Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelo e Rebelião

A realidade é complexa, não é tão simples assim dizer que é uma torrente de oniciência limitada pela valvula redutora do Ego...
Nem tampouco que somos macacos sem pelo impelidos pela libido e bem sucedido na evolução...

Por outro lado isso também é verdade. O que são palavras, nós discutindo aqui, perto da beleza, complexidade e simplicidade da Realidade, da Existência? Mas nós humanos insistimos em criar conceitos e discutir sobre eles...

Brunomg, eu nunca li Freud, mas confesso que oq eu disse foi um pouco inspirado por Jung, em "Psicologia e Religião". Como o próprio nome do livro sugere, metáfisica e psicologia podem ter uma relação, sim.

Concordo plenamente com vc, que existe um ponto comum entre essas duas faculdades (o incosciente + consciente), a totalidade do Eu, mas eu já havia dito isso antes. Não entendi sua objeção. E você não acha que, apesar de sermos sim só um Eu, no entanto dividimos esse Eu em dois? Você não acha que o "estado emotivo", liberado pelo uso de alguma substância, como falamos, não pode ser uma dessas partes de nós mesmos que renegamos, sendo liberada?

O que não acredito é que inconscinente e consciente tenham uma fronteira fixa. Se a consciência aumentar, o que é inconsciênte em nós diminui. Por isso, quando expandimos a nossa consciência encontramos e revemos traumas, medos, lembranças boas e ruins, e também passamos a conhecer sentimentos que antes não tinhamos consciência.

O osho tem uma metáfora que eu acho legal para o consciênte/inconsciênte. Segundo ele, os limites entre consciente e inconsciente mudam a cada instante, como as pupilas dos olhos. Com muita luz, a pupila se fecha. Com pouca luz, ela se abre. Isso cria um constante equilibrio com a luz exterior. E a consciência estaria mudando da mesma forma. E, segundo ele (e outros místicos), essa analogia é importante porque a consciência seria o olho interior, o olho da alma. Assim, quanto mais expandida a consciência, mais perto estariamos do divino.

Abraço

Acho que entendi a sua idéia, uma espécie de relação da consciência e inconsciência, de acordo com que uma se expande é porque na verdade aflorou-se da outra, de maneira que quando se aumenta a consciência se expressa daquilo que havia no seu inconsciênte.

Ai é que ta, porque estamos lidando com duas faculdades muito sutis, o inconsciênte não é justamente aqui que não se pode chegar a conhecer ? e a consciência tudo aquilo que conhecemos?
E quando supostamente chegamos a revelar nosso inconsciênte, na verdade isso ja não se torna consciênte nesse mesmo movimento ?

É dificil dizer que expandimos a consciência nessas experiências, porque o que caracterizaria isto - aprender, conhecer coisas, adquirir ciência - isto ocorre mas não da maneira como é colocada normalmente.

Conhecemos um mesmo objeto por outra perspectiva, isso é uma forma de ciência, mas por outro lado muito das impressões que temos nós as perdemos na memória, e nesse ponto poderiamos relacionar com uma compressão da consciência.

Dai eu coloco outra questão, se a consciência se expande e se contrái, não é porque nessa equação, ha mais detalhes do que a simples expansão?
Será o "saldo" positivo ou negativo ? Nestes conhecimentos adquiridos e conhecimentos perdidos ?

É nesse ponto que eu digo que é importante aprender a reter aquilo que se configura um bom conhecimento durante a experiencia, e transporta-lo para o futuro, em forma de uma memória postuma da experiência!

Abraço!!

acho que eh o contrario cara, quanto mais luz, mais a pupila fecha, quanto mais escuridão, mais ela se abre..
e a consciencia nao seria a propria alma?
abraços

É isso aí rapaz, valeu, eu já corrigi lá!

"Ai é que ta, porque estamos lidando com duas faculdades muito sutis, o inconsciênte não é justamente aqui que não se pode chegar a conhecer ?"

