Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Coleta de estrume colonizado para posterior frutificação

Mensagem importante da equipe TEO.

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,044
5
98
É uma dúvida comum no fórum, principalmente em iniciantes, se a coleta de estrume colonizado no pasto vale a pena. Isso não é propriamente um cultivo, mas por ora vai ficar nesse sub-fórum.

Quanto à resposta, não é assertiva, pois depende de uma série de condições, que listo abaixo.

- A primeira condição é verificar se o estrume tem algum tipo de micélio. O micélio aparece como fios brancos no meio do estrume. O estrume coletado deve ser o estrume velho ou "curtido". Assim você pode verificar se há micélio. Estrume sem micélio muito provavelmente não dará origem a frutos (cogumelos).

- Infelizmente o micélio de diferentes espécies de cogumelos é semelhante. A princípio não há como identificar a espécie pelo micélio que está no estrume. Então mesmo a coleta de estrume colonizado é uma loteria.

- O estrume coletado deve ser colocado em um lugar com pouco sol. Deve ser coberto no máximo com uma fina camada de terra (1 a 2 cm), e mantido úmido caso não chova. Mas evite o excesso de água. Se o local onde o estrume está for "alagado" esperar secar para colocar água novamente. Essa parte de "manutenção" geralmente não é difícil de controlar. Não parece valer a pena misturar o estrume com grãos, terra, fibra de coco etc. Na minha opinião é melhor seguir só com o estrume.

- O tempo de frutificação depende muito do estágio em que o estrume estava quando foi coletado. Tanto pode ser alguns dias como demorar algumas semanas.

- Se a frutificação ocorrer os cogumelos devem ser identificados com segurança. Veja Identificando seus cogumelos!


Então, se você conseguir passar com sucesso por todos esses passos terá valido a pena, mas um cultivo com técnicas básicas provavelmente trará resultados mais rápidos e confiáveis.


Outros tópicos sobre o mesmo assunto:

Metodo de cultivo Outdor sera q da certo??(video)

Cogus selvagens

Outdoor do Moe

primeira vez

Cogumelos Em Ksa!

Translado de Bosta: do pasto ao vaso de flor


Se tiverem sugestão de complemento do texto ou indicação de figura por favor enviem.
 
Última edição:
não consigo pegar o esterco e dechar como ele veio, mas consigo pegar tipo SACOS de esterco *RETIRADOS DIRETAMENTE DO SOLO* e Misturalos com a terra, também serve ? tenho um sistema de cotejamento eu tenho alface, então ta sempre úmido, aqui na minha região so nasce os Cubenses parte de cima amarelada . e um anel 1~2 cm abaixo da cabeça
 
não consigo pegar o esterco e dechar como ele veio, mas consigo pegar tipo SACOS de esterco *RETIRADOS DIRETAMENTE DO SOLO* e Misturalos com a terra, também serve ? tenho um sistema de cotejamento eu tenho alface, então ta sempre úmido, aqui na minha região so nasce os Cubenses parte de cima amarelada . e um anel 1~2 cm abaixo da cabeça

Por favor explique melhor!

O esterco será somente ativo se ele já tiver micélio!
 
É entendi, estava confundindo as coisas, nesse assunto existe várias variáveis, Estarei analisando melhor a possibilidade de pegar sacos e sacos de esterco diretamente do campo e ir pela sorte...

Pois como você mesmo comentou em outro post meu, fiquei + de 1 hora e achei somente um MicroCogumelo e isso em 5 dias seguidos... e eles dão muito pequeno!!!

Esses estercos que vendem secos, podem vim com micelios ?
 
Minha experiencia com estrumes colonizados está dando certo!!! Para manter a umidade eu fiz uma pequena cobertura sobre o vaso o qual eu coloquei o esterco sob uma terra preta, lembrando que nao coloquei terra por cima do estrume... A cobertura é simples, uma forma de cabana de pano sobre o vaso, daí sempre manter o pano em um estado umido utilizando um borrifador... Estão crescendo que é uma beleza!!! Agora vou tentar misturar bostas curtidas sem micelios junto com a bosta colonizada...

Lembrando que já fiz muitas experiencias com cogumelos in natura, agora resolvi fazer esse experimento em casa, pois o pasto é perto, mas nem tanto e nem sempre temos sucesso nas caçadas... Então a experiencia está valendo a pena... porém é preciso conhece-los bem, para não se precipitar na colheita...!
 
