Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

cogumelos com mel

Veja que nesse artigo de agora se discute a análise de mel com partículas de cogumelos.

Seriam partículas de cogumelos frescos ou de cogumelos frescos?


Esse artigo somente analisa uma forma "criativa" que alguém arrumou para transitar com e vender cogumelos com psilocina/psilocibina.


Quanto à comparação da potência de cogumelos frescos misturados com mel versus cogumelos secos mais uma vez não há dados.
 
Veja que nesse artigo de agora se discute a análise de mel com partículas de cogumelos.
Seriam partículas de cogumelos frescos ou de cogumelos frescos?
Esse artigo somente analisa uma forma "criativa" que alguém arrumou para transitar com e vender cogumelos com psilocina/psilocibina.
Quanto à comparação da potência de cogumelos frescos misturados com mel versus cogumelos secos mais uma vez não há dados.

Sim. Você tem razão sobre o material em si.
Mas ele levanta, com base em uma citação de 15XX, a hipótese de que os índios mexicanos utilizavam o mel como conservante, e que, portanto, este achado seria na verdade uma forma bastante antiga de conservação, já utilizada há milênios.

De qualquer forma, fica a dúvida: os cogumelos devem estar secos ou frescos para serem conservados no mel?

Nenhum dos dois artigos é claro neste sentido. Ou melhor, o primeiro até que é, mas não diz de onde retirou a informação. O segundo mostra que a conservação no mel era utilizada pelos índios mexicanos, mas não mostra de que modo eram preparados.
 
Eu sempre li que os antigos índios mexicanos COMIAM os cogumelos com mel.

Se conservavam ou não no mel aí já é outro ponto.
 
Eu sempre li que os antigos índios mexicanos COMIAM os cogumelos com mel.
Se conservavam ou não no mel aí já é outro ponto.

É, você tem razão mais uma vez. Fiz uma leitura apressada e acreditei na afirmação do autor quando sugeria que os índios conservassem desta forma.

O texto citado pelo próprio autor do artigo diz que os índios mexicanos os comiam com mel, mas não consta que conservassem no mel. Com base em que ele supôs, então que esta forma de conservação fosse aquela utilizada pelos índios mexicanos?

Você tem razão mais uma vez, pois trata-se de afirmação sem provas.

De qualquer forma, alguns internautas confirmam a conservação no mel:

http://www.shroomery.org/6250/Store-Mushrooms-In-Honey

http://www.erowid.org/plants/mushrooms/mushrooms_prep1.shtml

http://www.thenook.org/archives/1707.html

Entretanto, como você disse, as afirmações dos autores dos dois artigos carecem de confirmação para ganharem o status de verdade científica.



Quanto aos cogumelos frescos conservados em mel, como ele sugere, eu continuo com a mesma opinião: colocar cogumelos frescos no mel tem boas chances de acabar em fermentação ou apodrecimento. Nesse caso o material pode se perder.

Acabei de ler na Erowid a seguinte observação:

"Erowid Note: Storing fresh mushrooms in honey can lead to excess water in the honey, which can result in either rotting or fermenting. Caution should be excercised when ingesting fresh mushrooms stored in honey.] "

Você está certíssimo: o excesso de água pode levar à fermentação ou apodrecimento da mistura mel + cogus.



Acho interessante esse tipo de pergunta e gostaria de estender a qualquer tipo de conservante líquido, tipo champignons, que vêm em um líquido conservante. Alguém sabe se tem como conservar PC frescos?
Abraços!

Estive vendo um site de engenharia de alimentos. Eles utilizam ou ácido cítrico ou ácido ascórbico - vitamina C, para conservação de cogumelos em geral. http://www.scribd.com/doc/16113556/Apostila-Engenharia-de-Alimentos-1

Acho que o ácido ascórbico, por ser uma substância natural presente nos cogumelos para evitar sua degradação, e ser um anti-oxidante capaz de evitar a oxidação da psilobicina, seria um ótimo candidato para a conservação.

A conservação no mel depende de prévia desidratação. Logo, um procedimento interessanre seria:

-> desidratar sem permitir oxidação. Talvez uma desidratação a frio na presença de ácido ascórbico, talvez com silica gel ou coisa assim.
-> depois de desidratados, coloca-los no mel.