Eu acho que não! Acredito que podemos chegar a conhecer o inconsciente, através de vários métodos (os sonhos lúcidos, meditação, seriam outros). Mas assim mesmo creio que há coisas que realmente não se pode chegar a conhecer.

"E quando supostamente chegamos a revelar nosso inconsciênte, na verdade isso ja não se torna consciênte nesse mesmo movimento ?"

Acho que sim!

"É dificil dizer que expandimos a consciência nessas experiências, porque o que caracterizaria isto - aprender, conhecer coisas, adquirir ciência - isto ocorre mas não da maneira como é colocada normalmente."

Talvez por que não conhecemos apenas coisas exteriores nessas experiências, como normalmente estamos acostumados a "conhecer", mas também nosso interior, nosso inconsciênte.

"É nesse ponto que eu digo que é importante aprender a reter aquilo que se configura um bom conhecimento durante a experiencia, e transporta-lo para o futuro, em forma de uma memória postuma da experiência!"

Concordo! Mas como julgar oq é o bom conhecimento? Essa é a minha dúvida. Podemos conhecer algumas coisas e negá-las depois. Mas talvez numa próxima expêriencia voltemos a nos deparar com elas. Por isso geralmente depois de uma expêriencia dessas refletimos por um bom tempo, pois coisas que não poderiamos imaginar às vezes vêm a tona.

Abraço!

Ai é que ta, como julgar? Como julgar QUALQUER coisa que seja? Será que no nosso julgamento estamos sendo imparciais? Ja não estamos utilizando uma série de pré-conceitos como pesos para as nossas analises e julgamentos? É possível ajuizar livre ?

A liberdade é também resultado da propensão do espírito querer ser livre.
Aquele que realmente deseja e quer ser livre, se torna livre por isso: deixa de acreditar ou de se submeter a padrões, deixa de ser escravo e obediente de velhos valores.

Passa agir de acordo com sua vontade criadora, criatividade, e também revela sua vontade de potência na suas criações, a vontade que deseja dominar e ter o poder e ter o mérito da criação e do novo valor.

Inspirado por Zaratustra.

o principio da meditação é justamente apagar completamente o corpo e mente. oq sobra sem esses dois?

Concordo que há meditações para isso, delta.

Entretanto há muitos tipos de meditações em diferentes tradições, com diferentes objetivos.

.

Concordo que há meditações para isso, delta.

Entretanto há muitos tipos de meditações em diferentes tradições, com diferentes objetivos.

.

Na verdade, o objetivo de cada um é diferente: com para onde apontam as suas palavras do bem e do mal.
O único objetivo que permanece comum em todos, pelo que vejo, é a vontade de potencia mesmo, esse é o objetivo que permanece em tudo o que é vivo.

Tudo que é vivo almeja o poder ser tudo; ser tudo e poder submeter o outro ao seu mundo: deseja que tudo se curve e se molde de acordo como um espelho de sua alma.

(baseado na introdução do fragmento "Da vitória sobre sí mesmo - Assim falava Zaratustra" onde expoe mais claramente sua idéia da vontade de potência)

Da vitória sobre si mesmo.

