Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Cogumelos não psicoativos ou de identificação duvidosas - terrenos variados

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Sei que não são cubensis, mas poderiam indetifica-los por favor ? (Espécie)

Possivelmente Agaricus sp.

Com a descrição da macha vermelha, talvez seja Agaricus benesii ou Agaricus silvaticus.
 
esse aí é um classico chlorophyllum molybdites, venenoso. repara na segunda foto as lamelas levemente esverdeadas por conta dos esporos verdes dessa especie

O Chlorophyllum molybdites não muda de cor como descrito pelo @MarceloFernando. E sem um carimbo não é possível confirmar se os esporos são realmente verdes. O "verde" da foto pode ser apenas iluminação. Dado ao fato de que a qualidade da foto não é das melhores.

Flesh: White throughout, not staining when sliced, or staining reddish brown to pale pinkish red or almost orange in the base; thick. - http://www.mushroomexpert.com/chlorophyllum_molybdites.html
 
não são agaricus! esse aí é um classico chlorophyllum molybdites

É possível, embora mais dados seriam desejáveis, como o @Cosmik apontou..

Os cogumelos comestíveis, assim como os psicoativos, devem ser rigorosamente identificados.
 
Olá pessoal sou novo aqui no fórum, e também sou novo nas experiencias com cogumelos.....
Já estou a um tempinho pesquisando e lendo na internet.
Observei que no quintal de casa nasceu uns cogumelos, achei que era um Psilocybe cubensis, mas o moderador Ecuador disse que não.
E no dia anterior dessas fotos, eles estavam bem mais banquinhos porem com umas pintinhas pretas, alem de o centro esta escurinho. Tirei um e observei que quando quebrei o talo ele mudou a coloração rapidamente, acho em uns 2 minutos, para uma cor azulada. No dia seguinte pela manhã eles ja estavam como mostra a foto. E no mesmo dia depois da chuva eles já pareciam bem mais velho.

Habitat: No pé de um Jambeiro apodrecido.
Lâminas (Lamelas, Gills): Brancas, com os dias pareceram umas pintas escuras.
Estipe (Talo, Stem): 10 cm de altura, 10 mm de largura. Resistente, de cor branca.
Píleo (Chapéu, Cap): Parabólico. Branco com manchas Preta. Achei melhor não cheirar.
Cor do carimbo de esporos: Não tirei.
Mudança de cor: Houve, para azulado.
Local: Amazonas, próximo ao Rio Negro.

PERGUNTAS:
-->> Isso é normal? Eles envelhecem rápido? Estão doente? Alguém conhece esse fungos? É toxico?

(Estou pensando em guardar os esporos e utilizar mais para frente, quando eu estiver com mais conhecimento)

Tambem achei um negocio estranho, brotando do chão. Saindo do meio de um pau velho.
 

Anexos

  • P1010242.JPG
    P1010242.JPG
    154.4 KB · Visualizações: 62
  • P1010244.JPG
    P1010244.JPG
    173.2 KB · Visualizações: 58
  • P1010245.JPG
    P1010245.JPG
    108.9 KB · Visualizações: 55
  • P1010246.JPG
    P1010246.JPG
    119.5 KB · Visualizações: 56
  • P1010247.JPG
    P1010247.JPG
    115.5 KB · Visualizações: 58
  • P1010252.JPG
    P1010252.JPG
    232.1 KB · Visualizações: 49
  • P1010253.JPG
    P1010253.JPG
    227.9 KB · Visualizações: 68
  • P1010254.JPG
    P1010254.JPG
    153.4 KB · Visualizações: 55
  • P1010249.JPG
    P1010249.JPG
    106 KB · Visualizações: 59
  • P1010251.JPG
    P1010251.JPG
    185.3 KB · Visualizações: 57
Alguém conhece esse fungos? É toxico?

O pessoal aqui conhece mais as espécies psicoativas, o que claramente não é o caso dessa.

Se é tóxico, quem sabe? Mas lembre-se: "todos os cogumelos são comestíveis, alguns uma única vez".


Quanto as duas últimas fotos você não forneceu dados. Mas como eu disse, leia o fórum. Não adianta sair por aí examinando ou coletando qualquer cogumelos só porque você acha que ele pode ser psicoativo. Cubensis e pans, os tipos mais comuns e cogumelos com psilocibina, nascem direto no esterco bovino, equino e de outros tipos, ou em solo misturado com uma boa quantidade de esterco.
 
Cubensis e pans, os tipos mais comuns e cogumelos com psilocibina, nascem direto no esterco bovino, equino e de outros tipos, ou em solo misturado com uma boa quantidade de esterco.

Me interessei em perguntar, pois onde esses cogumelos nasceram. Meus pais costumavam colocar coco de galinha e cachorro....
Mas é mais provável que seja só em esterco bovino.
Obrigado :)
 
proxy.php.jpe

gostaria de ajuda para saber se esse cogumelo esta entre os cubeis
logo mais estarei colocando mais fotos
 
Última edição por um moderador:
gostaria de ajuda para saber se esse cogumelo esta entre os cubeis


Por favor hospede as imagens aqui no próprios CM. Assim não ficamos dependentes de servidores externos.

E esse cogumelo não é cubensis, e não deve ser ingerido, pois se parece demais com este: https://teonanacatl.org/threads/fungos-tóxicos-com-ocorrência-no-brasil.10511/#post-154458

Tem um espécie inócua, e não psicoativa, que se parece com o Chlorophyllum, mas eu diria mesmo que se você tirar uma esporada (carimbo) dele e os esporos forem verdes tem uma chance imensa de ser Chlorophyllum.
 