Com este procedimento, garantindo a retirada da água e a não oxidação, o mel se encarregaria de preservar todas as propriedades a longo prazo.


[COMUNICAÇÃO

DELÚ, M. A. da F. et al.

AVALIAÇÃO DA COLORAÇÃO DE BASIDIOCARPOS DESIDRATADOS DE Agaricus blazei SEGUNDO ESCALA DE MUNSELL

Marisa Aparecida da Fonseca Delú, Eustáquio Souza Dias, Rosane Freitas Schwan, Eduardo Valério de Barros Vilas Boas


RESUMO

Com este trabalho objetivou-se avaliar a coloração final de basidiocarpos desidratados de Agaricus blazei, após serem submetidos a tratamento com ácidos ascórbico e cítrico. Para tanto, utilizaram-se cogumelos A. blazei, cultivados em substrato apropriado e mantidos em estufa. Os cogumelos foram colhidos com o píleo totalmente fechado e após a limpeza em água corrente, os basidiocarpos foram seccionados ao meio no sentido longitudinal, sendo uma metade submetida ao tratamento experimental e a outra metade representando o tratamento controle. Os tratamentos experimentais consistiram da imersão das metades dos basidiocarpos em solução de ácido ascórbico comercial nas concentrações de 0, 10, 20 e 30 mg/L durante 0, 2, 5, 10, 15 ou 20 minutos. Para o ácido cítrico foram testadas as mesmas concentrações anteriores, porém nos tempos de imersão de 0, 10 e 15 minutos. Todos os tratamentos consistiram de 3 repetições cada. Não se observou relação entre os tratamentos utilizados com a coloração final dos basidiocarpos, embora a utilização de substâncias ácidas tenha possibilitado a obtenção de basidiocarpos desidratados mais próximos daquela coloração considerada ideal para comercialização.]
 

Anexos

  • ConservaçãoABlazeiAcidoAscorbico.pdf
    42.7 KB · Visualizações: 23
Última edição por um moderador:
A secagem prévia faz muito sentido desde que a durabilidade do próprio mel depende da baixa umidade do mesmo, além da concentração de acúcares:

(...) A chave para a durabilidade é uma técnica desenvolvida por esses insetos. Na hora de transformar o néctar das plantas em mel, as abelhas batem as asas para retirar o máximo de água da mistura. "Isso ajuda a conservar o produto. Se as abelhas conseguirem extrair bastante umidade do mel, as leveduras e outros microorganismos que estragam o produto não vão conseguir crescer. Afinal, eles precisam de um mínimo de água para se reproduzir", afirma a engenheira agrônoma Maria Teresa do Rego Lopes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) (...)

fonte:
http://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/pergunta_286849.shtml

Lendo esse artigo também cheguei a conclusão de que se deve utilizar o mel mais puro possível, de preferência aqueles comprados direto dos apicultores já que os vendidos em supermercado muito provavelmente são diluídos com água ou sabe-se mais lá o que.

A idéia de se utilizar ácido ascórbico é interessante, talvez até mesmo diluído no próprio mel. :pos: Resta saber se isso não ocasionaria algum tipo de reação prejudicial à guloseima.
 
A conservação no mel depende de prévia desidratação.



Uma vez desidratados até ficarem crocantes não depende de mais nada. Basta conservá-los assim.



Lendo esse artigo também cheguei a conclusão de que se deve utilizar o mel mais puro possível, de preferência aqueles comprados direto dos apicultores já que os vendidos em supermercado muito provavelmente são diluídos com água ou sabe-se mais lá o que.


O mel de supermercado tem um padrão para o máximo de umidade. Então isso nem seria problema.

Creio que o que pode trazer problema nesse mel de supermercado é que eles podem ter sido aquecidos (até mesmo para ajustar a umidade), o que inativa os antibióticos naturalmente presentes no mel.
 
Uma vez desidratados até ficarem crocantes não depende de mais nada. Basta conservá-los assim.

Certo, mas pensei em desidrata-los parcialmente, apenas para não estragar o mel.

O mel de supermercado tem um padrão para o máximo de umidade. Então isso nem seria problema.
ok.

