos dias está assim? Tem algum furo nas tampas para troca gasosa? Lembre-se que as CL são mais sensíveis as oscilações de temperatura. :)
 
Esses "filamentos" (resíduos) são comuns em CLs com extrato de malte. Conforme o micélio vai crescendo eles vão comendo esses resíduos. Qual é a composição da sua CL e há quantos dias está assim? Tem algum furo nas tampas para troca gasosa? Lembre-se que as CL são mais sensíveis as oscilações de temperatura. :)

Fala Cosmik, então a composição é água mineral e um alimento tipo 'karo' só que da Yoki. Estavam deste modo há desde dia 02/06, ontem desovei elas seguindo os conselhos do Tup.

Estava mantendo elas sem furos nas tampas, a temperatura esta em torno de 28ºc constantes (está na incubadora c termostato).

Eu fiz o redemoinho nelas desde o primeiro dia após inoculação, talvez este tenha sido meu erro, ou pouca quantidade de karo.

Abraços!
 
Pelo que eu li, um problema para a CL seria a grande quantidade de Karo, acho que a pouca, não iria prejudicar o crescimento do micélio..


Estão lindos esses pontes ai, parabéns Moe!, seu bar vai bombar!!!
 
Estava mantendo elas sem furos nas tampas, a temperatura esta em torno de 28ºc constantes (está na incubadora c termostato).

Eu fiz o redemoinho nelas desde o primeiro dia após inoculação, talvez este tenha sido meu erro, ou pouca quantidade de karo.

Na próxima, faça no mínimo um furo na tampa e coloque um micropore, a troca gasosa é necessária. E não há problema fazer o "redemoinho desde o primeiro dia", aliás, é importante fazê-lo, já que a panela de pressão remove o oxigênio da água. Sobre a quantidade de nutrientes, sugiro que fique na média dos 3%. Acima de 5% pode ser tóxico ao micélio.
 
Senhores, após mais de um mês sendo chocados pela minha gata (ela ama ficar deitada em cima da incubadora), três bolos já atingiram total colonização. Nos copos 2 e 3 notei diferença de cor e força no micélio.

Copo 1 (micélio forte)
copo1.jpg copo1-2.jpg copo1-1.jpg

Copo 2
copo2.jpg copo2-1.jpg

Copo 3
copo3-1.jpg copo3.jpg

Copo 4
copo4.jpg copo4-2.jpg

Jah Bless!
 
Salve Moe!,
Só saúde nestes copos hein!

Daqui a pouquinho é hora de brindar! Um brinde ao terrário!
Vem cá, essa strain Brasil é da FSRE? Acho que acabaram os prints dessa strain na PF.. Estou iniciando um cultivo com essa strain também, mas usando uma modificação nos bolos PF, logo posto no forum, vamos ver se vinga (o carimbo tem mais de dois anos), mas é sempre bom fazer varios prints pra compartilhar com os amigos.
Tô acompanhando de perto esse tópico!
Parabens mais uma vez!
 
Salve Moe!,
Só saúde nestes copos hein!

Daqui a pouquinho é hora de brindar! Um brinde ao terrário!
Vem cá, essa strain Brasil é da FSRE? Acho que acabaram os prints dessa strain na PF.. Estou iniciando um cultivo com essa strain também, mas usando uma modificação nos bolos PF, logo posto no forum, vamos ver se vinga (o carimbo tem mais de dois anos), mas é sempre bom fazer varios prints pra compartilhar com os amigos.
Tô acompanhando de perto esse tópico!
Parabens mais uma vez!

Fala meu amigo, esta strain me foi gentilmente concedida por um companheiro do forum. Com certeza tirarei o máximo de prints possível desta strain.

Um abraço!
 
Estava com 2 copos no terrário, um deles de ontem pra hoje notei uma contaminação por cima, provavelmente cobweb. Era mais cinza que o micélio e parecia com a textura da foto que tem no glossário, apesar de não ser tão comprido. Estava crescendo por cima da camada de vermiculita no topo do bolo, já na hora que vi retirei do terrário e joguei fora, pois estou com outro bolo que já pinou no terrário.

O bolo que mostrou este algodoamento cinza também estava bem azulado de um lado, como se estivesse machucado.

Seria prudente isolar o outro bolo e fazer uma limpeza no terrário?

Abraços
 
Back
Top