Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como eu preparo o chá de cogumelos

Galera, tenho um bizú muito bom para passar. Seguinte... O problema com o chá é a oxidação da psilocibina, certo? Um chá muito roxo, significa um chá cuja potência foi diminuída, pois o arroxeamento da solução é o sinal da reação de oxidação. Pensando nisso, fiquei matutando se não poderia usar durante o preparo do chá algum tipo de anti-oxidante... Daí tive a idéia da vitamina C!

- Macerei, em um pilão desses simples, de cozinha, o equivalente a quatro gramas de vitamina C. Atenção - Não vale comprimido efervescente, tem que ser daquele de liberação prolongada, tipo um comprimido simples. Existe uma marca que tem vit C de liberação prolongada em cápsulas, ESSA NÃO SERVE, tem que ser COMPRIMIDO mesmo. Macerei até formar um pó bem fininho.

- Misturei na água da fervura e deixei que esse pozinho se dissolvesse completamente. Adicionei os cogumelos e coloquei-os para ferver.

- O resultado foi um chá clarinho, translúcido, de tom levemente amarelado, sem nenhum traço de arroxeamento, o que significa que a psilocibina não oxidou.

- A vitamina C também ajuda a matar bactérias presentes nos cogus selvagens, uma vez que bactérias preferem meios alcalinos aos ácidos.

-A vitamina C age como conservante a largo prazo. Mesmo depois de dois meses guardado na geladeira, o chá continuou batendo.

- Existem algumas pessoas que gostam do sabor do chá. Eu particularmente detesto, então o uso da vitamina C ainda ajuda a dar uma mascarada no sabor, deixando-o levemente ácido.

- Atenção - Não congele o chá. Deixá-lo na geladeira, tampado (pode ser em garrafa pet) é o bastante para a conservação.

Depois que tive essa idéia, só preparo chás assim, e acho que eles batem bem mais forte, pois a perda de psilocibina é mínima. Mais uma vez gostaria de salientar que vitamina C efervescente NÃO SERVE. Tem que ser daquela em comprimidos (não posso falar o nome da marca, sou farmacêutica e depois podem me acusar de estar fazendo propaganda... afff:eek::eek:), é fácil de achar, é só perguntar no balcão da farmácia por vitamina C em comprimidos sem ser efervescente... Se tentarem te empurrar cápsulas, não aceite. Esses dos quais estou falando vêm numa caixa com 30 comprimidos de 500mg cada (A caixa custa por volta de uns 17 reais).

Podem botar fé no que estou dizendo, e não tenham receio de tentar, vale muito a pena.

Abraços.
li esse post e fiz o seguinte teste com resultados surpreendentes ao inves de vgitamina C, Acerola
com 1,5g foi inacreditavel. Comia um cogu, depois uma acerola. Farei um teste com um cha de acerolas + cogs
abs
 
Não congele o chá.

Sempre congelo e não deu problema. Pode reduzir a potência? Qual seria o incomodo em congelar? Só tem que lembrar de tirar do congelador com antecedência pra descongelar e agitar bem o recipiente antes. Não? :coffee:
 
Qualquer forma de ingestão de cubensis pode causar náuseas, especialmente quando a pessoa tem tendências a tê-las ou a se preocupar muito com elas.

Realmente. Mas notei que fazendo a extração em água diminui bastante a produção de gases no estômago e intestino. Deve estar relacionado com a dificuldade de digerir o corpo do cogumelo.

Acredito que rola uma cura em todo sistema digestivo quando ingerimos cogus, e o enjoo poderia ser um alerta sobre como estamos nos alimentando!

Enjoos são causados comumente por alergia, intoxicação alimentar ou alguma doença. O próprio cogumelo pode te causar enjoos, caso seu organismo já esteja frágil ou por estar contaminado mesmo. Acredito que a forma do cogumelo te alertar sobre qualquer coisa é mentalmente, iluminando o que nosso corpo já sabe por instinto mas que não temos consciência devido a tantas distrações.


li esse post e fiz o seguinte teste com resultados surpreendentes ao inves de vgitamina C, Acerola
com 1,5g foi inacreditavel. Comia um cogu, depois uma acerola. Farei um teste com um cha de acerolas + cogs
abs

Já fiz suco de laranja com cogu. Coloquei tudo no liquidificador e bati. O suco não azulou, claro. Mas enfim, estraguei um excelente suco porque não gosto do sabor dos cogumelos. Prefiro a vitamina C em comprimido mesmo. Mas quem curte, as frutas que contém vitamina C são excelentes mesmo.
 