Creio que o que pode trazer problema nesse mel de supermercado é que eles podem ter sido aquecidos (até mesmo para ajustar a umidade), o que inativa os antibióticos naturalmente presentes no mel.

Opa, então podemos contar com este efeito antibiótico natural para preservar os cogumelos, desde que o excesso de água não deixe espaço para o surgimento de leveduras ou bactérias que possam fermentar ou apodrecer.

Ótimo, então o mel pode, dentro de certos limites de umidade, ser usado como conservante.
 
O mel de supermercado tem um padrão para o máximo de umidade. Então isso nem seria problema.

Creio que o que pode trazer problema nesse mel de supermercado é que eles podem ter sido aquecidos (até mesmo para ajustar a umidade), o que inativa os antibióticos naturalmente presentes no mel.

Talvez seja minha paranóia (sadia) com o compromentimento técnico da industria, mas eu não boto muito fé nisso não. :) Fora que o mel natureba sempre me pareceu mais saboroso.

Parece que esse mito de conservar cogus em mel ainda não foi detonado.
 
elmuscarim achei muito legal a tua força de vontade, eu já testei estes negócios aí com mel. Funciona bem... O lance deles secos e deles "in natura" é que:

Eles "in natura" ocorre uma fermentação, mas o que observei é que esta fermentação não destruiu a psilocibina, infelizmente não esperei muito tempo, após uns 15 dias resolvi comer os cogumelos e tomar o mel, bateu uma baita duma trip, maravilhosa e extremamente psicodélica, tinha alguma nota diferente, era mais ácida, sem bocejos e talz. Eu atribui estes fatos ao lance da fermentação e achei que a potência foi preservada.

Já fiz o teste de botar os cogus secos no mel e notei que a fermentação não aconteceu, então a diferença fica no excesso de água que os cogumelos "in natura" têm e que favorece a ocorrência daquele processo. contudo, os cogus secos apresentaram sempre menor potência do que quando fiz o processo com cogus "in natura".

Daí, finalmente, modifiquei o processo e passei a deixar os cogus secarem um pouco (simplesmente deixando eles de um dia para outro) e coloca-los no mel e depois ferver bem. OK, sei que lá se foram os agentes antibioticos naturais e talz, mas observe que o açucar é um antibiótico (não sei de microorganismo que sobreviva em excesso de açúcar), o mel em si é um antibiótico justamente devido ao elevadíssimo teor de açúcares (também). O lance de ferver me veio pq eu pensei em matar os microrganismos que estavam sendo adicionados ao mel (via cogu) e pq pensei no calor da fervura evaporar o restante do excedente de água dos cogus). Deu certo e a duração do preparado foi testada, continuou funcionando efetivamente por 3 meses, sem fermentar nem haver qualquer problema, inclusive com uma potência maior do que quando sequei os cogus completamente antes de fazer o preparo.

Basicamente o lance é esse... Talvez você possa aperfeiçoar isso aí, secando (não totalmente) os cogus por 24horas no tunel de vento, visto que não perderá toda a psilocina como quando o processo de secagem é total, depois poderá adicionar Vit. C (em gotas no mel), colocar os cogus e, pq não??, fever para dar uma estabilizada final. Não esquece de: calcular bem o tanto de mel por dose, para não ter de comer muito doce, que enjoa...

PS. Quando eu fiz estes experimentos foi pq li sobre o lance dos índios antigos do México usarem os cogus no mel também, isso me despertou se não seria uma forma de consevar o que era justamente o meu problema naquela época, o de conservar os cogus. Foi bacana, aqueles tempos que passei...

Grande abraço.
 
Acabei de ler um artigo de um cientista que diz exatamente isto: a melhor forma de conservação das propriedades dos cogumelos mágicos é no mel, ao invés de secagem.
Vim neste sub-forum postar esta pergunta, se alguém já havia testado, e me deparei com dois tópicos relatando isto.
Pois agora podem acreditar: é científico.:pos:...

Adorei o artigo! Vou comprar mel.... hahah
Resta saber se o gosto é bom. Por favor, algué que já consumiu os cogumelos cdesse jeito pode falar do sabor, se fica do mesmo jeito ou mais fácil de comer?
 
