Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Cogumelos não psicoativos ou de identificação duvidosas - de estrume ou terreno adubado

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Não parecem Conocybe coprophila.

Hoje percebo as diferenças. Mas lembro que tive muito receio de tê-los colhidos por engano durante muito primeira coleta, pois não era capaz de identificar nem os Panaeolus Cyanenses com precisão. Muito menos diferencia-los.
 
Habitat: Encontrado no pasto, no esterco do gado.
Mudança de cor: Azulamento
Local: Interior do Rio Grande do Sul
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    69.7 KB · Visualizações: 48
  • 2.jpg
    2.jpg
    56.7 KB · Visualizações: 48
  • 3.jpg
    3.jpg
    45.7 KB · Visualizações: 47
  • 5.jpg
    5.jpg
    46.7 KB · Visualizações: 47
boa noite pessoal, fui no sitio de um amigo e achei esses aqui saindo diretamente da bosta das vacas!! tem um pequeno que ficou bem azul quase preto. como fiquei na duvida não comi, mas coletei e esta na geladeira.
 

Anexos

  • DSC_8624.jpg
    DSC_8624.jpg
    192.6 KB · Visualizações: 45
  • DSC_8625.jpg
    DSC_8625.jpg
    198.8 KB · Visualizações: 48
  • DSC_8626.jpg
    DSC_8626.jpg
    192.5 KB · Visualizações: 45
boa noite pessoal, fui no sitio de um amigo e achei esses aqui saindo diretamente da bosta das vacas!! tem um pequeno que ficou bem azul quase preto. como fiquei na duvida não comi, mas coletei e esta na geladeira.
Posso estar enganado, mas não me parecem psicoativos. Com exceção daquele que azulou bastante. Ele me lembra um Panaeolus Cyanescens.
 
obrigado amigos, por isso não comi. O principal motivo de não comer foi porquê ele não ficou azul!
 
Sao parecidos com cubensis, achei no pasto, tem o mesmo cheiro que os cubensis, apresenta o anel mas nao notei azulamento.... eles ja estao um pouco secos por terem sidos colhidos no final da tarde
 

Anexos

  • IMG_20151025_180832_257.jpg
    IMG_20151025_180832_257.jpg
    76.5 KB · Visualizações: 31
  • IMG_20151025_180909_423.jpg
    IMG_20151025_180909_423.jpg
    61.5 KB · Visualizações: 31
Sao parecidos com cubensis, achei no pasto, tem o mesmo cheiro que os cubensis, apresenta o anel mas nao notei azulamento....

Não são cubensis. Não sei a espécie, mas não é nenhuma das espécies psicoativas relatadas no Brasil, nem tem características de.

Na próxima vez preencha o modelo de pedido de identificação, por favor.
 
Fala galera, achei 2 cogumelos bem na bosta de vaca, o que me dizem, sera que é psicoativo?
Os 2 estavam juntos no msm escremento, encontrei eles em um protreiro ao lado de um rio, tinha bastante escremento no potreiro mas só achei esses 2 cogumelos, não foi facil. hahah
Localidade: Rio Grande do Sul, Serra
O tamanho da estipe do maior é de 12cm de comprimento medido da rais até fim da estipe, por 6-7mm de largura e o chapeu 5cm de diametro.
E lembrando que depois de quebrar a estipe ela não ficou azulada e nem escureceu.
Visualizar item de mídia 3059Visualizar item de mídia 3058Visualizar item de mídia 3061Visualizar item de mídia 3060
 
Buenas pessoal,
Estava de férias em SC e indo pra uma das praias passando pela estrada vi um pasto com uns cogus enormes. Não colhi pois não ia ter como consumir nem desidratar, mas tirei umas fotos. No entanto, encontrei uma bosta com um monte de cogumelos menores que eu não conheço então vou colocar uma foto aqui pra ver se alguém conhece. As fotos não ficaram lá essas coisas pq tirei com o celular e as informações abaixo não estão completas porque não retirei nenhum cogumelo.

Habitat: fezes bovinas.
Lâminas (Lamelas, Gills): n/a
Estipe (Talo, Stem): n/a
Píleo (Chapéu, Cap): Ovalado/redondo
Cor do carimbo de esporos: n/a
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): n/a
Local: Litoral Catarinense
 

Anexos

  • foto 1(1).JPG
    foto 1(1).JPG
    195.3 KB · Visualizações: 39
  • foto 4.JPG
    foto 4.JPG
    189.7 KB · Visualizações: 37
Oi, por favor, esses cogumelos nasceram na minha horta de alface, fiz uma pesquisa mas ainda tenho dúvidas..
Provavelmente nasceram por causa do esterco que misturei pra preparar a terra.. Os que estão agrupados tem Cerca de 7cm de altura, com o chapéu pequeno, tipo uns 2cm, a coloração predominante eh branca, os esporos são acinzentados pra preto....
O que ta alone tbm tem una 7cm de altura, o chapéu eh mais largo, com uns 3,5cm, eh da cor branco pra bege, no topo centro do chapéu eh mais escuro, porem acho q eh pq ta húmido.. To mandando umas fotos

Valeu gente, agradecidaço, estão sendo muito corteses..
 

