Eu acho que a pergunta efetiva deveria ser:
"Conhece alguém que já surtou ou sequelou usando apenas cogumelos mágicos devidamente cultivados?"
Até aqueles que são pegos no pasto, da bosta da vaca podem estar contaminados com algum outro fungo e ser tóxico e causar uma bad nervosa. Os cultivados em casa com higiene com certeza não irão causar males.
Falar que alguem surtou pq usou LSD (que muitas vezes pode ter outras substancias além do
ácido) ou porque comeu cubensis depois de fumar maconha ou beber alcool é muito fácil. Isto já é a receita para dar algo errado.
Existe algum risco de consumo de cogumelos (respeitando o limite do corpo ou em baixas quantidades 2gr desidratados), num ambiente seguro como em casa, junto de um babá, com incenso, musicas agradáveis, ou seja, fazendo o set and setting ideal e tomando o cuidado com a alimentação evitando bebidas alcoólicas dias antes e não sendo usuário de remédios, ter uma badtrip a ponto de surtar como correr peladão e não lembrar ou então nunca mais voltar? Quando falo nunca mais voltar não falo da percepção nova que temos do mundo depois de uma trip, falo de loops temporais, replays de situações que foram vivenciadas durante a trip por vários dias, semanas, meses ou anos após o uso. Acho que essa é a pergunta.
A maioria das pessoas que surtou são pessoas que OU tem predisposição a doenças psicologicas OU abusou dos cogumelos dentro dessas situações que mencionei acima. Aí não vira parâmetro para ninguem avaliar. Pois seria a mesma coisa que perguntar: "Você conhece alguem que bebeu alcool e dirigiu e causou acidente?" Pois é a combinação que aumenta o risco e não a substancia propriamente dita. Eu mesmo nunca misturei alcool com outras substancias e mesmo bêbado me lembro de tudo e não fico agressivo ou dou trabalho às pessoas ao redor, então, logo, o problema não seria mesmo o alcool e sim a combinação de outros fatores, assim como no caso dos cogumelos.
Tive 3 experiencias com cubensis sendo com 1gr, 2gr e 2gr em intervalos espaçados de 1 mês tomando essas precauções acima, foram as melhores experiencias da minha vida. Só ouvimos relatos ruins de cogumelos, pois as pessoas além de abusarem da substancia não a respeitam. Quero dizer, se tratassem da mesma forma como quando tomam Ayahuasca, fazendo a "dieta", tendo uma anamnese e cuidando do set and setting, acho que a possibilidade de algo ruim acontecer é a mesma do Ayahuasca para não dizer nula.
As pessoas tem muito preconceito com cogumelos justamente por isso, falta de respeito ao usar a substancia. Pergunte para algum Ayahuasqueiro... já irão torcer o nariz para voce se falar de cogumelo, eu sinto esse preconceito comigo. Mas particularmente acho o efeito do cogu muito mais delicioso e leve que esse ultimo.
Então, mais uma vez vos pergunto:
Conhece alguém que já surtou ou sequelou usando apenas cogumelos mágicos devidamente cultivados?