Adorei o artigo! Vou comprar mel.... hahah
Resta saber se o gosto é bom. Por favor, algué que já consumiu os cogumelos cdesse jeito pode falar do sabor, se fica do mesmo jeito ou mais fácil de comer?

Eu sou muito suspeito de opinar visto que adoro o sabor dos cogus, mas o sabor deles postos "in natura" no mel por 24-48horas é maravilhoso, apesar de já estar fermentando um pouco, mas foi como eu mais gostei devido muito mais à textura que do sabor. Se coloca-los no mel e depois der uma fervida, não irá fermentar e o sabor também é muito bom, excelente.

Boas experiêcias mountainee...
 
elmuscarim achei muito legal a tua força de vontade, eu já testei estes negócios aí com mel. Funciona bem... O lance deles secos e deles "in natura" é que:

Eles "in natura" ocorre uma fermentação, mas o que observei é que esta fermentação não destruiu a psilocibina, infelizmente não esperei muito tempo, após uns 15 dias resolvi comer os cogumelos e tomar o mel, bateu uma baita duma trip, maravilhosa e extremamente psicodélica, tinha alguma nota diferente, era mais ácida, sem bocejos e talz. Eu atribui estes fatos ao lance da fermentação e achei que a potência foi preservada.

Já fiz o teste de botar os cogus secos no mel e notei que a fermentação não aconteceu, então a diferença fica no excesso de água que os cogumelos "in natura" têm e que favorece a ocorrência daquele processo. contudo, os cogus secos apresentaram sempre menor potência do que quando fiz o processo com cogus "in natura".

Daí, finalmente, modifiquei o processo e passei a deixar os cogus secarem um pouco (simplesmente deixando eles de um dia para outro) e coloca-los no mel e depois ferver bem. OK, sei que lá se foram os agentes antibioticos naturais e talz, mas observe que o açucar é um antibiótico (não sei de microorganismo que sobreviva em excesso de açúcar), o mel em si é um antibiótico justamente devido ao elevadíssimo teor de açúcares (também). O lance de ferver me veio pq eu pensei em matar os microrganismos que estavam sendo adicionados ao mel (via cogu) e pq pensei no calor da fervura evaporar o restante do excedente de água dos cogus). Deu certo e a duração do preparado foi testada, continuou funcionando efetivamente por 3 meses, sem fermentar nem haver qualquer problema, inclusive com uma potência maior do que quando sequei os cogus completamente antes de fazer o preparo.

Basicamente o lance é esse... Talvez você possa aperfeiçoar isso aí, secando (não totalmente) os cogus por 24horas no tunel de vento, visto que não perderá toda a psilocina como quando o processo de secagem é total, depois poderá adicionar Vit. C (em gotas no mel), colocar os cogus e, pq não??, fever para dar uma estabilizada final. Não esquece de: calcular bem o tanto de mel por dose, para não ter de comer muito doce, que enjoa...

PS. Quando eu fiz estes experimentos foi pq li sobre o lance dos índios antigos do México usarem os cogus no mel também, isso me despertou se não seria uma forma de consevar o que era justamente o meu problema naquela época, o de conservar os cogus. Foi bacana, aqueles tempos que passei...

Grande abraço.

Valeu Cacto e todos os irmãos!
Muito obrigado pelas excelentes experiências que você relatou.
Vou testar assim que conseguir obter uns cogus.
Sds. psicodélicas
 
Olá, pessoas!
Sou nova aqui...tô cultivando cubensis com meu namorado, hoje comemos um pouco deles numa salada no almoço e foi incrível...experiência mais do que divina, bem diferente da auto destruição pregada pelas pessoas...
Mas enfim...alguém mais tem notícias sobre a conservação no mel? Me interessa muito...os cogumelos não param de crescer e precisaremos conservar, compramos um aparelho que tira umidade dos alimentos [do best shop, manja?] para secá-los, porém, o gosto ainda me é estranho, se puder comer no mel...melhor ainda...
E muito obrigada...essas informações de vcs são realmente muito úteis!:eek:
 
Se você seca-los durante uns 3 dias em um tunel de vento e depois em silica ou qualquer anti-umectante até ficarem crocantes eles perdem bastante do sabor mais forte caracteristico que eles tem, se mesmo assim ainda não estiver bom, experimente fazer um suco de acerola ou uma limonada com eles batidos no liquidificador, com gelo fica perfeito.
 
que booom , o pasto que vou o dono tem um pico la que ele retira mel.

alem de pega os cogus vou pedi um pouco de mel hehehe.
 
