Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Conservação, qual seu método?

alguem tem experiencia com desumidificador de ambiente? daquele que liga na tomada... parece um umidificador, desses que estao na moda....mas ele tira umidade.... quanto tempo eu deveria deixá-los?

pensei em colocar o desumidificador dentro de uma caixa/// geladeixa vazia... juntamente com os cogumelos em uma bandeija..... e deixa lá secando..... o que acham?? sem ventilador....
 
alguem tem experiencia com desumidificador de ambiente? daquele que liga na tomada... parece um umidificador, desses que estao na moda....mas ele tira umidade.... quanto tempo eu deveria deixá-los?

pensei em colocar o desumidificador dentro de uma caixa/// geladeixa vazia... juntamente com os cogumelos em uma bandeija..... e deixa lá secando..... o que acham?? sem ventilador....
Boa tarde, @snlube ! Não recomendaria tira-los frescos e coloca-los direto no secante. O secante, mesmo que seja silica gel própria para alimentos, funciona para acabar de retirar a água que não saiu com o vento. Pelo entendimento que tenho hoje o vento é essencial. Depois, conservar com um secante para ficar 'cracker dry'. Mas se você já passou pelo processo do vento e deseja armazena-lo, então melhor um secante daqueels anti-mofo, não? Porque se esse precisa ligar na tomada, como deixar sempre ligado? Vai gastar uma energia elétrica desnecessária.
 
Pelo entendimento que tenho hoje o vento é essencial.


Vento não é essencial.

Só ajuda a poupar sílica. Mas se você tiver muita sílica vai funcionar tão bem colocar direto nela quanto em passar pelo vento antes.
 
Vento não é essencial.

Só ajuda a poupar sílica. Mas se você tiver muita sílica vai funcionar tão bem colocar direto nela quanto em passar pelo vento ant
Realmente... falei baseado em minhas experiências. Como não disponho de sílica gel, uso cloreto de cálcio. Desses de anti-mofo mesmo, baratinho. Mas ao que me parece ele satura mais rápido. Ou se não satura mais rápido, a desvantagem é que ele 'vira água'.
 
Boa tarde, @snlube ! Não recomendaria tira-los frescos e coloca-los direto no secante. O secante, mesmo que seja silica gel própria para alimentos, funciona para acabar de retirar a água que não saiu com o vento. Pelo entendimento que tenho hoje o vento é essencial. Depois, conservar com um secante para ficar 'cracker dry'. Mas se você já passou pelo processo do vento e deseja armazena-lo, então melhor um secante daqueels anti-mofo, não? Porque se esse precisa ligar na tomada, como deixar sempre ligado? Vai gastar uma energia elétrica desnecessária.
opa, bom dia amigo!! Tudo bem?! Então...

1- não seria secante ... seria um desumidificador elétrico... ele suga o ar do ambiente, retira a umidade e depois devolve o ar pro ambiente...

2- pensei em usar essa técnica em substituição ao sol e ao vento... ao invés de usar na armazenagem...

3- existe algum problema ou dica pra usar aquele secantes que vendem no mercado? enquanto não consigo comprar a sílica... to pensando em deixar os cogumelos dentro de uma caixa com tampa e o anti mofo dentro...

4- o que devo observar pra saber se os cogumelos já estão secos do sol... tem gente que deixa 1... 2... dias... mas quais são os parâmetros a serem levados em conta pra saber se já secou o suficiente... eu moro em salvador.. próximo q praia... muita umidade e maresia... independente do sol... coloquei eles dentro de uma peneira e coloquei a peneira pendurada no sol e na passagem de vento... eles secaram muito bem... mas não tenho certeza de devo deixar mais ou não...

🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻☺ pela ajuda e conhecimento compartilhado!!
 
opa, bom dia amigo!! Tudo bem?! Então...

1- não seria secante ... seria um desumidificador elétrico... ele suga o ar do ambiente, retira a umidade e depois devolve o ar pro ambiente...

2- pensei em usar essa técnica em substituição ao sol e ao vento... ao invés de usar na armazenagem...

3- existe algum problema ou dica pra usar aquele secantes que vendem no mercado? enquanto não consigo comprar a sílica... to pensando em deixar os cogumelos dentro de uma caixa com tampa e o anti mofo dentro...

4- o que devo observar pra saber se os cogumelos já estão secos do sol... tem gente que deixa 1... 2... dias... mas quais são os parâmetros a serem levados em conta pra saber se já secou o suficiente... eu moro em salvador.. próximo q praia... muita umidade e maresia... independente do sol... coloquei eles dentro de uma peneira e coloquei a peneira pendurada no sol e na passagem de vento... eles secaram muito bem... mas não tenho certeza de devo deixar mais ou não...

🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻☺ pela ajuda e conhecimento compartilhado!!
Bom dia! Então... sou novato também. Mas qualquer coisa alguém vem aqui para retificar rara
1 / 2 - pode ser que funcione. Eu realmente não sei dizer se isso danifica as psilas.
3 - uso esses scantes mesmo. Eles já vem como uma tampa. Pego uma rede ou uma touca cirúrgica e coloco osncogus dentro e boto essa rede/touca em cima da tampa do anti-mofo e deixo lá... os cogus só não podem entrar em contato com o cloreto de cálcio.
4 - não sei se é bom secar ao sol. Penso que o ideal é secar na sombra num lugar fresco. Mesmo que no sol não chegue a uma temperatura que degrada as psilas, tomo como parâmetro que depois de secos é interessante guardar na geladeira. Se tiver bem embalado. E se não tiver mais umidade neles, pra não congelar a água.

Boa sorte!
 
Bom dia! Então... sou novato também. Mas qualquer coisa alguém vem aqui para retificar rara
1 / 2 - pode ser que funcione. Eu realmente não sei dizer se isso danifica as psilas.
3 - uso esses scantes mesmo. Eles já vem como uma tampa. Pego uma rede ou uma touca cirúrgica e coloco osncogus dentro e boto essa rede/touca em cima da tampa do anti-mofo e deixo lá... os cogus só não podem entrar em contato com o cloreto de cálcio.
4 - não sei se é bom secar ao sol. Penso que o ideal é secar na sombra num lugar fresco. Mesmo que no sol não chegue a uma temperatura que degrada as psilas, tomo como parâmetro que depois de secos é interessante guardar na geladeira. Se tiver bem embalado. E se não tiver mais umidade neles, pra não congelar a água.

Boa sorte!
Valeu pelas dicas amigo!! Não vi nada falando sobre não deixar ao sol... mas essa questão de degradação da substância me passou pela cabeça... mas como tem gente que usa até em pratos de comida... deduzi que o sol não prejudicaria a potência dos cogus...

uma questão me surgiu foi se a velocidade com que ele perde água, influenciaria nessa questão... pois poderia utilizar acessórios para acelerar a desidratação... tais como deixar ao sol, com ventilação forçada em cima de uma superfície refletiva (telhado)... secariam muito rápido... mas será que isso prejudicaria?
Até então estou fazendo da seguinte maneira...

1- deixo eles em uma peneira tampada por 1 dia... essa peneira fica pendurada na varanda aonde bate sol direto por umas 3 horas durante a tarde...
2- coloco eles em uma outra peneira dentro de um pote grande com o secante dentro e fecho esse pote...

como resultado, após 1 dia dentro do pote, eles estão super cracker dry... tenho medo até de embalar a vácuo e quebrar tudo... Depois mando foto aqui se alguém quiser ver...

se alguém tiver alguma crítica acerca de como estou secando... por favor, me corrija antes que eu estrague toda minha colheita!! Rsrs

uma outra dúvida que me surgiu... se eu colocar aquele sachês de sílica no sol... eles “secam” e continuam funcionando?! Valeuuu!!!
 
Valeu pelas dicas amigo!! Não vi nada falando sobre não deixar ao sol... mas essa questão de degradação da substância me passou pela cabeça... mas como tem gente que usa até em pratos de comida... deduzi que o sol não prejudicaria a potência dos cogus...

uma questão me surgiu foi se a velocidade com que ele perde água, influenciaria nessa questão... pois poderia utilizar acessórios para acelerar a desidratação... tais como deixar ao sol, com ventilação forçada em cima de uma superfície refletiva (telhado)... secariam muito rápido... mas será que isso prejudicaria?
Até então estou fazendo da seguinte maneira...

1- deixo eles em uma peneira tampada por 1 dia... essa peneira fica pendurada na varanda aonde bate sol direto por umas 3 horas durante a tarde...
2- coloco eles em uma outra peneira dentro de um pote grande com o secante dentro e fecho esse pote...

como resultado, após 1 dia dentro do pote, eles estão super cracker dry... tenho medo até de embalar a vácuo e quebrar tudo... Depois mando foto aqui se alguém quiser ver...

se alguém tiver alguma crítica acerca de como estou secando... por favor, me corrija antes que eu estrague toda minha colheita!! Rsrs

uma outra dúvida que me surgiu... se eu colocar aquele sachês de sílica no sol... eles “secam” e continuam funcionando?! Valeuuu!!!
Não creio que a velocidade com a qual eles perdem água seja prejudicial, mas sim a forma como se faz eles perderem água.