"Chamais "deseja da verdade" o que vos impulsiona e incendeia, a vós, os mais sabios.
Desejo de conceber tudo quanto existe; assim chamo eu ao vosso desejo.
Quereis tornar concebido tudo quanto existe; porque dividais com justa desconfiança que tudo seja concebível.
É importante, porém, que tudo se modele e curve perante vós; Assim o deseja a vossa vontade. É mister que seja punido e submisso ao espírito como seu espelho e sua imagem.
Eis aqui toda a vossa vontade, sapientíssimo, como uma vontade de poder; e ainda que faleis do bem e do mal e das apreciações de valores.
Quereis criar ainda o mundo diante do qual qualquer um de vós possa ajoelhar-se; é esta a vossa derradeira esperança e a vossa última embreaguez.
Os simples, todavia, o povo, são idênticos ao rio por onde desliza um barquinho e, no barquinho vão, imponentes e mascaradas, as apreciações de valores.
Pousastes a vossa vontade e os vossos valores no rio do futuro; o que o povo julga bom e mau revela-me uma antiga vontade de poder.
Vós, os mais sábios, recebestes esses hóspedes nesse barquinho; fostes vós e a vossa vontade ávida de domínio que os enfeitam com adereços e nomes pomposos.
O rio arrasta para mais longe agora o vosso barquinho: tem que arrastar. Pouco importa que a onda quebrada espume e, irada, lhe embarace a quilha.
Não é o riom em sí o vosso perigo e o fim do vosso bem e do vosso mal, sapientíssimos, mas essa mesma vontade, a do poder, a vontade vital, inexaurível e criadora.
Todavia, para compreenderdes a minha palavra sobre o bem e o mal, dir-vos-ei minha palavra sobre a vida e a condição de todo ser vivo.
Tenho seguido o que é vivo, persegui-o pelas sendas grandas e pequenas, a fim de lhe conhecer a constituição.
Quando a vida se extinguia, apanhaval-lhe o olhar num espelho de cem facetas, a fim de seus olhos me falarem.
Porém, onde quer que encontrasse o ser vivo, ouvi a palavra obediência. Todo ser vivo é obediente.
Eis agora a segunda coisa: ordena-se ao que não sabe obedecer a si mesmo.
Tal é a situação natural do vivo.
Eis o que ouvi em terceiro lugar: Dar ordens é mais difícil do que obedecer: porque aquele que dá ordens suporta o peso de todos os que obedecem, e essa carga prostra-o facilmente.
Dar ordens parece-me um perigo e um risco. E quando manda, o vivo sempre se expôe.
E quando se dá ordens a sí próprio também tem que expiar sua autoridade, ser juiz, vingador e vítima das suas próprias leis.
Como é isso então? - perguntei a mim mesmo. - Que é que decide o vivo a obedecer, a ordenar, e a ser obediente, mesmo dando ordens ?
Escutai a minha palavra, sapientíssimos! Examinai atentamente se penetrei no coração da vida!
Onde quer que encontrasse o que é vivo, encontrei a vontade de domínio, até na vontade do que obedece encontrei a vontade de ser autoridade.
Sirva o mais fraco ao mais forte: eis o que lhe instiga a vontade, que quer ser senhora do mais fraco. É essa a única alegria de que não se deseja privar.
E como o menor se entrega ao maior, para este divertir-se com aquele e dominá-lo, assim o maior também se entrega e arrisca a vida pelo poder.
É esta a renúncia do maior: haja audácia e perigo e arrisque-se a vida num lanço de dados.
E onde há safricício, serviço e olhar de amor, há também vontade de ser autoridade. Por caminhos ocultos desliza o mais fraco até a fortaleza, e até mesmo ao coração do mais poderoso, para usurpar o poder.
E a própria vida me confiou este segredo: 'Olhe - disse - eu sou o que deve ser superior a sí mesmo'.
Com certeza vós denominais a isso vontade de criar ou impulso para o objetivo, para o mais elevado, para o mais longínquo, para o mais complexo; porém tudo isso é apenas uma só coisa e um só segredo.
Prefiro sumir a renunciar a essa coisa única: e, na verdade, onde há morte e queda de folhas, é unde se sacrifica a vida pelo poder.
É importante que eu seja luta, êxito, fim e contradição dos fins.
Ai! Aquele que prevê a minha vontade prevê também os caminhos tortuosos que precisa seguir.
Seja qual for a coisa que eu crie e o amor que lhe dedique, em breve serei o adversário e o adversário do meu amor: assim o deseja a minha vontade.
E você também, investigador, não é mais do que o caminho e a pista da minha vontade: minha vontade de domínio segue, também, as pegadas da tua vontade de verdade.
Com certeza não encontrou verdade aquele que falava da 'vontade de existir': não ha tal vontade.
Porque o que não existe não pode querer; mas como poderia o que ainda existe desejar a existência!
Só onde há vida há vontade; não vontade de vida, mas como eu apregoo, vontade de domínio.
Há muitas coisas que o vivente preza mais do que a vida: mas nas próprias apreciações fala a 'vontade de poder'.
Isto ensinou-me a vida um dia, e por isso, sapientíssimos, eu resolvo o enigma do vosso coração.
Em verdade vos digo bem: Bem e mal, perpétuos não existem. É necessário que se excedam a si mesmos, sem cessar.
Com os vossos merecimentos e as vossas palavras do bem e do mal, vós, os apreciadores de valor, exerceis autoridade; é este o vosso amor secreto e o esplendor, o pavor e o transbordar da vossa alma.
Dos vossos valores, porém, surge um poder mais forte e uma nova vitória sobre si, que parte os ovos e as cascas dos mesmos.
E o que deve ser criador no bem e no mal, deve começar por ser destruidor e fragmentar os valores.
Assim a maior perversidade forma parte da maior complacência; porém esta complacência é a criadora.
Digamo-lo, sapientíssimos, embora nos custe muito; calarmo-nos é mais duro ainda; todas as verdades caladas se transformam em veneno.
Extingue-se tudo quanto pode ser extinguido pelas nossas verdades!
Há ainda muitas residências a edificar!"
Assim falava Zaratustra.