Resumindo:

1.Conservar os cogus frescos no mel dá certo, mas para isso os cogus nao devem esta "enchardados".

Certo?

2.Se os cogus estiverem mto molhados e colocarem eles no mel, irá fermentar ou apodrecer.

Certo?

3.A fermentação não atrapalha na qualidade da "viagem", apenas no gosto do cogu.

Certo?

...bem foi isso que eu entendi lendo todo o tópico, corrijam aê se algo estiver errado. Precisamos fechar o tópico com uma conclusão sobre o assunto,
 
Resumindo:

1.Conservar os cogus frescos no mel dá certo, mas para isso os cogus nao devem esta "enchardados".

Certo?

2.Se os cogus estiverem mto molhados e colocarem eles no mel, irá fermentar ou apodrecer.

Certo?

3.A fermentação não atrapalha na qualidade da "viagem", apenas no gosto do cogu.

Certo?

...bem foi isso que eu entendi lendo todo o tópico, corrijam aê se algo estiver errado. Precisamos fechar o tópico com uma conclusão sobre o assunto,

É isso, só que vale lembrar que quando ocorre fermentação (no caso eu) não sei ao certo por quanto tempo ainda continua havendo efeitos psicodélicos, só sei que por um período de até 20-30 dias parece continuar havendo psilocibina e com isso, batendo efeito, só que por um período maior que este eu não testei. Outro lance interessante da fementação é que se botar o cogu no mel por uns 2-3 dias e ocorrer a fementação, daí o efeito fica muito massa, muito louco e o sabor fica bastante bom, para o meu gosto é claro.
Não havendo fermentação (cogus secos no mel, uso de fervura, etc..) a duração do cogu no mel é maior, testei por até 5-6 meses e continuava fazendo efeito.

É só testar, vale a pena a experiência.

Valeu...
 
mas cacto, fiz esse processo de fervura,sequei por 24h, fervi por 3min direto no fogo, (eu devia ter usado banho-maria?) percebi que esquentou muito, muito+ que agua, pois o mel tem muito açucar, e aquele lance do calor destruir os elementos psicodelicos?

sem querer abusar, vc pode explicar um passo a passo, com o tempo certo

é que nao achei silica, e tenho um mel muito bom aqui em casa, q veio direto do apicultor

agradecido desde já
 
mas cacto, fiz esse processo de fervura,sequei por 24h, fervi por 3min direto no fogo, (eu devia ter usado banho-maria?) percebi que esquentou muito, muito+ que agua, pois o mel tem muito açucar, e aquele lance do calor destruir os elementos psicodelicos?

sem querer abusar, vc pode explicar um passo a passo, com o tempo certo

é que nao achei silica, e tenho um mel muito bom aqui em casa, q veio direto do apicultor

agradecido desde já

E aí, tudo legal... Então, vc fez tudo certinho só que ferveu pouco tempo, não tenha medo de ferver, vai haver um pouco de perda - é claro - mas se você não preservá-los a perda será total, não?

Então... ferve até a consistência começar a ficar firme. Você percebeu que ao ferver por 3 minutos o mel afinou? tipo como quem ainda extraiu água dos cogus, mesmo você tendo secado eles por 24 hs...nentão ferve mais e vai mexendo sempre para não queimar e usa fogo brando, beleza.

Há sim, mesmo fervido e talz, por garantia, guarda na geladeira que a duração fica maior valeu.
Você vai gostar do resultado, principalmente se o doce não ficar guardado por muito tempo, tipo, se for consumir em até 30 dias, praticamente você não notará perdas ;P

guardado na geladeira dura até 1 ano ainda muito bom também, mas a viagem vai ficando mais leve, mas mesmo assim muito boa, fica mais mental, só as experiências e o tempo te farão entender.



inté +
 
vlw cacto! duvidas destruidas
ainda respondeu rapidão...

fica na paz aee
 
Back
Top