1 - teria que ver com alguém mais experiente sobre essa secagem no sol. Posso estar enganado, mas não creio que seja uma boa ideia. Outro dia mencionei que alguma cogus secos e embalados a vácuo estão no quarto, mas tem dia que o quarto fica muito quente! Muito mesmo. Sugeriram que eu os colocasse na geladeira ou até no freezer, já que estão bem secos. Mas nesse caso é para conservação.
2 - essa segunda parte é bem semelhante com a que eu mesmo faço, já que não disponho de sílica gel própria para alimentos.
uma outra dúvida que me surgiu... se eu colocar aquele sachês de sílica no sol... eles “secam” e continuam funcionando?! Valeuuu!!!
Parece que é necessário verificar qual sílica é essa. Que tipo de secante? Porque se for tipo cloreto de cálcio, igual ao que tem nos anti-mofos, ele satura e se desfaz. E não sei dizer se qualquer sílica pode ser aquecida para reverter o processo de saturação.
 
Queridos, eu estou buscando a técnica de secagem mais econômica possível e acabei optando por uma caixa desidratada solar caseira (tem vários modelos no YouTube).

Minha questão é se há grandes perdas das substâncias por conta do calor que fica dentro da caixa. Não tenho termômetro, mas acredito que chegue a 60 graus.
So perde agua.
 
Bom dia Galerinha...
Fiz a colheita de um flush e li pelas internet que "talvez" daria certo secar usando a Air Fryer, tentei secar dessa forma.

Colocando ela na temperatura mínima, que era 80ºC, ficou por cerca de 1:30, e então verifiquei que as que tinham a estirpe mais fina, ficaram bem sequinhos, e as que tinham a estirpe mais grossa ainda tinha um pouco de umidade, e dessa forma as coloquei num pote com um saquinho de silica, que tinha, mas quando consumi (que foi no dia seguinte), não deu os efeitos que estava esperando, acho que houve perda de potência... o que me deixou bem desapontado.

Agora colhi um segundo flush, que foi no sábado (24/04), deu umas 35gr, coloquei eles num pote de vidro fechado e coloquei na geladeira, até encontrar uma forma de secar, estou sem ventilador e tentando pela air fryer não obtive muito sucesso.

Aqui no meu trampo, tenho um PC servidor, que tem uma saída de ar na parte de trás com um fluxo de ar bem maior que a maioria dos pcs comuns, estou pensado em colocar eles numa touca cirúrgica e pendurar na frente dessa saída de ar, o único porém é que é um pouco morno, mas ainda assim bem abaixo da temperatura da air fryer.

Queria saber se alguém já tentou secar usando a saída de ar do pc, se há algum porém...

Abraço e muito Obrigado!
 
Bom dia Galerinha...
Fiz a colheita de um flush e li pelas internet que "talvez" daria certo secar usando a Air Fryer, tentei secar dessa forma.

Colocando ela na temperatura mínima, que era 80ºC, ficou por cerca de 1:30, e então verifiquei que as que tinham a estirpe mais fina, ficaram bem sequinhos, e as que tinham a estirpe mais grossa ainda tinha um pouco de umidade, e dessa forma as coloquei num pote com um saquinho de silica, que tinha, mas quando consumi (que foi no dia seguinte), não deu os efeitos que estava esperando, acho que houve perda de potência... o que me deixou bem desapontado.

Agora colhi um segundo flush, que foi no sábado (24/04), deu umas 35gr, coloquei eles num pote de vidro fechado e coloquei na geladeira, até encontrar uma forma de secar, estou sem ventilador e tentando pela air fryer não obtive muito sucesso.

Aqui no meu trampo, tenho um PC servidor, que tem uma saída de ar na parte de trás com um fluxo de ar bem maior que a maioria dos pcs comuns, estou pensado em colocar eles numa touca cirúrgica e pendurar na frente dessa saída de ar, o único porém é que é um pouco morno, mas ainda assim bem abaixo da temperatura da air fryer.

Queria saber se alguém já tentou secar usando a saída de ar do pc, se há algum porém...

Abraço e muito Obrigado!

Teoricamente o calor degrada as substancias psicoativas.
Acredito que o calor de 80 graus pode prejudicar um pouco sim, mas tem outros fatores. Alimentação antes a trip, ansiedade, ambiente, método de cultivo dos cogus, método de ingestão....