Na minha opinião, um dos escritos que traz a reflexão mais profunda que ja li, a vontade de potência, começando por uma poesia e palavras de bem e de mal; acabando por entrar em instintos vitais e força motriz do vivo: a flexa da qual aponta todas as energias do campo metafísico: vontade de poder.

cara, discordo quando dizem que para se tornar um iogue vc precisa ser um graveto na matéria. temos a imagem de buda que alcançou a iluminação, e ele nao era nenhum graveto.

Cara... Buda não era um iogue no sentido tradicional do termo.

E iogues não são necessariamente seres iluminados.

Os iogues hindús tradicionais são sim gravetos, mas já que o meu termo pareceu ter ofendido você, eu troco por: "caras extremamente magros, meditativos e de organismo totalmente limpo". Tá melhor assim?

o principio da meditação é justamente apagar completamente o corpo e mente. oq sobra sem esses dois? baixar a frequencia cerebral eh um sinal de que o corpo esta se desligando... Isso pode ser comparado a uma morte durante a vida (material)(ja que tocaram no assunto).

Pode ser comparado à morte, mas não é morte.

isso aí! mas essas pessoas já fazem parte dessa cultura espiritualizada a séculos e sempre estarao fazendo neh

Por isso que a Índia é uma sociedade tão justa e igualitária, né?

Desculpe a ironia, mas se encararmos espiritualização como iluminação/evolução, então temos que a cultura deles está longe de ser totalmente espiritualizada. "Essas pessoas" têm também seus problemas de ordem egóica, política e social. São mais sábios que os ocidentais, isso é certo, mas e daí?

Não é um cultura espiritualizada, são grupos espiritualizados dentro dessa cultura. Como aqui no Brasil.

voltando ao assunto do topico, eu acredito que os enteogenos foram/são/poderão-ser muito úteis na transformação do planeta e de cada ser humano. mas eh preciso muito discernimento ao meu ver, para não virar aquela coisa necessária para se viver. considero muito importante saber chegar lá de uma maneira natural. Uma vez escutei um lance muito interessante que dizia que "precisar de alguma droga pra se conseguir viver é o mesmo que ficar enxendo um pneu furado, vc sempre vai precisar enxer, e ele sempre vai esvaziar."... Talvez seja importante remendá-lo também!

Enteógenos não são drogas. Não para muitas pessoas desse fórum, até onde eu sei.
Porque tem que mudar? Justamente porque a evolução eh a razao da existencia!

É, é? Não tenho tanta certeza.

Na verdade, o objetivo de cada um é diferente: com para onde apontam as suas palavras do bem e do mal.
O único objetivo que permanece comum em todos, pelo que vejo, é a vontade de potencia mesmo, esse é o objetivo que permanece em tudo o que é vivo.

