Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação

• Criador do tópico Criador do tópico Ditade
  • Data de início Data de início

Ditade

Esporo
Cadastrado
02/03/2020
19
2
30
Boa noite galera!

Estou tentando fazer a inoculação (PF) já tem alguns dias, tentei três vezes, dei um prazo legal para tentar novamente, o problema que sempre tem o mesmo contaminante nos bolos, oq pode ser ?
oq posso estar fazendo errado ?
esterilizo o ambiente com álcool 70 e lisoform, uso máscara, luva e toca, faço todo processo de esterilização da vermiculita.
comprei o carimbo pela internet.

Anexos

• 255E34D9-52B0-4F20-A556-3F8F0B78B046.png
    255E34D9-52B0-4F20-A556-3F8F0B78B046.png
    4.1 MB · Visualizações: 26
  • A04DC065-0152-4807-9C5D-DF7A70983CA4.png
    A04DC065-0152-4807-9C5D-DF7A70983CA4.png
    3.9 MB · Visualizações: 26
  • 0791C0E2-10A9-49CE-9025-CF15A86FC746.jpeg
    0791C0E2-10A9-49CE-9025-CF15A86FC746.jpeg
    653.8 KB · Visualizações: 26
  • 8A462B02-888B-4736-A3C1-93B6DFCBAEBD.png
    8A462B02-888B-4736-A3C1-93B6DFCBAEBD.png
    4.8 MB · Visualizações: 28
  • 1FFFEC83-3524-459E-8C29-044CCDA4A078.jpeg
    1FFFEC83-3524-459E-8C29-044CCDA4A078.jpeg
    1.3 MB · Visualizações: 28
  • 7EF9E5B7-7AD5-4BED-87E7-6315099D12F0.jpeg
    7EF9E5B7-7AD5-4BED-87E7-6315099D12F0.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 27
  • 11DF6027-BDA9-4343-A002-DE1463A84207.jpeg
    11DF6027-BDA9-4343-A002-DE1463A84207.jpeg
    1.3 MB · Visualizações: 22
  • 7998CE0A-2E9E-41B9-AE96-D5402585A96D.jpeg
    7998CE0A-2E9E-41B9-AE96-D5402585A96D.jpeg
    1.3 MB · Visualizações: 22
Boa noite galera!

Estou tentando fazer a inoculação (PF) já tem alguns dias, tentei três vezes, dei um prazo legal para tentar novamente, o problema que sempre tem o mesmo contaminante nos bolos, oq pode ser ?
esterilizo o ambiente com álcool 70 e lisoform, uso máscara, luva e toca, faço todo processo de esterilização da vermiculita.

Se vc faz tudo certinho e todos contaminam todas as vezes... existe uma grande chance de o carimbo estar contaminado...

Upvote 0
mas ainda assim é melhor suspeitar dos seus próprios procedimentos do que do carimbo.
Existem formas de lidar com a contaminação. Uma delas é retirar um pedaço do micélio saudável e transferir pra outro pote, se esse contaminar faz mesma coisa de novo até não contaminar mais. Outra boa opção é enterrar esses bolos todos em vaso de planta e carimbar possíveis frutos.

Upvote 0
Que agua você esta utilizando pra fazer a seringa?

A primeira vez que fiz um seringa eu comprei água destilada na farmácia de manipulação, todos os copos que eu fiz com ela contaminaram, também em dias diferentes.

Depois que comecei a usar água de copinho acredito não ter contaminado nenhum copo, tanto pftek, quanto milho.

Apenas para explicar, apesar de acreditar que a água ou a embalagem realmente não fosse "bem" destilada, pode ser que pelo ato de verter a água de um copo para o outro fazia ela contaminar pelo ar.
Com a água de copinho não tem esse vetor, eu utilizo dentro do copo plastico mesmo.

Upvote 0
Como
mas ainda assim é melhor suspeitar dos seus próprios procedimentos do que do carimbo.
Existem formas de lidar com a contaminação. Uma delas é retirar um pedaço do micélio saudável e transferir pra outro pote, se esse contaminar faz mesma coisa de novo até não contaminar mais. Outra boa opção é enterrar esses bolos todos em vaso de planta e carimbar possíveis frutos.
Como devo proceder para retirar o micelio saudável e transferir para outro pote ?
Que agua você esta utilizando pra fazer a seringa?

