Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Cogumelos não psicoativos ou de identificação duvidosas - terrenos variados

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.
será que esta muito seco? da pra aproveitar? ele estava nascendo ao lado de uma lixeira, será que tem alguma contra indicação?

Aproveitar para quê? Comer? Não são psicoativos, então se você não quiser parar no hospital é melhor não ingeri-los. Leia com atenção os guias de caças e boa sorte na próxima caçada.
 
Aproveitar para quê? Comer? Não são psicoativos, então se você não quiser parar no hospital é melhor não ingeri-los. Leia com atenção os guias de caças e boa sorte na próxima caçada.
entendo, menos mal.
eu e meus amigos estamos curiosos em aprender essa cultura.
aqui por perto tem bastante pastos de bufalo e pastos de criação de cavalo. Em relação a esses dois voces tem alguma dica?
aqui, por ser litoral sul e ter uma grande area de mata atlantica preservada, tem algum efeito positivo? temos rio proximo, e a praia esta a 10km ?
temos disponiveis pequenas flores de 1km², seria legal criar eles em ambiente natural?

obs: os donos dos pastos de criação de bufalos e cavalos sao amigos e conhecidos da gente.

Agradeço desde ja!
 
Boa noite.

Habitat:
Pasto úmido. Sombra de árvores, terreno úmido e com muitas folhas.
Estipe: Completamente branco. Aparentemente liso. Comprimento de 6 a 7 cm. Diâmetro entre 1,5 e 2 cm.
Píleo : Não sei ao certo descrever. Parece ter uma gosma no topo, e uma superfício áspera.
Cor do carimbo de esporos: n/a
Mudança de cor: Não toquei.
Local: Sul da Bahia.



20150521_171102.jpg
 
Píleo : Não sei ao certo descrever. Parece ter uma gosma no topo, e uma superfício áspera.

Quem sabe não é uma forma jovem de Phallus indusiatus ou outra espécie do gênero, antes de deixar cair o véu reticulado? Se conseguir vigie-o.

Psicoativo certamente não é
 
olha, encontrei esses no jardim aqui de casa. Há bastaante humus na terra. Habitualmente eles crescem em fezes de ruminantes, ne, mas em fezes de minhocas nunca tinha ouvido falar. São mini cogumelos e talvez sejam dificeis de reconhcer. Não tenho intenção de consumi-los (até pelo volume insignificante, mas com já aprendi bastante com os post dos demais, estou tetando dar minha minuscula contribuição)
Habitat: jardim com humus de minhoca
Lamelas: brancas e abertas
Estipe: reto e com um centimetro de altura
Mudança de cor: eles pareciam já sair da terra com o estipe azulado/escurecido
local: Natal RN
https://teonanacatl.org/midia/minicog1.2453/#media
 
Última edição:
olha, encontrei esses no jardim aqui de casa.

Se forem as mídias "mini cogs" que você postou, mas que não estão linkadas ou anexadas na mensagem, não são psicoativos.
 
Se forem as mídias "mini cogs" que você postou, mas que não estão linkadas ou anexadas na mensagem, não são psicoativos.
Estou apanhando um bocado p anexar as imagens. Perdão pela falha. Mas valeu pela atenção! Com o tempo vou tentar melhorar a qualidade das postagens.
 
Achei estes no quintal da casa da minha tia hahaha, será que sao os psico ativos? minha primeira casada :D

Habitat: Encontrado no quintal, perto de pedregulhos, arreia e restos de bananeira
Lâminas (Lamelas, Gills): De cinza ou preto.
Estipe (Talo, Stem): --------
Píleo (Chapeu, Cap): -------
.
Cor do carimbo de esporos: Pretos.
Mudança de cor: alto do chapeu tem um ponto laranja
Local: Registro/ Sp

Visualizar item de mídia 2540Visualizar item de mídia 2541
tbm achei este no quintal da casa da minha tia, será que sao os psico ativos? minha primeira casada :D

Habitat: Encontrado no quintal, no meio de bananeiras mortas.
Lâminas (Lamelas, Gills): como sao muito pequenos, acabei nao mechendo neles para nao danificar.
Estipe (Talo, Stem): ------
Píleo (Chapeu, Cap):
marrom claro com pintas brancas.
Cor do carimbo de esporos: ----------- .
Mudança de cor: --------
Local: Registro/ Sp

Visualizar item de mídia 2543Visualizar item de mídia 2542Visualizar item de mídia 2544
 
Última edição por um moderador:
Ola pessoal, achei esses cogumelos e queria saber se vcs poderiam me ajudar a identificar a espécie dele.
 