Tudo que é vivo almeja o poder ser tudo; ser tudo e poder submeter o outro ao seu mundo: deseja que tudo se curve e se molde de acordo como um espelho de sua alma.

(baseado na introdução do fragmento "Da vitória sobre sí mesmo - Assim falava Zaratustra" onde expoe mais claramente sua idéia da vontade de potência)

Submeter o outro ao seu mundo?

Não creio que se possa generalizar que essa seja a vontade de todos, bruno.

Acho que nem mesmo a busca do bem e a rejeição do mal podem ser ditos objetivos comuns, visto que muitas tradições valorizam mais outras qualidades, como a virtude, ou buscam transcender a dualidade bem/mal.

.

Submeter o outro ao seu mundo?

Não creio que se possa generalizar que essa seja a vontade de todos, bruno.

Acho que nem mesmo a busca do bem e a rejeição do mal podem ser ditos objetivos comuns, visto que muitas tradições valorizam mais outras qualidades, como a virtude, ou buscam transcender a dualidade bem/mal.

.

Veja que o conceito de bem e mal em Nietzsche é diferente, bem e mal são dois dos maiores poderes da terra.
Não é uma visão tão pragmática de bem e mal, é uma visão intensificada, remete para forças metafísicas, meios pra se obter e chegar a realizar uma outra força ainda mais elementar de vontade de poder.
A pergunta "O que existe?" eu responderia: Existe a vontade de poder, tudo o mais é o resultado dessa vontade.
Tudo provem dessa vontade e do fluxo dos valores, até mesmo a imagem e a construção metafísica do sujeito é o resultado da determinante de uma matrix desses valores.

É dificil transmitir a impressão que tive com as reflexões desse fragmento, mas é mais ou menos nesta linha.

Nussa, perai...[respirando fundo]... então, eu me referi ao Buda, porque você disse que a alternativa "Natural" para se chegar aos estados alterados de consciência se limitaria a práticas de yoga, que só servem para "gravetos". Isso é verdade, tirando a parte dos gravetos. Buda não era yogue, mas praticava meditação. Acho que isso é o suficiente para saber que ele alcançou estados alterados de consciência e a iluminação.

E iogues não são necessariamente seres iluminados.
Claro que não, da mesma maneira que usuários de enteógenos não são necessariamente seres iluminados.

Os iogues hindús tradicionais são sim gravetos, mas já que o meu termo pareceu ter ofendido você, eu troco por: "caras extremamente magros, meditativos e de organismo totalmente limpo". Tá melhor assim?
Não me ofendi, e tambem nao precisamos ser hindús tradicionais para praticar meditação.

Pode ser comparado à morte, mas não é morte.
A experiencia de projeção da consciência é uma experiência de morte do ego sim!

isso aí! mas essas pessoas já fazem parte dessa cultura espiritualizada a séculos e sempre estarao fazendo neh

Por isso que a Índia é uma sociedade tão justa e igualitária, né?
Meu comentário foi dado porque disseram que essas pessoas poderão só futuramente fazer parte de uma cultura espiritualizada. Eu acredito que não só futuramente, eles já fazem a um bom tempo. Seu comentario não justifica sua bronca. A diferença social se dá principalmente por causa dos mais materialistas. A igualdade e a justiça da Índia nao podem ser discutidas sem se levar em conta o outro lado do mundo, esse aqui.