A primeira vez que fiz um seringa eu comprei água destilada na farmácia de manipulação, todos os copos que eu fiz com ela contaminaram, também em dias diferentes.

Depois que comecei a usar água de copinho acredito não ter contaminado nenhum copo, tanto pftek, quanto milho.

Apenas para explicar, apesar de acreditar que a água ou a embalagem realmente não fosse "bem" destilada, pode ser que pelo ato de verter a água de um copo para o outro fazia ela contaminar pelo ar.
Com a água de copinho não tem esse vetor, eu utilizo dentro do copo plastico mesmo.
A primeira vez com água destilada tbm, depois fiz com água bonafont, vou comprar em copinho então, a minha é em garrafa, mas utilizo essa garrafa só pra isso.

Upvote 0
É um procedimento relativamente simples, basicamente se chama grão para grão. Você tem um meio colonizado e tem um meio não colonizado, podem ser grãos, bolos pf, papelão, agar, o que for.
O ideal é pegar um dos copos contaminados em que a contaminação não tiver na superfície do bolo. Se ela tiver na superfície do bolo é certo de a contaminação vir junto por causa dos esporos que ficam soltos nesse espaço entre o bolo e a tampa. Se não tiver contaminação nesse espaço a probabilidade de ter esporos é menor. Ai você abre o pote num ambiente o mais estéril possível. Com uma colher ou o que tiver, devidamente higienizada (eu uso uma inox) você retira alguns grãos colonizados pelo micélio, depois fecha o pote, e joga esses grãos no outro pote que não tem nada. O micélio vai continuar a colonização no novo pote, se contaminar esse também, você pode repetir o processo.

Eu transfiro para potes com poucos grãos, pouco substrato, pq se contaminar não vai perder os grãos, e como são poucos grãos que você retira do outro pote assim coloniza mais rápido. Se a contaminação insistir mais e mais, você retira um grão colonizado apenas e transfere pra papelão pasteurizado num copo ou o que tiver. E ai você começa com uma cultura bem pequena de micélio, mas saudável, que você pode aumentar transferindo para potes.

Upvote 0
É um procedimento relativamente simples, basicamente se chama grão para grão. Você tem um meio colonizado e tem um meio não colonizado, podem ser grãos, bolos pf, papelão, agar, o que for.
O ideal é pegar um dos copos contaminados em que a contaminação não tiver na superfície do bolo. Se ela tiver na superfície do bolo é certo de a contaminação vir junto por causa dos esporos que ficam soltos nesse espaço entre o bolo e a tampa. Se não tiver contaminação nesse espaço a probabilidade de ter esporos é menor. Ai você abre o pote num ambiente o mais estéril possível. Com uma colher ou o que tiver, devidamente higienizada (eu uso uma inox) você retira alguns grãos colonizados pelo micélio, depois fecha o pote, e joga esses grãos no outro pote que não tem nada. O micélio vai continuar a colonização no novo pote, se contaminar esse também, você pode repetir o processo.

Eu transfiro para potes com poucos grãos, pouco substrato, pq se contaminar não vai perder os grãos, e como são poucos grãos que você retira do outro pote assim coloniza mais rápido. Se a contaminação insistir mais e mais, você retira um grão colonizado apenas e transfere pra papelão pasteurizado num copo ou o que tiver. E ai você começa com uma cultura bem pequena de micélio, mas saudável, que você pode aumentar transferindo para potes.
Então teoricamente eu corto a parte contaminada é jogo fora, a outra parte eu coloco em outro recipiente esterilizado e deixo crescer ?
Posso tbm, colocar no micro ondas por 5 min a vermiculita, pausando de um em um min, aí depois complemento o bolo q está com micélio saudável, com a vermiculita?
Gratidão imensa pela atenção e por me ajudar

