Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Conservação, qual seu método?

Clancy

Esporo
Cadastrado
14/05/2020
21
2
28
Vi esse daqui e fiquei de cara, achei bastante criativo. Fiquei pensando quais são os métodos que cada um tem por aí em suas conservações :)

 
Achei bem legal essa engenhoca. Mas me parece que o método de cloreto de cálcio que tem aqui no fórum é bem eficiente da mesma maneira. (No final do vídeo fala pra ter cuidado pra não virar o pote. Ou seja, se ele tombar, já era hehehe..) De qualquer maneira, achei bem legal esse daí, fica bonito e tem como colocar muitos. 🧚‍♂️
 
Dale irmão, já usei essa técnica com anti-mofo e funciona bem. Única coisa que não entendi é pq ele complicou tanto no vídeo Hehehe. Geralmente o pote de antimofo vem com o cálcio em cima e, assim que ele vai ficando úmido, vai escorrendo para a parte de baixo do pote. Minha dica: abra o pote, coloque o cálcio na parte de baixo do pote e os cogus na parte de cima.
Com o tempo vc pode ficar cansado de comprar anti-mofo, aí, opte pela sílica em gel laranja atoxica. A sílica pode ser usada inúmeras vezes, basta vc aquecer até ela ficar laranja novamente.
 
Desculpe pegar carona no teu post. Depois eu apago.
Tô com uma dúvida. Tirei os esporos do chapéu e eles ainda estão "frescos"
Será que posso secar eles pra ingerir?
 
Desculpe pegar carona no teu post. Depois eu apago.
Tô com uma dúvida. Tirei os esporos do chapéu e eles ainda estão "frescos"
Será que posso secar eles pra ingerir?
Ingerir os esporos?? Acho que vc se referia aos cogus. Sim, se vc retirou os cogus do bolo coloque ele na frente de um ventilador por umas 24 hs ou mais e depois passe para a sílica ou use essa técnica aí de cima com o anti-mofo. Mas se quiser ingerir frascos também pode. Abração.
 
@Poeiraviva , desculpe kkkk acho que expliquei errado.
Eu fiz minha colheita, e cortei três chapéus de cogu pra tirar o print.
O print ficou pronto, belezinha. Agora os chapéus de onde saíram os esporos, eu posso colocar no túnel de vento e depois na sílica pra ingerir também? Só os chapéus depois de fazer o print.
Desculpe a confusão.
Inclusive já fiz o procedimento. Estão na sílica.
 

Anexos

  • IMG-20200721-WA0015.jpeg
    IMG-20200721-WA0015.jpeg
    2 MB · Visualizações: 42
Hey, fica suave é pra isso mesmo essa postagem. Fico fleiz que tbm serviu a vc e espero que some no forum... :)
E com certeza pode sim comer ou secar esses chapéus. Não tem problema.
 
@Poeiraviva , desculpe kkkk acho que expliquei errado.
Eu fiz minha colheita, e cortei três chapéus de cogu pra tirar o print.
O print ficou pronto, belezinha. Agora os chapéus de onde saíram os esporos, eu posso colocar no túnel de vento e depois na sílica pra ingerir também? Só os chapéus depois de fazer o print.
Desculpe a confusão.
Inclusive já fiz o procedimento. Estão na sílica.
Com certeza! Pode colocar secar tudo junto.
 
Obrigado @Poeiraviva
Obrigado @Clancy
Falando mais sobre a técnica de secagem que uso.
São de oito a doze horas no ventilador, após isso deixo dois dias dentro deste pote de sílica alimentícia, e depois vai pro pacote ziplock com mais um tanto de sílica, onde fica até eu decidir consagra-los
🍄👽✌️
 
Galera, catei alguns cogumelos no pasto aqui da universidade antes do natal, lavei, deixei eles secando por alguns dias em cima da geladeira que é uma área bem arejada, coloquei em um pote hermético com um sachê de sílica depois que eles ficaram secos, mas eles ainda não estão com a tal consistência "cracker dry". Comi um hoje e ele tava bem borrachudo, foi mais difícil de comer do que um fresco seria. O que eu faço? Tá tudo ok ou o que?

Abraços.
 
Galera, catei alguns cogumelos no pasto aqui da universidade antes do natal, lavei, deixei eles secando por alguns dias em cima da geladeira que é uma área bem arejada, coloquei em um pote hermético com um sachê de sílica depois que eles ficaram secos, mas eles ainda não estão com a tal consistência "cracker dry". Comi um hoje e ele tava bem borrachudo, foi mais difícil de comer do que um fresco seria. O que eu faço? Tá tudo ok ou o que?

Abraços.

Lavou???

Você não secou, apenas deixou em cima da geladeira?

1 sachê de sílica? 1
 
Lavou???

Você não secou, apenas deixou em cima da geladeira?

1 sachê de sílica? 1
Sei que soa muito cômico, mas é o que eu tinha no momento, um sachê só :triste:...

Lavei sim, deixei em cima da geladeira em uma cumbuca com arroz por 4 dias. Além de ter deixado por umas 24 horas no ventilador.

Não quero guardá-lo por tão mais tempo, meu objetivo é consagrar o quanto antes com uns amigos também, só que eu queria deixar no modo 100% desidratado. Por inexperiência minha não consegui, mas pelo menos eles parecem ok até hoje.
 