Olá Pessoal,

Mês passado tive uma experiencia com cubens. Conheci um rasta da cidade, tive contato com os pasto e tudo... passei o Natal com os Gnomos...

Pois bem, resolvi pesquisar... sempre gostei de saber o que eu estava fazendo... fiquei mas ou menos um mês lendo algumas coisas do fórum... más estudando tudo... agradeço aos tutos dos caras... do Indio, com seu Pdf Maroto... e ao youtube. rsrsr

Então... Depois de toda essa historia resolvi então criar alguns cogumelos e mostrar aos meus amigos... A cultura tanto de agradecer ao pasto a hora da colheita tudo... conhecimento dos antigos sobre os cogu como a carne de deus etc.

depois de feito tudo... feito e armazenado com segurança. Tentei fazer alguns testes bizzarros... só pra acompanhar vários ciclos de uma vez...

1º teste
Usei um copo de fibra de coco... com Estrume de pasto mais aroz com casca.
2º Teste
em um pote de sorteve coloquei estrume mais linhaça...

Esses dois testes lacrei... e encubei... para tentar mandalos para natureza em breve...

3º teste

Tentei criar um outdor, cavei um buraco... usei o estrume e folhas de bananeiras esterilizadas no final...
segui esse tuto que acabei encontrando na internet... http://sitiocurupira.wordpress.com/cogumeloshobby/

4º teste

Esterilização em microondas, fiz todos os procedimentos padrões, para procriação em milho, na hora de esterilizar utilizei o microondas, fiz algumas pesquisas de uns gringos fazendo também, tem um lance da frequência de megahertz e tudo mais... (que vc regula na potencia)

Tomei todos os cuidados com esterilização e tudo mas... estou mandando as fotos todas de uma vez... mas verão que tomei todos os cuidados...


Obs Importante:Preparei Também os bolos de Micênio com arroz e vermiculita... mas só que esses em panela de pressão. com água destilada(usei até uma água importada que tinha aqui rsrsrsrsr) então esse passo nem registrei já que existe tantos iguais aii no fórum, postei só os bizzarros.

Link COm As Imgs:
https://skydrive.live.com/redir?resid=A8AB72712089F237!197
 
@lucaspimenta,

O que você está tentando fazer NÃO é um diário de cultivo.

Mesclei com esse tópico de 'coleta de estrume colonizado para posterior frutificação'.

Por favor leia as mensagens anteriores do fórum.
 
Olá, @lucaspimenta. Por favor, não use site de terceiros para hospedar as imagens. Faça o upload das imagens no próprio post. Grato.

:teo_seta_direita: Como colocar imagens no fórum

É, tá meio bizarro isso. Principalmente porque você nem pasteurizou o esterco. Há muitos outros contaminantes mais rápidos e agressivos que o P. cubensis. E outra, micro-ondas não é confiável para esterilização, começando pelo fato que não chega aos 100 °C.
 
hehehe Foram só testes mesmo... tempo livre de sobra... (rsrsrs) sobre as imgs é que eu não aprendi a usar o fórum...

sobre a temperatura acredito que chegue sim... LInk referencia:http://www.if.ufrgs.br/fis183/textos/superaquec/sa.html

não posso afirmar que o meu aparelho faça tal coisa... e outra a vida microbiana é destruida de dentro pra fora devido aos raios... (meu medo nao é a esterilização, e sim a destruição de vitaminas e minerais... devido ao bombardeio de raios de micro ondas )

Obrigado...
 
Boua noite...

Opá Pessoal, Voltei e com Novidades... a experiencia com estrume e arroz com casca no pote de fibra de coco esta dando resultados impressionantes heheheh
essa é uma foto de alguns dias atras.
Na foto não está aparecendo bem mas tem micênio por cima de tudo...

