Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos + Sonhos Lúcidos = Suicídio?

Não sei se entendi a proposta, mas não é necessário um gatilho, para se saber que tomou cogumelos... A menos que você sofra de Alzheimer, aí pode precisar de algo para te lembrar :roflmao:

Durante uma trip é possível fazer um reality check também, mas fazendo isso durante a trip, dado o estado alterado de consciência, é capaz de se achar realmente que se está em um sonho ("Não consigo ler as horas! Estou sonhando!!" ou, "Meu sonho está tentando me enganar!"). Perigo, Will Robinson, Perigo! ("Então se pular, vou sair voando!!" :roflmao:)

A lucidez durante o sonho é uma viagem até mais forte do que a de cogumelos, se você conseguir não acordar... Porque o que você imaginar, acontece. Controle total. E isso vai desde simplesmente flutuar, a estar em outros lugares, planos, dimensões, até ter relações sexuais (inclusive até o orgasmo, e vai acordar "daquele" jeito, como também pode acontecer em sonhos normais).

Mas essa lucidez é... lúcida mesmo, muitas vezes tão lúcidas quanto o mundo real - principalmente quando não se está "lúcido" no sentido de não se saber que está sonhando, e o sonho não tem elementos que o tornam óbvio (sonhar que é um Smurf, por exemplo).

Há vários níveis de lucidez, mas as experiências que vivemos em sonhos geralmente são bastante convincentes, ou convincentes o suficiente, senão saberíamos imediatamente que estamos sonhando, todas as vezes.

Tanto que há quem acredite ter feito uma viagem astral, ter saído do corpo e se visto na cama, conversado com espíritos e etc. - porque acreditam que seja possível, sonham com isso, e interpretam essas experiências como reais. Para alguns talvez sejam, para outros talvez não, mas do ponto de vista científico, essas experiências são sonhos, lúcidos ou não, mas "reais" o suficiente para se acreditar neles.

Ademais, lúcido ou não, nenhum sonho (geralmente) tem as mesmas características da viagem de cogumelos - clareza de pensamento, o sentimento do "É isso!", despersonalização, sentir a conexão ao universo, ou alguma presença etc., nem efeito prolongado após a "trip". E é aí que está a diferença.

Paz, pouca luz e bons sonhos :p

Eu sou adepta de Sonhos Lúcidos e Viagem Astral/Projeção astral e também uso Cogumelos, Ayahuasca, LSD, Cannabis e outras coisas. Ao meu ver não é difícil de diferenciar, e nunca tive problemas. Realmente ao tomar o Cogumelo se você fizer o reality check olhando para as mãos, verá bem parecido com o que vê no sonho lúcido, porém pra mim não tenho problemas. Eu mesma sempre olho para as mãos quando consumo Cogumelos, e adoro ver o resultado, sem nunca confundir literalmente com um sonho. Na viagem astral você sai consciente do corpo então não teria problema, já no sonho lúcido você percebe que está sonhando com algum teste de realidade, ou seja, como um sonho normal você nunca sabe como chegou naquele ponto do sonho. Você tenta de tudo e não se lembra. Simplesmente você percebe que está sonhando e aproveita ao máximo a oportunidade. Já quando consumo cogumelo, se eu fico com alguma dúvida de que estou sonhando, eu vou me lembrando de trás pra frente tudo que fiz até chegar naquele ponto, e então tenho certeza de que não é um sonho. Consigo me lembrar do meu dia todo, até o momento de ter tomado o cogumelo. Eu sempre deixo mensagens escritas pra mim mesma, dizendo pra eu ficar calma, que o efeito passará em algumas horas. Se ainda assim você ficar com medo, teria que preparar bem o local e tomar junto com um cuidador. Aí você deixa uma mensagem pra si mesmo, dizendo que pode confiar nele, que foi tudo planejado e que tem um propósito com a experiência.

Já quando consumo cogumelo, se eu fico com alguma dúvida de que estou sonhando, eu vou me lembrando de trás pra frente tudo que fiz até chegar naquele ponto

Sinto te informar, mas não confie muito nesse teste.

Em uma dose alta de cogumelos eu já esqueci quem era, meu nome, se estava na minha casa, como tinha ido parar naquele lugar, quaisquer detalhes da vida pessoal, que cachorros eram aqueles que estavam na casa comigo e seus nomes ...

Eu só existia, e foi ótimo. Sem lembranças, sem expectativas, sem preocupações. Relaxei e aproveitei.

Comigo já aconteceu também de esquecer quem era e tal, mas sobre a questão dos sonhos lúcidos, quem pratica e toma cogumelo consegue saber a diferença. Se chegar a tomar uma dose alta, não deve ser sozinho, ainda mais iniciante. Eu não tomo sozinha de jeito nenhum, e não é por causa de sonhos lúcidos, é por segurança mesmo. No caso dele, aconselho a não tomar doses altas e muito menos sozinho.

Sinto te informar, mas não confie muito nesse teste.

Em uma dose alta de cogumelos eu já esqueci quem era, meu nome, se estava na minha casa, como tinha ido parar naquele lugar, quaisquer detalhes da vida pessoal, que cachorros eram aqueles que estavam na casa comigo e seus nomes ...