Agora eu seco sempre na air frayer, panela de arroz ou no painel do carro, que deve bater perto da mesma temperatura. Antes eu usava ventilador e sílica. Não notei diferença de potencia.
Inclusive a trip mais doida que eu tive com com 3g de TKSSS secos na air fryer, foi muuuuuuito mais forte que 6g de Brasil secos no ventilador. Por que? Não sei!

Acho que pode usar a saída do PC. Deve ser melhor que a fryer por ser menos quente.
 
Bom dia Galerinha...
Fiz a colheita de um flush e li pelas internet que "talvez" daria certo secar usando a Air Fryer, tentei secar dessa forma.

Colocando ela na temperatura mínima, que era 80ºC, ficou por cerca de 1:30, e então verifiquei que as que tinham a estirpe mais fina, ficaram bem sequinhos, e as que tinham a estirpe mais grossa ainda tinha um pouco de umidade, e dessa forma as coloquei num pote com um saquinho de silica, que tinha, mas quando consumi (que foi no dia seguinte), não deu os efeitos que estava esperando, acho que houve perda de potência... o que me deixou bem desapontado.

Agora colhi um segundo flush, que foi no sábado (24/04), deu umas 35gr, coloquei eles num pote de vidro fechado e coloquei na geladeira, até encontrar uma forma de secar, estou sem ventilador e tentando pela air fryer não obtive muito sucesso.

Aqui no meu trampo, tenho um PC servidor, que tem uma saída de ar na parte de trás com um fluxo de ar bem maior que a maioria dos pcs comuns, estou pensado em colocar eles numa touca cirúrgica e pendurar na frente dessa saída de ar, o único porém é que é um pouco morno, mas ainda assim bem abaixo da temperatura da air fryer.

Queria saber se alguém já tentou secar usando a saída de ar do pc, se há algum porém...

Abraço e muito Obrigado!

Já teve um amigo aqui do fórum que tentou secar com a Airfryer e perdeu 500g de cogumelo (fez pra teste mesmo).

Eu secava com aquelas bases com cooler pra notebook, ar ambiente, não esquentava.
Levava 4/5 dias pra ficar cracker dry, mas nunca senti perda de potência por causa disso.

As desidratadoras utilizam até 60°C sem problemas.
Se o servidor estiver chegando a isso é problema né.
 
Inclusive a trip mais doida que eu tive com com 3g de TKSSS secos na air fryer, foi muuuuuuito mais forte que 6g de Brasil secos no ventilador. Por que?
Não tive a mesma sorte usando a Air Fryer.

As desidratadoras utilizam até 60°C sem problemas.
Se o servidor estiver chegando a isso é problema né.
Acredito que não... não tenho termômetro para verificar isso, mas colocando a mão, tá um ar mais quente o ambiente, e mais frio que os 80º da Air Fryer.

Estava pesquisando sobre conservação aqui no fórum e vendo pela tag "conservação do chá", encontrei muita gente dizendo conservar fazendo o chá e congelando.

Porquê não pretendo os guardar por anos, no máximo 2 semanas, acredito que fazer o chá seria uma boa alternativa também, só não encontrei um consenso em relação à uma receita.

E quanto a conservação deles frescos na geladeira, acha que dá guardar essas 2 semanas, eu costumo deixar dentro de um pote de conserva de vidro com tampa rosqueável, colocando na gaveta abaixo do congelador.

Abraço!
 
. Mas se você tiver muita sílica vai funcionar tão bem colocar direto nela quanto em passar pelo vento antes.

Gente, recentemente eu tive muitos problemas pra secar os frutos do meu primeiro cultivo.
A única forma que encontrei foi ter tirado a silica do saquinho e deixar os frutos em contato com ela. Acreditam que irá ter algum problema no consumo?
A sílica era a branca mesmo, não a laranja (atóxica). Depois de secos eles foram guardados na geladeira em ziplock com a silica junto mas em saquinho poroso.
Nao importava o quanto eles ficavam no túnel de vento, meia hora após sairem, eles ja voltavam a juntar umidade. Parece as vezes que nenhuma técnica funcionava. Só atingiram crack'dry aqueles que ficaram em contato direto com a silica gel. Os que ficaram em um pote com ela no saquinho, secaram, mas não como eu esperava.
 
Qual era o peso dos cogumelos? E quanta sílica tinha?