Espécie 2#
Esta só tenho uma foto, acho que parece uma espécie psicotrópica mas não sei exatamente qual, só gostaria de saber por curiosidade, ja que nem sei onde se encontram. Por este motivo não colocarei a ficha de id.
IMG-20141217-WA0015.jpg
 
Última edição por um moderador:
Última edição por um moderador:
Habitat: Encontrado no em um barranco, crescendo diretamente no barro.
Lâminas (Lamelas, Gills): Porosa, não são lâminas. Amarelo. Livres.
Estipe (Talo, Stem): 3 - 4 cm de altura, 1-2 cm de largura. Curvado na base, sólido e um pouco torcido, cinza esverdeado. Superfície lisa para rugosa no topo.
Píleo (Chapeu, Cap): 5 - 7 pcm de diâmetro. Convexo para plano. Amarelo amarronzado, forte marrom com idade avançada. Liso para rugoso.
Cor do carimbo de esporos: Não fiz.
Mudança de cor: Para azul, tanto na estipe quando no píleo, um azul bem característico até ficar preto.
Local: Salvador - Bahia.

Não acho que é Psilocybe, porém essa mudança de cor, queria saber a espécie, obrigado!
 

Anexos

  • Foto0027.jpg
    Foto0027.jpg
    89.2 KB · Visualizações: 53
  • Foto0028.jpg
    Foto0028.jpg
    102.3 KB · Visualizações: 57
  • Foto0029.jpg
    Foto0029.jpg
    110.5 KB · Visualizações: 52
  • Foto0030.jpg
    Foto0030.jpg
    67.2 KB · Visualizações: 48
  • Foto0031.jpg
    Foto0031.jpg
    97.6 KB · Visualizações: 54
  • Foto0032.jpg
    Foto0032.jpg
    58.1 KB · Visualizações: 50
Salve galera,
Peço ajuda na identificação deste queridinho...
Habitat: Pasto. Sem presença de fezes, pelo menos superficiais.
Lâminas (Lamelas, Gills): Adnadas.
Estipe (Talo, Stem): Aproximadamente 1cm de diametro e 5cm de altura. Marrom.
Píleo (Chapéu, Cap): Guiei-me pelos maiores que acredito ser afundado
Cor do carimbo de esporos: --
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Azulamento rápido.
Local: Gramado Rio Grande do Sul.


[Editado por Cosmik: Imagens hospedadas em sites externos foram removidas, favor fazer o upload no post!]
 
Última edição por um moderador:
Salve galera,
Peço ajuda na identificação deste queridinho...


Não se parecem com nenhuma espécie psicoativa que eu me lembre.

Eu não arriscaria nada com eles.

E tente carregar as imagens no CM nesses casos. Assim não ficamos dependentes de servidores externos.
 
Não se parecem com nenhuma espécie psicoativa que eu me lembre.

Eu não arriscaria nada com eles.

E tente carregar as imagens no CM nesses casos. Assim não ficamos dependentes de servidores externos.

:(
Ecuador,
Além da psilocibina, conheces alguma outra substância que possa causar o azulamento quando em contato com oxigênio?
É possível que sem o tal do azulamento o cogumelo seja psicoativo? Li sobre em alguns sites estrangeiros e queria tirar a dúvida...Acredito que alguns Panaeolus Cyanescens me encontraram. :feliz:
 
Além da psilocibina, conheces alguma outra substância que possa causar o azulamento quando em contato com oxigênio?

Não sei quais substâncias são exatamente, mas há algumas espécies de cogumelos que azulam e que não são psicoativas. Esses aí, aliás, não parecem nem de longe Psilocybe ou Panaeoulus.


É possível que sem o tal do azulamento o cogumelo seja psicoativo?

Panaeolus subbalteatus apresenta um azulamento bem suave e demorado. Mas tem uma aparência típica, diferente dos Panaeolus que se parecem com Panaeolus cyanescens. Os que tem aparência similar aos pan cyan, se não azularem, devem ser considerados não psicoativos.

Fora isso há outros gêneros em que se discute sobre o azulamento ou não, mas são espécies mais difíceis de encontrar por aqui.

Não se arrisque com cogumelos desconhecidos.

E se quiser maximizar suas chances de sucesso, procure em estrume bovino ou equino.
 
Galera esses cogus eu achei em um cantinho da minha fazenda q eles estao se reproduzindo! Colhi alguns a mais ou menos 1 mes atraz, ate me arrependi pq colhi um cluster (nao sei se assim q se fala) q ainda estava jovem sem esporidificar. Pois e depois da colheita teve umas duas chuvas e 1/2 semana depois voltei e consegui ver algumas pequenas cabecinhas nascendo, desde entao nao choveu se passou mas 3 semanas sem chover e voltei la, eis q eu acho esses amigoes! IMG_20150109_124934621_HDR.jpg IMG_20150109_124950347.jpg
eles estavam secos; eu acho q e pq nao choveu e mto calor secaram eles, retirei alguns mto seco e preto esfarelei eles por cima da terra, esses da foto ainda nao estavam esfarelando so seco mesmo!! sera q ainda fazem algum efeito ou a psilocibina ja foi toda embora?
Desde ja MTO obrigado!
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top