Eu só existia, e foi ótimo. Sem lembranças, sem expectativas, sem preocupações. Relaxei e aproveitei.

Eu sempre tomo sozinho, quando muito eu sou o cuidador (louco, louco cuidador. :D ) Doses altas, principalmente.

eu já esqueci

É um efeito que comumente eu sinto, mesmo em doses relativamente baixas, meio que esquecer as coisas. Nomes e coisas simples parecem difíceis de lembrar... Na verdade não exatamente lembrar, mas ligar uma coisa à outra.

Por exemplo, tentando abrir um pacote de bolacha, não lembrar como se abre. Eu sei o que o pacote é, o que tem dentro e para quê serve, mas não como abri-lo. E se demorar muito, esqueço o que ia fazer com ele.

Eu poderia dar mais uma meia dúzia de exemplos, mas... não lembro :roflmao:

Comigo já aconteceu também de esquecer quem era e tal, mas sobre a questão dos sonhos lúcidos, quem pratica e toma cogumelo consegue saber a diferença.

Enquanto existe o EU, talvez seja possível diferenciar dos sonhos lúcidos, mas acho muito difícil se apoiar no reality check quando há uma fusão de tudo, como ocorre na morte do ego, onde não é possível determinar aonde o seu corpo começa ou termina. Em experiências assim, qualquer concepção humana sobre o que é a realidade deixa de fazer sentido.

E sem querer desviar de assunto, mas é oportuno dizer que é errôneo achar que o ego morre somente em doses altas. Eu mesmo já morri com doses moderadas de 40 a 50 gramas de cubensis frescos. Por tanto, estejam sempre preparados para abandonar tudo e mergulhar sem medo no profundo oceano da mente.

Gente esqueçam todos os meus conselhos. Veja só o que me aconteceu na noite de ontem. Eu estava sonhando, olhei pras mãos, e em vez de eu perceber que era um sonho, aconteceu o contrário. Olhei pra ela, me perguntei por que minha mão estava daquele jeito, pensei, pensei e cheguei a conclusão: "Deixa pra lá... Acho que tomei cogumelo." Kkkkkkk.

Uma vez me ocorreu que a situação toda era na verdade um sonho, então, de súbito, tudo ficou mais vívido e brilhante, exatamente como em uma viagem de cogumelos. Acredito que as duas experiências tem muito em comum, pois muitas vezes os cogumelos também nos dão aquele sentimento de que tudo é um sonho.

Desde o começo do ano mais ou menos eu tento ter sonhos lúcidos e não consigo. No começo eu olhava para as mão para checar a realidade e anotava os sonhos assim que acordava num caderno. Mas como era difícil às vezes se lembrar do sonho, além de ser cansativo escrever, eu parei de anotar os sonhos e fiquei só checando a palma das mãos.

Alguns dias atrás eu sonhei que tinha comido uns Amanitas (eu sonho muito frequentemente com Amanitas e outros psicodélicos) e olhei para a minha mão e parecia que eu tinha 3 dedos, como se o indicador tivesse se grudado com o dedo do meio e o anelar com o mindinho. Mas achei que era o efeito dos Amanitas. Essa foi a única vez que eu olhei para as mãos num sonho, pelo menos que eu lembre. Na noite seguinte sonhei que tinha achado uns Amanitas e levado pra secar.

Desde o começo do ano mais ou menos eu tento ter sonhos lúcidos e não consigo. No começo eu olhava para as mão para checar a realidade e anotava os sonhos assim que acordava num caderno. Mas como era difícil às vezes se lembrar do sonho, além de ser cansativo escrever, eu parei de anotar os sonhos e fiquei só checando a palma das mãos.
Já pensei em usar essas técnicas, mas fico meio cético quanto a se vão funcionar....
Ultimamente eu tenho lembrado mais dos meus sonhos, geralmente depois que acordo eu lembro que sonhei e faço um esforço pra lembrar o que aconteceu no sonho, e começo a lembrar alguns detalhes. Quanto mais tempo passa depois disso, mais você esquece o sonho.

Já pensei em usar essas técnicas, mas fico meio cético quanto a se vão funcionar....
O fato é,

O sonho não se tornará lúcido, se você não perceber, durante o sonho, que está sonhando (e conseguir não acordar)... Sem nenhuma técnica, isso só acontecerá ao acaso.
O intuito das técnicas é exatamente fazer com que isso aconteça mais vezes (de forma que você experimente várias vezes e por fim aprenda, a continuar dormindo e controlar o sonho).

Acho que independe de você acreditar nelas, porque, você só precisa lembrar de fazer o check durante o sonho, para que suspeite estar sonhando. Mas se ao lembrar de fazer o check você não fizer mesmo, provavelmente o sonho irá passar batido, a menos que você perceba alguma outra coisa estranha "acontecendo".

O mais difícil é durante o sonho se perguntar, "estou sonhando?". E isso só acontece se você ou estiver muito preocupado, ou tiver o hábito de se perguntar.