Sílica absorve aproximadamente 30% do peso em água. Então, se for secar 100 gramas de cogumelos direto na sílica, o que quer dizer no mínimo 90 gramas de água (frequentemente mais do isso), precisa de 270-300 gramas de sílica, seca, é claro. Mesmo assim a eficiência cai no final. O ideal é ter uma boa quantidade de sílica extra, ou ficar secando a mesma no forno aos primeiros sinais de saturação.

Um túnel de vento ou ventilador tira parte da água, mas ainda precisa de bastante sílica para ser eficiente.

A sílica branca é relativamente atóxica. Não é para ingerir a mesma, mas o contato dos cogumelos com ela não deve ter deixado nenhum resíduo perigoso nos mesmos.
 
Qual era o peso dos cogumelos? E quanta sílica tinha?

Um túnel de vento ou ventilador tira parte da água, mas ainda precisa de bastante sílica para ser eficiente.

A sílica branca é relativamente atóxica. Não é para ingerir a mesma, mas o contato dos cogumelos com ela não deve ter deixado nenhum resíduo perigoso nos mesmos.
Eu desconhecia completamente essa proporção peso/absorção. Eu não lembro exatamente quanto de sílica havia, mas era menos que o necessário. Essa informação vai fazer toda diferença para minhas próximas secagens. Muito obrigado.

Quanto ao método, uma vez que a toxicidade da sílica não vai contaminar o fruto em contato com ele, você veria algum problema/ teria alguma sugestão no seguinte método de secagem e conservação:
- 24 horas no túnel de vento.
- Deixa-los mergulhados na sílica branca até atingir ao estado de crack and dry.
- Armazena-los em pote hermético com a sílica em saquinho no mesmo pote.
 
Eu desconhecia completamente essa proporção peso/absorção. Eu não lembro exatamente quanto de sílica havia, mas era menos que o necessário. Essa informação vai fazer toda diferença para minhas próximas secagens. Muito obrigado.

Quanto ao método, uma vez que a toxicidade da sílica não vai contaminar o fruto em contato com ele, você veria algum problema/ teria alguma sugestão no seguinte método de secagem e conservação:
- 24 horas no túnel de vento.
- Deixa-los mergulhados na sílica branca até atingir ao estado de crack and dry.
- Armazena-los em pote hermético com a sílica em saquinho no mesmo pote.
Se me permite dar uma dica...
Eu comprei uma embalagem com 100 toucas descartáveis (tnt) a R$19,00 (0,19 a unidade) e uso essas toucas para secar cogumelos na sílica, isso resolve.
Se não tiver a touca, use papel toalha para separar o cogumelo da sílica. Concordo com o Ecuador, mesmo a sílica sendo atóxica, não é comestível.
 
Se me permite dar uma dica...
Eu comprei uma embalagem com 100 toucas descartáveis (tnt) a R$19,00 (0,19 a unidade) e uso essas toucas para secar cogumelos na sílica, isso resolve.
Se não tiver a touca, use papel toalha para separar o cogumelo da sílica. Concordo com o Ecuador, mesmo a sílica sendo atóxica, não é comestível.
sem a silica nao tem outro jeito de armazenar, por pelo menos uns 5 dias??
 
sem a silica nao tem outro jeito de armazenar, por pelo menos uns 5 dias??
Saudações ψυχοναύτης @cogumelolunar

Sim existe outra forma
Temperaturas entre 49ºC a 60ºC são ideias para desidratar alimentos.

caixa madeira, policarbonato ou vidro com termostato e aquecedor ( Lâmpadas ) controlado são excelentes desidratadores.

Eu não gosto de tunel de vento por que tudo que esta no ar, vai bombardear por horas a fio os cogumelos, contaminando com todo tipo de virus e fungos presentes no ar. se colocar uma cortina de agua molhando um filtro em um tunel de ar vai constatar que a agua ficara imunda em algumas horas, logo e o que acontece com o que esta dentro do túnel de vento, não se consegue ver, mas fica imundo.

OBS Temperaturas muito acima destas faixas, 49ºC a 60ºC mostraram em experiências por aqui que o aroma, muda ( para cheiro de chocolate e café. )
(sabor muda para adocicado ) o efeito da psilocibina se perde por completo, mesmo com a merla concentrada, ( goma ) um cheiro agradável, mas com perda total dos efeitos .

Abaixo segue foto dele desidratado em altas temperaturas onde mudou por completo o aroma e a eficácia.
WhatsApp Image 2021-10-25 at 16.20.03.jpeg


Portanto resposta : Temperaturas entre 49ºC a 60ºC são ideias para desidratar alimentos.
 
Última edição:
Back
Top