Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

contaminaçao em bolo?

maximus

Primórdia
Cadastrado
11/10/2012
21
23
42
companheiros tenho uma duvida, estou no meu primeiro cultivo e atualmente estou com meu bolo no terrario, humidade 97% com argila expandida, tem varios buraqueinhos pela parte inferior para melhroar a troca de ar, tampado com uma camada de plastico em diagonal para evitar que a umidade faça cair gotas encima do bolo.
Estou ventilando o bolo duas vezes por dia,

porem depois de 3 semanas nao aconteceo nada no bolo alem de aparecer uma coisa verdinha por cima do bolo, estou com duvidas se é realmente uma contaminaçao.


agradeceria a ajuda.

imagino que a demora na fructificaçao é a temperatura (amanha mesmo vou colocar uma garrafa pet no terrario com agua congelada) e se realemnte for uma contaminaçao tampare com bolinhas de algodao os buraquinhos do fundo do terrario.
DSC_0069.jpg
 
Poi
Tem o topico aki no forum,mas pensei ter salvo nos favoritos, so q nao ,e pra achar eh tenso ,pelo menos eu nunca acho nada no forum,vou esbarrando nas informaçoes
Vlw a dica,so tinha visto desses 12 volts,direto na tomada facilita muito.
Ai eh so ligar ele na tomada da geladeira? o sensor coloca dentro,ai ele fica ligando e desligando a geladeira dentro do range que escolhe pra ele operar,eh assim q funciona?

O controlador vai ligado na tomada e a geladeira fica ligada direto no controlador. Você programa a temperatura que você quer deixar e ajusta a histerese (intervalo em ºC em que a geladeira vai religar novamente para chegar na temperatura desejada). Tipo: tu quer que fique a 23ºC e coloca uma histerese de 2ºC. Então a geladeira vai ligar a 25ºC e desligar a 23ºC. Só tomar cuidado em não colocar uma histerese muito baixa pra você não queimar seu aparelho com ciclos de liga e desliga frequentes.
 
Upvote 0
O controlador vai ligado na tomada e a geladeira fica ligada direto no controlador. Você programa a temperatura que você quer deixar e ajusta a histerese (intervalo em ºC em que a geladeira vai religar novamente para chegar na temperatura desejada). Tipo: tu quer que fique a 23ºC e coloca uma histerese de 2ºC. Então a geladeira vai ligar a 25ºC e desligar a 23ºC. Só tomar cuidado em não colocar uma histerese muito baixa pra você não queimar seu aparelho com ciclos de liga e desliga frequentes.
Sabe fazer a luz q tem dentro da geladeira ficar ligada direto?ou melhor fazer um circuito a parte.
 
Upvote 0
Sabe fazer a luz q tem dentro da geladeira ficar ligada direto?ou melhor fazer um circuito a parte.

Bem, eu notei que a luz liga quando se abre a porta e o pino é puxado para fora. Uma solução seria simplesmente removê-lo. Mas não convém porque vai ficar ligado o tempo todo e vai ficar complicado pra vc incubar. Fora o gasto de energia. o melhor mesmo é colocar uma lampada interna ligada a um temporizador pra ligar e desligar conforme a sua programação. Fica um sistema mais autossuficiente.
 
Upvote 0
Sim mano
Cara areia com areia e vermiculita nao vai rolar ne,qual o alimento pro micelio q vc ta dando,tem q ser compostos lignocelulosicos era pra ter tentado com graos q tem colonizacao rapida ai poderia ver logo se estava contaminado ou nao.

Sim mano, se eu te contar... Eu fiz toda aquela loucura la com a ideia do composto e coisa e tal. Abri um frasco semana passada e vi que apodreceu, dai sobraram mais 3 frascos. Então fiquei desiludido e abandonei, simplesmente os esqueci dentro do isopor. Dai ontem abri só pra ver alguma coisa, nem que fosse podridão kkk... E adivinha? pow ta crescendo um micélio mó bonitão mew! em dois dos 3 potes; um deles simplesmente ta paradão, nada acontece. Agora é esperar pra ver como esse experimento vai rolar.

PS: dos bolos originais eu enterrei 2. um no chão, que terminou de arruinar e outro em um vaso com composto (com vários fragmentos de madeira). Essa semana eu fui removendo um pouco da terra superficial pra ver se tava acontecendo alguma coisa e ele ta se desenvolvendo por baixo. Vamos ver se isso da em alguma coisa. Aqui em Fortaleza é muito quente, mas estamos no período chuvoso, então só aguardando mesmo. A única coisa que eu faço é verificar a umidade (com meu dedo mesmo hauhau). O vaso ta fora de casa exposto ao ambiente a sombra de uma planta, apenas.

Se alguma coisa acontecer eu volto pra falar. Tal hora transformar essa saga em um conturbado diário de cultivo kkk
 

Anexos

  • experimento com composto.jpeg
    experimento com composto.jpeg
    75.5 KB · Visualizações: 10
Upvote 0
Back
Top