Apesar de não conseguir ter sonhos lúcidos eu percebi que meus sonhos andam mais vívidos, estranhos e fáceis de lembrar do que o normal. Sonho bastante com enteógenos, acho que pelo menos uma vez por semana eu tenho algum sonho com um enteógeno. Às vezes tenho paralisia do sono quando estou tentando dormir. Não sei se tudo isso tem relação com o fato de eu estar tentando ter sonhos lúcidos, talvez alguns psicoativos que fazem ter sonhos mais vívidos, como Amanitas e kratom, possam continuar tendo alguma influência nos sonhos mesmo após o uso.

Então, eu fiz um método de verificação pra viagem psicodélica que suponho que vá funcionar.
  1. A ideia é criar um hábito que, durante uma bad trip de cogumelo, me faça verificar a realidade.
  2. Para tanto passei a fazer da seguinte forma: sempre que eu me sinto ansioso, mal, com medo, ou de alguma forma desequilibrado emocionalmente, conto de 1 a 10 de 1 em 1 (1, 2, 3... 10) e de 2 a 20 de 2 em 2 (2, 4, 6... 20). Isso porque durante a viagem a capacidade matemática para algo tão simples quase some. Logo, se eu errar nessa contagem, então estarei dentro de uma viagem, e não na realidade.
  3. O objetivo é que o gatilho seja emocional perante alguma perturbação, justamente porque a maior utilidade de se garantir a consciência da viagem é quando se está numa bad trip, para justamente ter a chance de voltar a se acalmar e a mente lembrar de que vai acabar, que é tudo uma viagem de cogumelo.
  4. Assim, perante um sentimento de desespero ou medo, por exemplo, meu hábito de contar para verificar terá a chance de me levar a fazer a contagem que poderá me fazer voltar a ter consciência de que tudo não passa de uma trip psicodélica - funcionaria não apenas para cogumelos.

Claro que isso só é necessário se o sujeito tiver uma trip daquelas que entra no próprio corpo, ou quando esquecer o que está ocorrendo... Enfim, alguma trip extrema.

O engraçado é que ontem eu fiz essa verificação da realidade e sem querer errei na contagem. Daí, como é do método, tive que supor que eu estava numa trip de cogumelo e comecei a ter flash backs de efeitos visuais leves! :roflmao: Mas a realidade era muito convincente como realidade, e eu desconfiava que meu erro se deu por desatenção e não por redução das capacidades matemáticas própria de uma trip. Assim, após muito cutucar a parede e aguardar em vão por alguma coisa diferente, fiz a verificação de novo, acertei a contagem e fiquei tranquilo de estar na realidade. Os efeitos psicológicos do flash back sumiram :blackalien:.

Bem, o que me deixou empolgado dessa ocorrência foi ver que já há uma vinculação "orgânica" entre a contagem e a viagem de cogumelo. Assim, da mesma forma que errar a contagem na vida real me deu um leve flash back, espero que o link também ocorra no sentido reverso. Ou seja, que durante uma eventual bad trip, com um sentimento ruim, eu tenha o reflexo de fazer a contagem e então me redescobrir em trip de cogumelo, e daí me acalmar.

Se/quando isso ocorrer e se funcionar, eu volto pra contar... ou não! :LOL:

Última edição:
Altamente pertinente ao assunto.
Esse é apenas o trailler legendado, mas pode ser facilmente encontrado na íntegra no youtube ou para download.
WAKING LIFE

PS: O avatar do criador do tópico é uma cena do filme.

Última edição:
Sonhos lucidos é exatamente o que foi descrito pelo @IAJ, vc percebe que esta sonhando e a partir desse momento controla o sonho, pode ser sonho (produção fictícia da mente) ou viajem astral real (nesse caso a pessoa pode confundir com sonho lucido devido a crença ou desconhecimento); Viajem astral é uma viajem através do tempo e do espaço que o espirito faz, seja enquanto dormimos ou em profunda meditação, não é sonho, não é "alucinação" é uma viajem real do espirito, que pode ir para qualquer lugar da terra ou do espaço, onde seu espirito fica ligado ao corpo atraves do cordão de prata.

Última edição:
A pouco tive um sonho desses, não lembro se descobri que era um sonho quando estava nele, lembro que voava, mas não conseguia subir o tão alto quanto eu queria; isso tem um significado...

eu sinceramente nunca desejei me ver fora do meu corpo, porque isso abre margem para eu acreditar em outras coisas que eu não quero acreditar kkkk, então se alguem tiver aquela maquininha do inception, eu pego carona no sono de alguem pra testar kkkkkkkkk

O lance de dormir acho meio platônico, porisso que não me atrai muito, boa sorte e bons sonhos ai ^^,

Pessoal, com binaural beats da para ter uma exp semelhante ! Tem apps gratuitas para celular e pc ...

Pois e !!!! Voce deve usar alguma app para celular e um bom fone de ouvido .... escolher um lugar tranquilo e usar algum preset para sonhos lucidos, aonde gerara uma onda nos 4Hz. Voce vai ver que apos uns minutos, voce sente a sua imaginacao crescendo, memorias vindo, e quando voce quer lembrar, voce esta em um sonho lucido aonde voce manda !

Back