Vi esse daqui e fiquei de cara, achei bastante criativo. Fiquei pensando quais são os métodos que cada um tem por aí em suas conservações :)


Ola @Clancy

Meu método é super simples, em uma forma de alumínio grande, aquelas para torta, assadeira, coloco ela no telhado inclinada, por cima dela um vidro tampando quase toda ela, deixo a parte de cima um espaço de uns 4 cm aberta, para sair o vapor, ela passa o dia no sol, os cogus protegidos para não entrar insetos por tela branca de mosquiteiro

Se chover faço o mesmo processo mas, utilizo lâmpada incandescente, consegui umas boas da Polônia 2,00 cada na internet lampada de 100 w para forno imitando o mesmo processo.,

Depois coloco em um pote com sílica laranja, nao mantenho contato com a sílica, deixo dentro do mesmo pote só que em compartimentos separados.
fica bem desidratado, ai posso colocar nas cápsulas de 1G o que favorece o consumo.

Eu não gosto de usar tunel de vento pois, se colocar um filtro e agua escorrendo pelo filtro antes do ventilador o que não ajuda a dissecar, mas depois se olhar na agua do reservatório vai ver a sujeira que a agua vai ficar, que paira no ar e simplesmente se usar túnel de vento vai ficar bombardeando seus cogus com todo tipo de ácaros e fungos presentes no ar por horas, e depois vai dar aquela degustada:piscada: mas de boa, tem gente que não liga e come coisa bem pior, nem mesmo lava, antes de desidratar.
 
Sei que soa muito cômico, mas é o que eu tinha no momento, um sachê só :triste:...

Lavei sim, deixei em cima da geladeira em uma cumbuca com arroz por 4 dias. Além de ter deixado por umas 24 horas no ventilador.

Não quero guardá-lo por tão mais tempo, meu objetivo é consagrar o quanto antes com uns amigos também, só que eu queria deixar no modo 100% desidratado. Por inexperiência minha não consegui, mas pelo menos eles parecem ok até hoje.

Não foi por inexperiência, você não tinha o mínimo necessário pra fazer a secagem.
A experiência não traz mágica de secagem.

Se é cogumelo selvagem, faz um chá bem fervido pra evitar problemas de saúde.

Você lavar ele (provavelmente mal-lavado, porque só vai deixar a água escorrer nele, sem produto) não vai limpar bactéria, nem nada.
Provavelmente vai espalhar da parte contaminada para o resto do cogumelo.
Se armazenar ele molhado, ainda aumenta a proliferação de bactérias.

Se é cultivo próprio, não tem a menor necessidade.

1 sachê é a mesma coisa que nada, precisa pensar em outra alternativa.

Sem sílica ou cloreto você não conseguirá crackerdry.

A alternativa nesses casos é fazer o chá e congelar ele.
É rápido, não precisa de muita coisa e já fica pronto pra beber.
 
Na boa, melhor método de secagem é desidratador, por ser rápido e eficaz. Tenho cogumelos que colhi e desidratei há 3 anos e contando, e haja coragem pra tomar. Parece até que vai apurando com o tempo, que nem uísque. Eu guardo parecido com esse do vídeo, mas num pote a vácuo (dentro do pote fica um daqueles “secar anti-mofo” de supermercado embaixo e uma tela de plástico, cortada de um escorredor de arroz, separando ele dos cogumelos). Pra quem acha que o desidratador reduz a potência, só digo que várias vezes eu teria gostado que tivessem razão :ROFLMAO:

Sem sílica ou cloreto você não conseguirá crackerdry.
Consegue sim, com desidratador. Daí já sai crackerdry tipo bolacha de água e sal recém aberta. Por via das dúvidas guardo com cloreto, mas nem precisava. Dá pra tirar do desidratador e já guardar num ziplock ou num pote qualquer de buenas.
 
Consegue sim, com desidratador. Daí já sai crackerdry tipo bolacha de água e sal recém aberta. Por via das dúvidas guardo com cloreto, mas nem precisava. Dá pra tirar do desidratador e já guardar num ziplock ou num pote qualquer de buenas.

Sim, mas o colega aí não tem desidratador.
 
Fala galera... novato aqui... já li bastante coisa aqui no fórum, mas ainda tenho umas dúvidas, quem puder ajudar, agradeço...

1- Devo "lavar" os cogumelos colhidos no campo antes de fazer o processo de secagem ou não? Se sim, essa "lavagem" seria apenas em água corrente ou utilizo algo a mais?

2- Para secar em túnel de vento, no caso de cogumelos médios/grandes, posso cortá-los em pedaços menores para acelerar a secagem, ou devo mantê-los inteiros?

sds,
 
Fala galera... novato aqui... já li bastante coisa aqui no fórum, mas ainda tenho umas dúvidas, quem puder ajudar, agradeço...

1- Devo "lavar" os cogumelos colhidos no campo antes de fazer o processo de secagem ou não? Se sim, essa "lavagem" seria apenas em água corrente ou utilizo algo a mais?

2- Para secar em túnel de vento, no caso de cogumelos médios/grandes, posso cortá-los em pedaços menores para acelerar a secagem, ou devo mantê-los inteiros?

sds,
1 - eu lavo apenas com água corrente, mas sem muita pressão de água (por serem frágeis) e uso um pincel pra retirar o que der das sujeiras grudadas neles (nunca sai tudo). Dificilmente se consegue limpar a base do talo sem usar uma faca pra cortar um pouco, e assim separá-lo por inteiro do estrume. (Use uma faca bem amolada, pois a base do talo é a parte mais dura e consistente do cogumelo)
2 - dizem que quanto mais inteiros eles forem mantidos, menos se perdem os princípios ativos. Portanto, acho que compensa uma secagem mais demorada mantendo-os inteiros.
 
Muito obrigado Mark, fiz uma caçada agora cedo e já está no túnel de vento.

abs
 
Queridos, eu estou buscando a técnica de secagem mais econômica possível e acabei optando por uma caixa desidratada solar caseira (tem vários modelos no YouTube).

Minha questão é se há grandes perdas das substâncias por conta do calor que fica dentro da caixa. Não tenho termômetro, mas acredito que chegue a 60 graus.
 
Back
Top