Anexos

  • DSC04465.JPG
    DSC04465.JPG
    220.9 KB · Visualizações: 55
  • DSC04466.JPG
    DSC04466.JPG
    109.5 KB · Visualizações: 57
  • DSC04497.JPG
    DSC04497.JPG
    162.8 KB · Visualizações: 57
  • DSC04498.JPG
    DSC04498.JPG
    155.9 KB · Visualizações: 56
  • DSC04642.JPG
    DSC04642.JPG
    175.4 KB · Visualizações: 50
  • DSC04649.JPG
    DSC04649.JPG
    156.5 KB · Visualizações: 52
Ola pessoal, achei esses cogumelos e queria saber se vcs poderiam me ajudar a identificar a espécie dele.

Não psicoativos.

Se tiverem esporada verde são tóxicos.
 
Pessoal, encontrei alguns cogumelos na chácara de um amigo após muitos dias de chuva, por favor me ajudem na identificação.
Acho que trata-se de 3 espécies diferentes. Em breve tirarei mais fotos para colocar aqui.
Não manjo muito de como preencher essa ficha ainda...
Como podem ver na primeira foto, tem outros cogumelos espalhados, não deu tempo tirar foto ainda

Habitat: Grama adubada há cerca de 1 mês
Local: interior PB
 

Anexos

  • IMG_20150702_172240.jpg
    IMG_20150702_172240.jpg
    197.2 KB · Visualizações: 48
  • IMG_20150702_172251.jpg
    IMG_20150702_172251.jpg
    65.4 KB · Visualizações: 51
  • IMG_20150702_172356.jpg
    IMG_20150702_172356.jpg
    68.5 KB · Visualizações: 51
  • IMG_20150702_172431.jpg
    IMG_20150702_172431.jpg
    114.9 KB · Visualizações: 51
Última edição:
Acho que trata-se de 3 espécies diferentes. Em breve tirarei mais fotos para colocar aqui.
O das duas primeiras fotos, é Macrolepiota rhacodes ou Chlorophyllum molybdites. Não psicoativos, nem comestíveis. Se o carimbo for verde, é Chlorophyllum, que além de não comestível, é tóxico.

Se possível, tire um carimbo dos esporos (corte o chapéu rente à haste e deixe em cima de um papel branco, de um dia para o outro). E compartilhe conosco uma foto ;)

O da terceira foto parece Macrolepiota, mas ainda não é possível identificar. Também não é psicoativo.

O último parece ser o mesmo dos primeiros, mas "liso" (sem os restos do véu no chapéu).
 
Essa espécie que vc citou é comestivel?
Uma regra muito importante em qualquer fórum, pelo menos em Itália, é não indicar a comestibilidade de um fungo. Na verdade, é muito difícil determinar um fungo quando está na sua mão, imagina pelas fotos. ... e então você teria confio para comê-lo? O importante é dar uma indicação para chegar ao nome da espécie e, em seguida, verificar com o mycologista ou com livros a correta determinação. Somente então você poderá ver se é comestível. Ciao.
 
Uma regra muito importante em qualquer fórum, pelo menos em Itália, é não indicar a comestibilidade de um fungo. Na verdade, é muito difícil determinar um fungo quando está na sua mão, imagina pelas fotos. ... e então você teria confio para comê-lo? O importante é dar uma indicação para chegar ao nome da espécie e, em seguida, verificar com o mycologista ou com livros a correta determinação. Somente então você poderá ver se é comestível. Ciao.


Ou então a pessoa pode simplesmente comer o cogumelo, se ela não morrer é porque é comestível.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top