Desculpe a ironia, mas se encararmos espiritualização como iluminação/evolução, então temos que a cultura deles está longe de ser totalmente espiritualizada. "Essas pessoas" têm também seus problemas de ordem egóica, política e social. São mais sábios que os ocidentais, isso é certo, mas e daí?
Eu não tenho dúvidas de que a espiritualização está relacionada a iluminação e evolução. A palavra evolução engloba vários outros fatores como conhecimento de si-mesmo, integração com a natureza, contemplação da mesma, e etc. Olhe lá o que você chama de evolução. A evolução da cultura oriental é interna, e a ocidental é externa/material. A evolução material não serve de base para mostrar Espiritualidade.

voltando ao assunto do topico, eu acredito que os enteogenos foram/são/poderão-ser muito úteis na transformação do planeta e de cada ser humano. mas eh preciso muito discernimento ao meu ver, para não virar aquela coisa necessária para se viver. considero muito importante saber chegar lá de uma maneira natural. Uma vez escutei um lance muito interessante que dizia que "precisar de alguma droga pra se conseguir viver é o mesmo que ficar enxendo um pneu furado, vc sempre vai precisar enxer, e ele sempre vai esvaziar."... Talvez seja importante remendá-lo também!

Enteógenos não são drogas. Não para muitas pessoas desse fórum, até onde eu sei.
Acredito que a nomeclatura aqui não importa muito. Espero que isso nao tenha "ofendido você". Seja chamado de drogas, enteógenos, alteradores da consciência, substancias psicodélicas, tudo em excesso faz mal, até água. Acho errado considerar os "enteógenos" como o verdadeiro e único caminho. Na minha opinião ele é um poderoso Meio, cheio de vantagens, mas nao considero o caminho!

Porque tem que mudar? Justamente porque a evolução eh a razao da existencia!

É, é? Não tenho tanta certeza.
Esse é o tipo de coisa nao cabe a muita discussão e sim a descoberta interior. Pra mim a vida material é uma experiência dada à consciência, e o sentido dela é o aprendizado sim. Aprender é evoluir. A tristeza da humanidade se dá pela falta de consciência. É aí que entram a meditação e as substâncias cheias de poder para o despertar. Cabe a nós influenciar as pessoas de uma maneira positiva para essa descoberta. Mas cada um só pode mudar a si mesmo, então como vamos mudar/influenciar as pessoas? Fazendo apologias?

Eis a grande questão. Saibam que estou aqui por um motivo completamente oposto a "brigar".

Desejo muito aprendizado a mim e a todos, brigadão

"A evolução é a razão da existência"

A evolução é uma das razões da existência, mas não a única...
O que evolui, supoe algo em que evolui, algo que permanece sem evoluir...
Essa é crítica do evolucionismo filosófico, que prega tudo ser uma "evolução", e nada mais.
A evolução é de uma coisa existente, a evolução conduz um ente real, que não evoluiu mas que sempre existiu, a existência sempre existiu!

tá certo! talvez a outra razão da existência seja simplesmente existir!

tá certo! talvez a outra razão da existência seja simplesmente existir!

Ta vendo, isso não nos leva a uma conclusão cabal, pois continuamos na mesma..
Concluimos que a razão da existência é permanecer existindo, mas que a razão da existência é evoluir.
Ambas são mutuamente verdadeiras, opostas mas não se excluem...

Ta vendo, isso não nos leva a uma conclusão cabal, pois continuamos na mesma..
Concluimos que a razão da existência é permanecer existindo, mas que a razão da existência é evoluir.
Ambas são mutuamente verdadeiras, opostas mas não se excluem...

Será que existe mesmo razão para a existência?
até concordo que sim existe uma razão. Mas porquê a razão da existência é permanecer existindo? E se a razão for outra, que ainda não conheçemos?

Evoluir, é consequência.

No multiverso, as respostas não podem ser bitoladas e com base somente em uma ciência, talvez duas ou mais. E, se nossas respostas fossem verdadeiras e sem qualquer distorção, não estaríamos aqui em busca de mais respostas, e outros pontos de vista para as lacunas da mente humana.

A eterna busca do ser humano pelas respostas...

Isso ainda vai me matar um dia!

A eterna busca do ser humano pelas respostas...​

Isso ainda vai me matar um dia!​

Pelo contrário, isso que nos mantém VIVOS, pois se não houvesse essa busca, não seria justo sermos chamados de humanos!

Nussa, perai...[respirando fundo]... então, eu me referi ao Buda, porque você disse que a alternativa "Natural" para se chegar aos estados alterados de consciência se limitaria a práticas de yoga, que só servem para "gravetos".