Última edição:
Upvote 0
@Kvasir como tu faz a pasteorizaçao? Até hj não entendi bem como funciona esse procedimento rsrsrsrs😅😅😅
A probabilidade de o contaminante ser no carimbo ou na água ou ate mesmo na propria seringa é grande, mas fora isso, na parede, no guarda roupa ou algum outro lugar da tua casa tem algum bolor de fungo? Tipo umas manchas que nascem onde tem humildade na casa, Se sim, mesmo com muita higienização e cuidado o fungo que habita nessa região pode expelir esporos e contaminar seu cultivo, nesses casos o uso da glove box é inevitável

Última edição:
Upvote 0
@Kvasir como tu faz a pasteorizaçao? Até hj não entendi bem como funciona esse procedimento rsrsrsrs😅😅😅
A probabilidade de o contaminante ser no carimbo ou na água ou ate mesmo na propria seringa é grande, mas fora isso, na parede, no guarda roupa ou algum outro lugar da tua casa tem algum bolor de fungo? Tipo umas manchas que nascem onde tem humildade na casa, Se sim, mesmo com muita higienização e cuidado o fungo que habita nessa região pode expelir esporos e contaminar seu cultivo, nesses casos o uso da glove box é inevitável
Não, aqui não tem nenhum bolor aparentemente, já até dei uma olhada procurando tbm, mas não encontrei

Upvote 0
Então teoricamente eu corto a parte contaminada é jogo fora, a outra parte eu coloco em outro recipiente esterilizado e deixo crescer ?
Posso tbm, colocar no micro ondas por 5 min a vermiculita, pausando de um em um min, aí depois complemento o bolo q está com micélio saudável, com a vermiculita?
Gratidão imensa pela atenção e por me ajudar

Na contaminação você não mexe, se não espalha os esporos dela. Tem que ser bem metódico com o procedimento. Abre o pote, tira micélio saudável e fecha. Use o copo com menos manchas contaminadas que tenha um micélio bonito e que cujas contaminações se encontrem no fundo em vez da superfície do copo, assim aumenta as chances de um isolamento bem sucedido.

@Kvasir como tu faz a pasteorizaçao?

Pasteurização é pegar um substrato e jogar em água quente que esteja entre 65 e 75 graus, não mais do que isso, para matar esporos e bactérias sem retirar nutrientes do substrato que caso fosse fervido, perderia eles. Pasteurizar serve também para atingir a umidade ideal do substrato que na água quente absorve água. Existem substratos que precisam ser esterilizados, como madeira e grãos, e existem substratos que devem ser apenas pasteurizados, como palha ou bosta

Upvote 0

Irmão, deu certo, olha como já está crescendo o micilio, até agora sem nenhuma contaminação.
Gratidão mesmo, muito obrigado, me ajudou bastante.
Irmão, deu certo, olha como já está crescendo o micilio, até agora sem nenhuma contaminação.
Não sei se a foto ficou bacana, mas ele está bem claro, acho q deu uns reflexos do papel alumínio.

Anexos

• D011EBE6-C55F-40CB-9254-445FD426EA49.jpeg
    D011EBE6-C55F-40CB-9254-445FD426EA49.jpeg
    1.7 MB · Visualizações: 19
  • 4A11D96E-966F-4C8C-A64B-5BF98690FF64.jpeg
    4A11D96E-966F-4C8C-A64B-5BF98690FF64.jpeg
    1.7 MB · Visualizações: 19
Última edição:
Upvote 0

Não sei se a foto ficou bacana, mas ele está bem claro, acho q deu uns reflexos do papel alumínio.

De nada! continue de olho, tanto na velocidade do crescimento quanto na possibilidade de aparecerem contaminantes. Se por alguma razão tiver contaminantes de novo, se você os identifica cedo, antes de se espalharem muito, transferir micélio não contaminado se torna mais fácil.

Upvote 0
Boa noite galera!

Cara, contaminação pode vir de tds as coisas e de um monte de coisas assim como a galera já deixou aí nos comentários, mas só vou ressaltar mais um pouco e sobre opnião própria e sugestão mesmo, enfim. Se eu sou vc eu deixava de lado o uso desse lisoform aí. Pra esterilizar o ambiente é muito bom sim. Mas se cair quais quer resquício no bolo ou sobre o interior do terrário é chance 100% ou provável de contaminação. Pq por mais que possa não matar, vai mexer na estrutura biológica, e isso se manifesta em forma de contaminação, principalmente se for um agente forte o da composição do desinfectante. Geralmente esses fortes são quase inseticidas de tão potentes, inclusive de ação ruim sobre o homem quando em grandes quantidades presentes no ambiente.