Fiz a experiência de usar chá com gengibre mas não gostei nada do sabor e do "picar" na boca que permanece depois.
Pode ser substituida por outra coisa equivalente para os enjoos/indisposição que supostamente é o papel do gengibre?
 
Fiz a experiência de usar chá com gengibre mas não gostei nada do sabor e do "picar" na boca que permanece depois.
Pode ser substituida por outra coisa equivalente para os enjoos/indisposição que supostamente é o papel do gengibre?
Vc costuma jejuar antes das trips:?:
 
Sim cerca de 4 horas.
Se o enjoo surge antes dos efeitos, aconselho a jejuar por 6 horas e fazer alguns exercícios respiratórios (pranayamas) quanto surgir o enjoo, mas se o enjoo surge sob o efeito dos cogus aconselho a aceitar e se precisar vomite! (obs: só uso medicamentos industrializados em casos extremos) Good vibes!
 
jejuar 24 hs e o melhor amigo dos magicos que encontrei!!! Alem dos apreciados IMAOs...
Paz..
Para viagem sempre a cabeça fresca e a mochila leve...!!!
Gteach :cool:
 
Alguém usa cápsulas de gengibre em alternativa a fazer o chá?
 
Pessoal, a minha dúvida é...
O chá de cogumelo perde potência ou misticamente falando "energia" se consumido mais de 12 hrs depois do preparo?
 
O chá de cogumelo perde potência ou misticamente falando "energia" se consumido mais de 12 hrs depois do preparo?


Mais de 12 horas pode ser de 13 horas a trocentas horas.

Pode ser mais específico?
 
Pessoal, a minha dúvida é...
O chá de cogumelo perde potência ou misticamente falando "energia" se consumido mais de 12 hrs depois do preparo?

A partir do momento em que a psilocibina é extraída na água do chá, ela se torna exposta à luz e oxida o que antes estava protegido dentro do cogumelo.
  • 12 horas debaixo de sol, vai ser provavelmente morte pro seu chá. Ocorreu algo assim comigo já.
  • 12 horas envolto em papel alumínio e sem grande calor, vai conservar tudo.
  • 12 horas feito com Vitamina C vai conservar bem melhor - mas não sei se contra o sol adiantaria algo.

Enfim, quando faço minhas imersões programadas de domingo, eu tiro o chá pra descongelar no dia anterior, e nunca deu problema nem sinal de perda de potência.

Até hoje só reparei queda rápida e significativa de potência se:

  1. não fizer o chá com vitamina C não-efervescente macerada (o que ocorre é que a própria feitura oxida muita psilocibina e o chá fica escuro); ou
  2. exposição contínua ao sol, mesmo que em dia frio, piorado se com calor.

Um chá envolto em papel alumínio sem se submeter a calor e feito com vitamina C não-efervescente macerada irá durar sem perda significativa de potência por mais de 12 horas, mas não sei dizer o limite porque o correto é guardar o chá na geladeira ou no congelador. Mas acho que poucos dias em boa conservação no escuro ameno do chá com vitamina C irá manter boa potência por até alguns dias. No entanto, só faça isso se não puder mesmo refrescar o chá em geladeira, ou nesses bags de gelo pra cerveja em viagem, etc.

Em casos que realmente preveja a impossibilidade de uso de geladeira ou freezer para conservação dos cogumelos a longo prazo, realize o inquestionável método de conservação que usa secagem total para guardá-los sem prazo de vencimento em pote hermético com sílica gel, que é o mais simples em termos de eficácia absoluta. Aí se for se mover pra um lugar muito longe e sem civilização por dias até o "pico" em que deseja consagrá-los, poderá levá-los em segurança num potinho menor hermético de conservação com sílica gel. Aí lá você pode preparar um chá na hora, em meio à natureza mesmo. ;)

---------

Sobre o preparo com Vitamina C não-efervescente macerada, segue a primeira postagem neste tópico sobre como fazer:
 
já que os seco cortados em pedaços. Acho que secam mais rápido assim.
Lendo essa antiga resposta, tenho uma dúvida.

