Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminantes do pasto

Seriuskiller

Cogumelo maduro
Cadastrado
06/12/2005
12
68
Todos dizem que quando fazemos um cultivo indoor, se o bolo tiver uma pequena infecção, devemos descartar o bolo, pois os produtos toxicos podem passar para os cogumelos, ao colher na natureza, não existe esse perigo também?
 
Contaminantes

Seriuskiller disse:
Todos dizem que quando fazemos um cultivo indoor, se o bolo tiver uma pequena infecção, devemos descartar o bolo, pois os produtos toxicos podem passar para os cogumelos, ao colher na natureza, não existe esse perigo também?



>>>Sim.<<<
 
Upvote 0
Contaminantes

Mas na natureza por incrível que pareça (e realmente ela é incrível :D), há menos chances de contaminação por haver um relativo equilíbrio de oportunidades, tendo "espaço" para todos.

No cultivo indoor, você quer que apenas 1 organismo viva lá dentro, sendo que a concorrência é grande, existem esporos de "contaminantes" até no ar...

Mas caso encontra algo contaminado não consuma em hipótese alguma.
 
Upvote 0
Contaminantes

Em indoor consegue-se ver se está contaminado, pelo bolo. mas como ver se o cogumelo esta contaminado em outdoor?
 
Upvote 0
Contaminantes

Nao descartamos porque substancias quimicas passarao para os cogus, isso é mais uma lenda urbana parecida com aquela que enuncia que dormir com plantas no quarto é perigoso pois a planta vai pegar todo o oxigenio. Descartamos pois é muito provavel que ela se alimente do coguy ou "apodreça" com o seu cultivo. Nao existem cogumelos "doentes". Na natureza a diferença é que os contaminantes tem seu proprios predadores, e por isso nao colonizam as bostinhas antes dos cubensis. Nao fique nessa neura de estar colhendo cogus gripados, é só nao comer (muita hehe) bosta grudada no talo q nao há problema algum.

Paz, amor e muita poesia!
 
Upvote 0
Contaminantes

Cara, os cogumelos absorvem sim qualquer coisa q vc botar pra eles absorverem, são organismos q são utilizados pra retirar metais pesados de solos extremamente contaminados por tais químicos, os cubensis não fogem disso e apesar da contaminação indoor ser relativamente inócua, qualquer pequena quantidade de toxinas no substrato podem/serão absorvidas pelos fungos q compartilharem esse substrato, as excreções de um fungo irão ser absorvidos pelo outro e assim vai....

Um exemplo mal pensado: o cloro q evapora da água sanitária no fundo de um terrário pode muito bem recondensar na superfície do bolo ou cogumelo e ser absorvido pelo mesmo, assim tendo um impacto antibiológico. Se vc consumir isto, não seria ruim para sua saúde? O fungo não parece gostar muito. Ou será q realmente já estamos tão acostumados à beber cloro da nossa "água potável" encanada q não precisamos mais nos preocupar com isso?

É uma preocupação similar à q se tem com o uso de fungicidas e outros aditivos na produção de alimentos, vc pode até dizer, como muitos dizem, q é um mito q essas substâncias nem chegam à população humana, mas e aí o q faremos com as estatísticas claras quanto à esterilidade, cancer, deformações genéticas, etc etc etc??

Ainda me lembro aqui das discussões sobre a vermiculita conter asbesto e outras coisas bem mais trash q no caso são horríveis pro cultivo de qualquer coisa, mas daí o argumento q a vermiculita q é utilizada para plantio passa por uma fiscalização para q esse tipo decoisa não aconteça.

Mas claro, estamos falando de dois fungos, ou talvez um macrofungo e um bolor... então, podemos só supor q o organismo do cubensis, no caso, deve ter reações enzimáticas e hormonais quando em presença de outros fungos, assim eles podem produzir menos psilinas ou produzir mais, ou ainda produzir toxinas para sua imunidade, sem falar no q a contaminação pode produzir nesse jogo, o certo é q o comportamento/metabolismo dele fica bem bizarro, frutificando antes, abortando mais. Existem relatos de cogumelos q apesar de não estarem em contato com as áreas contaminadas do bolo, manifestaram desde aberrações até "cogumelos podres por dentro" e coisas do tipo.
 
Upvote 0
Contaminantes

então quem planta em outdoor ou quando alguem caça cogumelos no campo, como pode ter a certeza que não estão contaminados?
 
Upvote 0
Contaminantes

Catando cogumelos aparentemente saudáveis, não catar cogumelos de "bostas" q tenham outros cogumelos de outro tipo desconhecido, não catar cogumelos velhos e passados, fazer o chá, não comer eles "frescos", cultivar indoor, etc etc etc.
 
Upvote 0
Contaminantes

Cygnus X 1 disse:
Catando cogumelos aparentemente saudáveis, não catar cogumelos de "bostas" q tenham outros cogumelos de outro tipo desconhecido, não catar cogumelos velhos e passados, fazer o chá, não comer eles "frescos", cultivar indoor, etc etc etc.

:pos: :rolleyes:
 
Upvote 0
Contaminantes

Pessoal,

secando os meninos, agente diminui a possibilidade de ingerir contaminação? Ou o ideal mesmo é o chá?
 
Upvote 0
Contaminantes

mafufi disse:
Pessoal,

secando os meninos, agente diminui a possibilidade de ingerir contaminação? Ou o ideal mesmo é o chá?

