Galera, fui a um pasto de 500 hectares, fiz até amizade com o dono. Lá não se encontra Cubensis, mas se encontra muitos, mas muitos mesmo do tipo "Panaeolus". Venho acompanhando o forum já há alguns dias, estudei bastante as raças, penso em cultivar em breve. Será minha primeira experiência. Durante minha caça encontrei cerca de uns 20. Como não tinha certeza se eram Antillarus ou Cyanescens fui pegando tudo. Cerca de 20 minutos depois já estava com os 20 em mãos, só pra se ter uma ideia do tanto que tinha lá.
Abaixo a identificação dos que estou quase certo que sejam Panaeolus Cyanescens. Lembrando que quando os peguei o talo já apresentava uma mancha azul escura. E quando quebrei o talo, surgiu uma cor laranja escuro e essa cor aumentou de intensidade ficando um laranja meio azulado. (Olhar as imagens com fundo laranja!)
Habitat: No pasto, todos foram encontrados em cima do esterco, sem exceção.
Lâminas (Lamelas, Gills): De cinza para pretas .
Estipe (Talo, Stem): de 5cm a 10cm de altura. Estipe com algumas curvaturas, mais rígidas do que aqueles que acredito que sejam Antillarum.
Píleo (Chapeu, Cap): 4-10 cm de diâmetro. Branco, com o centro um pouco amarelado. Liso para rugoso/esburacado.
Mudança de cor: Manchas azuladas na estipe antes de ranca-los. Após quebrá-lo, nota-se uma cor laranja escuro, aumentando a intensidade até ficar quase azul.
Local: Pasto de Campo Grande, MS.
Identificação dos que acredito que sejam Antillarum:
Habitat: No pasto, todos foram encontrados em cima do esterco, sem exceção.
Lâminas (Lamelas, Gills): De cinza para pretas .
Estipe (Talo, Stem): de 5cm a 17cm de altura. Bem maior dos que acredito ser "Cyanescens". Estipe reta na maioria deles e quebradiça, frágil.
Píleo (Chapeu, Cap): 4-25 cm de diâmetro. Branco, alguns possuíam manchas escuras. Liso para rugoso/esburacado.
Mudança de cor: Não houve. Manteve-se uma cor branca amarelada. Nada mudou ao quebrar a estipe.
Local: Pasto de Campo Grande, MS.
Obrigado galera.