Bem-vindo ao Teonanacatl

Olá, seja bem-vindo!

Nós somos uma comunidade de entusiastas da micologia. Aqui você encontrará diversos assuntos envolvendo a micologia amadora, incluindo cultivos de cogumelos comestíveis, medicinais e psicoativos, como os do gênero Psilocybe!

Convidamos você para participar da nossa comunidade! Leia o nosso termos de uso e cadastra-se clicando no botão abaixo ou clicando aqui!

1. Este site utiliza cookies. Ao continuar utilizando esse site, você concorda em usar nossos cookies. Saiba Mais.
  2. Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dispensar Aviso

Como secar e Porque secar é bom

Discussão em 'Secagem e Conservação' iniciada por gldtn, 6 Jul 2005.

1. gldtn

gldtn Artífice esporulante
    Administrador

:
    20 Jan 2005
    :
    603
    :
    1,271
    :
    91
    :
    +1,936 / 78 / -5
    Raça Preferida:
    P. Quila Mexico, P. Brasileiro
    Técnica Preferida:
    Bulk & Spawn
    Resolvir transferir este assunto para o nosso novo fórum, acho o tópico de grande validade para a comunidade. Vamos continuar esta discusão aqui.

2. andiorsato

andiorsato Hifa
    Membro Novo

:
    13 Fev 2013
    :
    5
    :
    4
    :
    8
    :
    +7 / 1 / -0
    brother tenho uma duvida hj peguei 2 culler aonde trabalho e vou por numa caixa de sapato um pra mandar o ar para dentro e outro do otro lado para tirar o ar sera q assim ele vai secar bem ou vai demorar de mais ? aqui aonde moro acho bastante amanitas e to fazendo um negocio pra seca eles se alguem sabe se esses culler vao ajuda diga ae
    abraço ae valeu ;]

3. User03

User03 Cogumelo maduro
    Membro

:
    28 Mar 2011
    :
    2,985
    :
    12
    :
    43
    :
    +65 / 25 / -1

Deve funcionar sim! Seu sistema é um túnel de vento, e a adição de mais um ventilador pode facilitar ainda mais a saída da umidade.

Mas eu aconselharia outro recipiente, ao invés de uma caixa de sapatos! Até mesmo um cano funcionaria de uma forma mais adequada!

• Curtir Curtir x 1
  4. AshtarSherry

AshtarSherry CONEXÃO
    Contribuidor

:
    24 Fev 2013
    :
    1,278
    :
    1,558
    :
    43
    :
    +2,583 / 261 / -1
    Raça Preferida:
    Psilocibe Cubensis e Panaelous Cyanescens
    Técnica Preferida:
    Casing, Bulk & Spawn
    andiorsato, esses coollers vão ajudar muito sim, e acho a caixa de sapatos muito conveniente, especialmente por ser de papelão, que ajuda a absorver a umidade e é praticamente imune a contaminação por outros fungos. Vai dar certo!

• Curtir Curtir x 1
  5. User03

User03 Cogumelo maduro
    Membro

:
    28 Mar 2011
    :
    2,985
    :
    12
    :
    43
    :
    +65 / 25 / -1
    Eu não concordo...

Papelão umidece fácil e cria facilmente contaminações! Por isso que é utilizado na clonagem de tecido de cubensis!

• Útil Útil x 1
    • Discordar Discordar x 1
  6. AshtarSherry

AshtarSherry CONEXÃO
    Contribuidor

:
    24 Fev 2013
    :
    1,278
    :
    1,558
    :
    43
    :
    +2,583 / 261 / -1
    Raça Preferida:
    Técnica Preferida:
    Casing, Bulk & Spawn
    Melhor verificar isso aí, rain. Pelo que consta, o papelão é usado em clonagens e isolamentos justamente por ser altamente resistente a contaminação por fungos inferiores. E é muito difícil ele ficar úmido com dois coollers circulando o ar dentro da caixa. Eu tenho usado um sistema semelhante e não tenho tido problemas!

• Discordar Discordar x 1
  7. User03

User03 Cogumelo maduro
    Membro

:
    28 Mar 2011
    :
    2,985
    :
    12
    :
    43
    :
    +65 / 25 / -1

Clonar é uma coisa... usar de recipiente, seja para terrário ou para secagem, é outra!

Ele pode funcionar muito bem para a clonagem, mas não creio que desempenhe um bom papel para ser usado para outra finalidade.

• Meh Meh x 1
    • Útil Útil x 1
  8. mantonelli

mantonelli Oompa Loompa, do-ba-dee-doo
    Contribuidor

:
    25 Fev 2011
    :
    401
    :
    605
    :
    34
    :
    +1,204 / 170 / -0
    Técnica Preferida:
    Casing, Bulk & Spawn
    Eu também já usei um sistema semelhante que funcionou muito bem, é verdade, mas foi uma situação emergencial.

Se tem a intenção de cultivar por muito tempo ainda, não vejo sentido em não investir em algo de melhor qualidade.

• Curtir Curtir x 2
  9. Jowks

Jowks Esporo
    Membro Novo

:
    23 Abr 2016
    :
    1
    :
    0
    :
    1
    :
    +0 / 0 / -0
    Alguém tem experiência na secagem com sal ou sal grosso? Será que funciona ?
    Depois de secos e colocados no pote hermético é possivel trocar a sílica dessecante por arroz ou outro material que "puxe" umidade?

10. tupy

tupy ★ vento sul ☆
    Administrador

:
    29 Mai 2006
    :
    4,008
    :
    4,334
    :
    94
    :
    +8,220 / 783 / -0
    Não vai funcionar.
    .

• Concordar Concordar x 3
  11. AshtarSherry

AshtarSherry CONEXÃO
    Contribuidor

:
    24 Fev 2013
    :
    1,278
    :
    1,558
    :
    43
    :
    +2,583 / 261 / -1
    Raça Preferida:
    Técnica Preferida:
    Casing, Bulk & Spawn
    Eu permaneço cultivando e tendo ótimos resultados em termos de quantidade e qualidade de meninos santos. Então resolvi desidratar os cogus num desidratador de alimentos. Primeiro adquiri um da FunKitchen, que funcionou bem por 2 anos, então pifou rs... Daí adquiri outro desidratador (melhor, com regulagem de temperatura da desidratação), que tem funcionado muito bem! Bom que dá pra desidratar outros alimentos também, além da Carne dos Deuses. Fiz até Jerkey Beef que ficou SHOW

• Curtir Curtir x 3
    • Informativo Informativo x 1
  12. Speisepilz

Speisepilz Cogumelo maduro
    Membro

:
    23 Jun 2009
    :
    192
    :
    226
    :
    59
    :
    +309 / 103 / -1
    O fun kitchen é dahora ....seco até minhas cuecas nele !
    Bem vindo de volta Ashtar, fez falta!

• Otimista Otimista x 1
  13. Hellneroni

Hellneroni Hifa
    Membro Novo

:
    1 Jun 2018
    :
    43
    :
    52
    :
    5
    :
    +67 / 7 / -0
    Tenho secado os cogumelos em touquinha de cozinha presa na grade do ventilador e depois em pote vedado com potinho de cloreto de cálcio.
    Eles ficam cerca de 1 dia no ventilador e mais uns 3 no pote até ficarem cracker dry, mas notei um perda de potência bem grande que também pode ser resultado de uma colheita tardia).

Você topa dizer que desidratador você comprou, @AshtarSherry ?