Eu creio q o ideal para evitar contaminações é o chá mesmo, pois fervendo deve matar a maioria dos contaminantes (acredito eu).
 
Upvote 0
Contaminantes

Uma boa dica é acreditar que nao adoecerá, tive algumas experiencias recentes (na eterna viagem que é a vida) de que muito da nossa saude fisica esta intimamente ligado a nossa saude mental. Mas é claro que existem os caminhos mais seguros, ferver é uma das melhores opçoes, coloque 2 ou 3 gotas de agua sanitaria ou cloro (nao vai enche que isso mata tanto micro como macro seres - e isso inclui a gente), se for secar terá que secar muuuuito bem, e quando digo muuuuito diugo algo quase profissional (como secagem a vacuo) para ter eficacia contra contaminantes já vindos do cogumelo.

É claro que para um cultivo indoor a chance de contaminaçao é muuuito menor (haha to usando muitos uus), sendo que ele foi cultivado em abiente esteril e controlado.
 
Upvote 0
Contaminantes

psilocibec disse:
Uma boa dica é acreditar que nao adoecerá

quanto a isso eu concordo 100%. É a tecnica que uso por sinal. :pos:

psilocibec disse:
ferver é uma das melhores opçoes, coloque 2 ou 3 gotas de agua sanitaria ou cloro (nao vai enche que isso mata tanto micro como macro seres - e isso inclui a gente)

Quanto a ferver eu tenho uma dúvida.. sempre deixei até ferver. Se ferver demais, a psilocibina vai embora, não vai?

psilocibec disse:
se for secar terá que secar muuuuito bem, e quando digo muuuuito diugo algo quase profissional (como secagem a vacuo) para ter eficacia contra contaminantes já vindos do cogumelo.

Quanto a secagem com silica 100% Cracker Dry. Não adianta?
 
Upvote 0
Contaminantes

mafufi disse:
Quanto a ferver eu tenho uma dúvida.. sempre deixei até ferver. Se ferver demais, a psilocibina vai embora, não vai?

Acredito q fervendo por até no máximo 2 minutos é o suficiente pra matar contaminantes e a perda de psilocibina é nenhuma ou insignificante. Uso este método e nunca houve perda notável de psilocibina.
 
Upvote 0
Contaminantes

rafaelsw

vc já fez testes?

por exemplo, a mesma quantidade comida in natura (ou mesmo desidratado) e ingerida atravéz deste processo?

porque pelo que eu li por aqui... acima de 35ºC a psilocibina começa a se degradar... (ou não?! :confused: )
 
Upvote 0
Contaminantes

mafufi

já comi quantidades similares de cogus desidratados e se há perda de psilocibina é tão pouca q para mim foi imperceptível. Tbm já li sobre isso, mas acredito q o processo de degradação da psilocibina deve demorar. Há pessoas q dizem ferver o chá por 15 minutos:eek: sem perda de psilocibina mas aí eu já não sei......Pra quem cultiva, acho q a melhor forma é mesmo comer in natura ou desidratado, mas pra quem só come cogumelos selvagens (como eu) ferver um pouco é uma forma de segurança.
 
Upvote 0
Contaminantes

Pessoal, acho que vcs deviam prestar mais atenção!

O problema dos contaminantes é que eles produzem substâncias tóxicas ao nosso organismo, então ferver os cogus não adiantaria em nada, afinal o problema não é matar o contaminante e sim as substâncias tóxicas que foram produzidas e distribuidas pelo micélio e consequentemente nos cogumelos.

Se a história for desinfectar os cogumelos colhidos na bosta de bovinos, aí o papo muda e talvez seja mais seguro usar métodos como fervura, adição de água sanitária, etc...

Em cultivos, recomendo o seguinte:
Bolo Contaminado = LIXO

Não é nem recomendável respirar os gazes que um bolo contaminado produz, digo isso por experiência própria!
 
Upvote 0
Contaminantes

Pedro disse:
Pessoal, acho que vcs deviam prestar mais atenção!

O problema dos contaminantes é que eles produzem substâncias tóxicas ao nosso organismo, então ferver os cogus não adiantaria em nada, afinal o problema não é matar o contaminante e sim as substâncias tóxicas que foram produzidas e distribuidas pelo micélio e consequentemente nos cogumelos.

Se a história for desinfectar os cogumelos colhidos na bosta de bovinos, aí o papo muda e talvez seja mais seguro usar métodos como fervura, adição de água sanitária, etc...

Em cultivos, recomendo o seguinte:
Bolo Contaminado = LIXO

Não é nem recomendável respirar os gazes que um bolo contaminado produz, digo isso por experiência própria!
Curiosidade matou o gato.

O que aconteceu com você após respirar os gases, Pedro? Porque eu acabei fazendo isso hoje... :eek:

E não estou me sentindo muito bem também (nem comentem da burrada). :(


Abraços.
 
Upvote 0
Contaminantes

aH....e tenho uma pergunta...talvez saIa um pouco do contexto....mas tem algum problema se eu fizer o chA, ou seja, ferve-los após eu ter secado eles....?!

pq secando soh não estou livre de contaminações q possa conter noS cogumas...não é!?:confused:
 
Upvote 0
Contaminantes

Pedro,

relaxa cara, acho que o problema não é falta de atenção, é falta de conhecimento...

então o que fazer quanto a contaminação de cogumelos selvagens? Descartar os contaminados?

como saber se estão realmente contaminados?
 
Upvote 0
Back
Top