Upvote 0
Cara, contaminação pode vir de tds as coisas e de um monte de coisas assim como a galera já deixou aí nos comentários, mas só vou ressaltar mais um pouco e sobre opnião própria e sugestão mesmo, enfim. Se eu sou vc eu deixava de lado o uso desse lisoform aí. Pra esterilizar o ambiente é muito bom sim. Mas se cair quais quer resquício no bolo ou sobre o interior do terrário é chance 100% ou provável de contaminação. Pq por mais que possa não matar, vai mexer na estrutura biológica, e isso se manifesta em forma de contaminação, principalmente se for um agente forte o da composição do desinfectante. Geralmente esses fortes são quase inseticidas de tão potentes, inclusive de ação ruim sobre o homem quando em grandes quantidades presentes no ambiente.
Não sabia disso irmão, e os copos que uso para colocar o substrato, esterilizo com lisoform, oq vc usa para substituir ?

Upvote 0
Não sabia disso irmão, e os copos que uso para colocar o substrato, esterilizo com lisoform, oq vc usa para substituir ?
O lisoform é bom e aquele tal de lisol tbm, e num é atoa que ambos são o preço da cara, mas como eu disse. Eu num vou afirmar com total viemência, mas já vi alguns usuários reclamarem de contaminação, é apenas uma teoria. A meu ver esses desifectantes aí são puramente inseticidas com uma fragância pra disfarçar, como o mercado é bastante amplo e favorecedor de tais inconstâncias, acaba que o produto é vendido de forma legal. Mas parece ser algo notório quando se mata quais quer tipo de bactéria, germes e coisas do tipo. Deve se tratar de uma química muito forte diluída em água pra não causar mal estar e nem representar um risco por não envolver quantidades grandes diretas em contato com nariz, olhos, pele, e boca, e deve ter uma fragância pra disfarçar que tbm deve ter uma ação bactericída. São técnicas da industria a fim da preservação, mas o princípio ativo é que faz o resultado, enfim.
Mas eu uso água com sabão normal, e dependendo do o que seja e de como esteja sujo água sanitária. E depois de tirar o excesso água normal. O alcool vem por ultimo. Mas as vezes só um paninho úmido e depois um seco resolve. O grande segredo é deixar bem limpo a olho nú, e no final aplicar o alcool se o objeto em questão não tiver resíduos orgânicos ou cheiros que não saem. Se vc preservar o seu material e fazer o uso só pra isso, a limpeza acaba se tornando uma atividade de fácil resolução, esse é que é o segredo. Não precisa de grandes cuidados, só higenizar normal.

Última edição:
Upvote 0
De nada! continue de olho, tanto na velocidade do crescimento quanto na possibilidade de aparecerem contaminantes. Se por alguma razão tiver contaminantes de novo, se você os identifica cedo, antes de se espalharem muito, transferir micélio não contaminado se torna mais fácil.
Irmão, mais uma vez venho te agradecer, ele acabou nascendo dentro do copo mesmo, colhi hj e coloquei na água pra frutificar mais, um bolo q eu achei q estava perdido, vlw mesmo
Muito obrigado

Anexos

• F3930BC7-5CB0-4972-A207-947294D12DBD.jpeg
    F3930BC7-5CB0-4972-A207-947294D12DBD.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 7
  • 0E892D4F-130B-4C0C-B74D-7D60F6A0E462.jpeg
    0E892D4F-130B-4C0C-B74D-7D60F6A0E462.jpeg
    1.6 MB · Visualizações: 8
  • DE822A1E-81C7-40F4-B95F-9C6A7951FABB.jpeg
    DE822A1E-81C7-40F4-B95F-9C6A7951FABB.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 8
  • 6CC1BE84-3975-43DB-B4A0-9381A099C271.jpeg