Anexos

  • PhotoGrid_1446730489800.jpg
    PhotoGrid_1446730489800.jpg
    122 KB · Visualizações: 30
  • PhotoGrid_1446730425291.jpg
    PhotoGrid_1446730425291.jpg
    104.4 KB · Visualizações: 31
Você não preencheu o modelo... (n)
Os que estão agrupados tem Cerca de 7cm de altura, com o chapéu pequeno, tipo uns 2cm, a coloração predominante eh branca, os esporos são acinzentados pra preto....
Esses parecem Panaeolus. Você precisa arrancar um e ferir o caule dele. Se ficar azul após alguns minutos, é Panaeolus Cyanensis e é psicoativo. O outro é difícil saber, você precisaria fazer o mesmo procedimento pra termos uma ideia.
 
Você não preencheu o modelo... (n)

Esses parecem Panaeolus. Você precisa arrancar um e ferir o caule dele. Se ficar azul após alguns minutos, é Panaeolus Cyanensis e é psicoativo. O outro é difícil saber, você precisaria fazer o mesmo procedimento pra termos uma ideia.
Beleza, vou fazer o procedimento e posto aqui
 
Saudações fúngicas pessoal do CM!

Encontrei este cogumelo ao lado berçário outdoor que fiz aqui na horta de casa, me parece ser um Tapalpa. O que acham? Vou postar, além das fotos, um vídeo: https://youtu.be/z3wt52z3IQQ

Habitat: Encontrado no pasto, crescendo diretamente da terra, próximo a um buraco que fiz para depósito de micélio decorrentes de cultivos indoor.
Lâminas (Lamelas, Gills): o chapéu ainda não abriu.
Estipe (Talo, Stem): 14 cm de altura, 2-4mm de largura. De branco para creme ou bege. Altura total: 18,5cm.
Píleo (Chapeu, Cap): ainda não abriu.
Cor do carimbo de esporos: estou esperando abrir o chapéu.
Mudança de cor: não fiz nenhuma incisão pois o chapéu ainda não abriu.
Local: Minas Gerais, Sul de Minas, Serra da Mantiqueira.
 

Anexos

  • 2.jpg
    2.jpg
    54.8 KB · Visualizações: 24
  • 1.jpg
    1.jpg
    92 KB · Visualizações: 21
  • 3.jpg
    3.jpg
    48.9 KB · Visualizações: 22
  • 5.jpg
    5.jpg
    105 KB · Visualizações: 23
  • 4.jpg
    4.jpg
    76.6 KB · Visualizações: 20
  • 6.jpg
    6.jpg
    126.8 KB · Visualizações: 22
Encontrei este cogumelo ao lado berçário outdoor que fiz aqui na horta de casa

Não é cubensis.

Não sei a espécie, mas não tem aparência de alguma das espécies psicoativas relatadas no Brasil.
 
Grato, Ecuador. Ao lado dele tem um buraco que eu enchi de estrume de vaca e com micélio de cultivos contaminados. Tinha alguma expectativa que fosse decorrente de uma das estirpes que cultivei, acreditava na possibilidade de ser um Tapalpa. Abraços!
 
Você não preencheu o modelo... (n)

Esses parecem Panaeolus. Você precisa arrancar um e ferir o caule dele. Se ficar azul após alguns minutos, é Panaeolus Cyanensis e é psicoativo. O outro é difícil saber, você precisaria fazer o mesmo procedimento pra termos uma ideia.
Oi, demorei, mas fiz o procedimento, nenhum apresentou coloração azulada no caule, melhor n consumir, neh?
 
Espécie 1

WP_20151121_002.jpg WP_20151121_007.jpg
WP_20151121_005.jpg
WP_20151121_051.jpg

Habitat: encontrado no pasto, crescendo em esterco bovino.
Lâminas: cor preta; grudadas ou bem próximas; livre da estipe (como se a estipe somente se encaixasse no chapéu).
Estipe: 10 cm de altura; curvada na base, porém, reta em sua extensão.
Píleo: 3,3 cm de diâmetro; formato hemisférico para parabólico; cor dourado e preto (esporulando); liso para rugoso (envelhecendo).
Cor do carimbo de esporos: pretos.
Mudança de cor: não há.
Local: Sabará-MG.

Espécie 2

WP_20151121_021.jpg WP_20151121_020.jpg WP_20151121_022.jpg WP_20151121_053.jpg

Habitat: encontrado no pasto, crescendo em esterco bovino.
Lâminas: cor preta; grudadas ou bem próximas; adnata com estipe.
Estipe: 18 cm de altura; livre; curvada na base, porém, reta em sua extensão.
Píleo: 6-8cm cm de diâmetro; formato parabólico; cor levemente amarelada no centro e branco/cinza no resto de sua área; liso para rugoso (envelhecendo).
Cor do carimbo de esporos: pretos.
Mudança de cor: não há.
Local: Sabará-MG.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top