Eu não disse isso. Recortando e colando o que eu disse: "As limitações do corpo físico podem ser ultrapassadas até certo ponto, mas depois disso, só se o corpo cessa de existir, não é? Ou talvez há que se tentar ser com os yogues ultra-yogues que são como gravetos no mundo físico."

Isso é verdade, tirando a parte dos gravetos. Buda não era yogue, mas praticava meditação. Acho que isso é o suficiente para saber que ele alcançou estados alterados de consciência e a iluminação.

Então péraí...

Tá...E...?

Vamos pela lógica: Yogues tradicionais, pra mim, parecem-se com gravetos. Devo ter usado o termo errado, mas você entendeu o sentido (expliquei lá em cima), então vou continuar usando esse termo. Buda não era yogue. Portanto Buda não era um graveto. Mas Buda era iluminado. Daí temos que:

Yogues=Gravetos
Buda=Iluminado
Gravetos=não necessariamente iluminados
Yogues=praticam meditação
Buda=praticou meditação
Yogues=não são a mesma coisa que Buda
Praticar meditação=não necessariamente leva a iluminação, mas pode levar a estados alterados

Blé.

E daí? Onde isso leva? Seu argumento tá confuso e não entendi onde quer chegar.

Claro que não, da mesma maneira que usuários de enteógenos não são necessariamente seres iluminados.

E quem, ó gajo, falou que usuários de enteógenos são iluminados? Releia o tópico.
Não me ofendi, e tambem nao precisamos ser hindús tradicionais para praticar meditação.

Ofendeu-se sim. Viu maldade onde não tinha maldade. Usei a palavra "graveto" de boa, porque era o que cabia melhor. Licença poética, vá.

E eu também NÃO disse que precisamos ser hisndús tradicionais para praticar meditação. Releia o tópico, por favor.

A experiencia de projeção da consciência é uma experiência de morte do ego sim!

Morte do ego não é igual a morte, morte, MORTE mesmo.

Meu comentário foi dado porque disseram que essas pessoas poderão só futuramente fazer parte de uma cultura espiritualizada. Eu acredito que não só futuramente, eles já fazem a um bom tempo.

Tá certo, agora entendi.

Seu comentario não justifica sua bronca. A diferença social se dá principalmente por causa dos mais materialistas. A igualdade e a justiça da Índia nao podem ser discutidas sem se levar em conta o outro lado do mundo, esse aqui.

Verdade, verdade.

Eu não tenho dúvidas de que a espiritualização está relacionada a iluminação e evolução.

Mas não é automático. E, de novo, o que é iluminação?

A palavra evolução engloba vários outros fatores como conhecimento de si-mesmo, integração com a natureza, contemplação da mesma, e etc.

Aaaaah boooomm. Agora faz mais sentido. Porque no sentido normal do termo, quando se fala em evolução, pensa-se em algo mais darwinista.

Olhe lá o que você chama de evolução.

Eu não chamei nada de evolução. Você que usou o termo sem explicar direito. Eu sou burra mesmo, não entendo esses termos complicados. Ó BRUNOMG, VEM AJUDAR AQUI!!!

:p:

Há um milhão de definições pra isso, se você não especifica...

A evolução da cultura oriental é interna, e a ocidental é externa/material. A evolução material não serve de base para mostrar Espiritualidade.

Não mesmo. Daí a importãncia de você dizer de que tipo de evolução está falando.

Acredito que a nomeclatura aqui não importa muito. Espero que isso nao tenha "ofendido você".

Então quando eu uso uma nomenclatura que vc não concorda, a nomenclatura importa. Quando você usa, não importa. É isso?

Parece meio injusto, né?

Seja chamado de drogas, enteógenos, alteradores da consciência, substancias psicodélicas, tudo em excesso faz mal, até água.

Sim, sim, sim. Absolutamente.

