Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

contaminaçao em bolo?

maximus

Primórdia
Cadastrado
11/10/2012
21
23
42
companheiros tenho uma duvida, estou no meu primeiro cultivo e atualmente estou com meu bolo no terrario, humidade 97% com argila expandida, tem varios buraqueinhos pela parte inferior para melhroar a troca de ar, tampado com uma camada de plastico em diagonal para evitar que a umidade faça cair gotas encima do bolo.
Estou ventilando o bolo duas vezes por dia,

porem depois de 3 semanas nao aconteceo nada no bolo alem de aparecer uma coisa verdinha por cima do bolo, estou com duvidas se é realmente uma contaminaçao.


agradeceria a ajuda.

imagino que a demora na fructificaçao é a temperatura (amanha mesmo vou colocar uma garrafa pet no terrario com agua congelada) e se realemnte for uma contaminaçao tampare com bolinhas de algodao os buraquinhos do fundo do terrario.
DSC_0069.jpg
 
Upvote 0
Obrigado pelas respostas,
Universe realmente eles estao sem proteçao (no video que vi de cultivo, eles falavam que ao estar totalmente conquistado pelo miceio, nao tem espaço para otros organismos para se alimentar do bolo) mais vou protegir sim...

Quando voce fala colocar vermiculita é umedecida nao é?

Ecuador, obrigado pelo link, vou fazer logo.

Q bom que o bolo entao nao contaminou!

Vou tomar as providencias para recuperar o bolo!!!!
 
Upvote 0
tinha aplicado a vermiculita umida ao redor e encima do bolo, agora depois da sugestao de AmaralGpuava, acabei de colocar num dunk, se realmente o problema era a hidrataçao com isso com certeza vai se recuperar.

EU pensei que fosse alguma outra coisa nao sei parecia mais um outro organismo encima do bolo...

Obrigado ai pela força!

Irei mantendo atualizado os avances do bolo!!!
 
Upvote 0
Eai Maximus, é o seguinte! quando se põe o bolo no terrario, tem que pensar que o cogumelo é quase 100% de agua . Então vc precisa sempre borrifar agua pelo menos 3 veves por dia. ´E igual a um recem nascido que tem que mamar a cada 3 horas
 
Upvote 0
Obrigado Silviox,
quando voce diz borrifar, é por cima da camada, para nao atingir o bolo diretamente com a agua, nao é?

Cuando tiro o bolo da incubadora, ele esta bem sequinho, voces recomendam um dunk sempre que tirar da incubaçao????
 
Upvote 0
Obrigado Silviox,
quando voce diz borrifar, é por cima da camada, para nao atingir o bolo diretamente com a agua, nao é?

Cuando tiro o bolo da incubadora, ele esta bem sequinho, voces recomendam um dunk sempre que tirar da incubaçao????

Sim, o bolo não pode ser borrifado diretamente, isso prejudica o micélio.

Explique melhor. Você vai tirar quantas vezes da incubadora? E porque retirar tantas vezes?

Basta uma, que é quando o aniversário é feito.
 
Upvote 0
Sim, o bolo não pode ser borrifado diretamente, isso prejudica o micélio.


Se o pulverizador estiver regulado para aquelas gotículas bem pequenas não há restrições a borrifar logo todo o terrário, incluindo os bolos. Esse conceito de não borrifar diretamente vem desde o início da PF Tek, mas ultimamente o pessoal, nos fóruns gringos, tem revisado a situação, com a conclusão que escrevi acima.

Fora que uma camada superior de vermiculita e um roll podem proteger o bolo até mesmo de gotas maiores.
 
Upvote 0
Se o pulverizador estiver regulado para aquelas gotículas bem pequenas não há restrições a borrifar logo todo o terrário, incluindo os bolos. Esse conceito de não borrifar diretamente vem desde o início da PF Tek, mas ultimamente o pessoal, nos fóruns gringos, tem revisado a situação, com a conclusão que escrevi acima.

Fora que uma camada superior de vermiculita e um roll podem proteger o bolo até mesmo de gotas maiores.

Exato, grandes gotas acabam prejudicando. Mas não há problema em uma névoa fina, mesmo porque pode até ajudar na manutenção da umidade do bolo.
 
Upvote 0
Obrigado a todos pelas respostas,
RainSpirit, quero dizer que tenho vários bolos na incubadora, e falo de fazer o procedimento cada vez que tirar um deles da incubadora :)

Depois de aquele procedimento, parece que o verdinho/azuladinho parou, abaixe o nivel da agua, para que a agua evaporase pela argila expandida, e estou borrifando a agua por cima da camada e os cantos, porem parece estar inerte, :(
sera que é pelo substrato (farelho de arroz) em vez da farinha de arroz?

Voces acham interesante colcocar algo parecido com uma esponha/pano verticalmente para que agua suba pela esponja e evapore aumentando a umidade?
 
Upvote 0
Obrigado, RainSpirit pelas informaçoes, o bolo parece estar se recuperando, agora como comentado estou borrifando de longe com micro nevoa com muito cuidado.
 
Upvote 0
boa noite a todos, venho dizer que meus bolos morreram resecaram... tibe dois dias sem poder dar atençao... e acabo acontecendo...

Agora estou atras da PERLITA, para nao ter o mesmo problema... alguem poderia me indicar onde achar em Sao paulo?

A certo tempo vi um post com os endereços onde achar porem nao estou achando, alguem poderia me orientar?
já sei que da para comprar pela internet, mais queria aproveitar para comprar fisicamente.
 
Upvote 0
companheiros tenho uma duvida, estou no meu primeiro cultivo e atualmente estou com meu bolo no terrario, humidade 97% com argila expandida, tem varios buraqueinhos pela parte inferior para melhroar a troca de ar, tampado com uma camada de plastico em diagonal para evitar que a umidade faça cair gotas encima do bolo.
Estou ventilando o bolo duas vezes por dia,

porem depois de 3 semanas nao aconteceo nada no bolo alem de aparecer uma coisa verdinha por cima do bolo, estou com duvidas se é realmente uma contaminaçao.


agradeceria a ajuda.

imagino que a demora na fructificaçao é a temperatura (amanha mesmo vou colocar uma garrafa pet no terrario com agua congelada) e se realemnte for uma contaminaçao tampare com bolinhas de algodao os buraquinhos do fundo do terrario.
View attachment 43701



Então, vou aproveitar sua dúvida pra colocar a minha sobre essa mesma questão. Estou no meu primeiro cultivo, ainda em fase de incubação e hoje eu fui na incubadora, que é uma geladeira, e pude ver algumas manchas verdes em todos os potes. Menos em um e outro simplesmente não colonizou. Essas manchas verdes são contaminação?
 
Upvote 0
Então, vou aproveitar sua dúvida pra colocar a minha sobre essa mesma questão. Estou no meu primeiro cultivo, ainda em fase de incubação e hoje eu fui na incubadora, que é uma geladeira, e pude ver algumas manchas verdes em todos os potes. Menos em um e outro simplesmente não colonizou. Essas manchas verdes são contaminação?
Se ainda estão na incubação, provavelmente estão contaminados.
 
Upvote 0
Back
Top