20140131_220429.jpg 20140131_221241.jpg 20140120_001826.jpg 20140120_002548.jpg
 
sobre a temperatura acredito que chegue sim... LInk referencia:http://www.if.ufrgs.br/fis183/textos/superaquec/sa.html

Usando somente água eu não tenho dúvidas que chegue aos 100 graus. Mas para esterilizar substratos não servem, pois a esterilização ocorre em torno dos 120 graus.

https://encrypted.google.com/#q=can+microwave+sterilize+substrate

não posso afirmar que o meu aparelho faça tal coisa... e outra a vida microbiana é destruida de dentro pra fora devido aos raios... (meu medo nao é a esterilização, e sim a destruição de vitaminas e minerais... devido ao bombardeio de raios de micro ondas )

É ao contrário. O cozimento convencional é que destrói mais nutrientes. De qualquer forma, é um medo infundado, pois os grãos continuam sendo úteis ao micélio mesmo esterilizados por mais de uma hora na panela de pressão. A prova são os belos diários de cultivos que vemos por aí.

https://en.wikipedia.org/wiki/Microwave_oven#Heating_characteristics
http://scienceblogs.com/denialism/2007/08/08/do-microwaves-nuke-the-nutrien/
https://encrypted.google.com/#q=do+microwave+radiation+kill+nutrients

Na foto não está aparecendo bem mas tem micênio por cima de tudo...

Resta sabermos se é micélio de cubensis.
 
Vamos Lá Mas um Update...

Agora do Cultivo que eu tentei Outdoor no meu quintal...

Usando estrume e algumas cementes integrais... (Com a Seringa de esporos)

tem uma área branca em volta... segue as fotos.
 

Anexos

  • 20140202_150856.jpg
    20140202_150856.jpg
    103.6 KB · Visualizações: 113
  • 20140202_150957.jpg
    20140202_150957.jpg
    115.4 KB · Visualizações: 119
  • 20140202_151521.jpg
    20140202_151521.jpg
    170.5 KB · Visualizações: 112
Fatores que influenciam a pinagem

Normalmente, quando se fala em fatores que influenciam a pinagem, ou que causam problema na mesma, a base são textos cuja origem pode ser rastreada a textos clássicos de autores como Stamets (como por exemplo em "The Mushroom Cultivator").

Nesse livro os fatores citados por Stamets como influenciando ou atrapalhando a pinagem são:
- Genética da strain
- Humidade muito baixa
- CO2 muito alto (aeração insuficiente)
- Temperatura muito alta
- Luz insuficiente


E que tal baixa temperatura? Tenho uma cama de cultivo out já em frutificação e durante a noite tem feito 5 e no máximo 18 de dia. Os cogumelos estão abrindo os chapéus enquanto ainda bem pequenos (beleza que é o primeiro flush, mas tão bem pequenos mesmo). Será que temperaturas nesse nível seriam o suficiente pra chegar a impedir um 2 flush? Alguma possibilidade de tirar do chão e continuar frutificando dentro de casa?


Seria possível levar estrume colonizado pra frutificar dentro de um terrário? Tenho uma cama out e tem feito muito frio, to pensando em trazer pra dentro de casa.
 
Última edição por um moderador:
É possível, mas o ambiente controlado de um terrário é bem diferente do outdoor. Outros fungos podem dominar o esterco mais rápido que os cubensis, e sem a devida troca de ar é possível que as bactérias comecem a fermentar o esterco.

Experimente, depois relate os resultados.

:!: Por se tratar de cultivo outdoor, mesclei o seu post ao tópico correto.
 
E o que seria mais prudente? Tentar continuar no out ou trazer pra um terrário? Faria ele bem simples... Algo como um balde com janelinhas com filtro de café e papel filme em cima, com o estrume colonizado num pote de sorvete.
 
E o que seria mais prudente? Tentar continuar no out ou trazer pra um terrário? Faria ele bem simples... Algo como um balde com janelinhas com filtro de café e papel filme em cima, com o estrume colonizado num pote de sorvete.

Eu relaxaria... você fez ou out muito tarde, ainda mais se tratando da região sul. Ele deveria ter sido feito no meio da primavera/início do verão.

Mexer agora não vai ajudar os cogumelos, o certo é deixar eles completarem o ciclo de vida deles.
 
galera, se eu regar o esterco rola de nascer?
Caro @IagoMarques ,
Para que se desenvolva o corpo frutificado(cogumelo)é necessário:
Que esporos de um cogumelo caia no esterco.
Que esse esporo "germine"
Que ele colonize todo o esterco
Que ele tenha temperatura e umidades ideias
Portanto não creio que umidificar um pedaço de esterco faça crescer do nada.
 
Back
Top