Também penso que o cogu deve secar melhor dessa forma, mas lendo em alguns lugares, falam que se o cogumelo estiver "machucado" ele acaba azulando e perdendo potência, embora o verbete sobre azulamento, não fale exatamente em perda de potência e sim degradação da psilocina.

E ao meu ver psilocina degradada = potência diminuída.

Poderia me tirar essa dúvida, estou em busca de uma forma de conservar os cogus, embora secar seja muito recomendado para longos períodos, mas no meu caso quero conservar para no máximo umas duas semanas, no momento meu último flush está guardado em um pote de conserva de vidro, na geladeira, na gaveta abaixo do congelador.

Estou perguntando nesse tópico por ser um grande entusiasta do consumo através de chá.

Obrigado e abraço!
 
Eu acho que ao cortar os cogumelos até pode degradar alguma psilocina nos tecidos diretamente danificados. Mas vale a pena por tornar a secagem mais rápida. Apenas minha opinião pessoal. Não vejo graça nenhuma em cultivar, colher e correr risco de perder o material na secagem.

Para outras situações o azulamento realmente não parece ter correlação direta com a potência. E até faz certo sentido, pois nunca sabemos se azularam mais por terem se danificado mais ou por terem mais princípio ativo (no caso a psilocina, que oxidda e azula).
 
E até faz certo sentido, pois nunca sabemos se azularam mais por terem se danificado mais ou por terem mais princípio ativo (no caso a psilocina, que oxidda e azula).
Faz sentido.

Não vejo graça nenhuma em cultivar, colher e correr risco de perder o material na secagem.
Faz mais sentido ainda.

Meu primeiro flush foi de umas 70g fresco, tentei secar usando Air Fryer à 80ºC, e no final os cugus com estirpe mais fina ficou com um aspecto quase de graveto, mas os mais grossos ainda ficaram um pouco moles, mas no final coloquei todos eles no mesmo pote, e no dia seguinte estavam todos com o aspecto mole, nesse dia fiz um chá, mas o efeito foi bem menor que esperava, fiz tudo (deu umas 10gr após essa secagem) para duas pessoas, acredito que calor e o choque do ar com o cogumelos deve ter degradado muito a psilocina, o que levou a perda de potência.

Feito isso fiquei bem chateado, com o experimento...

Mas vou tentar fazer um desses chás para congelar.

Obrigado!
 
Esse tópico é EXCELENTE.
À medida em lia as dúvidas iam e voltavam rsrs... então resolvi perguntar pra IA, seguem as respostas que obtive -

P. ferver em água cogumelos do tipo psilocibe faz com que eles percam o princípio ativo?

R. Sim, ferver cogumelos do tipo psilocibe pode fazer com que eles percam o princípio ativo, que é a psilocibina. Isso ocorre porque a psilocibina é sensível ao calor e pode ser degradada quando exposta a altas temperaturas. Portanto, é recomendável não ferver cogumelos psilocibinos para preservar seus efeitos psicoativos.

P. como poderia ser extraída a psilocibina do cogumelo?

R. A extração da psilocibina do cogumelo pode ser feita de várias maneiras, mas é importante lembrar que a extração de substâncias psicoativas é ilegal e pode ser perigosa. Dito isso, uma das maneiras mais comuns de extrair a psilocibina é através de um processo de maceração. Nesse processo, os cogumelos são picados em pedaços pequenos e colocados em um líquido solvente, como álcool ou acetona. O líquido é então agitado e filtrado para remover os sólidos. A solução resultante é então evaporada para deixar para trás a psilocibina pura. No entanto, é importante lembrar que a extração de substâncias psicoativas é ilegal e pode ser perigosa.

P. a partir de qual temperatura a psilocibina degrada?

R. A psilocibina começa a se degradar acima de 70 graus Celsius, mas a temperatura exata pode variar dependendo de outros fatores, como o tempo de exposição ao calor. É importante lembrar que a psilocibina é uma substância sensível ao calor e deve ser armazenada corretamente para preservar seus efeitos psicoativos.
 
Back
Top