Acho errado considerar os "enteógenos" como o verdadeiro e único caminho. Na minha opinião ele é um poderoso Meio, cheio de vantagens, mas nao considero o caminho!

Porque você achar "errado"? Quem te disse que é "errado"? O que fez você tirar essas conclusões?

Não existe um único caminho, como você sabe. E ninguém falou que enteógenos são esse suposto único caminho (a não ser o Terence Mackenna, ele falou isso). Onde você viu isso?

Eu costumava ter a mesma opinião que voc~e há muitos anos. Agora mudou completamente.

Esse é o tipo de coisa nao cabe a muita discussão e sim a descoberta interior. Pra mim a vida material é uma experiência dada à consciência, e o sentido dela é o aprendizado sim. Aprender é evoluir. A tristeza da humanidade se dá pela falta de consciência. É aí que entram a meditação e as substâncias cheias de poder para o despertar.

Mas concordo plenamente.

Cabe a nós influenciar as pessoas de uma maneira positiva para essa descoberta. Mas cada um só pode mudar a si mesmo, então como vamos mudar/influenciar as pessoas? Fazendo apologias?

Mas quem tá fazendo apologia?

<olha em volta>

Eu não estou. Será o MuiLok? Ô MUILOK, CÊ TÁ FAZENDO APOLOGIA? Ô ALIEN, E VOCÊ? Será que estamos fazendo apologia??? MEU DEUS :eek::eek::eek:

De quê eu não sei.

Eis a grande questão. Saibam que estou aqui por um motivo completamente oposto a "brigar".

É.

Mas já entrou na discussão sem ler direito o que as pessoas escreveram. Péssimo começo, não?
Desejo muito aprendizado a mim e a todos, brigadão

Aê valeu pra vc também.

Aprender é evoluir. A tristeza da humanidade se dá pela falta de consciência. .

Prestem bem atenção nisso.
Sãos algumas das palavras mais sábias deste tópico todo.

eletricake, eu estava preparando toda a minha resposta para toda essa discussão, mas preferi ficar por aqui mesmo. Olha só, primeiro de tudo vc não é burra xuxu, muito pelo contrário, e nao precisa se defender e pedir ajuda para os parceiros ta. isso nao eh uma guerra blz hehehe... Achei legal você não levar algumas coisas pra frente e assumir umas coisas, da mesma maneira que vou assumir aqui agora que talvez tenha me ofendido SIM, blz. Peço desculpas quanto a isso..
Evolução para mim são apenas 2: Espiritual e Material. Sempre que eu falo de evolução considero a interna blz.
Toda essa minha resposta a voce foi porque imaginei que voce disse que a unica maneira de atingir estados alterados e auto-conhecimento para pessoas como nós é usando enteógenos, e assim eu discordo. A meditação não eh uma especialidade de algum grupo de seres humanos, e sim de todos, e acredito que enteógenos e meditação tem uma ligação muito forte um com o outro.
No mais, estamos aqui pra aprender né, fica bem, um bjo

eu faço apologia sim.
acho que nao adianta mais abaixar a cabeça pros opessores, tanto os nossos como dos parceiros de luta ou de ócio.
melhor ser FISCAL DA NATUREZA do que ver a propria barriga crescer indefinidamente sentado na frente de uma tv.
nao querem ler apologia ao uso de cogus, nao querem tomar, nao querem fazer acontecer, sejam vocês mesmos - cagabundos, drogados e INERTES.
eu to pouco me fodendo pro que pensem ou digam, nao paro meu trabalho nunca pois ele é quem move minha essencia de loucura em loucura.
sou loucao mas minah barriga nao cria mofo na frente da TV.
e nos espaços infelizes de tempo que eu paro pra pensar se valeu a pena eu digo - FARIA TUDO NOVAMENTE mais um mais 2 ou mais 100 anos.
VIVA A LIBERDADE, USEM A FERRAMENTA SAGRADA E LIBERTEM-SE.
DO THE EVOLUTION BABY.
eletrica - degraus servem para a gente pisar e subir na escada.

Back